Autor Tópico: Pentax K20D - review completo no DPreview  (Lida 5023 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Junho de 2008, 17:43:43
O Pedro Raythz já "cantou a pedra", mas acho que vale um tópico novo pra discussões:

http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk20d/
« Última modificação: 25 de Junho de 2008, 17:44:17 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2008, 10:04:26
Heber,

Salvo os problemas de HotPixel e outros....Eu achei muito plausível a atitude da Pentax/Samsung em desenvolver um novo sensor e ainda eles foram muito arrojados na atitude em entregar JPGs com tão baixo tratamento de ruído, justamente num sensor de primeira geração, com densos 14Mp, etc, etc.....Os caras foram corajosos.

Além disso achei a latitude boa, de igual pra igual com todas as outras câmeras.

Quanto a Pentax K20, eu acho ela bem competitiva, principalmente concorrendo com câmeras tipo Canon XSI e Nikon D80, mas para isso o preço deveria cair mais um tantinho, não somente pela câmera em si, mas a Pentax como sendo uma marca de menor penetração, ela tem a obrigação de entregar melhores preços que as marcas mais difundidas.

Valeu





Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2008, 10:38:25
Leandro,

A faixa de competição da K20D (considerando-se os ‘features’) é semi-pro, assim como a K10D. Esta última chegou como uma excelente alternativa no mercado (comprovado pelos prêmios que ganhou), e só não teve maior sucesso em vendas devido à xenofobia e à insipiência de MKT da Pentax. Pra mim, a K20 tentou “ousar” com esse sensor por imposição da parceria com a Samsung, que deve ter falado mais alto na decisão por ser a dona do desenvolvimento e produção. Sem esquecer que a Samsung também tem suas DSLR’s (corpos Pentax) e ela, provavelmente, queria “impressionar” a concorrência e também seus poucos consumidores desse tipo de câmera. Um bom recado para a dupla Pentax/Samsung é a inclusão da 450D nesse review, pra mim um verdadeiro “shame”. Quem tem conhecimento do histórico da Pentax sabe que ela sempre foi pioneira, porém procurando manter os pés mais firmes no chão. 14Mp foi uma aposta muito alta, e o preço da câmera está também muito alto, pra mim por “culpa” da Samsung, pois um sensor desses não deve ser barato. Se tivessem concentrado forças num 12Mp provavelmente o resultado teria sido melhor.

Acho que nem tudo foi negativo nessa primeira experiência de parceria. Para mim, o maior passo foi a clara demonstração de que há, sim, alternativas à dependência de fornecimento de sensores, amplamente dominado pela Sony, para os fabricantes que não produzem o seu próprio. E também não podemos nos esquecer que uma empresa do tamanho da Samsung não chegou onde está por produzir “porcarias”, como andaram dizendo por aí no que se refere a esse sensor. Pode não ter sido um total sucesso, nesse caso, mas não há dúvidas de que ela tem todos os meios que necessita para produzir sensores iguais e até melhores do que a concorrência. E, quando isso acontecer, uma câmera com essa quantidade de “features” talvez se torne a melhor opção entre todas do seu nível.

A propósito, estou em pleno processo de aquisição de uma DSLR, minha prima que mora em Fort Lauderdale está fazendo a compra pra mim. E só não será uma K20D apenas por questões financeiras. Porque, por mais que alguns tenham “enxovalhado” esse sensor, a verdade é que ele gera imagens no mínimo iguais à de alguns lançamentos que tenho visto por aí. Tem seus problemas? Claro, como todas as marcas tiveram quando tentaram ousar, e nem por isso faliram. Ao contrário, estão aí firmes e fortes, mesmo com alguns “profundos conhecedores de tudo" metendo o pau.

Abraços
« Última modificação: 27 de Junho de 2008, 10:42:41 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2008, 11:41:17
Pra mim não ficou claro no teste se a nota 8.5 foi dada por causa dos HotPixels em ISO alto, aparentemente ele daria os mesmo 9.0 da XSI....  :ponder:

Heber,

É unânime o interesse de todos aqui (administradores) na maior concorrência e equilíbrio dos fabricantes....vai ser muito bom para os usuários de Nikon e Canon que um dia Pentax, Sony e Olympus dividam o mercado de forma mais equilibrada....Mas mesmo nas marcas de menor penetração (Ex.Pentax), elas sempre serão obrigadas a entregar produtos com qualidade e preços justos, pois essa área (DSLR) é uma área diferenciada e avaliada por pessoas com conhecimento neste ramo e que irão fazer críticas consistentes e lógicas...é normal....E neste caso apesar de ser plausível o aumento da concorrência no ramo de sensores grandes, este sensor ainda não é ideal e deve ser melhorado.

Olha um texto legal de um carinha do forum dpreview.

This review is certainly good news for anyone who is a real photography fan, and who likes the idea of having competition in the marketplace. Nikon and Canon make great products, but they actually NEED Pentax, Sony and Olympus nipping at their heels to keep them fighting for market share. This is good for eveyone. Including the diehard Nikon and Canon folks.

Pentax would have been long gone by now, had they not been offering outstanding products themselves. And I suppose Samsung gets to piggyback along for the ride!
And this K20D looks like their best product yet!

I'm pretty impressed because I found their initial offerings (the *st stuff) fairly mundane and unappealing. It really looks like they are now on track to continue carving out their share of the market. And hopefully, their share will grow as some people notice the great value Penax offers. And the fact that there are 41 million legacy lenses out there doesn't hurt their efforts one bit.

Hopefully, they will continue to sell these excellent cameras at reasonable prices, and Hoya will be thrilled they made that acquisition...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2008, 14:31:05
Então, salvo as deficiências de sistemas e de sensor essa câmera é uma boa câmera para uns US$ 900,00, se ela cair para esse preço certamente será deveras competitiva.
Só fiquei meio frustrado de ver o range de lentes da Pentax. Achei que ele está meio limitado, não ter uma 70-200 é um grande problema para um sistema. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2008, 00:45:30
É unânime o interesse de todos aqui (administradores) na maior concorrência e equilíbrio dos fabricantes....

Leandro, concordo contigo em quase tudo, menos no parênteses acima...
Não acho que esse interesse seja apenas dos "administradores", TODO MUNDO tem interesse nisso.

Quanto à nota 8.5, interpreto pela minha suposição de que apostaram muito alto em um sensor que, com um pouco menos de ousadia, teria muito a ganhar. Do jeito que ficou, ele é "apenas" bom, e isso, hoje em dia, não basta.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2008, 09:54:55
Heber,

Infelizmente MP vende câmera, mesmo nas DSLR. Veja a Sony A350 que é sucesso absoluto em vendas, ela está vendendo mais que a A300 que além de ter uma melhor qualidade de imagem, é mais rápida também.

A Pentax visando principalmente vender mais, lançou um LiveView ruim e um sensor bem denso.....mas pelos textos do editor Butler, ele está considerando a imagem da K20 de igual pra igual ao da XSI, porém ela perdeu 0.5 ponto por causa dos problemas do sensor (HotPixel).

Valeu