Autor Tópico: Limpeza da Lente  (Lida 11322 vezes)

Luana Calazans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
    • http://www.fotolog.net/lkallirhoe
Online: 31 de Julho de 2005, 17:52:24
Há algum tempo atrás apareceram três (3) pontos na lente da minha câmera. Eles não atraplham na hora de fotografar, mas me incomodam por eu não conseguir me livrar deles. Qual é a limpeza adequada para a lente? O que podem ser estes pontos?
"A pior maneira de não chegar a um lugar é pensar que já se está lá."
(provérbio hindu)

Fotolog
FlickR


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2005, 18:02:12
Voce pode tirar uma foto da lente? A lente é zoom? É no elemento externo?
Se for pode ser marca dedo ou qualquer sujeira que tenha caído lá, fácil limpar com um papel para limpeza e o líquido específico. Se for nos elementos internos pode ser poeira, as lentes não são vedadas. Neste caso não se estresse, não vai aparecer na foto
Se tiver cara de fungo, aí o caso é outro. Fique de olho, coloque a lente para pegar sol, guarde em lugar arejado e um dia vai ter que ir para uma limpeza.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2005, 18:19:57
Luana, se os pontos que vc menciona são os que imagino (e penso que sim) eles são como micro acúmulos do pó ou alguma outra partícula num ponto da lente (isso não ocorre apenas com lentes) q aderem e são de difícil remoção.

Isso ocorre por limpezas com materiais e produtos inadequados.

Até hoje experimentei uns 10 kits, sejam de marca ou não, em algumas câmeras, e nenhum trouxe bons resultados, para não dizer do risco de danos.

Até que testando materiais avulsos, de boas marcas por simples tentativa e acerto cheguei ao kit que eu recomendo com segurança para qualquer câmera, e foi justamente qd os pontos sumiram de vez.

- Líquido de limpeza Zeiss, seguro para lentes com tratamento;
- Pinça aderente Kinetronics p retirar partículas específicas na lente;
- Hurricane Blower, marca irrelevante;
- Lenços de papel ultra-macio, desses que você encontra em farmácia e supermercado, uso o lado interno.

Cheguei a utilizar um pano mt macio Kinetronics de fibra anti-estática p não grudar pó, o resultado ficava mt ruim, parecia deixar a lente com marcas no sentido do pano (embora n causasse dano), até que percebi que o lenço de papel faz um trabalho melhor, eventualmente deixa alguma pqna partícula que vc remove com o blower ou a pinça, e o líquido da Zeiss é perfeito, o resto é bom senso.
« Última modificação: 31 de Julho de 2005, 18:21:30 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2005, 18:37:39
Fotografo há décadas (várias -risos), e nunca realizei em uma lente minha que tenha comprado nova uma limpeza severa. Não consigo entender como se fala tanto de limpeza de lentes se as minhas não sujam e quando sujam passo uma flanelinha de ólucos muito levemente, sem esfregar. Veja que não uso filtro de proteção quase nunca. Uma dessas lentes já está comigo há mais de dez anos e acho que nunca a limpei severamente. Está limpa, transparente, sem fungos ou poeira.

Não tenho nenhum produto especial, não tenho soprador, nada. Minhas lentes estão limpas simplesmente porque quando termino de fotografar as fecho, as fecho entre uma foto e outra, as matenho fechadas. As lentes que apresentam sujeiras internas eu já as peguei assim, e essas vejo como solução mandar limpar fora.

É importante compreender que a limpeza é um dos maiores inimigos do coating. Por melhor que seja o produto, o coating é muito frágil e vai saindo pelo atrito.

A melhor forma de ter lentes limpas é não sujá-las. Um boa medida preventiva contra fungos e deixá-las abertas pegando sol por uns quinze minutos de vez em quando, principalmente quando voltam de lugares umidos.


Luana Calazans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
    • http://www.fotolog.net/lkallirhoe
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2005, 18:57:41
Eu nunca coloquei ou deixei alguém colocar o dedo na lente justamente para evitar esse tipo de problema. Quando os tais pontos apareceram, tentei retirá-los passando um paninho macio bem de leve, mas não adiantou. Agora com as dicas dadas por vocês vou tentar retirá-los novamente. Eles realmente parecem acúmulos de poeira, até porque apareceram logo depois que eu tirei fotos sobre um telhado muito empoeirado, mesmo tendo tido o cuidado de fechar a lente quando esta não estava em uso.
Bom, agradeço a todos que responderam.
"A pior maneira de não chegar a um lugar é pensar que já se está lá."
(provérbio hindu)

Fotolog
FlickR


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2005, 19:04:34
Luana, tens como postar um foto com o problema pra vermos? Assim fica mais fácil identificar o que é. Se for poeira, podes remover com um pincel (nas lojas de fotografia vendem um kit com uma bombinha de ar inclusive).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2005, 19:19:08
Todas as vezes em que usei esses pinceis eles deixaram vestígios na lente, pqnas marcas, não danos, mas é como se sujasse mais, não sei se é alguma substância ou o próprio coat.

