O lance do filminho não é tão tosco não. 60p seria inviável, a nova filmadora da Sony a XDCAM EX PMW-EX1, é a melhor que tem no mercado profissional das portáteis (não feitas para colocar no ombro), custa a bagatela de 6.449,00 dolares na B&H e o máximo que ela faz é 30p ou 60i. Com os 24p da D90 da pra facilmente duplicar na edição pra interlaçado, fazendo 48i (virtualmente PAL, 50i). Porém, 24p é o ideal pra que o vídeo fique com cara de filme, porque o cinema é 24p.
O cineasta amador precisa de 2 coisas, uma camera que grave em 24p e um adaptador para colocar lentes 135 e ter controle da profundidade de campo. Só este adaptador custa uns mil dolares e camera ele pode escolher uma qualquer, vai depender do orçamento. A D90 revolucionou isto, mas vcs, na maioria fotógrafos, não notaram isto... mas pra quem gosta de fazer videos, é a puta de um brinquedo, ter controle da profundidade de campo em video antes só era possível pra quem investisse alguns milhares de dólares.
Espero que a qualidade destes 1,280 x 720 sejam legais, mas ainda assim tem resolução de sobra pra diminuir pra resolução de DVD e ter pixels mais nitidos. Quanto ao som estéreo, acho que não é grande problema, dá pra usar gravador externo ou deixar estéreo na edição, se a qualidade do microfone for legal, beleza. O que eu quero dizer é o seguinte, a D90 não vai ser camera só pra fotógrafos, vai ser ferramenta pra videomaker tbem.
O mais engraçado de tudo, é que não foi nem a canon nem a sony, que também fabricam cameras de vídeo, serem a as primeiras a lançar isto.