Autor Tópico: [BIBLIOTECA] "Arte da composição", de Ernesto Tarnoczy Junior  (Lida 23280 vezes)

rcaldara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
alguem tem este livro ?
Arte da Composição
de Ernesto Tarnoczy Junior


gostaria de saber se compensa compra-lo

parece ser interessante, mas gostaria de saber se o conteudo é bom.

http://www.editoraphotos.com.br/comprar.asp?cod_produto=2709
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 17:15:45 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2008, 17:26:24
Rcaldara:

Eu não conheço esse livro e agradeço muito a indicação. Não sei se vou comprá-lo agora, primeiro porque é caro (ando muito econômica, quero ver se resisto...) e segundo porque tenho outros na fila para ler. Mas fiquei com vontade de ter um exemplar com certeza. Aliás, acho até que eu deveria priorizar a leitura dele porque parece contribuir diretamente para a prática fotográfica, ando com a necessidade de leituras mais práticas.

O que me chamou a atenção foi um dado no resumo do livro, diz lá que é "o primeiro livro brasileiro sobre composição fotográfica". Que maluco isso, não! Como pode? Desde a invenção da fotografia, só agora um brasileiro publica algo sobre composição no Brasil. Esse é um dado sintomático.

Ademais, o livro aborda, segundo o resumo, conceitos de movimento, equilíbrio, ritmo, diversidade, unicidade, diálogo, diagonal, primeiro plano, perspectiva, seção áurea e momento decisivo e suas aplicações práticas. Só por essa parte já vale a pena comprar o livro para ler.

Parece muito bom.

Obrigada mesmo. 

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2008, 23:23:54
Fiquei curiosa e fui pesquisar mais sobre o livro: qual a editora, se encontrava mais barato em outro local, referências do autor, enfim, coisas do gênero.

Numa busca rápida, além de várias referências na área da construção civil, encontrei os seguintes textos:

- "Fotografia: arte e composição":
http://www.escolafocus.net/fotografia-foto/

- "O poder da composição: as cores fortes e a linguagem abstrata de Ernesto Tarnoczy Jr.":
http://www.photomagazine.com.br/materia.asp?id_materia=150

- Breve biografia:
http://www.imaginabilis.com.br/projetos/tinta_autor.htm

Além disso, ele é presidente da Confederação Brasileira de Fotografia e escreveu artigos para a revista Photo Magazine, um deles "Imprimir ritmo à fotografia".


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:13:28
De 79 reais na editora, o livro encontra-se por 25 reais no site Estante Virtual.
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Ernesto+Tarnoczy&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
:D ...já é uma economia boa. Vou tentar adquirir um.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2008, 20:41:29
De 79 reais na editora, o livro encontra-se por 25 reais no site Estante Virtual.
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Ernesto+Tarnoczy&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
:D ...já é uma economia boa. Vou tentar adquirir um.

Uma economia e tanto. Mas o preço deve corresponder à quantidade de imagens dele que costuma custar caro aqui.
Já comprei um para ler, isso porque eu disse ali em cima que não ia fazer isso agora. Aposto que ninguém acreditou, nem eu mesmo botei fé no que dizia. Se você também for ler ou alguém mais, depois a gente troca impressões aqui no tópico. O livro pelo que li é curtinho, menos de 200 p. e recheado de imagens ilustrativas. Confirmo isso quando tiver o exemplar em mãos.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 20:43:17 por Kika Salem »


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2008, 04:09:13
De 79 reais na editora, o livro encontra-se por 25 reais no site Estante Virtual.
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Ernesto+Tarnoczy&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
:D ...já é uma economia boa. Vou tentar adquirir um.

Uma economia e tanto. Mas o preço deve corresponder à quantidade de imagens dele que costuma custar caro aqui.
Já comprei um para ler, isso porque eu disse ali em cima que não ia fazer isso agora. Aposto que ninguém acreditou, nem eu mesmo botei fé no que dizia. Se você também for ler ou alguém mais, depois a gente troca impressões aqui no tópico. O livro pelo que li é curtinho, menos de 200 p. e recheado de imagens ilustrativas. Confirmo isso quando tiver o exemplar em mãos.


Ótima dica Kika, como sempre... Já pedi o meu também, assim que estiver com o meu trocaremos idéias...  To amarradão!
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2008, 07:58:15

(EDITADO)...Eu repeti o que já foi dito. Desculpem-me.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2008, 08:00:48 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2008, 20:45:15
Que nada Braga, repetir faz parte, acho eu porque repito muito.  :D

Mas escrevo para dizer que meu exemplar chegou hoje.

O livro acaba de ser lançado pela Editora Photos e o autor estará dia 5 na Fnac Pinheiros, segundo notícia de Fernando E. Aznar em http://feaznar.multiply.com/calendar/item/10529/10529.

A impressão é de primeira. Vem com aquele cheiro de que acabou de sair do forno.

Aqueles que não gostam muito de ler, podem ficar tranqüilos, pois o livro é bem equilibrado com textos e fotos, com leve predomínio das imagens.

