Autor Tópico: Oficial!!! Canon 50D e 18-200 IS  (Lida 26988 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Agosto de 2008, 17:38:38
Citar
Gapless Micro lenses
Apparently the 50D's sensor has what are effectively gapless micro lenses, which significantly increases the efficiency of each pixel. Click on the thumbnail above to see the EOS 40D compared to the EOS 50D.
http://a.img-dpreview.com/Previews/CanonEOS50D/images/features/mlenses.jpg


Na prática, o que muda? Menos ruído?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 27 de Agosto de 2008, 19:55:32
Pedro,

Eu acho que aproveita a luz que estaria passando entre as micro lentes e não estaria sendo usada pra nada.....mais energia direcionada para o fotodiodo.

Provavelmente deve ter um ganho bom com isso, mas não sei se somente com esta ação seja suficiente para compensar a diferença no tamanho dos pixels entre a 40D e a 50D para que ambas tenham o mesmo resultado em DR e a 50D um ponto a menos de ruído, eu não sei se o processador também pode influenciar neste desempenho de ruído da 50D.

Valeu



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #47 Online: 28 de Agosto de 2008, 09:01:00
e eu sempre fico afim de comprar uma canon pra testar, comparar com minha amada nikon....quem sabe ne? huehue
(tem gente aki no forum q vai me bater qnd ver eu falando isso...denovo hahaha)

EU não acredito mais em vc... huahuahuahuahuahua

PS: continuarei com a minha 40D por um bom tempo ainda...

X2....eu tb não acredito em vc.....    :eek:
é mais fácil o Jr trocar de câmera  :assobi: :assobi:  do que vc comprar uma canon p/ experimentar.... já que tem quase 2 anos que ouço vc falando isto.  :doh: :doh:  :assobi: :assobi:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

[ ]'s

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #48 Online: 28 de Agosto de 2008, 12:01:54
e eu sempre fico afim de comprar uma canon pra testar, comparar com minha amada nikon....quem sabe ne? huehue
(tem gente aki no forum q vai me bater qnd ver eu falando isso...denovo hahaha)

EU não acredito mais em vc... huahuahuahuahuahua

PS: continuarei com a minha 40D por um bom tempo ainda...

X2....eu tb não acredito em vc.....    :eek:
é mais fácil o Jr trocar de câmera  :assobi: :assobi:  do que vc comprar uma canon p/ experimentar.... já que tem quase 2 anos que ouço vc falando isto.  :doh: :doh:  :assobi: :assobi:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

[ ]'s



kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Pedro é meio doido. Quem sabe!??


