Autor Tópico: [ARTIGO] Filme X Digital - Uma Resposta Definitiva?  (Lida 53926 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #105 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:34:21
        :)a citação do Leo Terra, mais atrás (no bom sentido, de dentro pra fora) ao artigo "800 pixels..." é pertinente, entretando sugiro aos colegas um pouco mais de curiosidade cultural :o: Acabem com esse negócio de link pra lá e link pra cá - isso é preguiça meu irmão! Pra quem tem banda larga, acessar um site, por exemplo, na Papua Nova Guiné sobre os pássaros do paraíso é questão de...segundos, meu 8)

A questão do link é mais para facilitar, digitei 800 pixels do Google só para ter uma idéia achei tudo, mesmo o artigo ao qual você se refere, parei na terceira página, isso é uma questão de tempo, estar aqui para mim é algo que faço com prazer, mas que significa tempo se ganhar $$$ rs... Assim como a maioria aqui que também deve acessar em condições similares. Então solicitar o link quando um artigo é citado não é nada de grave, eu teria prazer em ler, mas procurar pode ser uma perda de tempo que muitos aqui podem não estar dispostos a empreender por algo já tão amplamente discutido e com diversos links disponíveis para análise. Por isso que sempre que possível a gente pede o link, para facilitar para que as pessoas gastem menos tempo que para a maioria aqui é muito precioso. Se você não tem mais o link também não é problema, sabemos que seu tempo também é precioso para buscar novamente, então basta comentar que não tem mais o link mas que é possível achar em uma busca pelo google... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


musashi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
  • ...algumas de minhas obras...
Resposta #106 Online: 17 de Outubro de 2007, 12:05:01
 8)well, well, well, too much talk so far..! 8) don't hurry too much 'cos you can get tired before reaching the aim :) :) :)slow down to survive, son; the faster u go the faster you die :o just listen to a 58 y. old man advice! 8)

             * you can get rich, but you can get sick too... ;)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 12:07:45 por musashi »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #107 Online: 17 de Outubro de 2007, 12:29:08
Rs... É verdade, mas é que hoje queremos fazer de tudo, queremos trabalhar, queremos nos divertir, queremos sair com a namorada, tudo isso leva tempo, e das coisas que abro mão a que mais abro é exatamente do trabalho rs, vivo rápido mas intensamente... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


musashi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
  • ...algumas de minhas obras...
Resposta #108 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:12:30
É Leo, mas acredite em mim 8)o perigo é exatamente o "intensamente", devagar se vai ao longe, jovem :) Você conhece a fábula do coelho e do jabuti? Pois é, believe in what I say, once I was a youngster too, I used to run too fast and I still have deep scares of that time..! 8)


RicSaldivar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • RicSaldivar Photograph
Resposta #109 Online: 16 de Maio de 2008, 02:59:03
É interessante como este assunto inflama discussões!

Há vezes em que estou a procura de algum acessório, etc. nas lojas da Conselheiro Crispiniano e 7 de Abril (no centro de SP), e sempre me deparo com a mesma cena. Um cliente esbravejando:
"Esta Droga de Digital, acabou com a fotografia, etc., etc., etc".

Eu sou um Fotógrafo Digital, pois todos os meus trabalhos profissionais (5 anos como profissional) foram no digital. Profissionalmente, nunca realizei um trabalho com filme, mas respeito e sempre respeitarei o filme, pois foi por ele que tudo começou, por ele que eu me tornei um fotógrafo.

No início usava câmeras Prosumer da linha S da Fuji, pelo custo benefício que elas ofereciam e oferecem até hoje, e realmente o digital de 3 ou 4 anos atrás era outra coisa.
Se via muito mais ruído, menos definição, equipamentos Tops de Linha com 6 Mega Pixels no máximo, (da pra comparar uma D100 com uma D300?!), etc.

Eu via que o digital ainda engatinhava perto de uma tecnologia já saturada em desenvolvimento, mas que ele evoluía rapidamente a cada novo lançamento e que andava a passos largos para frente. Para os meus trabalhos da época, o digital já resolvia perfeitamente.

Eu sinto que deve haver o respeito por todo tipo de fotografia, pois o importante é que o fotógrafo consiga o seu objetivo na captura, seja ela Digital ou no filme.

O grande problema só existe no ego de alguns fotógrafos, que buscam através de opiniões pessoais, ofuscarem o brilho dos grandes ensinamentos que este cenário de transição oferece a todos nós!

Aqueles que têm o melhor equipamento digital do momento, bons resultados e clientes satisfeitos e não reconhecem que a origem de tudo isso é o Filme e assim, trata com desprezo os que preferem este processo para atingir seu objetivo.

