Autor Tópico: Uma visão geral sobre a discussão de equipamentos  (Lida 7521 vezes)

Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #30 Online: 30 de Agosto de 2008, 11:07:14
Beto, primeiro parabéns por trazer o assunto à tona, estes dias atrás este assunto rendeu muito também no fórum aqui de Curitiba.

Tenho visto em vários fóruns que freqüento, que o assunto fotografia tem sido relegado a segundo plano.Normal?Sim...Desejável?Não.

Com a avalanche de novidades do mercado muita gente realmente trava discussões ferrenhas sobre equipos e daí pra frente é chover no molhado, todos já sabem onde isso vai levar.

Freqüento muitíssimo o MF porque existem aqui discussões sérias e profundas sobre a fotografia em si e se possível dizer a "alma" dela própria. Como o Heber já bem citou, o nível de "sanidade" aqui no fórum sobre este aspecto está em níveis aceitáveis.

Sobre a crucial pergunta:"qual máquina devo comprar" ela é perene e sempre existirá, não me incomodo muito em TENTAR ajudar mas é bastante complicado indicar uma câmera para quem está iniciando e que nós não temos a mínima noção do quanto ela sabe ou gostará de saber de fotografia.Isso já me aconteceu, um amigo comprou uma máquina por eu ter dito que era uma boa máquina,logicamente me ligou depois de um mês dizendo que máquina era uma "bela porcaria" pois o flash não funcionava direito.Fui até ele e mostrei em 1 minuto que o flash tinha intensidade e que era só diminuí-la, resultado?Fotos perfeitas, lindas segundo ele.O que veio depois:"Como eu ia saber disto?" respondi :"Leia o manual da tua "bela porcaria" e você vai saber".

No meu caso específico, tenho pesquisado muito sobre as DSLR´s. Como só fiquei com a G5 após vender a D50, a pequenina não me atende em range longo. Para minha fotografia (natureza) isso, se não essencial, é bastante desejável. No mais é uma câmera que atende perfeitamente e até sobra para quem está iniciando, antão as discussões sobre equipos são bem vindas para mim, mas sempre considero que estas discussões não são um FIM, mas um MEIO para o resultado final que é adquirir uma máquina compatível com as minhas reais necessidades.

Abraço.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 11:12:01 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #31 Online: 30 de Agosto de 2008, 11:44:09
como minha mae diz:" carro bom e aquele que a gente pode comprar..."

quem nao quer ter um carro ZERO? mas um carro 2004,2005,etc. atende a grande maioria da nossas necessidades, mas ter um carro zero e algo que muita gente quer, e como ter uma roupa nova, casa nova, CAMERA NOVA, tudo novo. Se quem tem experiencia em comprar equipamento ja tem duvida , imagine um novato? ai cada um tem sua opiniao pessoal que nao e unanimidade e vem as discussoes que deixam o NOVATO mais na duvida ainda..rs..rs

e todos querem ajudar, mas na ansiedade a ajuda deixa mais duvidas,kkkkkk

Numa terra onde a maioria das pessoas pensam que MEGA PIXELS e a informacao MAIS relevante fica dificil fazer o novato entender o que e relevante..rs

agora o que tem de "gente" que nao le manual e coisa de louco!kkkkkkkk

abraco! ;)



Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 30 de Agosto de 2008, 12:28:03
Quando eu fui comprar minha câmera, no ano passado, eu não conhecia o fórum e consultei uma comunidade de fotografia digital no Orkut. Ainda bem porque se tivesse feito alguma pergunta aqui ou em outro fórum, eu com certeza não participaria de nenhum deles e por vários motivos.

Na minha busca nessa comunidade do Orkut, eu comecei lendo mais de 700 intervenções no tópico “Que câmera comprar?”. Ao término da leitura, eu estava quase prestando assessoria sobre inúmeros modelos, marcas e categorias, mas ainda não tinha decidido a compra. De todo modo, essa leitura ajudou-me a diferenciar, em linhas gerais, uma câmera compacta (já tinha uma Sony P93) duma câmera reflex, a verificar a importância de certas funções que a minha câmera não oferecia e a selecionar três câmeras de entrada no seguimento reflex (já tinha uma analógica Mirage K-2000, ainda tenho).

