Autor Tópico: Idéias, sempre as idéias.  (Lida 2014 vezes)

RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Online: 25 de Agosto de 2008, 00:46:25
Já pensaram em voltar a ter aquela sensação do filme de só saber como ficou a foto ao revelar? Pois é, noutro forum um dia dei a idéia de fazermos uma brincadeira de desabilitar o LCD numa saida fotográfica e só vermos o resultado em casa ao baixar para o computador.

Seria uma forma de sermos mais cuidadosos com a técnica e não ficarmos clicando como teste e depois fazendo as compensações para chegar a um bom resultado. Com um LCD acho que até um macaco adestrado consegue fazer uma foto com exposição adequada.

Acho que o aprendizado da fotografia com digital seria muito melhor sem usar o LCD e deixar para usar nas condições que a oportunidade de refazer a foto fosse remota.

Abraços

« Última modificação: 25 de Agosto de 2008, 00:47:43 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2008, 00:49:39
Gostei da proposta !!!!
 :ok:



Bruno Kambara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
    • http://www.flickr.com/bruno.kambara
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2008, 08:56:30
uma idéia super interessante. vou fazer isso em algumas fotos minhas.
abs
Nikon D50 - Nikon 50mm 1.8 - Nikon 18-55mm kit - Sigma 70-300 APO DG - Flash Nikon SB-600

Flickr - http://www.flickr.com/bruno.kambara


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:09:50
Leo Terra já vez um passeio assim e postou na Galeria.

Também acho interessante fazer esse tipo de exercício de vez em quando. Mas só depois que a pessoa já está acostumada com o próprio equipamento e com os conceitos fotográficos. Pedir isso de quem está começando seria um pouco frustrante pra pessoa num primeiro momento.

Mas é uma forma bacana de auto-avaliar seu desempenho.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Paulo Dupin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.102
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:37:59

 :ponder:
Idéia instigante.

E para ficar mais legal, que tal limitar a 36 cliques?
 ;)
Paulo Dupin
Belo Horizonte MG
too old to rock'n'roll, too young to die


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:13:37

 :ponder:
Idéia instigante.

E para ficar mais legal, que tal limitar a 36 cliques?
 ;)
Fotografar com o LCD desligado já é uma prática que venho usando há bastante tempo até pq economiza bastante as baterias (no meu caso...pilhas) hehehehe. Mas realmente é bacana a idéia de fotografar sendo mais cuidadoso e perdendo mais tempo com os detalhes do que ficar disparando e depois sair escolhendo as melhores fotos. Paulo, o duro é conseguir fazer isso que vc citou. No filme ainda somos forçados a isso mas com um cartão de 4 gigas vazio (hehehe) e motivos para fotografar ficamos muito tentados a fazer várias fotos. É bem verdade que o ideal seria qualidade e não quantidade, ou melhor ainda, quantidades suficientes com padrão de qualidade elevado. Vou tentar fazer isso nas próximas saídas para fotografar. Escolher somente os assuntos com mais critério e tentar fazer poucos cliques porém com mais esmero. Acho que no processo de aprendizado temos várias fases que percorremos e ao longo do tempo vamos nos preocupando com assuntos variados. Já tive época que decorava o manual da máquina. Acho q no início todo mundo faz isso. Máquina nova e tal. É comum ficarmos empolgados e dispararmos cliques e mais cliques. É até válido. Depois que estamos mais íntimos com o equipamento e mais familiarizados com as regulagens e os recursos podemos nos preocupar com os detalhes mais interessantes da fotografia que é a composição. Tenho preocupado muito com isso nas minhas fotos ultimamente pois vejo que esse caminho é muito mais interessante do que as questões técnicas da fotografia. Uma foto tecnicamente perfeita é legal sim mas uma foto com uma composiçao primorosa é bastante agradável de se ver.
 :)
« Última modificação: 25 de Agosto de 2008, 10:34:23 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2008, 00:45:47
Boa idéia, vou resistir à tentação e aderir a ela pra ver o que eu consigo fazer.