Ou aqueles que estão vendo o mundo virar para o digital e evoluindo sim, pois só se anda pra frente, e se irritam ao ver a garotada de 15, 16 anos fazendo coisas maravilhosas com o digital e reclama o dia todo de algo que deu novas possibilidades e oportunidades a fotografia, ou seja, ele parou a fotografia não!

Estes dois Egos acima citados buscam incessantemente os defeitos de cada processo para justificarem as suas pré-conceituadas verdades pessoais, quando que na realidade deveriam se apoiar nas virtudes de cada processo e aprender mais com eles!

Como disse, sou da era digital, só trabalho com digital e não tenho receio algum de dizer que desconheço o processo do filme profissionalmente falando, mas respeito muito os profissionais que ainda utilizam filme, pois são artistas do mesmo jeito. Só utilizam outro tipo de pincel para criar suas telas com maestria.

Duas coisas devem ser aceitas por todos nós:
1 - A evolução é sempre para frente, ou seja, o que se vê na frente é o digital, a novidade, o novo!
2 – Não importa a tecnologia o que importa é a Fotografia, ou seja, se eu pinto bem meus quadros com o filme vou continuar, o digital só me instiga a pintar cada dia melhor usando o meu filme de sempre.

Os que reconhecem estas duas coisas evoluem sempre tanto no filme como no digital e são os sábios observadores das virtudes de cada processo!

Abraços em todos os amigos e ótimo teste Léo, parabéns!
Atenciosamente,

RicSaldivar


Fidelis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com.br
Resposta #110 Online: 17 de Setembro de 2008, 14:15:42
Desculpem ressuscitar um velho tópico mas não me agüentei. Trabalhei com filme durante uns 15 anos e atualmente estou usando uma Nikon D70s nas mesmas funções e, comparado as ampliações diretas de negativo versus digital, Nikon versus Nikon notei, claramente que os 6mp da D70s resultam em ampliações cerca de 50% superiores ao melhor filme negativo que usei nas nesmas condições que era o fuji reala 100. Comparei apenas negativo com digital.Filme já era, também porque o processamento do digital é mais preciso que ampliações de negativo.Acredito, inclusive, que os 6mp da Nikon se equivalem a filmes formato 6x6 processados a 10 anos atrás.Bons tempos aqueles em que o tamanho do negativo ditava a definição.


LeicaÜberAlles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #111 Online: 30 de Junho de 2012, 18:00:24
Pessoal, achei aí o artigo pesquisando no GOOGLE e vi que é antigo...mas sinto necessário um comentário.

Sem entrar em muitos detalhes as fotos de filme acima estão com sobreexposicão e talvez isso seja ótimo memso para mostar a diferença entre filme fotografico e digital.
Enfim, para se ter bons resultados com filme é necessário ter uma certa experiencia fazer cursos e tal.
O filme é superior..mas sem cursos de fotografia..como em muitos forums da internet..fica impossivel se obter um resultado com filme superior ao digital.
As maquinas digitais são excelentes por não ser necessario aprender fotografia para usá-las.
Se as fotos acima fossem corretamente feitas as diferenças expostas não seriam observadas (sem ofender..ninguem nasce sabendo mas por isso fotografia de filme requer cursos)

Não é o caso acima porque a foto foi tirada de dia..mas outro ponto é a lente, a máquina entre outros. Assim como no mundo digital, nem todas as máquinas são iguais. Mas um grande diferencial na fotografia de filme está na escolha das lentes. Uma lente eficiente em digital pode nao ser eficiente com um file ASA 100 (por ser uma lente escura como por exemplo uma F2.8 que é excelente no digital e não é boa para fotos noturnas em movimento no mundo dos filmes)

Enfim, o mundo digital é fantastico por trazer à fotografia um mundo enorme de pessoas que não estariam fotografando em filme. MAs esta comparação não é tão produtiva uma vez que até o cinema ainda usa filmes (e esta iniciando a troca agora em alguns pontos específicos). Claro que o filme de cinema é outro. Mas o exemplo serve para mostrar que fotografia análogica no meio profissional cinematografico tem um grande espacó e uma filme de cinema de 35mm amplia to tamanha daquela telona gigante que todos assistimos...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #112 Online: 23 de Dezembro de 2012, 03:31:03
Todos esses comparativos filme x digital são furados. Por que ? Simples, porque você na verdade está comparando bananas com cachorros, nem com laranjas a comparação é.