Daí em diante, eu fui direito nas comunidades das câmeras e perguntei sobre os modelos em específico, procurei textos comparativos, consultei os sites de reviews e fui nas lojas manusear o equipamento.

Levei um século para definir minha escolha, quase enlouqueci meu marido a cada dúvida que levava para discutir com ele que, diga-se, não entende nada de fotografia e quase desistiu de me dar uma câmera de presente de aniversário. Mas, ao término da pesquisa, fiquei bem satisfeita porque fiz um ótimo negócio em termos de custo-benefício.

Depois disso, não fiquei mais preocupada em pensar se tinha feito a escolha certa, afinal gastei tanta energia naquela pesquisa que uma vez feito, feito está.

A partir de então, concentrei-me em (re)ler o manual, em explorar as funções, enfim, em tirar o melhor proveito daquilo que eu tinha em mãos e não a projetar expectativas naquilo que podia ter.

Só para concluir, a escolha da câmera, se é uma busca enfadonha, é e sempre será uma opção individual. As pessoas só podem oferecer alternativas dentro dos interesses e possibilidades de quem busca ajuda, mas nunca fazer a escolha pelo outro nem tampouco direcionar essa escolha.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 30 de Agosto de 2008, 14:54:56
Kika,

Uma forma prática de ajudar os novatos que estão procurando uma câmera, seria criar um tópico fixo em equipamentos com um título assim "Querendo escolher uma câmera, abra um novo tópico por aqui"... Após esse novato abrir um novo tópico por esse caminho, necessariamente ele precisará preencher uma tabela matriz de decisão....mas bem simplificada, onde após o preenchimento da planilha o tópico será disparado e iniciado.

Assim todos que entrarem no tópico vai saber perfeitamente as necessidades e prioridades deste novato.

Eu procurei colocar esta cultura nas minhas duas últimas escolhas e o pessoal entendeu legal e rendeu boas discussões, mesmo para um tópico de escolha de câmera.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=13721.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21741.0

A tabela matriz necessariamente precisaria ser iniciada com o valor R$ máximo a ser gasto, e depois quem sabe com tamanho máximo, marca, filmagem, RAW, etc.

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 30 de Agosto de 2008, 15:24:45
Execelente sugestão, Leandro, muito pertinente no sentido de precisar a ajuda, tornar autoconsciente aquela que pergunta de suas necessidades.
Parabéns.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #35 Online: 30 de Agosto de 2008, 15:49:40
Boa idéia!  :clap:
Um pouco de ordem neste caos...  :ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 30 de Agosto de 2008, 17:58:07
Ivan,

Vc falou um negócio bem interessante o "autoconsciente"....pode até ser que no final do preenchimento da matriz e quando aparecer um resumo da matriz pro novato, ele próprio não queira mais abrir o tópico pois já acendeu uma luz....

Também acho interessante o preenchimento para outros equipamentos como lentes por exemplo.

Valeu
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 17:58:30 por Leandro Federsoni »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #37 Online: 30 de Agosto de 2008, 18:16:19
Apoiado Leandro, a idéia é ótima porque define de antemão interesses/necessidades. Como podemos viabilizá-la no fórum?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 30 de Agosto de 2008, 19:35:19
Essa eterna discussão sobre marcas eu acho que está longe de acabar. Mas, fico curioso em saber qual seria o resultado dessa comparação se fosse feita, por analogia, da seguinte maneira: qual a melhor marca de cerveja?

Coloque cinco copos de cerveja, cada um com uma marca diferente. Sem que o degustador tenha visto quem é quem nos copos, peça para ele dar sua opinião. Repita com outros tantos candidatos. Qual seria o resultado?