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 28 de Agosto de 2008, 13:11:09
Leandro DR é um dos pilares um ganho de 0.5 ponto é um ganho de 50% de desempenho em DR, o que é muita coisa. O problema é que quando se analisa DR o pessoal pensa a partir da linearização (pontos), mas em termos práticos 1 ponto a mais de DR é o dobro de DR, o que é bastante significativo. Se pegarmos a D70 (7.5 pontos de DR) e compararmos com a D300 (8.8 pontos de DR) você verá que neste período de 5 anos tivemos ai pelo menos 130% de ganho, ou seja, temos mais do que o dobro de DR, o que dá mais de 30% de ganho ao ano, me desculpe, mas é muito representativo este ganho, principalmente se considerarmos que tivemos 100% de ganho na resolução, incluíndo ruído, ou seja, a melhora foi considerável, uma D300 retém mais que o dobro de detalhes (inclusive de DR) d que uma D70, isso é um ganho bastante significativo para as tecnologias neste período, hoje a D300 é muito superior à SLR/c da Kodak, que era 135 e tem aproximadamente 4 anos de lançamento.. Só te digo uma coisa, compare essa 135 de 4 anos atrás http://www.dpreview.com/reviews/kodakslrc/ ou mesmo esta outra http://www.dpreview.com/reviews/specs/Canon/canon_eos1ds.asp e repare que hoje as APS são muito superiores a estas 135 do passado, mostrando o quão significativa tem sido a melhoria da performance. ;)
Sem contar que ruído, saturação, resolução e DR são 4 pilares balanceáveis, você pode tirar de um lado para ganhar em outro. Quando se consegue um ganho de performance no sensor você pode escolher se irá aproveitar o ganho proporcionalmente nos 4 itens ou favorecer um lado específico. Em termos de mercado aproveitar 20% de ganho de performance do sensor ao ano para DR é muito ruim, porque isso representaria ganhos da ordem de 0.1 a 0.2 pontos no máximo, que apesar de muito os usuários não percebem que é muito, exatamente por conta da visão a partir da unidade linearizada. Por isso que os fabricantes fazem poucos esforços neste sentido e a realidade disso é tão evidente que a Fuji quebrou sua divisão de SLR defendendo a DR. Em vez de buscar resolução e ruído como outros fabricantes ela usou seus saltos qualitativos (que foram enormes) em busca da DR e das cores e hoje ela tem menos de 0,1% do mercado de SLR. A questão ai não é conseguir ou não DR, os fabricantes conseguem DR com facilidade, basta sacrificar algum outro elemento, o problema é que se chegasse com as seguintes opções para o mercado:
Câmera de 8 MP com 9 pontos de DR.
Câmera de 16 MP com 8 pontos de DR.
Câmera de 12MP com 8 pontos de DR e 1 ponto de vantegem em ISO alto.
Câmera de 10MP com 8.2 pontos de DR e 0.2 pontos de vantagem em ISO alto.
As escolhas provavelmente recairiam sobre as 3 últimas opções. Neste caso vale a pena para o fabricante pensar em câmeras com saltos balanceados (que levam o crescimento da DR a ser pouco perceptível) ou com favorecimento na relação resolução ruído. Não sou eu que digo isso é o mercado. Eu prefiro equipamentos mais balanceados (acho que a Fuji também peca porque só vai em uma direção), mas infelizmente o mercado reconhce vantagens maiores em outros elementos, neste caso aproveita-se o ganho para isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Agosto de 2008, 15:38:13
Leo,

É justamente isso, mas a minha aposta seria valores bem superiores do que vc colocou, e a prova disso é a Nikon D3....eu acredito que uma câmera de 6Mp com a tecnologia do CMOS da Sony (Nikon D3) daria os valores de DR e ruído muito próximo ao da Nikon D3....que aí eu concordo ser bem melhor em DR(10p) e ruído (1.5p) do que qualquer APS.

O que eu gostaria de resultados? É a Nikon D3 em APS, mesmo que tenha somente 6Mp.....Pra visualizar em monitor 1600x1440 ou impressões pequenas (A3) eu não vejo muita vantagem nessa cavalaria toda de MPx, e olha que ando justamente comparando imagens destes atuais lançamentos com a minha cam de apenas 6Mp que tem um sensor de 04 anos (mas é melhor que o sensor da D70).

Ps. Inclusive eu acho que a única maneira de avaliarmos os avanços tecnológicos que DR e ruído poderiam ter nos últimos 04 anos, se não tivesse a corrida dos MPx é comparar imagens da Nikon D3 e da Nikon D40/D50, pois ambas tem densidade dos fotodiodos muito próximo (1.4Mp/cm2 & 1.6Mp/cm2).

Nikon D40 ISO3200                                                            Nikon D3 ISO3200






Abraço
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 16:17:42 por Leandro Federsoni »


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #51 Online: 28 de Agosto de 2008, 16:50:19
Cacilda!
D3 Arrebentou...
kkakakaka, esse sensor de 12MP FF é espetacular...

Mas eu fico imaginando como seria por exemplo um sensor CCD full frame de uns 10 ~ 12MPX... Em teoria teria uma DR ainda melhor!!!!

[ ]s


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 28 de Agosto de 2008, 16:58:11
Cacilda!
D3 Arrebentou...
kkakakaka, esse sensor de 12MP FF é espetacular...

