Autor Tópico: Uma visão geral sobre a discussão de equipamentos  (Lida 7517 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #45 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:13:11
Também acho a idéia do Leandro muito boa, no entanto precisamos ponderar sobre as colocações do Jesiel que são importantes.
Realmente é cultural a questão do "querer tudo mastigado". Eu, particurlarmente, sempre procuro esgotar todas as possibilidades antes de levantar qualquer questão. Aqui mesmo no MF, acredito ter feito pouquíssimas perguntas desde que ingressei à quase 2 anos. E essa atitude deve-se ao fato de querer encontrar as respostas que já existem, utilizando as ferramentas que já existem e aproveitando as experiências das pessoas que já obtiveram as respostas antes de mim.
Não condeno ninguém que ingressa no MF quando faz um pergunta sobre um tema já amplamente discutido. Tento explicitar meus conhecimentos e referências de bom grado, porém, ressalto a importância da auto-suficiência utilizando-se da ferramenta de pesquisa do fórum pois isso estimula o gosto pelo estudo e pela pesquisa que é primordial para quem pretende de verdade aprender.
A idéia do Leandro renderá um belo projeto, porém será necessário um grande esforço coletivo de um grupo de trabalho e um bom tempo de desenvolvimento para que esta ferramenta seja realmente precisa e englobe todas as possibilidades dos usuários.
Acho muito bacana a idéia da Srta Kika em relação aos verbetes. Isso, de uma certa forma já daria ao usuário dessa ferramenta além do esclarecimento inicial para o propósito que é a escolha do equipamento, uma base resumida de conhecimento e talvez maior estímulo para os estudos posteriores criando assim um forista muito mais participativo e colaborativo também.
 
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #46 Online: 01 de Setembro de 2008, 12:46:50
maior estímulo para os estudos posteriores criando assim um forista muito mais participativo e colaborativo também.

Nossa Chello, tocou no ponto nevrálgico, sem brincadeira.
A pensar "as coisas são assim eu preciso me conformar" eu também prefiro "as coisas são assim o que eu posso fazer para mudar".
Nesse tópico, adentramos num assunto de extrema relevância nos fóruns, como é possível "criar" um forista participativo e colaborativo, independente de ser iniciante ou não?

De fato Leandro, mudanças precisam não só de tempo para serem estudadas como também de tempo para serem implantadas. De qualquer forma, acho estimulante pensá-las sempre e em conjunto para que as coisas não fiquem estagnadas.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #47 Online: 01 de Setembro de 2008, 13:05:07
maior estímulo para os estudos posteriores criando assim um forista muito mais participativo e colaborativo também.

Nossa Chello, tocou no ponto nevrálgico, sem brincadeira.
A pensar "as coisas são assim eu preciso me conformar" eu também prefiro "as coisas são assim o que eu posso fazer para mudar".
Nesse tópico, adentramos num assunto de extrema relevância nos fóruns, como é possível "criar" um forista participativo e colaborativo, independente de ser iniciante ou não?

De fato Leandro, mudanças precisam não só de tempo para serem estudadas como também de tempo para serem implantadas. De qualquer forma, acho estimulante pensá-las sempre e em conjunto para que as coisas não fiquem estagnadas.

Concordo.
As coisas são assim e muito provavelmente, sempre serão... no entanto podemos pensar em criar uma melhor maneira de instruir as pessoas neste assunto, criando material, planilhas, etc...
Não iremos resolver a situação, mas estaria-mos criando meio para dar suporte a elas.
Quando eu falei de questão cultural, realmente se você pensar bem, faz sentido... bom não falei em caráter de discriminação ... e sim uma maneira geral das pessoas pensarem.
Falam que informação é poder... eu creio que o mais correto seria o "conhecimento" é poder... pois não serve para nada possuir informação se você não sabe o que fazer com ela.
Mudar isso é muito difícil e provavelmente não poderemos faze-lo... porém podemos instruir a pessoa que está querendo sair destas estatísticas, se instruindo na fotografia :-D
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