Autor Tópico: Uma visão geral sobre a discussão de equipamentos  (Lida 7598 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:36:03
É verdade, esse tipo de tópico é meio sem sentido, apesar que alguns deles servem pra dar risada.....

Nisso eu acho que o MF está até melhor que a média do mercado....inclusive os internacionais.

Como aquele cidadão dizendo que a Nikon não merce o troféu por ter lançado a D90 com vídeo, pois a 5D será lançado nas próximas horas e terá vídeo com qualidade superior...hehehe.

Abraço

 


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:54:17
Esse é um assunto bastante discutido e fica até difícil falar alguma coisa depois do que o Ivan disse. Também vejo cada câmera como um repositório de possibilidades, e é preciso entender que essas possibilidades não são, por si só, mais amplas ou mais estreitas, maiores ou menores. Elas só podem ser avaliadas e validadas em função de uma relação com a linguagem que se deseja produzir, e apenas quem fotografa pode decidir o que deseja.

Os fabricantes de câmeras sempre proclamam mais possibilidades. Agora se fala em live view, shake reduction, mais megapixels, amanhã serão outras coisas. Mas é preciso pensar em até que ponto isso de fato tem um impacto naquilo que se faz. Acho que esse tipo de questionamento é muito saudável, pois, como já disse antes, foca-se muito em aspectos do equipamento que têm pouca importância frente a outros fatores bem mais importantes e que pouco se relacionam com a câmera.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:26:48
Bom tópico, concordo também com a maioria.
Apesar de possuir 3 Canon... eu não sou daqueles fanáticos que defendem a marca.
Camera "boa" é aquela que lhe deixa feliz :-D... ao acaso ( e detalhes como custo x beneficio hehehe ) fizeram eu optar por Canon... mas poderia ser Nikon ou Fuji ou SONY CyberShot... ( bem... nem tanto... rs... )

Brincadeiras a parte, acho que toda camera é boa, algumas são melhores para certos ambientes que outras, etc... mas no fundo a camera boa é a que satisfaz a pessoa.

Estas brigas de marcas não acontecem apenas em fotografia não... em som automotivo eu acho pior ainda..., vou explicar o porque:

A algum tempo venho querendo comprar um som novo para o meu carro... bluetooth, mp3, USB, SD enfim... estava atráz de um modelo que tivesse tudo... acabei não achando de marcas "confiáveis"... e decidi recentimente pegar um modelo comum mesmo... apenas com MP3/USB.
Decidi prequisar em alguns foruns relacionados, mas... desisti... o pessoal é Pionner na cabeca, fanáticos.... e apenas os modelos > R$ 1.200,00 é que "são bons"...
Pergunto o porque... ninguem sabe me responder de fato... só falam que é e ponto final.
Li muita besteira... até que Blaupunkt é "lixo"... acabei desistindo e escolhendo por conta mesmo o modelo...

Em IT também vejo muita lendas... Asus, GeForce, Corsair, SevenTeam, Enermax, Intel ( detalhe.. todos os modelos top de linha )... o resto é "lixo"... viagem na maionese total... todo equipamento é bom, o que difere é como e para que você vai utiliza-lo.
Tem gente que usa Intel Core 2 Quad para usar internet e o Office... coisa que um AMD Sempron faz de boa.
Estes dias eu estava discutindo com um colega de trabalho... onde o mesmo alegava que o MacBook é um "lixo e fraco d+" por que ele não tinha placa aceleradora 3D de griffe... :aua:

Eu tinha um celular Nokia 1100 (o da lanterninha)... meu colega alegava que era um "lixo" e que o modelo da LG de R$ 1.200 dele era muito melhor...
A bateria do Nokia durava mais de 1 semana... o LG ? ... 1 dia... qual era melhor?...

etc...etc...etc...

Sempre vão existir pessoas defendendo marcas...

Mas o que ainda me dá nos nervos é eu citar um equipamento que eu tenho e logo em seguida ser obrigado a escutar a frase "Quantos MegaPixels ele tem?"

 :aua: :aua: :aua: :aua: >:D >:D >:D >:D >:D
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 23:33:07 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:03:24

Mas o que ainda me dá nos nervos é eu citar um equipamento que eu tenho e logo em seguida ser obrigado a escutar a frase "Quantos MegaPixels ele tem?"

 :aua: :aua: :aua: :aua: >:D >:D >:D >:D >:D

Isso sempre acontece! rsrsrs
Mas são perguntas feitas por pessoas que não entendem do assunto! Esse tipo de pergunta não pode ocorrer é de quem entende um pouco do assunto, ou melhor, diz que entende.

Ainda bem que a maioria dos colegas concorda comigo e acho agora mais do nunca importante a discussão deste ponto, para que nosso forum não caminhe para o caos que a gente vê em outros foruns. Vamos repudiar este tipo de atitude para que não caiamos na mesmice, na chatice, como vários por aí no quesito "equipamentos".

