Leandro DR é um dos pilares um ganho de 0.5 ponto é um ganho de 50% de desempenho em DR, o que é muita coisa. O problema é que quando se analisa DR o pessoal pensa a partir da linearização (pontos), mas em termos práticos 1 ponto a mais de DR é o dobro de DR, o que é bastante significativo. Se pegarmos a D70 (7.5 pontos de DR) e compararmos com a D300 (8.8 pontos de DR) você verá que neste período de 5 anos tivemos ai pelo menos 130% de ganho, ou seja, temos mais do que o dobro de DR, o que dá mais de 30% de ganho ao ano, me desculpe, mas é muito representativo este ganho, principalmente se considerarmos que tivemos 100% de ganho na resolução, incluíndo ruído, ou seja, a melhora foi considerável, uma D300 retém mais que o dobro de detalhes (inclusive de DR) d que uma D70, isso é um ganho bastante significativo para as tecnologias neste período, hoje a D300 é muito superior à SLR/c da Kodak, que era 135 e tem aproximadamente 4 anos de lançamento.. Só te digo uma coisa, compare essa 135 de 4 anos atrás
http://www.dpreview.com/reviews/kodakslrc/ ou mesmo esta outra
http://www.dpreview.com/reviews/specs/Canon/canon_eos1ds.asp e repare que hoje as APS são muito superiores a estas 135 do passado, mostrando o quão significativa tem sido a melhoria da performance.
Sem contar que ruído, saturação, resolução e DR são 4 pilares balanceáveis, você pode tirar de um lado para ganhar em outro. Quando se consegue um ganho de performance no sensor você pode escolher se irá aproveitar o ganho proporcionalmente nos 4 itens ou favorecer um lado específico. Em termos de mercado aproveitar 20% de ganho de performance do sensor ao ano para DR é muito ruim, porque isso representaria ganhos da ordem de 0.1 a 0.2 pontos no máximo, que apesar de muito os usuários não percebem que é muito, exatamente por conta da visão a partir da unidade linearizada. Por isso que os fabricantes fazem poucos esforços neste sentido e a realidade disso é tão evidente que a Fuji quebrou sua divisão de SLR defendendo a DR. Em vez de buscar resolução e ruído como outros fabricantes ela usou seus saltos qualitativos (que foram enormes) em busca da DR e das cores e hoje ela tem menos de 0,1% do mercado de SLR. A questão ai não é conseguir ou não DR, os fabricantes conseguem DR com facilidade, basta sacrificar algum outro elemento, o problema é que se chegasse com as seguintes opções para o mercado:
Câmera de 8 MP com 9 pontos de DR.
Câmera de 16 MP com 8 pontos de DR.
Câmera de 12MP com 8 pontos de DR e 1 ponto de vantegem em ISO alto.
Câmera de 10MP com 8.2 pontos de DR e 0.2 pontos de vantagem em ISO alto.
As escolhas provavelmente recairiam sobre as 3 últimas opções. Neste caso vale a pena para o fabricante pensar em câmeras com saltos balanceados (que levam o crescimento da DR a ser pouco perceptível) ou com favorecimento na relação resolução ruído. Não sou eu que digo isso é o mercado. Eu prefiro equipamentos mais balanceados (acho que a Fuji também peca porque só vai em uma direção), mas infelizmente o mercado reconhce vantagens maiores em outros elementos, neste caso aproveita-se o ganho para isso.