Autor Tópico: Histórico da fotograia digital  (Lida 2550 vezes)

gugapup

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 02 de Agosto de 2005, 17:25:27
Gostaria de saber se alguém sabe a origem da fotografia digital. Algum marco importante, Quando começou a ser utilizada etc.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2005, 22:58:59
Olá!
Tudo jóia?
Bem... muito legal a sua observação... heheh
Eu não sei muito da história recente, mas o que eu me lembro do "início" da fotografia digital, pelo menos no Brasil, foi a Casio com suas câmeras QV10-a (hehehe tive uma) ((incrível resolução de 320x240 pixels e interpolava para o Pc para 640x480)) e as TRADICIONAIS Mavicas da Sony (tb tive uma FD-75) que gravava em disquete. Eram as câmeras mais "cobiçadas" e as mais completinhas na época (que eu me lembre).
Depois surgiram as Kodak, creative e começaram a vim Canon, nikon, etc...

Bem, mas pra mim, se for considerar um "marco", acho que a Sony fez história com as Mavicas... ((porém, agora estão em declínio ou então já "consolidaram" o que queriam... (((pra mim tb))) ))

E falando de empresas...

Agora eu vejo que as empresas que estão fazendo marco são: Canon, Minolta e Nikon.... está e as que estão em ascensão e tem tudo para crescer e estão crescendo como ninguém são a panasonic e a fuji.

Mas tem também as olympus, as pentax, etc... que estão se "mantendo como podem" heheh - a concorrencia é forte !!!


Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2005, 03:29:30
Olha em 1995 a Canon lançou a primeira SLR digital com 1.3MP, considero isso um marco na história da fotografia digital, foi a primeira vez que houve um equipamento digital usável. Ela era montada no corpo de uma EOS 1, ainda no mesmo ano ela lançou uma Digital de 6MP montada no mesmo corpo e com a mesma estrutura, ou seja a fotografia digital já nascia com altíssima qualidade, ambas montadas com sensores Kodak, sendo que a Kodak acompanhou lançando um equipamento similar com o mesmo sistema de Backs.
Em 1996 a Canon tbm lançou uma Digital VGA e foi seguida pela agfa.

Mas a história das digitais é mais antiga, de quando a própria Canon lançou uma câmera fotográfica SLR com sensor de filmadora, isso foi em 1986, se não me engano essa câmera chamava-se RC701, mas não é bem o meu conceito de digital usável... :) As primeiras digitais comerciais são ainda mais antigas, mas ainda são abaixo desse conceito, mas não me lembro a data exata.

Com relação aos marcos eu considero os seguintes equipamentos como marcos (além das câmeras que eu citei acima).
As Mavica por terem popularizado a fotografia digital e introduzido a fotografia digital ao mundo comercial.
A Olympus C-2100 UZ por ter conseguido lançar uma nova categoria de câmeras que é a mais cobiçada nos dias de hoje, as câmera Ultra Zoom, apesar de outras marcas terem tentado foi essa pequena notável que conseguiu vingar e fazer pegar o conceito.
A Minolta Dimage 5 por ter popularizado o conceito de prossumer, era a câmera dos sonhos de muitos profissionais que queriam experimentar a fotografia digital e seu conceito vive até hoje nas A200, mesmo tendo passado por diversas gerações, uma típica câmera com um conceito campeão.
A Canon 10D pela sua perfeição de projeto, sendo uma câmera praticamente perfeita e sem dúvida a melhor câmera em uma categoria em sua época que já foi produzida, ela era totalmente desproporcional na categoria que ocupava, tanto que a Canon não precisou mudar praticamente nada na 20D para continuar tendo um equipamento de alto nível.
A Canon 300D por ter popularizado as DSLR (antes dela DSLR era coisa de gente com dinheiro).

Se for considerar o fator histórico eu acredito que os grandes marcos ficaram mesmo por conta de 3 marcas, Canon com seu espírito inovador, a Sony com sua capacidade de difundir produtos eletrônicos tornando-os baratos e populares e a Kodak que viabilizou o lançamento das câmeras Canon com sua tecnologia.

Fiz isso tudo meio que de cabeça, então me desculpem se me enganei com alguma data ou nome citado OK?

:)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2005, 14:56:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2005, 08:09:04
Léo,

Mas se for pensar em termos de captura de imagem digital, isso não começou com as webcans ?

Eu me lembro que no inicio, fora as imagens scaneadas as webcans eram os meios mais usados para se colocar foto na internet.

Daí alguns sites começaram a colocar fotos de locais  (em tempo quase real) online.
Isso acabou virando moda no inicio.
Daí surgiram umas webcans que podiam ser usadas desconectadas do micro, como maquina fotografica

Realmente não sei se isso foi antes ou depois do que foi dito acima.

Marcel
 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2005, 12:53:41
Citar
Léo,

Mas se for pensar em termos de captura de imagem digital, isso não começou com as webcans ?

Eu me lembro que no inicio, fora as imagens scaneadas as webcans eram os meios mais usados para se colocar foto na internet.

Daí alguns sites começaram a colocar fotos de locais  (em tempo quase real) online.
Isso acabou virando moda no inicio.
Daí surgiram umas webcans que podiam ser usadas desconectadas do micro, como maquina fotografica

Realmente não sei se isso foi antes ou depois do que foi dito acima.

Marcel
Isso ocorreu depois, em 1995 mal a Web era febre, lembre-se que a Internet por exemplo só desembarcou no Brasil para o mercado em 1994 e os primeiros provedores são de 1995, exatamente a mesma data de lançamento das poderosas DSLR de 6MP da Canon e da Kodak, o movimento da fotografia digital é anterior inclusive a disseminação do computador, veja que nas câmeras de 1986 elas gravavam em fitas super 8 o mecanismo lembrava uma filmadora, mas que fazia imagens paradas :) Nem se pensava em ligar esses dispositivos em computadores, mesmo porque a maioria mal tinha monitor CGA de 4 cores. O movimento da fotografia digital é bem mais antigo do que imaginamos, parece pouco, mas vai fazer 20 anos desde a primeira câmera digital, nesta época mal existia o conceito de Web Cam. :) Isso tudo em se tratando de fotografia digital disponível no mercado, pq para fins militares já era usada a muito tempo.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2005, 14:52:03 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2005, 14:38:04
http://inventors.about.com/library/invento...gitalcamera.htm

Digital camera technology is directly related to and evolved from the same technology that recorded television images. In 1951, the first video tape recorder (VTR) captured live images from television cameras by converting the information into electrical impulses (digital) and saving the information onto magnetic tape. Bing Crosby laboratories (the research team funded by Crosby and headed by engineer John Mullin) created the first early VTR and by 1956, VTR technology was perfected (the VR1000 invented by Charles P. Ginsburg and the Ampex Corporation) and in common use by the television industry. Both television/video cameras and digital cameras use a CCD (Charged Coupled Device) to sense light color and intensity.

During the 1960s, NASA converted from using analog to digital signals with their space probes to map the surface of the moon (sending digital images back to earth). Computer technology was also advancing at this time and NASA used computers to enhance the images that the space probes were sending.

Digital imaging also had another government use at the time that being spy satellites. Government use of digital technology helped advance the science of digital imaging, however, the private sector also made significant contributions. Texas Instruments patented a film-less electronic camera in 1972, the first to do so. In August, 1981, Sony released the Sony Mavica electronic still camera, the camera which was the first commercial electronic camera. Images were recorded onto a mini disc and then put into a video reader that was connected to a television monitor or color printer. However, the early Mavica cannot be considered a true digital camera even though it started the digital camera revolution. It was a video camera that took video freeze-frames.

Since the mid-1970s, Kodak has invented several solid-state image sensors that "converted light to digital pictures" for professional and home consumer use. In 1986, Kodak scientists invented the world's first megapixel sensor, capable of recording 1.4 million pixels that could produce a 5x7-inch digital photo-quality print. In 1987, Kodak released seven products for recording, storing, manipulating, transmitting and printing electronic still video images. In 1990, Kodak developed the Photo CD system and proposed "the first worldwide standard for defining color in the digital environment of computers and computer peripherals." In 1991, Kodak released the first professional digital camera system (DCS), aimed at photojournalists. It was a Nikon F-3 camera equipped by Kodak with a 1.3 megapixel sensor.

The first digital cameras for the consumer-level market that worked with a home computer via a serial cable were the Apple QuickTake 100 camera (February 17 , 1994), the Kodak DC40 camera (March 28, 1995), the Casio QV-11 (with LCD monitor, late 1995), and Sony's Cyber-Shot Digital Still Camera (1996).

However, Kodak entered into an aggressive co-marketing campaign to promote the DC40 and to help introduce the idea of digital photography to the public. Kinko's and Microsoft both collaborated with Kodak to create digital image-making software workstations and kiosks which allowed customers to produce Photo CD Discs and photographs, and add digital images to documents. IBM collaborated with Kodak in making an internet-based network image exchange. Hewlett-Packard was the first company to make color inkjet printers that complemented the new digital camera images.

The marketing worked and today digital cameras are everywhere.