Mas eu fico imaginando como seria por exemplo um sensor CCD full frame de uns 10 ~ 12MPX... Em teoria teria uma DR ainda melhor!!!!

[ ]s

Imagina então um SuperCCD fullframe  :wub:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:53:29
Tiago,

Vc que tem a Nikon D300 e já teve a Nikon D50, como vc define a diferença na qualidade de imagem das duas?

Eu posso estar enganado, mas o que vejo é que com o CMOS (mesmo com os 12Mp) entrega JPGs muito melhores em ISO alto, porém a quantidade de ruído proporcional é maior na D300 do que na D50, me parece que no CMOS existe um melhor controle ou mapeamento do ruído, mesmo estando em maior quantidade, assim o NR é mais eficiente.

D40 ISO3200                                                                               D300 ISO3200


Agora quando utilizamos sensibilidade ideal do sensor, eu sempre tive a impressão que o CCD consegue um contraste maior, menos ruído, melhor profundidade de saturação.....olha abaixo um exemplo em ISO baixo.

D40 ISO200                                                                                       D300 ISO200


Na verdade o que acho ideal como resultado seria ISO baixo como a D50 e ISO alto como a D300....ou seja a D3 mas em APS, mesmo que tenha somente 6Mp.

Valeu
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 13:58:31 por Leandro Federsoni »


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #54 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:59:37
Leandro, o que posso dizer é o seguinte já que tive D40/50/70/s/80/200 e agora D300:

CMOS gera imagens com menos ruído em ISO ALTO mas o transição de cores do CMOS é muito pior que o CCD que por sua vez gera ótimas cores mas o ISO ALTO não ajuda.

A D3/700 pra mim está muito bem afinada com 12MPX FX!
A D300/90 com seu CMOS de 12MPX está no limete por ser DX!
A D200/80 com CCD de 10MPX estrapolou pois o CCD "abre o bico" em ISO acima de 800/10mpx.
A D40/50/70s com CCD de 6MPX é o limite para uma boa imagem em ISO alto.

Resumindo em questão de DX:

12MPX = CMOS está muito bom o rendimento, entregando ótimas imagens, porém falta a cor do CCD!
6MPX = CCD está no limite do rendimento, mais que isso compromete a imagem!

Abraços!


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #55 Online: 30 de Agosto de 2008, 11:48:09
Tiago,

Vc que tem a Nikon D300 e já teve a Nikon D50, como vc define a diferença na qualidade de imagem das duas?

Eu posso estar enganado, mas o que vejo é que com o CMOS (mesmo com os 12Mp) entrega JPGs muito melhores em ISO alto, porém a quantidade de ruído proporcional é maior na D300 do que na D50, me parece que no CMOS existe um melhor controle ou mapeamento do ruído, mesmo estando em maior quantidade, assim o NR é mais eficiente.

D40 ISO3200                                                                               D300 ISO3200



Agora quando utilizamos sensibilidade ideal do sensor, eu sempre tive a impressão que o CCD consegue um contraste maior, menos ruído, melhor profundidade de saturação.....olha abaixo um exemplo em ISO baixo.

D40 ISO200                                                                                       D300 ISO200


Na verdade o que acho ideal como resultado seria ISO baixo como a D50 e ISO alto como a D300....ou seja a D3 mas em APS, mesmo que tenha somente 6Mp.

Valeu


Oi Leandro!

legal as fotos! so uma pergunta: Essa D300 usada teve alguma ajuste de nitidez nessa foto? esses dias fiz umas fotos com a D300 e a tamron 17-50 F2.8(c motor de foco)e os resultados foram muito bons.

