Autor Tópico: Canon - soldando o chip de confirmação de foco permanentemente.  (Lida 1636 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Sei que é coisa de doido. :assobi: :assobi:

Mas pode ser útil para os aficcionados por lentes antigas, para os que gostam de fazer experimentos com lentes e tal. Um técnico de câmera faz esse serviço sem maiores riscos pois só afeta a parte eletrônica.

Descrição bem datalhada com fotos etc. Muito bem feito.

http://www.instructables.com/id/Hack-Canon-EOS-300D-to-confirm-focus-with-all-lens/

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


acmtalvaro

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo profissional
    • http://acmtalvaro.wix.com/alvarofotos
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2008, 12:33:50
cuidado com as tranformações, para não causar danos no seu equipamento
FOTOGRAFIA
-Publicidade-editoriais-book-stiil-aérea-eventos em geral


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2008, 15:40:48
Uso exclusivamente lentes mecânicas na Canon digital e venho fazendo isso há quase três anos com absoluto sucesso. Quando comecei, o chip era vendido separado, era raro e caro, agora é comum e barato. Colei o meu no adaptador usando Araldite 10 minutos, lenta o suficiente para poder acertar bem o local de colagem com auxílio do gabarito que vinha com o chip e rápida o bastante para não encher o saco. Funciona perfeitamente. Quando comprei o chip custou-me 70 dólares mais envio, isto é, cerca de 82 dólares da época (mais valioso). Naquela época poderia haver motivo para essa solda, pois aproveitaria um só chip -caro- para diversos adaptadores. Hoje não há motivo, pois o chip já vem com o adaptador e são baratos.

O uso não danifica em nada a câmera, que aliás não sabe se aquilo é um chip ou uma lente Canon. Futuramente pretendo comprar umas lentes Nikon, e então comprarei um segundo adaptador já chipado.



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2008, 16:43:18
cuidado com as tranformações, para não causar danos no seu equipamento

Risco e custo é uma questão de ponto de vista.

Fotografar com equipamento profissional por hobby também é um custo que "não vale à pena" para muitas pessoas. Se derrubar algo perde-se um investimento caríssimo.

Esse é um link útil para pesoas como eu que gostam de desmontar e entender as coisas ao seu redor.

Lembro-me bem quando da primeria vez que me deparei com uma velha cartucheira que meu pai tinha... Ele sentou, me explicou como funcionava todo o mecanismo de detonação, desmontou um cartucho para me mostrar com era a pólvora, os projéteis e me mostrou os riscos de brincar com uma arma.

Foi o mesmo com fogão, tomadas, carros e mulheres (essas até hoje eu não entendo bem).  :hysterical:

Não estou incentivando ninguém a fazê-lo. Mas para os curiosos é um link interessante e um tutorial muito bem feito.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ruben

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:13:07

Lembro-me bem quando da primeria vez que me deparei com uma velha cartucheira que meu pai tinha... Ele sentou, me explicou como funcionava todo o mecanismo de detonação, desmontou um cartucho para me mostrar com era a pólvora, os projéteis e me mostrou os riscos de brincar com uma arma.


Meu avô era engenheiro, e qdo eu tinha, sei lá, uns 6 anos, perguntei a ele porque o botão da luz brilhava no escuro, e o velho passou a noite me explicando o diagrama de linus pauling...
Lembrei disso duas vezes na vida, uma no segundo grau e outra agora...hehe!