Até,


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:05:29
A grosso modo, eu costumo dividir as discussões sobre equipamentos entre aqueles que o tomam como MEIO (FERRAMENTA) e aqueles que o tomam como FIM (FETICHE).

Ainda que eu seja café-com-leite, eu costumo ser bem pragmática no quesito equipamento.
Para comprar minha câmera e respectivos acessórios, eu avaliei meus interesses a longo prazo, dentro das minhas condições financeiras.
No momento, eu só penso em extrair o melhor dela, pois não pretendo trocar de câmera tão cedo e também não acho que uma troca ia resolver as minhas deficiências pessoais.

Só um adendo Beto: essas discussões não exclusivas dos fóruns de fotografia. Meu marido reclamava da mesma situação, não reclama mais porque deixou de participar, só que num fórum de saxofone no qual tinha gente que não tocava nada e defendia que saxofone bom era só o da Yamaha (absurdo de caro), enquanto outros que tocavam muito faziam miséria com um instrumento importado da China (bem mais acessível e hoje com bem atrativos que há tempos atrás). Agora, veja, isso é só um exemplo, porque também tem gente que toca muito com um Yamaha e tem gente que não toca nada com um chinês. Conclusão: a habilidade não está exclusivamente no equipamento, mas sobretudo no indivíduo.

Concordo com o Rodrigo que é difícil falar desse assunto depois do Ivan, assim como de outros também. :D
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 00:06:51 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:05:39
Só para ilustrar:
Uma nova forista do MF, que já chegou com muitas dúvidas quanto a aquisição de um equipamento. E, com absoluta certeza muitas dessas dúvidas nasceram por conta dos comentários que no fundo eram baseados na famigerada "guerra de marcas".

Oi, eu sou novata aqui, e não sou profissional, mas amoooo fotografias e quero comprar uma maquina mais "decente".
Estou pesquisando ha séculos qual comprar,todas pela descrição parecem ser boas...Mas quando começo a pesquisar opiniões de usuários delas, alguns são negativos.
A princípio eu iria comprar a H9 da Sony, mas vi que aqui neste site muitos falavam que ela não era tão boa assim,que tinha algumas complicações, e vi alguns clientes dizerem que ela era de fácil uso,que até mesmo um leigo, como eu, conseguiria excelentes resultados com ela e também vi opiniões que diziam que ela é muito complicada..enfim..Tô ficando louca.
Não quero comprar uma máquina que eu não va saber usar...
E a Canon é uma marca respeitada...E ja muitos lugares dizerem que ela é melhor que as da Sony.
Gostaria de saber se alguem aqui sabe me dizer qual das duas é melhor para uma leiga no assunto.
Eu só tenho 16 anos, mas amoo fotografar, e quero uma maquina com um bom zoom óptico, e que eu possa tirar fotos de boa qualidade com ela em palestras.
Por favor me ajudem!!!!
Obrigado.
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:18:31
Só para ilustrar:
Uma nova forista do MF, que já chegou com muitas dúvidas quanto a aquisição de um equipamento. E, com absoluta certeza muitas dessas dúvidas nasceram por conta dos comentários que no fundo eram baseados na famigerada "guerra de marcas".

Oi, eu sou novata aqui, e não sou profissional, mas amoooo fotografias e quero comprar uma maquina mais "decente".
Estou pesquisando ha séculos qual comprar,todas pela descrição parecem ser boas...Mas quando começo a pesquisar opiniões de usuários delas, alguns são negativos.
A princípio eu iria comprar a H9 da Sony, mas vi que aqui neste site muitos falavam que ela não era tão boa assim,que tinha algumas complicações, e vi alguns clientes dizerem que ela era de fácil uso,que até mesmo um leigo, como eu, conseguiria excelentes resultados com ela e também vi opiniões que diziam que ela é muito complicada..enfim..Tô ficando louca.
Não quero comprar uma máquina que eu não va saber usar...
E a Canon é uma marca respeitada...E ja muitos lugares dizerem que ela é melhor que as da Sony.
Gostaria de saber se alguem aqui sabe me dizer qual das duas é melhor para uma leiga no assunto.
Eu só tenho 16 anos, mas amoo fotografar, e quero uma maquina com um bom zoom óptico, e que eu possa tirar fotos de boa qualidade com ela em palestras.
Por favor me ajudem!!!!
Obrigado.

É complicado... para muitas destas perguntas não existe respostas ou as perguntas não contém todos os dados para que seja composta uma resposta satisfazendo a necessidade do usuário.