Sei que na prática fazer isso com câmeras fotográficas seria utopia. Porém, tenho muita convicção que, de algum modo, as discussões apaixonadas tomariam outro rumo.
-22.352971,-48.775582


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 30 de Agosto de 2008, 19:49:50
O problema, Leandro, é que a maioria vai colocar que quer fotografar em TODAS as situações com o valor até  R$600 rs
Mas sem dúvida é uma boa alternativa.. porque aí a pessoa já pára e reflete sobre o que ela realmente precisa... Acho inclusive que devemos enfatizar a palavra precisar e "repudiar" a palavra querer para enfatizar as reais necessidades

Citar
(...) Agora, já peguei a D3 na mão e achei uma cam muito boa a qual tranquilamente usaria sem nenhum problema caso ela atendesse minhas necessidades e seu valor estivesse dentro do meu orçamento.

Não sei porque, mas eu também a usaria sem nenhum problema  :assobi:
ahuHUAhuaUHAhuaHUAhu

Claro que entre usar e comprar é uma distância enorme. Pela qualidade de imagem eu compraria sem dúvidas (ainda mais que não gosto muito de flash e gosto de ambientes com pouca luz), mas se fosse colocar na balança o custo x benefício, não a compraria porque além de não utilizar nem 1/3 dos recursos, eu já estou satisfeito com o que a minha atual câmera oferece


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Agosto de 2008, 19:51:55
Sei que na prática fazer isso com câmeras fotográficas seria utopia. Porém, tenho muita convicção que, de algum modo, as discussões apaixonadas tomariam outro rumo.

Dá para fazer isso com as imagens tiradas com cada uma... Mas as diferenças hoje em dia são TÃO sutis, que no papel ou até mesmo vizualizando normalmente no computador não tem a menor diferença...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #41 Online: 30 de Agosto de 2008, 20:24:36
Não acho a tabela aplicável aos usuários em larga escala que estão atraz de uma câmera para comprar.
80% não saberiam avaliar o que querem.

Não vejo como "travar" as criações de posts, forçando a pessoa a utilizar tal planilha.
Temos já um bom post do Georges sobre o tema, é uma boa referência porém ninguém o lê ( http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2980.0 )

A planilha é interessante quando o usuário, já possui certa bagagem e interesse pelo assunto.

Esta coisa de criar post genéricos esperando uma solução mirabolante é um problema cultural, nosso perfil não é meter a cara nos estudos... entender tudo e somente depois tirar as dúvidas que ficaram... 80% do publico brasileiro no geral pergunta antes de pensar...isso é comum aqui.

Sou analista programador JAVA e nos fóruns que eu freqüento sobre o assunto, todo mundo quer achar uma solução pronta ao invéz de estudar como que se faz, ae sim, procurar algum componente já criado, que possa utiliza-lo e customiza-lo.

Podemos pensar na criação de algum material de apoio, atualizado, que ajude na escolha de qual câmera comprar.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #42 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:17:13
Boa idéia Leandro.

Agora é discutir o como isso poderia ser implementado e formatado.

Também concordo com o Jesiel sobre um material de apoio atualizado nesta área.

O que deve ficar bem claro no fórum é que perguntas deste tipo devem ser OBRIGATORIAMENTE postadas ali, em qualquer outro local poderão ser apagadas ou movidas.

Quanto a matriz de decisão acho meio complicado, porque quem vem perguntar não base para respoder uma matriz mais aprofundada, ou pelo menos não tem noção de no mínimo dos fundamentos básicos.

Mas é uma idéia.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #43 Online: 31 de Agosto de 2008, 20:31:21
Uma forma prática de ajudar os novatos que estão procurando uma câmera, seria criar um tópico fixo em equipamentos com um título assim "Querendo escolher uma câmera, abra um novo tópico por aqui"... Após esse novato abrir um novo tópico por esse caminho, necessariamente ele precisará preencher uma tabela matriz de decisão....mas bem simplificada, onde após o preenchimento da planilha o tópico será disparado e iniciado.
Assim todos que entrarem no tópico vai saber perfeitamente as necessidades e prioridades deste novato.

Então, mas para essa tabela matriz dar certo e não confundir o novato podia, em cada item, ter um verbete explicativo citado de qualquer dicionário fotográfico.
Por exemplo: no item ISO um verbete explicativo do que é o ISO e qual a finalidade de um ISO 100 e de um 3200.
Acredito que preencher pré-requisitos estimula a pessoa a pensar se precisa mesma de uma câmera com tantos recursos e até aprende umas noções básicas.
Os recursos da tabela poderiam ser limitados à questão do preço. Não sei se isso é viável e não é muito complicado.

Eu procurei colocar esta cultura nas minhas duas últimas escolhas e o pessoal entendeu legal e rendeu boas discussões, mesmo para um tópico de escolha de câmera.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=13721.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21741.0
A tabela matriz necessariamente precisaria ser iniciada com o valor R$ máximo a ser gasto, e depois quem sabe com tamanho máximo, marca, filmagem, RAW, etc.

Depois fiquei pensando e achei que fui injusta quando disse que não se tivesse feito a pergunta em qualquer fórum eu não participaria de nenhum. Esta afirmativa não está plenamente correta, afinal, quando eu já conhecia alguma coisa de fotografia, de cursos para iniciantes que fiz, por exemplo o da National Geografic, e quis trocar minhas lentes do kit foi aqui que eu reuni o maior número de informações e recebi a atenção de muitas pessoas. Então não devo ser injusta e generalizar tanto. Desculpem-me.  :ok:
Mas, de fato, fiz como fez Leandro, evidenciei quais eram minhas intenções e as pessoas consideraram-as nas suas respostas.

O Jesiel citou um dado interesse que é o das pessoas não saberem exatamente o que querem e não terem a mínima noção do que é fotografia. Há uma noção generalizada de que fotografia é pegar a câmera, enquadrar o motivo e clicar o botão. Tenho visto isso de perto em cursos que freqüentei/freqüento nos quais, inclusive, exige-se conhecimento básico em fotografia. Eu procuro ajudar essas pessoas no que posso, mas não posso deixar de perceber que há uma projeção de frustrações pessoais, um desejo de realização financeira e um entusiasmo em cima de uma atividade que se conhece bem pouco ou quase nada. Não sei se isso sempre existiu e está mais visível agora com a digital. Bem, é uma observação geral baseada nos casos que tenho presenciado e no contato interpessoal com pessoas de diferentes ocupações e faixa etárias. Mas, é claro, há também outros casos, citei esses porque tinham a ver com o que o Jesiel falou.

« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 20:34:20 por Kika Salem »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:07:01
Então, mas para essa tabela matriz dar certo e não confundir o novato podia, em cada item, ter um verbete explicativo citado de qualquer dicionário fotográfico.
Por exemplo: no item ISO um verbete explicativo do que é o ISO e qual a finalidade de um ISO 100 e de um 3200.
Acredito que preencher pré-requisitos estimula a pessoa a pensar se precisa mesma de uma câmera com tantos recursos e até aprende umas noções básicas.
Os recursos da tabela poderiam ser limitados à questão do preço. Não sei se isso é viável e não é muito complicado.

Putz, excelente Kika... :ok: :ok:

Na verdade, o esquema pode ser bastante desenvolvido, inclusive usando alguns "templates" do sites grandes como o dpreview.
http://www.dpreview.com/reviews/compare.asp
Apesar que também acho que o negócio pode começar bem simples, mas vivo para continuar se auto desenvolvendo.

O problema é que isso normalmente não é tão simples para ser desenvolvido, principalmente porque a maioria dos administradores estão com tempo muito apertado......além de ser fundamental primeiramente a análise da viabilidade por eles (O Pictus dizendo já é meio caminho...hehehe).

Valeu