 
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2005, 16:32:22
Oi Leo, ja tinha sim computadores capazes de editar imagens digitais em 1986. O Comodore Amiga foi lancado no mercado em 85, tinha 4096 alem de 4 canais estereos para audio, era uma puta estacao multimidia, e nao custava uma fortuna.

 O CCD foi inventado em 69;

 Em 70 foi lancada a primeira camera de video digital.
 
 A partir de 73, o CCD foi comercializado, mas era usado apenas em telescopios;

 1975 a kodak fez o primeiro prototipo de camera digital;

 FAIRCHILD MV-101 (1976) foi a primeira camera fotografica comercial com CCD, 100x100 pixels.

 Em 1981, a sony lancou a primeira mavica, era SLR e tinha 3 lentes 25mm f/2,  50mm f/1.4 e 16-65mm f/1.4. O CCD era de 570 x 490 pixels em 10mm x 12mm.
 
 1986 ja tinha CCD da kodak de 1,4mega pixels;
 
 1987 a minolta tinha um back para as maxxum 7000 e 9000;

 Mas a primeira camera "digital" mesmo  com cartao de memoria (ate entao ja tinha ccd, mas eram armazenadas como video parado em disquetes) foi a FUJI DS-1P em em 1988.

 Em 1992 a kodak fez a DSC200 montada no corpo de uma nikon N8008s, tinha um HD de 200mega.

 Em 1994 veio o compactflash que usamos ate hoje e os smartmedia, acho que a partir de 94 eh que a fotografia digital comecou e se popularizar.

 CASIO QV-10 foi a primeira com monitor lcd em 95.

 Pra mim, o marco da fotografia digital foi a primeira camera em 2002, uma hp photosmart s320 de 2mega pixel :) tenho otimas fotos feitas com ela em: http://scaletti.sites.uol.com.br
« Última modificação: 03 de Agosto de 2005, 16:37:46 por zecahue »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2005, 17:30:01
Citar
Oi Leo, ja tinha sim computadores capazes de editar imagens digitais em 1986. O Comodore Amiga foi lancado no mercado em 85, tinha 4096 alem de 4 canais estereos para audio, era uma puta estacao multimidia, e nao custava uma fortuna.

 O CCD foi inventado em 69;

 Em 70 foi lancada a primeira camera de video digital.
 
 A partir de 73, o CCD foi comercializado, mas era usado apenas em telescopios;

 1975 a kodak fez o primeiro prototipo de camera digital;

 FAIRCHILD MV-101 (1976) foi a primeira camera fotografica comercial com CCD, 100x100 pixels.

 Em 1981, a sony lancou a primeira mavica, era SLR e tinha 3 lentes 25mm f/2,  50mm f/1.4 e 16-65mm f/1.4. O CCD era de 570 x 490 pixels em 10mm x 12mm.
 
 1986 ja tinha CCD da kodak de 1,4mega pixels;
 
 1987 a minolta tinha um back para as maxxum 7000 e 9000;

 Mas a primeira camera "digital" mesmo  com cartao de memoria (ate entao ja tinha ccd, mas eram armazenadas como video parado em disquetes) foi a FUJI DS-1P em em 1988.

 Em 1992 a kodak fez a DSC200 montada no corpo de uma nikon N8008s, tinha um HD de 200mega.

 Em 1994 veio o compactflash que usamos ate hoje e os smartmedia, acho que a partir de 94 eh que a fotografia digital comecou e se popularizar.

 CASIO QV-10 foi a primeira com monitor lcd em 95.

 Pra mim, o marco da fotografia digital foi a primeira camera em 2002, uma hp photosmart s320 de 2mega pixel :) tenho otimas fotos feitas com ela em: http://scaletti.sites.uol.com.br
Eu cheguei a ver um amiga, mas estava dentro de uma estação de TV, não era do tipo de computador que as pessoas tinham em casa, nesta época era difícil alguém que tinha um CP 500 com sua tela verde, eu lembro até hoje a febre que foi quando um tio meu trouxe em 86 dos EUA a última novidade em PC (pq o amiga não era considerado um PC) um potente microcomputador 80286, com 128KB de RAM e monitor CGA de 4 cores, as pessoas iam na casa dele ver o micro hehehhe muito comédia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2005, 17:48:27
Bom, eu sou um pouco mais novo. Vi o primeiro amiga em 90, babava nos graficos e sons dos jogos.  Meu primeiro pc, um 386 sx33 com 2mb de ram e 50mb de hd(1992), nao chegava nem aos pes daquele amiga e olha que eu tinha uma placa aceleradora grafica de 1 mega e uma sound blaster pro  .. po, bateu uma saudades..... :P