Autor Tópico: Dúvidas com ISO  (Lida 1738 vezes)

Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Online: 29 de Agosto de 2008, 11:24:58
Tenho percebido que as fotos com ISO alto incomodam mais pelo seu efeito granulado. Agora vem a dúvida, quando devo utilizar um ISO elevado (ISO 3200) e quando devo dar a preferência para os ISOS mais baixos (ISO 80/100)?? :ponder:
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:56:40
Você precisa usar o ISO elevado quando tem situações de iluminação crítica, e não pode baixar mais velocidades ou aumentar a abertura (já atingiu o limite em ambos os casos para cada tipo de situação). Por exemplo, fotografar em interiores sem o flash, shows ou espetáculos (onde você quer aproveitar a luz cênica ou do local). Quando precisa de velocidade (um esporte em condições de luz não muito boas por exemplo) ou precisa de profundidade de campo e também não tem luz.
Resumindo, o aumento no valor ISO aumenta sua capacidade de captar luz, mas há perda de qualidade. Quanto maior o ISO, mais sensibilidade à luz no sensor, mas menor a qualidade da imagem, que além de perda de definição, passa a apresentar ruído.

No uso de equipamento analógico, os filmes de ISO auto apresentam perda de definição e granulação também, mas neste caso, isto poderia ser revertido em um recurso estético até interessante em algumas situações. O que não é tão interessante no processo digital.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2008, 12:42:44
Imagine que você é o "The Flash" e está fotografando a final do campeonato brasileiro com uma tele 400 2.8 na lateral do campo.
Fim de tarde, iluminacão precária e as luzes do estádio ainda nao estão acesas.

Último lance do jogo aos 45min. do segundo tempo: Você quer congelar o jogador cabeceando a bola para o gol na pequena área.

Você escolhe uma velocidade alta (min. 1/400) para congelar o movimento. Se usar uma velocidade baixa (1/30), vai sair tudo borrado.
Você faz uma foto com f6.3, olha no LCD da câmera e percebe que a foto está muito escura.  :o
Caceta, o diretor do jornal vai te mandar embora, mideuz!! Faca alguma coisa!

Não se apavore, lembre-se que você é o "The Flash".  ;)

Você pensa: se eu preciso de mais luz, entao vou aumentar a abertura para 2.8, afinal eu tenho uma p*ta lente.
Aí você faz a foto e vê no LCD da câmera que o jogador saiu em foco porém tudo antes e depois saiu desfocado, nem o goleiro dá para ver direito.  :o
Você se lembra que quanto maior a abertura (menor número de f) menor é a profundidade de campo.
Você quase se desespera, mideuz, o diretor vai me mandar embora.  :o

Mas você é o "The Flash".  ;)

Então em um lapso de segundo, você se recorda daquele primeiro livro de fotografia que você comprou em 1991. Lá na pag. 89 do livro fala alguma coisa sobre o ISO.

Você é o "The Flash".  ;)

Fica pensando e finalmente se lembra que se aumentar o ISO, aumento a sensibilidade do sensor e posso usar velocidades mais altas e aberturas menores (maior número de f).

Bingo! Mantenho a abertura f6.3, velocidade 1/400 e mudo o ISO que estava em 800 para 3200!

Faz mais uma foto com essa configuracão, olha no LCD da câmera e a foto está perfeita!! Viva viva, o diretor não vai te mandar embora!  8-)

Resultado: Sua foto é machete no Estadão, você é promovido e o Corínthians foi campeão!!!  :ok: :ok:

Timão eh oh....Timão eh oh....  :clap: :clap: :clap: :clap:
Deutschland

Flickr


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:20:07
Faz mais uma foto com essa configuracão, olha no LCD da câmera e a foto está perfeita!! Viva viva, o diretor não vai te mandar embora!  8-)

Resultado: Sua foto é machete no Estadão, você é promovido e o Corínthians foi campeão!!!  :ok: :ok:

hehehe...
Bem, torcida à parte, é bom lembrar que a foto rolou, não perdeu o emprego, mas se a intenção fosse mostrar que o jogador "A" está com a cara cheia de espinhas (sabe-se lá por que), ou o jogador "B" comprou a camisa do (sic)Timão no camelô, não vai rolar. Pois mais ISO, menos definição, menos sharp, menos detalhe.

Por isso, quanto menor o ISO, mais qualidade e vice-versa. A idéia é sempre procurar o menor possível dentro do setup abertura X velocidade desejado!  :ok:

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2008, 15:27:27
Sem dúvida Xará, sempre que der, usar o menor ISO possível.

Só estava parafraseando o que eu já aprendi aqui no forum: A fotografia é uma arte de fazer sacrifícios.
Deutschland

Flickr


daniel ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2008, 23:17:08
Gostei das dicas desse tópico, valeu!
DANIEL FERREIRA

JUNDIAÍ - SP
VENDO SONY T700 na garantia nacional de 3 anos!!! Só R$750,00

ACEITO PROPOSTAS POR DSLR...


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2008, 03:37:19
Marcelo - Você é roteirista cara? Caraca, muito boa a historinha, só não ficou perfeita porque você não ilustrou com a maior torcida do mundo (SEMPRE FLAMENGO), Mas não é essa a nossa discussão... Meu irmão show de bola, marcou um golaço, tipo do Zico nos anos 80 (já to eu falando do FLAMENGO de novo, foi mal) rsrsrs Mas foi ótimo o exemplo, parabéns pela criatividade e pela didática...

Favero - Muito obrigado, ótimas dicas, espero que agora consiga compreender um pouco mais fácil, acho que deu pra ter uma idéa muito boa do assunto...

Valeu!! :ok:


« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 03:39:11 por Sermarini - RJ »
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2008, 14:29:30
 :hysterical: :hysterical:

Muito boa e didática a historinha do "The Flah" Marcelo!!

Acho que a única coisa que ficou por esclarecer aqui foi que dependendo do tamanho do sensor há diferenças de abordagem.

Câmeras de sensor pequeno (as compactas e superzooms em geral tem sensores bem pequenos) o sensor é mais ruidoso. Portanto deve-se evitar mais ainda o ISO alto pois o ruído aparece muito forte. Em geral a câmera filtra o ruído e leva junto a definição da imagem.

Por outro lado nas compactas há uma vantagem na profundidade de campo e dá pra fazer fotos totalmente em foco mesmo com aberturas maiores (número f menor).
Exemplo: Um f/4 numa compacta ainda tem muita profundidade de campo. Isso é algo para ser usado em benefício da fotografia sem ter que aumentar muito o ISO.

Então fica a dica de, em câmeras de sensor pequeno, sempre que possível tentar aumentar a abertura da cam antes de aumentar o iso.

Vale visitar a calculadora de profundidade de campo pra sanar dúvidas:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23976.0

Abraços.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 14:38:30 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2008, 08:44:14

Câmeras de sensor pequeno (as compactas e superzooms em geral tem sensores bem pequenos) o sensor é mais ruidoso. Portanto deve-se evitar mais ainda o ISO alto pois o ruído aparece muito forte. Em geral a câmera filtra o ruído e leva junto a definição da imagem.

Por outro lado nas compactas há uma vantagem na profundidade de campo e dá pra fazer fotos totalmente em foco mesmo com aberturas maiores (número f menor).
Exemplo: Um f/4 numa compacta ainda tem muita profundidade de campo. Isso é algo para ser usado em benefício da fotografia sem ter que aumentar muito o ISO.

Então fica a dica de, em câmeras de sensor pequeno, sempre que possível tentar aumentar a abertura da cam antes de aumentar o iso.

Abraços.

Opa! Valeu Rogério, dessa eu não sabia, isso com certeza vai me ajudar ainda mais, eu estou com uma superzoom (Sony H 50) então é esse mesmo o meu caso.
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:17:40
Iso é uma coisa que varia muito...eu se pudesse usaria somente iso 100 a vida toda, pra pder reter o máximo de detalhes possíveis...mas como isso é impossível, ainda mais em alguns de meus tipos de trabalho ( casamentos, eventos, etc...) a´s vezes tenho que abusar do iso alto, então minha relação com o iso está diretamente ligada á velocidade do disparo para captação de luz suficiente. Tipo, to com a luz ruim e não quero usar flash, meto o iso nas alturas para poder trabalhar com uma velocidade segura que não vá me fazer perde nitidez na tremida, já que eu pareço que tenho mal de parkinson. :assobi: :assobi:

por isso ando doido babando na D3 e na D700, pra poder abusar do Iso sem peso nehum na conciência. :ok: :ok: :ok: