Autor Tópico: Site de fotografia...  (Lida 1546 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 03 de Agosto de 2005, 00:15:59
Estou montando um site sobre fotografia, claro.
Em primeiro lugar queria pedir a ajuda na questao da proteção das fotos. elas serão exibidas primeiramente em miniatura e em seguida (se for aberta) em 640 pixels em seu lado maior.
Vejo que muitos colocam uma enorme marca d'água na foto. porem nao acho bom, certas fotos acabam perdendo. Mas como a questao é assegurar o trabalho acho que vale. Porém, para as minhas, penso em antes de ir pro ar tirar 5 pixels em algum dos lados da foto. Dessa forma penso que poderei me proteger de eventuais problemas.
O que vcs acham? Alguma idéia melhor?

Outra opnião é quanto ao site: o que vcs gostam de ver em sites de fotografias? Que tipo de informações e de que forma vcs gostam de ver as fotos?
Obrigado  :thmbup:  


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2005, 00:49:02
A ideia de tirar os 5 pixels de cada lado servirá somente para algum caso q em q vc possa comprovar a propriedade da imagem ..

mas em qualquer site, sempre tem jeito de salvá-las , pra isso não tem proteção!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2005, 00:55:28
Isso é meio complicado mesmo... acho que o melhor é colocá-las em baixa resolução. A margem de manipulação e utilização delas acaba ficando muito pequena para quem quiser roubá-las.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2005, 03:31:31
Se o cara pode ver o print screen pode salvar... ;)

Mas faça em flash que já inibe um pouco. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2005, 14:21:42
Citar
Se o cara pode ver o print screen pode salvar... ;)

Mas faça em flash que já inibe um pouco. :)
Como o Léo, aconselho voce utilizar o Flash.
Claro que com o Print Screen, ele poderá salvar, porém com uma definição inferior.

Mas ja que no flash o problema é que fica pesado o site, procure fazer a fotos em filmes externos, assim sendo carregados dentro do site.
 
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2005, 14:48:24
Uma coisa interessante seria usar uma licença de uso para as fotos.
Essa licença (pelas leis brasileiras) seria uma conceção de direitos, assim, o cara pode usar a foto em seu site/fotolog/forum/etc que seja algo sem retorno financeiro (isso inclui propaganda em forma de banner no site). O principal dessa licença ea obrigatoriedade de citar a fonte/autor, e não alterar a imagem (recomprimir/redizir de tamanho/etc).
Bom, isso e so uma ideia, sei que e polemico. Nem todo mundo gosta de ceder um pouco dos seus "direitos".
A Creative Commons e uma licença desse tipo.

Ou, em cada página onde as fotos aparecem, coloque um link para os topico da "Lei de propriedade Intelectual".

Não gosto de ver fotos em flash, e muito pesado, e as vezes não funciona.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Wagner de Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • http://fotolog.maisrapido.com/wagnerdequeiroz
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2005, 16:56:47
De uma olhadinha no meu fotolog, http://fotolog.maisrapido.com/wagnerdequeiroz

Quando é visualizado a foto, a cada visualizaçao, o servidor deles muda o nome do arquivo para num nome enorme. Isso evita que o internauta faça link para a foto. Isso é importante.

Um outro ponto seria a colocação de marca d'agua na foto. São informações que não aparecem na foto, mas ficam no arquivo. Se o cara copiou a foto, a marca d'agua fica no arquivo que ele carregou. Não sei como criar automáticamente marca d'agua para site. Tem o EXIF da foto que já contem algumas informações, Não testei se baixar da internet o EXIF vem junto.

Acho que as fotos deveriam ser reduzidas para 512xAlguma coisa (Alguma coisa por causa de foto retrato ou paisagem) Como voce e somente voce tem o arquivo original, esta resolucao, se o usuario aumentar, vai perder qualidade da foto. Este recurso já ajuda e muito.

Nas minhas fotos eu escrevo meu nome na foto e aplico com transparencia. Não fica muito forte na foto e fica dificil de tirar depois. (Pelo menos eu desisti de tirar depois do arquivo editado), se o cara for imprimir, sairá na impressão meu nome.  :heat:

A questão da licenca é bem interessante. Talvez o que eu tenha postado possa servir para alguem.  
Wagner de Queiroz[/b]
MSN:perobaqueiroz@hotmail.com
Olympus D590Zoom+ Tripé de mesa w060 e tripe WT3760
Cartao xD 16Mb Sniff


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2005, 00:32:37
Bom, pra colocar em flash fica mt ruim, pela quantidade de fotos e tambem porque o site vai ser em php, e por ser dinamico é meio inviavel usar flash...
Quanto baixar a qualidade: acho que há fotos em que o importante é a informação, outras, o que vale é seu impacto visual. No caso das primeiras, não é preciso mt qualidade, já a no segundo caso creio que a qualidade seja um fator importante.
Impedir que alguem copie a foto é praticamente impossivel, mas caso copie, quero ter como me defender. e o melhor metedo que encontrei até agora é retirando um pouco (cerca de 5 pixels acho que sao suficientes) da foto. assim com eventuais problemas, tenho garantia que a foto é minha...
Mas concordo que diminuir de 640 para 500 é uma boa...
Obrigado de novo...  :mf_w00t2: