Autor Tópico: Dúvida sobre nitidez  (Lida 2546 vezes)

hebertpires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 13 de Agosto de 2008, 10:55:22
Bom Dia a todos,

Sou iniciante e estou fazendo alguns testes com minha Rebel XTI,
mas estou sentindo falta de nitidez nas imagens, o que pode estar
acontecendo. Mesmo fotografando em RAW ainda estou com este problema.
Segue a imagem sem nenhuma modificação e o exif.



Modelo Canon EOS 400D DIGITAL
Exposição 1/13
Abertura f/4
ISO 800
Flash: sem flash
Dist.Focal 27mm

Mais próximo.

« Última modificação: 16 de Agosto de 2008, 21:02:15 por Kika Salem »
Hebert Pires
Canon EOS Rebel 400D + 18-55mm + 75-300mm + 50mm
www.flickr.com/photos/hebertpires


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2008, 11:13:52
Olá hebertpires, bem vindo ao fórum!  :ok:

O que dá para observar:
- O foco está próximo ao botao, nessa área a nitidez é perceptivelmente maior do que no rosto da crianca.
- A grosso modo, quanto maior o ISO, menor a nitidez, menor a captacao de detalhes. ISO 800 diria que o limite para se perder detalhes.
- 1/13s na mao é muito fácil tremer, qualquer tremedinha afeta diretamente o resultado.

Tente fazer uma foto com bastante luz, de preferência usando um tripé, ISO 100 e velocidades altas (1/200 por ex.). Vai perceber o aumento da nitidez.
E após redimensionar a foto, aplique um leve USM no phtotoshop para compensar a compactacao. Valores 200/0,2-0,4/0 deve ajudar bastante.

Se mesmo assim ainda estiver insatisfeito, terá que verificar se sua lente está com problema de back ou front focus. Isso significa por ex. que vc focou no nariz da crianca e a câmera focou o botao. Porém nao acredito.

Tenta aí e depois compartilhe o resultado.  :ok:
Deutschland

Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2008, 11:17:43
É preciso saber analisar a fotografia para ver a razão da falta de nitidez.

Você disparou em 1/13s em uma distância focal de 27mm, equivalente a 43mm em uma câmera de filme. A regra da prudência diz que você deveria ter usado 1/40 se quisesse obter uma imagem nítida.

Mesmo assim, minha experiência com uma 300D é que o espelho bate de forma a provocar muita istabilidade, então velocidades de 1/40 podem não ser suficientes em qualquer distância focal. Em câmeras de filme considera-se que 1/30s é o limite para não ter fortes influências do espelho.

Um segundo ponto é que a cabeça do bebê pode ter se mexido. Veja que há textura (nitidez) na parte verde da roupa, e falta nitidez no rosto. Uma velocidade pode ser suficiente para estabilizar a câmera e não ser para estabilizar o sujeito, e em fotos assim nota-se exatamente uma área nítida -mais imóvel- e outra borrada.

Um terceiro fator é que você fotografou de perto, pois enchei o quadro com o sujeito, então o DOF é curto mesmo em f/4

Ainda um quarto fator é que se você deixou o foco por conta da "inteligência" da câmera ela pode ter pensado diferente de você e feito foco na roupa.

Essas são as variáveis.


otaviov8

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2008, 11:42:29
Uma outra coisa a ser vista é como você está usando sua máquina. Você está usando ela no automático, em algum programa de prioridade ou manual?


hebertpires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:01:57
Uma outra coisa a ser vista é como você está usando sua máquina. Você está usando ela no automático, em algum programa de prioridade ou manual?
Otávio, Estou usando ela no modo Manual, mas em al focus.
Hebert Pires
Canon EOS Rebel 400D + 18-55mm + 75-300mm + 50mm
www.flickr.com/photos/hebertpires


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:11:18
A primeira coisa que eu vi ao bater os olhos na foto foi o foco mesmo, que está na gola/botão da blusa do bebê e não no rosto.

Avaliando a parte focada, a nitidez está bastante boa, mesmo considerando os outros fatores já citados acima e que comprometem a qualidade.


hebertpires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:11:30
Olá hebertpires, bem vindo ao fórum!  :ok:

O que dá para observar:
- O foco está próximo ao botao, nessa área a nitidez é perceptivelmente maior do que no rosto da crianca.
- A grosso modo, quanto maior o ISO, menor a nitidez, menor a captacao de detalhes. ISO 800 diria que o limite para se perder detalhes.
- 1/13s na mao é muito fácil tremer, qualquer tremedinha afeta diretamente o resultado.

Tente fazer uma foto com bastante luz, de preferência usando um tripé, ISO 100 e velocidades altas (1/200 por ex.). Vai perceber o aumento da nitidez.
E após redimensionar a foto, aplique um leve USM no phtotoshop para compensar a compactacao. Valores 200/0,2-0,4/0 deve ajudar bastante.

Se mesmo assim ainda estiver insatisfeito, terá que verificar se sua lente está com problema de back ou front focus. Isso significa por ex. que vc focou no nariz da crianca e a câmera focou o botao. Porém nao acredito.

Tenta aí e depois compartilhe o resultado.  :ok:

Olá hebertpires, bem vindo ao fórum!  :ok:

O que dá para observar:
- O foco está próximo ao botao, nessa área a nitidez é perceptivelmente maior do que no rosto da crianca.
- A grosso modo, quanto maior o ISO, menor a nitidez, menor a captacao de detalhes. ISO 800 diria que o limite para se perder detalhes.
- 1/13s na mao é muito fácil tremer, qualquer tremedinha afeta diretamente o resultado.

Tente fazer uma foto com bastante luz, de preferência usando um tripé, ISO 100 e velocidades altas (1/200 por ex.). Vai perceber o aumento da nitidez.
E após redimensionar a foto, aplique um leve USM no phtotoshop para compensar a compactacao. Valores 200/0,2-0,4/0 deve ajudar bastante.

Se mesmo assim ainda estiver insatisfeito, terá que verificar se sua lente está com problema de back ou front focus. Isso significa por ex. que vc focou no nariz da crianca e a câmera focou o botao. Porém nao acredito.

Tenta aí e depois compartilhe o resultado.  :ok:

Marcelo,obrigado pelas dicas, realmente existem vários pontos e serem analisados e eu estou apenas no ínicio dessa jornada.
Vou seguir as dicas que você deu e ver como vai ficar o resultado e volto a posta-las.
Acompanho suas fotos no fórum algum tempo, que são fantásticas. Parabéns.
Hebert Pires
Canon EOS Rebel 400D + 18-55mm + 75-300mm + 50mm
www.flickr.com/photos/hebertpires


acmtalvaro

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo profissional
    • http://acmtalvaro.wix.com/alvarofotos
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:31:34
nessa velocidade só se tiver no tripe e a criançaç~ficar imovel
FOTOGRAFIA
-Publicidade-editoriais-book-stiil-aérea-eventos em geral


mago49

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2008, 20:02:19
verifique também qual o tipo de focagem que a camera está programada...multi ponto...pontual...center...etc....pelo angulo que vc enquadrou, pela velocidade 1/13s  e f/4 utilizado...acho que até que ficou boa...esse tipo de exif não é adequado a closes de pessoas, como a que vc fez...dof muito curto tanto antes como depois do foco...tente algo como 1/40 no minimo e f/8 á f/11, acho que assim ficara muito melhor...


mbus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2008, 21:19:24
Nas analógicas, procuro focar sempre nos olhos, pois é o ponto crítico da nitidez, procurando sempre a relação f/v. Nas digitais, acredito ser o mesmo procedimento. Pretendo iniciar na digital neste ano. abraços


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2008, 01:16:36
Herbert,

Acho que o maior problema da sensação de foto com pouca nitidez nesse seu exemplo, é que o foco foi no botão, na roupa, no centro do quadro.

Todas as dicas que o pessoal já te deu acima são importantes, senão fundamentais, mas eu tenho a impressão que vc chegou com a cam no modo "P", e do jeito que "mirou" fazendo o enquadramento,(com a roupinha no meio da cena, onde a cam faz foco) já disparou.

Nesse caso, usando o modo "P", vc poderia ter feito o foco no olho da criança (olho focado sempre da a impressão de nitidez na foto), pressionando o botão de disparo até a metado. Quando a cam fizesse o "Bip" de confirmação de foco, manter o botão disparador da cam pressionado até a metade, e recompor a cena, reenquadrando o que te interessa. Aí sim, terminar de apertar o botão e fazer a foto.

Será que isso ajuda?

EDIT:

O exif da sua foto:

Camera Make: Canon
Camera Model: Canon EOS DIGITAL REBEL XTi
Image Date: 2008:08:07 20:14:10
Flash Used: No
Focal Length: 27.0mm
CCD Width: 4.46mm
Exposure Time: 0.077 s (1/13)
Aperture: f/4.0
ISO equiv: 800
White Balance: Auto
Metering Mode: Matrix
Exposure: program (Auto)


abraços!  :D
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 01:17:39 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG