Autor Tópico: Se você fosse construir um estúdio hoje...  (Lida 2456 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Agosto de 2008, 13:32:34
Que dimensões o construiria?
Que materiais utilizaria para fundos?
Quais cores?
Pergunto isso, pois já li muita coisa a respeito sobre equipamentos, mas nada relativo às dimensões ideais, no entanto gostaria de sua opinião.
É um projeto que estarei desenvolvendo para ser construído um ambiente em casa.
Grato.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2008, 17:27:14
Você quer ter um estúdio em casa ou uma casa no estúdio? Começa por aí. Uma das duas deverá ter prioridade.

Dimensões: Maiores possíveis. Quanto mais espaço aberto melhor. E com portão igual angar de avião para facilitar entrada de qualquer coisa necessária no estúdio.
Material: Alvenaria. Possivelmente uma armação interna para pendurar iluminação em diversos pontos.
Cores: Tinta preta e fosca no interior todo para não interferir na iluminação direcionada à fotografia.
Ou seja, uma grande caixa preta.

Um quarto pra camarim com araras de roupas, outro de escritório e possivelmente edição de imagens mas esse pode ser resolvido com um biombo no estúdio mesmo.
Cozinha e banheiro.

Enfim, um tanto de palpite. Se tiver dinheiro, manda ver.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2008, 01:19:29
Depende do tipo de fotografia que vc quer fazer.
Pode ser de jóias... pode ser de gente... pode ser de carros....
Prá ficar no meio termo, considere pelo menos 3 metros dos modelos até o fundo, e pelo menos 5 metros entre você e os modelos, totalizando 8 metros de comprimento.
O pé direito tem que ser de pelo menos 3.5 metros, para o hair light de uma pessoa alta que esteja de pé.
Mais uma vez, se fôr o caso, vc precisa de 2 banheiros, área de maquiagem com espelhos e iluminação adequada.
A pintura do estúdio em si tb pode ser de acordo com o seu estilo: vc faz mais fotos de fundo branco e precisa de um f/stop `a mais? Pinte tudo de branco. Caso contrário, preto ou cinza, o mais perto do 18% que conseguir.
Instale 2 quadros de eletricidade independentes, um para a casa, outro para o estúdio. Vc não vai querer sobrecarregar a luz da sua casa porque precisou de mais luz numa foto, e queimou tudo de uma vez !!!  :shock:
Evite tripés e colunas cromadas, fazem brilhos que vc não quer. Pode ter como não ter janela, entrada de luz natural, vai do seu estilo, mais uma vez. Se tiver, lembre de fechar com aquelas cortinas de pleastico grossão, esqueci o nome, para o caso de precisar unicamente da luz artificial.
Como vê, o estúdio deve estar adaptado ao que o fotógrafo mais faz.
Tenho um estúdio em casa, uma ex-garagem de 2 carros que mandei vedar , puz ar condicionado ( estou na Florida , sem ele não teria como fazer) , e fotografo 90% de produtos e comida. Já fiz retratos de até 2 pessoas aqui, mas não ficou muito confortável.
Conheço muitos fotogs de comida que trabalham na sala mesmo, e depois tem a paciência de guardar tudo certinho. Eu não tive, e tb de vez em quando tenho o cliente comigo, o que fica pouco profissional. Tenho uma entrada independente na casa, que não passa pelas áreas  familiares. Privacidade sempre !  :)
Bom, há bastante o que considerar sobre o estúdio, mas vai depender quase exclusivamente do tipo de fotografia que vc quer desenvolver, e de que maneira vai utilizá-lo.
()s

GuiGui  :)