Autor Tópico: Nikon D90 e Nikkor 18-105 VR - lançamento confirmado - oficial  (Lida 18155 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Agosto de 2008, 15:12:07
Bucephalus,

Eu não concordo....eu acho que daria pra fazer melhor sim, o que pode ocorrer é a nova D300 (D400?) vir com modo de filmagem mais pró....aí quem sabe até com um AF mais interessante.

Pode até ser que as novas DSLRs da Sony ou Canon sejam melhores com AF no modo de filmagem, pelo menos eles tem mais "know how" pra isso....mesmo que tenham que fazer uma lente exclusiva para filmagem.

Independente disso, já posso começar a pensar em aposentar a compacta, pois ultimamante eu uso mais o modo de filmagem na minha compacta do que a CAM.

E o sensor da D90 é o mesmo da D300? Se for o mesmo por que apenas 12 bit?

Valeu


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 27 de Agosto de 2008, 15:17:16
PQ este sensor só tem resposta a nível de 12bit mesmo, o 14bit é marketing...


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 27 de Agosto de 2008, 15:39:39
Meu mais novo objeto de desejo!!! :wub:
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Agosto de 2008, 15:41:17
Até uns tempos atrás,muita gente dizia que filmagem  em DSLR era perfumaria.....

Viva aos novos tempos!!!
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 27 de Agosto de 2008, 17:18:02
Eu não entendo o processo de AF no vídeo....Se ficarmos mudando a distância focal ele conseguirá refazer o foco?

O sensor não é o mesmo da D300? Parece que é 12bit........pelo menos a Nikon não quis colocar aquele sensor CCD de 14Mpx.

Leandro se sua lente mudar de foco quando muda o Zoom ela está com problema de colimação. :) Então é de se esperar que o AF não precise corrigir o foco quando se modifica o AF. Pelo menos não em boas lentes com bons controles de qualidade. :)

O sensor é o mesmo da D300. Como já sabemos esse sensor não dá 14 bits, como já não dava na D300 (onde os 14 bits não passam de jogada de MKT), o que a Nikon fez agora foi usar um conversor A/D compatível com a resposta do sensor, nada além disso. :)
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 17:18:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 27 de Agosto de 2008, 17:29:31
Muito bacana!
Que sensor será este?


D80-> CCD Sony
D90-> CMOS desenvolvido pela própria Nikon

De uma forma ou de outra a imagem deve mudar bastante.

Nego sempre fala isto, mas é sempre Sony...  :D


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Agosto de 2008, 17:38:48
Leo,

Estava querendo dizer que após o início da filmagem ela não mudará mais o foco, assim se durante a gravação mudarmos o objeto de plano ela não corrigirá o foco....apesar que com foco manual não deva ser tão ruim corrigir pra filmagem.

Quanto ao sensor....mas na Nikon D300 eles colocaram a opção RAW-12bit & RAW-14bit, e na D90 eliminaram a enganação.

Valeu


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #22 Online: 27 de Agosto de 2008, 19:58:56
e haja grana pro povo!

agora vai ter muito usuario sony comprando a D90 porque faz "filminho"..rs

falando serio...gostei sim..uma camera para mudar...para melhor. ;)

abraco!


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #23 Online: 27 de Agosto de 2008, 20:23:26
Até uns tempos atrás,muita gente dizia que filmagem  em DSLR era perfumaria.....
Viva aos novos tempos!!!
  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

É por aí...

Acho que a Nikon simplesmente revolucionou o mercado com essa de filmagem.

E se sair por U$ 1.000,00 mesmo já sei como vou "filmar" o natal este ano!!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

O que realmente deixa a desejar é esta história do foco ser manual, mas fazer o que, isso é o ônus!!

Pelo que vi por cima no preview do dpreview o modo vídeo é acionado por menu?É isto mesmo??

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #24 Online: 27 de Agosto de 2008, 20:29:22
1000 dolares aqui no japao, a D80 esta 550 dolares...isso e bom para todos!

abraco!


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #25 Online: 27 de Agosto de 2008, 20:34:58
O lance do filminho não é tão tosco não. 60p seria inviável, a nova filmadora da Sony a XDCAM EX PMW-EX1, é a melhor que tem no mercado profissional das portáteis (não feitas para colocar no ombro), custa a bagatela de 6.449,00 dolares na B&H e o máximo que ela faz é 30p ou 60i. Com os 24p da D90 da pra facilmente duplicar na edição pra interlaçado, fazendo 48i (virtualmente PAL, 50i). Porém, 24p é o ideal pra que o vídeo fique com cara de filme, porque o cinema é 24p.
O cineasta amador precisa de 2 coisas, uma camera que grave em 24p e um adaptador para colocar lentes 135 e ter controle da profundidade de campo. Só este adaptador custa uns mil dolares e camera ele pode escolher uma qualquer, vai depender do orçamento. A D90 revolucionou isto, mas vcs, na maioria fotógrafos, não notaram isto... mas pra quem gosta de fazer videos, é a puta de um brinquedo, ter controle da profundidade de campo em video antes só era possível pra quem investisse alguns milhares de dólares.
Espero que a qualidade destes 1,280 x 720 sejam legais, mas ainda assim tem resolução de sobra pra diminuir pra resolução de DVD e ter pixels mais nitidos. Quanto ao som estéreo, acho que não é grande problema, dá pra usar gravador externo ou deixar estéreo na edição, se a qualidade do microfone for legal, beleza. O que eu quero dizer é o seguinte, a D90 não vai ser camera só pra fotógrafos, vai ser ferramenta pra videomaker tbem.
O mais engraçado de tudo, é que não foi nem a canon nem a sony, que também fabricam cameras de vídeo, serem a as primeiras a lançar isto.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #26 Online: 27 de Agosto de 2008, 21:00:37
O grande sonho de muitos jornalistas, documentaristas e viajantes (profissionais e amadores) é uma camera híbrida. Já era esperado isto, mas é um marco histórico. Eu imaginava que viria uma R2 da sony que iria fazer isto, nao uma DSRL. Acredito que a canon e sony, em resposta, trarão cameras hibridas reais, para serem usadas profissionalmente tanto em video quanto em foto, pois ambas tem mais expertise no assunto, mas o oscar vai para nikon  :worship:  :worship:  :clap:  :clap:  :clap:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Agosto de 2008, 21:32:22
Ze,