Marcos Amend

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
    • Marcos Amend
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2008, 04:31:38
UAI!  Então eu já sou mais partidário de fazer uma saída com câmeras de filme mesmo!   :ponder:  Isso já rolou com o povo de BH, até porque o Elmo tem umas 30 câmeras e empresta pra todo mundo...  hehehe

Mas acho uma prática bem interessante. Mesmo porque, no geral, eu sempre gostei mais das minhas fotos de filme... Se fosse mais fácil para revelar slides eu certamente seguiria com digital e filme juntos. Mas morando em Lagoa Santa é dureza!
Abraços
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 04:47:57 por Marcos Amend »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2008, 13:13:35

 :ponder:
Idéia instigante.

E para ficar mais legal, que tal limitar a 36 cliques?
 ;)

Paulo e turma de BH. Podemos fazer um passeio assim, hein? As 36 primeiras a gente faz sem olhar, depois segue com o passeio normal! Daí vamos para um local, descarregamos as 36 cada um e discutimos em cima!

Ótima idéia, Ruy.


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:49:06
Tive esta idéia tem tempo e se eu fosse dar aulas de fotografia começaria com uma saida todo mundo de LCD desabilitado e levando um Notebook. Mandaria o pessoal fazer fotos em diversas luzes e não precisaria ser muitas fotos e depois descarregaria os cartões e veria o que a turma fez.
Guardei a idéia algum tempo, mas...deixei de lado o egoismo e dividi com vocês. Não quero ser dono de nada e acho que isto vai ajudar.
Não precisa postar os resultados mas depois me digam algo, se funcionar o esquema.

Abraços a todos.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 00:51:42 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:59:43
Leo Terra já vez um passeio assim e postou na Galeria.

Também acho interessante fazer esse tipo de exercício de vez em quando. Mas só depois que a pessoa já está acostumada com o próprio equipamento e com os conceitos fotográficos. Pedir isso de quem está começando seria um pouco frustrante pra pessoa num primeiro momento.

Mas é uma forma bacana de auto-avaliar seu desempenho.

Mas...o filme é cruel com a gente nos nossos erros quando não se pede ao laboratório para compensar a luz. Prefiro uma "paulada" no início e ter tempo de depois ajudar no crescimento durante o curso se estiver ensinando a alguém.
Lógico que não acho que a pessoa deva desabilitar definitivamente o LCD que foi uma conquista, mas de vez em quando para aprender a fazer e não apenas a consertar os erros depois de ver no LCD.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 01:00:56 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:24:34
Olá Ruy, como vai amigo?? espero que bem!!

olha, a sua idéia é ótima e muito válida...mas eu já saio de vez enquanto para "queimar unzinho", então nem ia precisar de desligar o LCD da cam...hehehehehe

e o concurso do Sosma desse ano?? vai participar?? to pensando em mandar algo, mas só para participar mesmo, porque classificar é difícil...hehehehehehe

um abraço. :ok: :ok: :ok:


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:38:38
Fala Anderson,
Tudo bem comigo. Com saudade de alguns e dando graças a deus de não esbarrar com outros.
Estou por aqui navegando em águas mais tranquilas, sem riscos. Ventos mais calmos e mares sem arrecifes.  hehehe  Apareça  :ok:
Também vou mandar umas para o sosma. Até gosto bastante delas mas nestes anos já aprendi que eu gostar é só uma pequena parte da coisa pois é preciso "os Deuses" gostarem e votarem nelas. hehehe! Se eu ficar entre os 10 pelo menos vou conseguir ser o único entre os 10 em todas as versões do concurso.

Gde abraço
« Última modificação: 01 de Setembro de 2008, 18:51:03 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2008, 20:30:55
Gostei da idéia... mesmo sozinho farei um teste qualquer hora destas.

 :ok: