Autor Tópico: Máquina "tradicional" Pentax MZ50  (Lida 15796 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 01 de Agosto de 2005, 16:44:01
Olá,

Tenho uma vizinha que está vendendo uma Pentax MZ50 por 600 reias. Segundo ela, nunca foi usada e está do jeito que o dono (irmão dela) deixou antes de ir morar fora do Brasil, mas o estado de limpeza está meio lastimável, com poeiras acumuladas. Tem duas objetivas, sendo que a menor (mais curta de 50mm) está com risco (ou fungo?) na lente e a maior (mais comprida de 300mm) está limpa, sem sinal de dano aparente.

A dúvida é:

1. Ainda vale a pena ter câmera de filme?
2. É uma máquina boa e o preço está bom?
3. A limpeza de uma máquina dessa é muito cara? Vai precisar.


Obrigado.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2005, 17:01:49
1. Ainda vale a pena ter câmera de filme?
2. É uma máquina boa e o preço está bom?
3. A limpeza de uma máquina dessa é muito cara? Vai precisar.


1- Claro que vale ter uma camera de filme.
2- Esta camera e toda automatica. E melhor ter uma camera manual. O preco parece que esta ok.
3- Se for somente limpeza e simples, mas se  envolver troca de light seal, curtain. etc ai comeca a ficar complicado.

EU compraria uma camera manual com opcao de automatica.

[],s Carlos


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2005, 18:28:44
Estava vendo, esta máquina, embora automática, permite foco e manual, ajuste de obturador e diafragma manuais e seleção de ISO manual. Vou pensar mais um pouco, é uma oportunidade, mas estou indeciso. Obrigado.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2005, 18:46:10
Zyk,

Eu acho que vale... Mas acho que por esse preço voce pega coisa mto melhor e sem perigo de estar com riscos ou sujeira....

Talvez o que voce possa fazer e falar pra dona que voce vai mandar numa autorizada pra fazer uma revisão... E pergunta se ela pode abater o valor da revisão no preço da cam.... Talvez seja bom negocio!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2005, 22:32:04
A MZ50 é toda automatica (Exposição e Foco), com possibilidade de ser toda manual. É uma excelente camara, para uso amador, pois não é muito robusta para uso profissional (corpo em plástico). Dependendo do preço vale a pena, dependendo das lentes no conjunto. Quais são elas? O único senão dessa camara é a impossibilidade de usar objetivas que não tenha a posição (A) no diafragma. Na realidade pode-se usar, mas apenas em máxima abertura.


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2005, 23:45:02
Não prestei atenção na marca das lentes (acho que era um nome de uma marca japonesa, mas não eram pentax). Ela queria 1200 reais, mas quando falei do estado de conservação e da necessidade de uma revisão, baixou para 600. Acho que não vou comprar, pois um negócio mal feito (insatisfação de um lado) pode acabar com a amizade. Fiquei empolgado, mas acho que devo me aperfeiçoar um pouco, antes de adquirir uma nova máquina. Mas, que dá vontade, dá. Amanhã vou dar mais uma olhada na máquina.

Uma perguntinha (meio off-topic): dá para digitalizar o filme sem revelar? Posso usar um scanner de mesa?


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2005, 00:35:51
Citar
Uma perguntinha (meio off-topic): dá para digitalizar o filme sem revelar? Posso usar um scanner de mesa?
Olá!
Tudo jóia?
Olha, dá sim...
Inclusive, dependendo o caso creio que até compensa... mas é questão de se analisar.

Por exemplo: para fotos "despojadas"/sem compromisso: vc pode comprar uma Canon A400 de R$ 600,00 e/ou uma Olympus baratinha digital.
Aí vc não gasta filme e tem fotos digitais no pc.

Agora se vc quiser comprar uma mais "profissional" digital vc irá gastar uns R$ 5,000,00 mil pra lá... fora lentes, etc... (apesar que tem ótimas câmeras na faixa de R$ 2,000,00)

Bom, e uma câmera "analógica" boa, com uma lente boa tb (não "ótima", mas muito boa), vc encontra fácil por cerca de R$ 1,000,00...  e aí vc só gasta com filmes (cerca de R$ 10,00 a 15,00) e com digitalização (cerca de R$ 15,00) - sendo que tem scanners de R$ 500,00 que fazem isto (não sei o resultado se é bom).

Ah, e fugindo um pouco da sua pergunta, a revelação de um filme fica mais em conta do que a digital (por enquanto).

Bem, mas eu ainda prefiro as digitais, pelo fato de que vc terá mais controle (dá para ver a foto que tirou, etc... imagina se vc tira uma foto em uma analógica e pensa que tá boa, e na hora de revelar, a foto tava tremida? na digital vc já confere na hora... heheh)

Abraços,

Renato

obs: heheheh e já tá passando da hora de eu testar se fica bom a digitalização aqui na minha cidade numa fotótica da fuji... amanhã mesmo se der, eu acho q vou fazer um teste... me parece que a foto fica em torno de 6,0 megapixel em 300 ou 600 dpi's em um filme normal.
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2005, 00:40:29
Só um detalhe: não é possível fazer nada com o negativo antes de revelar. Se não revelar, não aparece imagem nenhuma hehehe
Dá pra revelar e escanear, sem precisar passar pro papel. Fica bem legal, e é mais barato do que ampliar em papel.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2005, 00:42:21
Citar
Só um detalhe: não é possível fazer nada com o negativo antes de revelar. Se não revelar, não aparece imagem nenhuma hehehe
Dá pra revelar e escanear, sem precisar passar pro papel. Fica bem legal, e é mais barato do que ampliar em papel.
Pois é.. hehehe ((bem lembrado)

Mas acho que o preço já está incluso... ((eu escrevi scanear/digitalizar, mas pensei em revelar o filme e digitalizar hehehe)

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2005, 01:15:49
Sobre a cam,

Olha ate´acho o preço meio caro hein... tenho uma maz50 e curto pacas a câmera, é bem fácil de usar e tal.