Eu também não esperava que seria a Nikon a inaugurar este seguimento, mas com certeza vai abrir a porteira.

Agora como consumidor e não profissional, eu acho que seria ideal ela entregar as características desta Filmadorinha abaixo pelo menos.
http://www.sonystyle.com/webapp/wcs/stores/servlet/ProductDisplay?catalogId=10551&storeId=10151&productId=8198552921665291496&langId=-1

Imagine tudo isso, mas com sensor gigante.

Apesar que esta filmadora é mais cara que a D90.





marca registrada

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #28 Online: 27 de Agosto de 2008, 21:35:26
Sinceramente... fotógrafo tem é que fotografar!

Quando apareceu as super compactas, tinha uma "pá" de fotógrafo reclamando que qualquer um tava fazendo cobertura até de casamento.

Agora vai ter mais uma "pá" reclamando que tem amador filmando também.

Se todos ficarem aplaudindo essas baboseiras que querem nos fazer engolir, vai chegar um tempo em que ninguém mais vai contratar fotos e filmagens de profissionais.

Na minha opinião a Nikon não veio agregar e sim desvalorizar.

Espero que a Sony tenha juízo.
Sony Alpha 300 + 18-70mm + 75-300mm + Flash F56AM + CF 4GB + Sony H5 + MS 2GB

Há dois tipos de pessoas no mundo: as que fazem as coisas e as que encontram mil motivos para não fazerem.

Ivan de Almeida Fotográfo


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #29 Online: 27 de Agosto de 2008, 21:57:14
O lance do filminho não é tão tosco não. 60p seria inviável, a nova filmadora da Sony a XDCAM EX PMW-EX1, é a melhor que tem no mercado profissional das portáteis (não feitas para colocar no ombro), custa a bagatela de 6.449,00 dolares na B&H e o máximo que ela faz é 30p ou 60i. Com os 24p da D90 da pra facilmente duplicar na edição pra interlaçado, fazendo 48i (virtualmente PAL, 50i). Porém, 24p é o ideal pra que o vídeo fique com cara de filme, porque o cinema é 24p.
O cineasta amador precisa de 2 coisas, uma camera que grave em 24p e um adaptador para colocar lentes 135 e ter controle da profundidade de campo. Só este adaptador custa uns mil dolares e camera ele pode escolher uma qualquer, vai depender do orçamento. A D90 revolucionou isto, mas vcs, na maioria fotógrafos, não notaram isto... mas pra quem gosta de fazer videos, é a puta de um brinquedo, ter controle da profundidade de campo em video antes só era possível pra quem investisse alguns milhares de dólares.
Espero que a qualidade destes 1,280 x 720 sejam legais, mas ainda assim tem resolução de sobra pra diminuir pra resolução de DVD e ter pixels mais nitidos. Quanto ao som estéreo, acho que não é grande problema, dá pra usar gravador externo ou deixar estéreo na edição, se a qualidade do microfone for legal, beleza. O que eu quero dizer é o seguinte, a D90 não vai ser camera só pra fotógrafos, vai ser ferramenta pra videomaker tbem.
O mais engraçado de tudo, é que não foi nem a canon nem a sony, que também fabricam cameras de vídeo, serem a as primeiras a lançar isto.

O Zecahue está correto!  A maioria dos fotógrafos que usa o recurso de vídeo das câmeras compactas jamais operou uma câmera para cinema ou para vídeo profissional!  E é na perspectiva do cinema, não na do vídeo amador de final-de-semana, que o recurso de vídeo da D90 deve ser pensado! Assistam aos vídeos de demostração no site da Nikon (http://chsvimg.nikon.com/products/imaging/lineup/d90/en/d-movie/) e entenderão o que quero dizer.

Sim! A D90 revoluciona o vídeo digital ao permitir um grande controle da profundidade de campo e também ao permitir o uso de grande-angulares.  Os vídeos da Nikon deixam claro que para aproveitar ao máximo esse novo recurso, é recomendável usar as melhores lentes Nikkor, tanto fixas (que maravilha!!!!) quanto as "zooms". Mas, receio que a maioria irá mesmo utilizar as "18-qualquer coisa" / f"qualquer coisa-5.6" que inundaram o mercado, rsrsrs....

Pessoalmente, este recurso não me interessa muito - é uma tecnologia que terá que amadurecer bastante!  Mas, se a sucessora da D300 tiver uma versão melhorada do sistema; quem sabe! 

Ken Rockwell, em seu site (www.kenrockwell.com) lembrou uma coisa interessante. Os atuais sensores "APS" possuem dimensões muito semelhantes ao fotograma utilizado atualmente no cinema!  Isso abre possibilidades muito interessantes em um futuro próximo!!!!!

Boas Fotos!!!
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 22:00:02 por F.Kruschewsky »