Autor Tópico: Backup do Lightroom  (Lida 4731 vezes)

wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Agosto de 2008, 16:14:14
Depois de ler vários post, e a intimação do Pictus, comecei a fotografar em RAW e descobri que realmente que esse é o cara!!

Descarrego as fotos em C/minhas imagens/fotos, dou uma tratada e salvo em JPEG.
Faço Bkp das fotos em raw e jpeg num hd externo e depois passo para um DVD qdo dá para encher um.

Pergunto, quando importo para o lightroom as fotos que vejo lá ele ocupa muito espaço no HD??

Quando abro o programa ele pede para fazer um backup, que dá para programar para todo dia, semana ou mês.
Pergunto ele vai fazer um bkp do quê??
tô achando muito Bkp, como vcs fazem??

Abs
SBC - SP   FLICKR


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2008, 12:46:43
Qdo vc importa para o LR, ele adiciona estas fotos no catálogo e sim, ocupa espaço.
Não ocupa se importar por referência.

O backup do LR é referentes as imagens que estão em seu catálogo.
As imagens importadas por referência não fazem parte do backup. Favor confirmar esta informação da documentação.

A vantagem de utilizar o backup do LR é que se mudar de micro, formatar, etc etc etc, vc já tem o seu catálogo completamente pronto e não tem que montar todo novamente.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2008, 00:14:30
André, agradeço a explanação, dirimindo minhas dúvidas!!

Abs

SBC - SP   FLICKR


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:12:56
André, agradeço a explanação, dirimindo minhas dúvidas!!

Abs



 :ok:

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


luizfinotti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • Produzir foto
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2008, 17:04:26
Salve salve,
vi que o André mencionou fazer backups por referência. Como funciona? Tenho um HD externo com várias fotos e gostaria de catalogalas  no Lightroom só que quando importo acapa por fazer uma cópia das fotografias em meu Hd do micro oque o deixa bastante cheio. Esse tipo de backup resolveria? Tens outra saída?
Abs
LUIZ FINOTTI


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2009, 10:57:55
Assisti uma palestra sobre o Lightroom com o Clicio Barroso. O Lightroom oferece a oportunidade de salvar as imagens no computador, ou salvar somente o 'endereço' das imagens e um 'thumb' (que vai obviamente ocupar muito menos espaço no HD). Salvar 'por referência' ele salva o endereço que usa imagem está (pode ser num DVD, HD externo, etc) e também um Thumbnail no HD local.  Dessa forma, quando vc está usando o Ligtroom, mesmo que seu HD externo (ou CD/DVD, etc) com as fotos não estaja conectado, ele exibe os thumbs e demais dados cadastrados (nome do catálogo, tags que vc definiu, etc). Se vc clicar 2x para arbrir a foto original, aí sim ele vai pedir pra vc conectar o dispositivo que a foto está. Dessa forma vc não ocupa espaço em 2HDs desnecessariamente.

Realmente o Lightroom 'é o cara' para se tratar/catalogar/organizar nossas fotos. Eu mesmo ainda não consegui me adaptar a ele, achei meio complicado a princípio, mas já acompanhei quem usa, e vejo claramente que ele faz TUDO e muito mais. É questão de se acostumar (coisa que ainda não consegui tempo pra fazer, infelizmente).