Infelizmente elas podem gerar lendas urbanas com a guerra das marcas...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


poolpaule

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #22 Online: 29 de Agosto de 2008, 07:29:41
ola malta sou novo aqui no forum
tenho uma pentax K100 super foi que eu podia compra estava com um bom preco
 no meu dia a dia uso a tameron 24/75 2.8f para meu uso privato
 ate eu saber se o mundo da fotografia vai ser meu hobby nº1
esta maq.serve para agora depois vais ver
espero frutar aqui no forum mais alquem com o mesmo equipamento para poder trocar experencias
obrigado


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #23 Online: 29 de Agosto de 2008, 08:21:35
É complicado... para muitas destas perguntas não existe respostas ou as perguntas não contém todos os dados para que seja composta uma resposta satisfazendo a necessidade do usuário.

Infelizmente elas podem gerar lendas urbanas com a guerra das marcas...

Concordo com você Jesiel. No entanto, o fato de eu não ter informações suficientes para ajudar uma pessoa que está em dúvida não significa que devo desmerecer esse ou aquele equipamento. E foi isso que ficou muito evidente para mim no desabafo dessa forista que citei.

Sempre digo às pessoas que me perguntam sobre equipamento que o melhor sempre é pesquisar opiniões e principalmente conhecer "na mão" aquilo que se deseja comprar.

Utilizo o sistema de Canon há muito tempo por questão de gosto pessoal e por ele até hoje ter me atendido perfeitamente nas minhas necessidades. Agora, já peguei a D3 na mão e achei uma cam muito boa a qual tranquilamente usaria sem nenhum problema caso ela atendesse minhas necessidades e seu valor estivesse dentro do meu orçamento.

Outra coisa interessante de se observar nessas discussões é quando o assunto é lente. Muitos opinam em cima dos reviews que estão espalhados por ai. Não, que o teste feito por este ou por aquele site não esteja correto mas o "terror" que muitos empregam em suas palavras para às vezes ressaltar uma leve CA acaba assustando e muito uma pessoa menos experiente que deixa de adquirir talvez um equipamento que fosse atendê-la perfeitamente e com um ótimo custo-benefício. Sempre opino sobre as lentes que já pude utilizar ou apenas testar "na mão" e ai sim, expresso minhas opiniões e deixo claro que vai de cada um saber se os contras valem à pena!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #24 Online: 29 de Agosto de 2008, 08:49:59
É complicado... para muitas destas perguntas não existe respostas ou as perguntas não contém todos os dados para que seja composta uma resposta satisfazendo a necessidade do usuário.

Infelizmente elas podem gerar lendas urbanas com a guerra das marcas...

Concordo com você Jesiel. No entanto, o fato de eu não ter informações suficientes para ajudar uma pessoa que está em dúvida não significa que devo desmerecer esse ou aquele equipamento. E foi isso que ficou muito evidente para mim no desabafo dessa forista que citei.

Sempre digo às pessoas que me perguntam sobre equipamento que o melhor sempre é pesquisar opiniões e principalmente conhecer "na mão" aquilo que se deseja comprar.

Utilizo o sistema de Canon há muito tempo por questão de gosto pessoal e por ele até hoje ter me atendido perfeitamente nas minhas necessidades. Agora, já peguei a D3 na mão e achei uma cam muito boa a qual tranquilamente usaria sem nenhum problema caso ela atendesse minhas necessidades e seu valor estivesse dentro do meu orçamento.

Outra coisa interessante de se observar nessas discussões é quando o assunto é lente. Muitos opinam em cima dos reviews que estão espalhados por ai. Não, que o teste feito por este ou por aquele site não esteja correto mas o "terror" que muitos empregam em suas palavras para às vezes ressaltar uma leve CA acaba assustando e muito uma pessoa menos experiente que deixa de adquirir talvez um equipamento que fosse atendê-la perfeitamente e com um ótimo custo-benefício. Sempre opino sobre as lentes que já pude utilizar ou apenas testar "na mão" e ai sim, expresso minhas opiniões e deixo claro que vai de cada um saber se os contras valem à pena!

Abs

Concordo... o que pode-se fazer é uma análise superficial do tipo de equipamento que a pessoa deseja comprar, se é o mais indicado para o assunto que deseja-se fotografar.

Por exemplo... ultrazoom para eventos fechado, fotos noturnas...etc... eu não acho o tipo de equipamento ideal... eu consigo opinar no tipo da câmera...ultra zoom, compacta, dslr, etc...

Outro exemplo era uma colega minha, queria comprar uma compacta para bater fotos dos dentes de seus pacientes... em macro... eu indicaria uma DSLR + RingFlash + por exemplo uma lente Canon/Sigma 100mm/105mm Macro...

A marca em si do equipamento é um segundo passo, que já é uma escolha mais pessoal.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 08:52:41 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Resposta #25 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:47:26
Citar
Para comprar minha câmera e respectivos acessórios, eu avaliei meus interesses a longo prazo, dentro das minhas condições financeiras.

