Autor Tópico: Digitalização de Documentos Fotografia Digital Caseira  (Lida 1808 vezes)

Gomes.mil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 23 de Agosto de 2008, 08:34:29
Olá Pessoal !Estou entrando com esse tópico, depois de procurar um pouco na Internet e verificar este item  "Fotografia de documentos históricos" da Srta. Kika Salem.
Em 22/08/08 estive no CRECI em São Paulo.
Encontrei um "equipamento caseiro", que gostaria de estar fazendo para meu escritório.
Mas gostaria de saber se alguém tem alguma coisa um pouco menos improvisada, mas com um bom custo x beneficio.
A pessoa que operava o "equipamento" era bem ágil, mas bem rápido mesmo, "um click de botão".
Mas acredito que olhando o link que vou deixar, já da para sair  “fabricando o equipamento”, mas gostaria de opiniões dos mais “experts”, do tipo de material, equipamento (câmera) e dimensões  e tipo de softwares que seriam melhores utilizados, para um aperfeiçoamento da “digitalizadora”.
Conto com a opinião de vocês, todas sugestões para formação de um novo equipamento são bem vindas !

http://picasaweb.google.com/vejafotosgalicia/DigilitaODeDocumentosPorFotografiaDigitalCaseiro


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2008, 09:38:29
Essa caixa eu nunca tinha visto, teve ter sido projetada especificamente para esse uso.

Obrigada por apresentar essa nova possibilidade. Eu fiz um suporte uma vez de alumínio, mas dava mais trabalho do que ajudava. Desisti dele.

Ultimamente, diante de tantas restrições (no meu caso), tenho fotografado na mão mesmo, quando deixam.

No seu caso que é só documentos, talvez uma câmera e um tripé já resolvam. Mas essa caixa parece que tem uma iluminação especial. E, dependendo da câmera que for usar, parece essencial. Mas você já deu uma olhada nessa mesa "copy stand", parece ser o equipamento mais profissional, porém de fácil manuseio, para esse uso.

Quanto à câmera, fica difícil lhe indicar uma porque são muitos modelos. O ideal é você tentar se adaptar a que você tem. Fiz isso durante muito tempo com uma Sony P93, mas não tem o mesmo resultado em termos de nitidez que a que uso agora. Também tem que tomar cuidado com a distorção da imagem.

Obrigada pela contribuição.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2008, 09:40:53 por Kika Salem »