Alias to devendo ate hoje um comparativo entre a Fuji S5 pro e a D300...alias com a D3 tb...mas a FALTA de tempo ta me atrapalhando, quero fazer mas fico tao quebrado de final de semana que ultimamente so penso em durmir..rs

abraco! :D
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 11:48:42 por Marcelo K Motozono »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 30 de Agosto de 2008, 15:16:15
Marcelo,

Está devendo mesmo o seu teste... :ok:

Este exemplo que postei, procurei imagens da Nikon D40 & D300 com o máximo de similaridade nas luzes e exposição e ISO baixo (dcresource.com)....mesmo assim não são iguais.

Neste caso eu acho que na D300 está com bastante sharp pela quantidade de ruído, com mais sharp o ruído poderia realmente incomodar.

Agora quanto a 50D eu estou assustado no salto que estão anunciando.....ISO12800. A Canon não colocaria isso sem ter um avanço ferrado no sensor.....A Nikon D90 é a vedete na Photokina, mas em matéria de imagem eu estou muito mais curioso com a Canon 50D e quem sabe a nova 6D.

Está faltando pra Photokina a Sony, Pentax.....e quem sabe o Micro 4/3.

Abraço
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 15:20:10 por Leandro Federsoni »


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #57 Online: 01 de Setembro de 2008, 15:17:39
CMOS gera imagens com menos ruído em ISO ALTO mas o transição de cores do CMOS é muito pior que o CCD que por sua vez gera ótimas cores mas o ISO ALTO não ajuda.

Agora (acho que) entendi porque as cores da Canon 40D e da nova Nikon D90 estão com cores pouco vibrantes! Na realidade andei me decepcionando com a qualidade dos samples que vi por aí.:o
Será que é hora de gritar "VOLTEM COM O CCD!"?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 01 de Setembro de 2008, 15:56:04
Dornelles não devemos torcer por isso. Os CMOS modernos já estão muito próximos deles no quesito cores (alguns deles já estão conseguindo atingir 14 bits, que era uma coisa impensável a 2 anos atrás). Em teoria o CMOS tem infinitas vantagens sobre o CCD, apenas não estava ainda no mesmo patamar tecnológico. O que temos que torcer agora não é pela volta do CCD (que já estava praticamente em seu limite) e sim para que o CMOS (que ainda está longe do seu limite), e as tecnologias derivadas do mesmo, contiuem se desenvolvendo a passos largos, para atingirmos resultados superiores nos poucos quesitos onde o CMOS ainda não supera o CCD. Acredito que o passo matador para isso está nas tecnologias FFT (Kodak, usada pela Olympus e panasonic), Back-Illuminated (sony) e OCMOS. Estas tecnologias são derivações do CMOS que quando estiverem juntas deverão gerar um impressionante ganho de performance sobre as tecnologias atuais. A Back-illuminated já é usada em telescópios caríssimos com resultados incríveis. A OCMOS já foi apresentada e deve receber sua primeira versão comercial em breve (esta tecnologia é impensável para os CCD e deverá trazer um belo salto qualitativo para a fotografia digital, um salto similar ao prometido pelo FOVEON, mas nunca atingido por falta de qualidade da tecnologia).
« Última modificação: 01 de Setembro de 2008, 16:01:31 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 01 de Setembro de 2008, 16:01:29
mdornelles,

Eu até alguns meses atrás dizia que minha próxima CAM seria a nova D90, isso se ela viesse com o sensor da D300, hoje ela foi lançada com o sensor que eu queria, e veio ainda com D-Movie, GPS e LCD-1Mp mas não poderei trocar de CAM pois estou investindo em outra coisa...nem mesmo um flash SB-600 estou conseguindo pegar.

Mas de uma coisa eu tenho certeza, se eu pegasse a D90 provavelmente iria estranhar um pouco a falta do brilho, vida e cores da imagem do CCD que acostumei.....por outro lado, iria brincar mais tranquilo com ISO1600 e 3200, além de ter uma CAM bem mais completa.....até acho que uma troca idiota, pois uso 90% de ISO200....

Infelizmente o mercado trocou cores por menos ruído....quem sabe um dia teremos os dois por um preço legal, ou pagar pela D3.

Valeu