A Celia vai gostar do livro, tem muitas fotos de grafismos, inclusive do Ibirapuera, e cores exuberantes.

Além das fotos do autor, integram o livro imagens de Carlos de Fazio e Cleber Medeiros. O retrato de Ernesto Tarnoczy Jr. é do fotógrafo Danilo Russo.

Vou transcrever o índice, apenas o índice para quem estiver curioso.
Prefácio 13
Prólogo 17
Introdução 23
Capítulo 1 - O conceito de movimento 25
Capítulo 2 - O conceito de equilíbrio 41
Capítulo 3 - O conceito de ritmo 55
Capítulo 4 - O conceito de diversidade e unicidade 71
Capítulo 5 - O conceito de diálogo 87
Capítulo 6 - O conceito de diagonal 99
Capítulo 7 - O conceito de primeiro plano 111
Capítulo 8 - O conceito de perspectiva 121
Capítulo 9 - O conceito de razão áurea 133
Capítulo 10 - O controle da luz 143
Capítulo 11 - O momento decisivo 157
Finalizando - Combinando conceitos 167
Bibliografia 169
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 20:46:21 por Kika Salem »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2008, 08:34:45
O meu deve tá chegando por aí. No email disseram 14 dias no máximo de entrega. Como fiz o pedido na quinta passada, daqui a alguns dias espero tê-lo nas mãos. Enquanto isso, acabei de ler o Novo Manual de Fotografia do John Hedgecoe versão atualizada. Bacana o livro. Já tinha lido a edição antiga onde o foco ainda era câmera de filmes. Na verdade o conceito não muda, como já sabemos, porém é sempre bom aprofundarmos e conhecermos abordagens novas. Também estou afim de conhecer uma série de guias práticos de fotografia que a National Geographic lançou há alguns anos(http://nationalgeographic.abril.com.br/loja_ng/guiasfotografia.shtml).
Abs.
 
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 08:40:45 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2008, 09:16:03
De 79 reais na editora, o livro encontra-se por 25 reais no site Estante Virtual.
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=Ernesto+Tarnoczy&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
:D ...já é uma economia boa. Vou tentar adquirir um.

Uma economia e tanto. Mas o preço deve corresponder à quantidade de imagens dele que costuma custar caro aqui.
Já comprei um para ler, isso porque eu disse ali em cima que não ia fazer isso agora. Aposto que ninguém acreditou, nem eu mesmo botei fé no que dizia. Se você também for ler ou alguém mais, depois a gente troca impressões aqui no tópico. O livro pelo que li é curtinho, menos de 200 p. e recheado de imagens ilustrativas. Confirmo isso quando tiver o exemplar em mãos.

Kika da gostando do livro, to pensando em comprar.
Fiquei na duvida no preço. como pode o livro que esta sendo vendido pela editora por R$ 79,00, ser vendido pelo site www.estantevirtual.com.b por apenas R$ 25,00.  :aua:


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2008, 09:27:53
O meu deve tá chegando por aí. No email disseram 14 dias no máximo de entrega. Como fiz o pedido na quinta passada, daqui a alguns dias espero tê-lo nas mãos. Enquanto isso, acabei de ler o Novo Manual de Fotografia do John Hedgecoe versão atualizada. Bacana o livro.
 

Também tenho este do John Hedgecoe... gostei muito e consulto-o constantemente.

Alguem tem notícias sobre o Estúdio na Prática (Newton Medeiros) http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=997&pag_id=17055

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:08:53
Nélson, este site reúne sebos de todo o Brasil.
São na maioria livros usados.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2008, 11:28:01
Eu conheci esse site através de uma indicação do Paulo e depois do Carlos. O que me poupou muito tempo, pois costumava passar horas nos sebos do centro para encontrar livros esgotados que, muitas vezes, não se encontra nem em boas bibliotecas. Exceto um livro, recebi todos os demais. O que eu não recebi, o vendedor devolver o valor do depósito. Dias atrás, até vendi dois exemplares de um curso de idiomas.

Não sei dizer porque a diferença de preço é tão grande. O que percebi é que o sebo é de Santa Catarina e a editora também, o que me leva a pensar que o sebo consegue comprar mais barato direto da editora ou que existe algum acordo com a editora, sei lá, mas fiquei intrigada também. De todo modo, considero 79 caro, mas justifica-se por ser lançamento e impressão de excelente qualidade, e 25 barato demais.
O autor costuma ganhar uma cota de livros da editora, mas não acho que o baixo valor não tem relação com isso.

Eu também li os três primeiros capítulos do livro "O novo manual de fotografia", edição atualizada, os três capítulos restantes eu vou lendo paulatinamente conforme aparece alguma dúvida. Ele é ótimo.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 11:31:03 por Kika Salem »


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2008, 17:48:07
Alguém já comprou no estantevirtual neste Sebo de Sta Catarina? Acho que é cyber sebo se eu não me engano. Eu ia comprar, mas fiquei com um pé atrás, porque eles tem vários livros recém lançados por um terço do preço do que é vendido nas livrarias normais. Tem alguma pegadinha aí? Alguém comprou recentemente com eles e chegou tranquilo o livro? Abraços!