Quando vocês dizem comparar filme com digital, na verdade estão falando comparar filme escaneado com digital. O teste então é limitado pela qualidade do scanner. Se for um drum scanner decente, tipo um Fujitsu, Heidelberg ou Hasselblad, beleza. Se for qualquer outra coisa fora isso, é um teste furado.

O maluco que falar que uma foto digital, feita em qualquer câmera (hoje, dezembro de 2012) for melhor que uma foto feita com um Provia 100F com uma boa prime, visto em uma mesa de luz com uma lupa decente, certamente não fez o teste ou não sabe o que olhar.

Resumindo,

Filme digitalizado = avaliação do scanner

Não sejam bobos.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 08 de Março de 2013, 10:36:34
Todos esses comparativos filme x digital são furados. Por que ? Simples, porque você na verdade está comparando bananas com cachorros, nem com laranjas a comparação é.

Quando vocês dizem comparar filme com digital, na verdade estão falando comparar filme escaneado com digital. O teste então é limitado pela qualidade do scanner. Se for um drum scanner decente, tipo um Fujitsu, Heidelberg ou Hasselblad, beleza. Se for qualquer outra coisa fora isso, é um teste furado.

O maluco que falar que uma foto digital, feita em qualquer câmera (hoje, dezembro de 2012) for melhor que uma foto feita com um Provia 100F com uma boa prime, visto em uma mesa de luz com uma lupa decente, certamente não fez o teste ou não sabe o que olhar.

Resumindo,

Filme digitalizado = avaliação do scanner

Não sejam bobos.

 :ok: :ok: verdade!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 08 de Março de 2013, 10:44:11
Pá de outro isso aí!
Tem até o Leo Terra que nunca vi no Fórum.

Também devemos levar em consideração até a qualidade do ampliador usado, um bom ampliador faz boas fotos também. muita gente não tem idéia do que é fazer um crop no ampliador em relação ao crop digital, a capacidade de ampliação é absurda.

Uma outra coisa é confundir a granulação alta e "espocada" do filme puxado com o ruído em dslrs com ISO alto. São coisas diferentes e que em comum só tem o fato de se referirem ao ISO. A perda de qualidade de um e de outro se processa de forma diferente.



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 08 de Março de 2013, 13:05:37
Será que uma câmera digital consegue chegar nesse nível de detalhe em um crop? Não é pergunta retórica, tenho curiosidade de saber mesmo.


8x10 Shen Hao Wooden Field Camera, 450mm Fujinon C lens
Ilford HP5+ film, Pyrocat HD developer

Fonte: http://www.kenleegallery.com/html/tech/8x10Detail.html


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #116 Online: 08 de Março de 2013, 14:21:30
Será que uma câmera digital consegue chegar nesse nível de detalhe em um crop? Não é pergunta retórica, tenho curiosidade de saber mesmo.


8x10 Shen Hao Wooden Field Camera, 450mm Fujinon C lens
Ilford HP5+ film, Pyrocat HD developer

Fonte: http://www.kenleegallery.com/html/tech/8x10Detail.html

Não.
Não tem digital que consegue reproduzir como uma boa lente e um bom filme grande formato, bem revelado e escaneado.

Mas há controversas!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #117 Online: 22 de Abril de 2013, 16:36:24
Grande formato é complicado, porque a área do filme é muito grande. Esse nível de detalhamento, na maior parte dos casos, será barrado pela resolução de uma lente APS ou 135. Ou seja, o gargalo para essa resolução em um formato tão pequeno não é a mídia usada e sim a lente.
Agora hoje, mesmo para ampliação, eu não tenho mais dúvida nenhuma que o digital está muito à frente de qualquer filme, mesmo os de maior resolução. considerando-se sempre o mesmo tamanho de mídia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #118 Online: 23 de Abril de 2013, 08:14:18
Agora hoje, mesmo para ampliação, eu não tenho mais dúvida nenhuma que o digital está muito à frente de qualquer filme, mesmo os de maior resolução. considerando-se sempre o mesmo tamanho de mídia.

Se falarmos de Foveon X3 então... Ainda acho que o filtro Passa Baixa e o próprio demosaico acabam com a textura de qualquer câmera digital de sensor bayer, o AA filter ainda nem tanto (até porque se formos ver, a diferença entre as câmeras com e sem o filtro AA, o ganho é mínimo em detalhes).



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #119 Online: 23 de Abril de 2013, 18:13:42
Arre agora que vi que o topico é arcaico. Não vou nem comentar mais este assunto haha.




Leo,
Teste interessante mas tem furos. Estou viajando e responder pelo iphone nao da...
Assim que eu puder comento os pontos que ao meu ver sao falhos.

Abraço
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, 18:19:55 por AFShalders »