Mas acho que vc encontra mais barato... já vi uma k1000 por 400,00 no centro de São Paulo, vale a pena observar, como o fernando falou, se ela abater a manutenção vira negócio, se não.... vc vaigastar muita grana pra deixar em ordem.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2005, 17:44:14
Sobre as lentes, são Tokina 28-80mm (58mm de diametro) e 100-300mm com macro 1:4 (55mm de diametro). Quando falei que iria desistir, ela me pediu para ficar com a câmera uns dias experimentando para ter certeza. Passei um pincel macio para tirar a poeira e coloquei as baterias e aparentemente tá funcionando. Essas lentes são boas?

Sobre revelação de filmes: tem como revelar somente o filme sem as fotos, digo, qualquer loja faz este serviço?

Mais uma coisa: alguma assistência técnica aqui em São Paulo e que venda também a tampinha da lente (a menor está sem esta tampa)?

Obrigado.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2005, 17:45:29 por Zyk »


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2005, 18:22:39
Olha, se você está em S. Paulo te aconselho a fazer um passeio até as ruas 7 de Abril e Conselheiro Crispiniano, você vai "matar" muitas dúvidas suas por lá. Sobre o preço, vale visitar a Angel por exemplo, os caras são sérios e tem equipamento usado de qualidade. O problema é que você pode se apaixonar por outra câmera lá... Provavelmente nas lojas de fotografia eles te indicam onde encontrar a tampinha da lente...
Nunca usei lentes Tokina, mas elas são muito bem recomendadas. Se você pensa em evoluir para uma DSLR Pentax possivelmente elas te servirão, já que a Pentax se preocupou em criar algo totalmente compatível com qualquer uma de suas lentes.
Sobre a revelação sem impressão, acredito que não seja problema. Não sei quanto a valores.
Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2005, 22:02:15
Citar
Sobre as lentes, são Tokina 28-80mm (58mm de diametro) e 100-300mm com macro 1:4 (55mm de diametro). Quando falei que iria desistir, ela me pediu para ficar com a câmera uns dias experimentando para ter certeza. Passei um pincel macio para tirar a poeira e coloquei as baterias e aparentemente tá funcionando. Essas lentes são boas?

Sobre revelação de filmes: tem como revelar somente o filme sem as fotos, digo, qualquer loja faz este serviço?

Mais uma coisa: alguma assistência técnica aqui em São Paulo e que venda também a tampinha da lente (a menor está sem esta tampa)?

Obrigado.
Tokina é um marca conhecida, que faz produtos de qualidade amadora e também profissionais. Para uso amador essas que voce citou são suficientes. Por R$ 600,00 o preço está muito bom pois voce terá um sistam completo, de 28 a 300mm. As tampinhas voce encontra em qualquer loja de foto, procure pelo diametro de 58 mm. Para saber quais são as lentes e ter uma idéia da qualidade precisamos de toda a especificação (o que vem escrito nelas). Essas objetivas voce poderá usar sem dificuldades em uma DSLR da Pentax como a *ist D, DS e DL.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2005, 22:03:46 por dantonvb »


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2005, 00:03:03
Lendo no sentido horário,

Lente menor: Tokina AF 28-80mm 1:3.5-5.6  Ø58 JAPAN
No anel mais próximo está escrito: A 16 11 8 5.6 3.5
No segundo anel está escrito: 80 65 50 35 28
Tem uma lente na ponta, onde está escrito HAKUBA MC SKYLIGHT 1B 58mm JAPAN

Lente maior: Tokina AF 100-300mm 1:5.6-6.7   Ø55 JAPAN
No anel mais próximo (do corpo): 32 22 16 11 8 5.6
No segundo anel 32 22 16 11 8 5.6
No Quarto anel (tem duas linhas): na primeira (o mais próximo do corpo) m "infinito" 12 7 5 4 3 2.5 2 1.7 1:4 e na segunda linha: ft 40 20 15 12 10 8 7 7 MACRO
Qaui está um foto dessa lente.
[img=http://img153.imageshack.us/img153/2213/zoomlenz5rv.th.jpg]

Acho que essa lente não serve para a máquina, pois não encaixa direto. O flash embutido está com mola fraca. Acho que vou ficar com a máquina. Obrigado a todos.


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2005, 17:56:50
Acabei comprando a câmera e as lentes por 500 reais. Fui lá na Rua Cons. Crispiano. Nossa, é um mundo novo para mim. Fiquei a tarde toda vizitando as lojas. Aprendi muito, numa loja num. 40 com o Andriano que me deu uma aula. A lente zoom de 300mm Tokina para NIkon e ele sugeriu que fizéssemos uma troca (eu daria mais 50 reias) por uma lente de mesmas características da Sigma (nova segundo ele). Essa lente é boa? Obrigado mais uma vez a todos.