Ivan, sim, vc tem toda razão, mas é q sou neurótico assumido mesmo, hehe, então já que preciso limpar de vez em qd, especialmente pq freqüento lugares com maresia, então procurei descobrir o que funciona e o que não.

A única coisa q digo de carteirinha, fujam dos kits prontos, dinheiro posto fora.
Nikon/Panasonic Gear


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2005, 19:34:59
Eu nunca vi uma coisa tao sensivel do que essas lentes, principalmente as cameras antigas. Qualquer oleosidade ou suor e suficiente de danificar o "coating" dai somente com um polimento. Por isso sempre deixo minhas lentes com um filtro UV e muitas vezes com os caps frontais tb.

E sempre bom soprar com algum ar comprimido (NAO COM A BOCA) e depois usar um pincel estremamente fino e somente depois usar algum paninho.

Para limpar o sensor somente na autorizada, nao me arrisco mesmo.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2005, 19:46:44
Citar
Eu nunca vi uma coisa tao sensivel do que essas lentes.

Nossa, e como. Chega a ser irritante (annoying aí p vc, rs), já aconteceu de começar a limpar uma lente por algo insignificante e perder mais de 20 minutos por ela começar a se sujar mais.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2005, 20:21:39
Gustavo:

Lugar com maresia só com filtro protetor. Porque aí não dá, é um aerossol de água e sal mortal.

Mas da última vez que fui à Florianópolis fiquei pasmo. Havia gente fotografando dentro d'água, com água pelo joelho e a câmera ali, sem nada -risos. Aí nem com OMMO.

Isso que voc~e disse, que é começar a limpar uma sugeirinha e ficar 20 minutos, esse é o problema. Com a repetição disso o coating termina sendo afetado.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2005, 22:20:37
Citar
Gustavo:

Lugar com maresia só com filtro protetor. Porque aí não dá, é um aerossol de água e sal mortal.

Mas da última vez que fui à Florianópolis fiquei pasmo. Havia gente fotografando dentro d'água, com água pelo joelho e a câmera ali, sem nada -risos. Aí nem com OMMO.

Isso que voc~e disse, que é começar a limpar uma sugeirinha e ficar 20 minutos, esse é o problema. Com a repetição disso o coating termina sendo afetado.
Concordo com você. Perto de praia, só com filtro. Eu tenho duas lentes, e nenhuma das duas faz uma foto sequer sem filtro. No mínimo um UV está sempre lá...


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2005, 23:35:27
Ressucitei este tópico porque acabei de deixar uma marca bonita de impressão digital na lente interna da minha 28mm. E aí? Pano macio, lenço de papel, algodão? Vi numa lista (de câmeras russas) um cara indicando algodão embebido com Veja para vidros. Será? E para limpeza interna, é algodão embebido com benzina destilada mesmo?

Já levei a 50mm F1.7 da minha namorada para limpar e ela parece ter ficado zero km (estava cheia de fungos), mas não sei o que o cara usou.

A minha 50mm F1.4 tem uns bons arranhados de limpeza no elemento frontal, mas sinceramente, não percebi nenhum efeito indesejado. As fotos parecem extremamente nítidas. Não sei até que ponto a questão dos arranhões na lente é neurose ou tem um bom fundamento. Provavelmente é muito mais importante preservar a integridade do elemento mais interno, mas mesmo assim não sei se é sangria desatada. Mas, podendo evitar, melhor, né?

Então, o que indicam para tirar uma bela de uma marca de impressão digital da minha 28mm (sinceramente, não sei como foi parar ali)?






 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2005, 00:34:07
Bom, acho que tem muito de neurose, um amigo fera que não compra lentes inferiores a R$5000, extremamente exigente com o que faz e bom conhecedor de fotografia, me chama de neurótico, segundo ele limpa as lentes até com "camiseta suada".

Já eu evito limpar, acho que a lente não fica mais igual depois de uma vez limpa (não em nitidez, mas parece que atrai mais sujeira depois de manipulada), então qd faço é com um líquido da Zeiss p lentes multi-coat (o único que achei até hj específico p esse tipo de lente), lenços de papel (jamais algodão que deixa vestígios e pode arranhar), e um blower ou spray de ar. Evito flanelas e evito algodão.

 
Nikon/Panasonic Gear


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2005, 01:10:00
Citar
Perto de praia, só com filtro. Eu tenho duas lentes, e nenhuma das duas faz uma foto sequer sem filtro. No mínimo um UV está sempre lá...
O filtro UV não acaba fazendo com que a lente perca em nitidez?


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2005, 16:12:27