  Kika, esse também é meu método ao escolher um equipamento.  Até o ano passado eu utilizava uma "velhinha" Olympus E-1 ( 5 megas ) adquirida em dez/2003 enquanto que a corrida dos megas estava em 12 ou mais, mas ela me atendia em 98% de meu objetivo.  Porém quebrou o obturador e hoje tenho uma Canon 5D que me atende em 99% do que quero e espero estar com ela por muitos "anos", sim isso mesmo, anos !!! até que quebre e então veremos o que o mercado do dia estará oferecendo.

  Boas fotos a todos !!!!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 09:50:11 por Ricardo Foto »


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:04:34
Há um texto do Luiz Claudio Marigo, em que ele afirma que se grandes pintores se reunissem para um debate, não ficariam discutindo sobre pincéis, tintas etc, mas sobre a arte em si.
Quantos fotógrafos utilizaram (e utilizam) as mesmas máquinas por anos e anos a fio(alguns por décadas), e usando as pesadíssimas de grande formato, sem foco automático, de fole e fabricadas em madeira, conseguem produzir verdadeiras obras de arte (por exemplo, Cristiano Mascaro, Ansel Adams ou Marc Ferrez)?.
Acho que muitas vezes alguns tópicos são abertos apenas para satisfazer o ego.
Valeu por colocar este tema em debate, Beto!!!


jorjão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:17:54
É verdade pouco importa o modelo (x ou y)ou as pricipais vantagens do equipamento,acredito que ser entusiasta em defender um produto que agrega um alto valor   finaceiro, é jogar um balde de água fria nos usuários  novatos], que tem este espaço como um local democrático onde o  principal foco, é descobrir os encantos e mistérios da fotografia, com aqueles que demandam maior conhecimento sobre o assunto.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:53:21
Há uma crença errada, em minha opinião, nesse tipo de discussão. A crença de que toda informação é útil. na verdade não é assim, é a informação relevante que é útil.. Mas quem sabe pouco não consegue distinguir informação relevante de informação irrelevante, e pode cometer grandes enganos por fazer escolhas baseadas em informações irrelevantes. Por isso, não somos úteis ao dizermos tudo -afinal, basta baixar o manual e ler, todas as câmeras têm manuais baixáveis - mas em dizer o que é importante em relação à demanda da pessoa.

Há certa responsabilidade nisso. Porque não podemos nem superdimensionar a necessidade da pessoa, nem subdimensionar.

Devemos, quando falamos a respeito, ser sóbrios para não aumentar a aflição dos que querem acertar pouco sabendo.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #29 Online: 29 de Agosto de 2008, 20:51:28
Só para ilustrar:
Uma nova forista do MF, que já chegou com muitas dúvidas quanto a aquisição de um equipamento. E, com absoluta certeza muitas dessas dúvidas nasceram por conta dos comentários que no fundo eram baseados na famigerada "guerra de marcas".

Oi, eu sou novata aqui, e não sou profissional, mas amoooo fotografias e quero comprar uma maquina mais "decente".
Estou pesquisando ha séculos qual comprar,todas pela descrição parecem ser boas...Mas quando começo a pesquisar opiniões de usuários delas, alguns são negativos.
A princípio eu iria comprar a H9 da Sony, mas vi que aqui neste site muitos falavam que ela não era tão boa assim,que tinha algumas complicações, e vi alguns clientes dizerem que ela era de fácil uso,que até mesmo um leigo, como eu, conseguiria excelentes resultados com ela e também vi opiniões que diziam que ela é muito complicada..enfim..Tô ficando louca.
Não quero comprar uma máquina que eu não va saber usar...
E a Canon é uma marca respeitada...E ja muitos lugares dizerem que ela é melhor que as da Sony.
Gostaria de saber se alguem aqui sabe me dizer qual das duas é melhor para uma leiga no assunto.
Eu só tenho 16 anos, mas amoo fotografar, e quero uma maquina com um bom zoom óptico, e que eu possa tirar fotos de boa qualidade com ela em palestras.
Por favor me ajudem!!!!
Obrigado.

Viu? É disso que estou falando!

É como o Ivan também coloca: os novatos não conseguem filtrar tanta falação da informação útil. Os tópicos ficam chatíssimmos, com textos vagos, intermináveis, que até cansam as vistas de tão grandes e não trazem nada de útil, em alguns casos.

Minha proposta aqui não é ficar apontando dedo na cara de ninguém, deixo bem claro, e sim discutir este assunto de forma que nós mesmos nos policiemos, porque as vezes a gente empolga e começa a escrever, ou mesmo nos sentimos na obrigação de replicar algum comentário, etc... Escrever é uma tarefa difícil. Conseguir passar em palavras escritas o que se pensa é muito complicado. Acho que isso também atrapalha, mas daí já é outro problema, pra mim irresolúvel.