Autor Tópico: História desse fórum  (Lida 3067 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 03 de Agosto de 2005, 01:09:03
Tenho curiosidade em saber alguma coisa sobre a formação desse fórum. Adoro o seu formato e sua proposta, e gostaria de ter mais informações.
Quando ele surgiu? Qual era a intenção inicial? Quais forma as referências - positivas e negativas - utilizadas na concepção do MF? O que os fundadores consideram que foi alcançado e o que ainda falta atingir?

Abraços!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2005, 02:54:32
Bom ele surgiu com objetivo de complementar a comunidade Fotografia Digital Brasil no Orkut.
Como o Orkut é muito ruim para postar conteúdo nós montamos o fórum para facilitar a postagem de conteúdo de qualidade de forma organizada e com ferramentas de busca mais eficiente.
Esperávamos ter um conteúdo de qualidade e uma adoção maciva da comunidade, o primeiro objetivo foi atingido, felizmente esse é um dos poucos fóruns onde o conteúdo é bem focado e os posts tem mais a ver com técnica do que com bate papo pessoal ou piadinhas como a maioria. O espaço tbm atendeu à demanda inicial, a ferramenta de busca funciona bem e os usuários a usam evitando um número muito grande de posts repetidos.

Com o tempo surgiram novas idéias e novas necessidades, tivemos que melhorar a estrutura de servidor (não tinhamos idéia de quanto a demanda exigiria), pensamos em idéias para melhorar a interação, foi quando surgiram os Workshops da comunidade, que são feitos sem fins lucrativos, visando o desenvolvimento dos membros (acredito que somos o único fórum com essa iniciativa).

Ainda não atingimos o objetivo de formatar adequadamente um concurso, é uma coisa que tem tirado um pouco de nosso sono, pois acreditamos que é uma boa ferramenta para melhorar a interação, porém nos moldes que ele andava funcionando estava complicado a manutenção e os objetivos de interaçào não estavam sendo atendidos da forma que esperávamos.

Algumas outras idéias ainda estão em desenvolvimento, ainda precisam ser amadurecidas, mas a proposta em si nasceu neste conceito de abrir espaço para quem tem dúvidas de qualidade e quem quer responder dúvidas com qualidade, nosso objetivo é a qualidade dos posts e não a quantidade. ;)

Um outro objetivo que veio depois foi o de ajudar na interação, pois quando se cria uma comunidade com esse tipo de laço e propostas semelhantes nasce a necessidade de interação mais próxima, dai a idéia de incentivar as saídas fotográficas tando nos Workshops como no próprio fórum, dando destaque aos posts das saídas sempre que solicitado... :)

Bom acho que o Matheus e o Georges podem adicionar mais alguma coisa que achem pertinente... Se achar que faltou algo tbm é só perguntar... :)

Agora uma pergunta... Pq vc perguntou isso? :)

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2005, 11:14:18
Vou só complementar oq o Leo ja disse, respondendo as outras perguntas

O Fórum foi criado em setembro de 2004, esse periodo foi a fase de projeto, etc, mas liberado para uso no dia 03/10/2004. No inicio, quando surgiu a ideia dum site fora à comunidade no Orkut, tinham muitas pessoas querendo ajudar, etc, mas depois o projeto desandou, foi arquivado, mesmo assim, o Georges, Eu, continuamos a discudir a ideia e por fim criamos um forum para servir como complemento a comunidade, servir como um banco de informações disponiveis sempre pro pessoal, etc. O endereço do forum antigamente era outro, q foi cedito por um dos colegas no Orkut, mas como o forum foi crescendo, se tornando algo mais serio, resolvemos então mudar seu endereço para oq é até hoje, o mundofotografico.com.br, este esta em funcionamento desde Dezembro de 2004.

Em questão as referencias de outros sites, forums, etc, acho q não ajudou muito, porque desde o inicio tinhamos a ideia de montar um forum democratico, onde todos participassem, etc, e é assim até hoje. Os concursos, as salas, muita coisa, foi a união de usuarios daki mesmo q foi surgindo ideias, então fomos adaptando, mexendo aki, ali, conforme era a ideia.

Então é isso, surgio com a simples necessidade de ter um forum externo, pq o Orkut teve serios periodos criticos, onde nem logar as vezes conseguiamos, hehe, mas ao longo do tempo o forum foi crescendo, tornando algo bem serio, respeitável, com conteúdo, com otimas pessoas ajudando sempre ...

E nosso desejo é esse, sempre cultivar esse espaço para a troca de informações sobre fotografia, fazer amigos, aprender, ajudar quem precisa e o fundamental, servir como um banco de informações para q todos possam pesquisar e aprender sempre mais um pouquinho dessa maravilhosa arte que é a Fotografia.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2005, 11:14:38 por Matheus »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2005, 11:53:26
Obrigado pelas respostas, Leo e Matheus!

Leo, respondendo a sua pergunta: era mais curiosidade mesmo. Como existem outros fóruns sobre fotografia na internet, imaginei que alguns defeitos ou qualidades percebidos neles pudessem ter despertado o interesse de vocês em fazer algo que aprimorasse/corrigisse essa características. Como participo com certa freqüência desse fórum (aliás, esse é o meu post 400, sendo que conheci o site só no meio de abril), gostaria de ter tais informações. Não com caráter de "cobrança" nem nada, pois as linhas gerais eu já conheço, e por isso estou aqui.

Ou, respondendo de modo mais simples: pela minha área de atuação (Antropologia), as idéias me interessam tanto quanto as práticas! A prática do fórum eu já conheço, queria conhecer as idéias que o formaram. :)

Espero ter conseguido responder a sua pergunta.

Um abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2005, 13:06:37
Citar
Obrigado pelas respostas, Leo e Matheus!

Leo, respondendo a sua pergunta: era mais curiosidade mesmo. Como existem outros fóruns sobre fotografia na internet, imaginei que alguns defeitos ou qualidades percebidos neles pudessem ter despertado o interesse de vocês em fazer algo que aprimorasse/corrigisse essa características. Como participo com certa freqüência desse fórum (aliás, esse é o meu post 400, sendo que conheci o site só no meio de abril), gostaria de ter tais informações. Não com caráter de "cobrança" nem nada, pois as linhas gerais eu já conheço, e por isso estou aqui.

Ou, respondendo de modo mais simples: pela minha área de atuação (Antropologia), as idéias me interessam tanto quanto as práticas! A prática do fórum eu já conheço, queria conhecer as idéias que o formaram. :)

Espero ter conseguido responder a sua pergunta.

Um abraço!
Heheheheh respondeu sim....
Na verdade ele foi feito pensando em necessidades que as pessoas apontavam e não pensando em reparar problemas de um ou outro fórum.
Cada um tem suas qualidades e defeitos, apenas fizemos um que atendesse às necessidades de um grupo específico e que não eram atendidas, eu particularmente gosto de entrar e encontrar apenas posts de meu interesse, odeio ter que ficar fazendo triagem. Tbm não gosto de panelinhas, qq um que entre aqui nesse fórum será tratado com o mesmo respeito que os usuários que o acompanham desde o início como o Ivan por exemplo, somos a favor da discução séria, embasada e acima de tudo com respeito entre as partes. :)
Acho que a pior coisa que pode acontecer em um local de convívio social é a formação de panelas, onde um simples comentário de alguém de fora da panela que contradiga alguém da panela pode provocar uma reação infundada e agressiva por parte dos "aliados", esse é um dos defeitos que vejo em alguns fóruns, mas tem gente que gosta disso e aceita bem, no caso eu prefiro não ter panelas, sou amigos de muitos aqui, e nem por isso os apoio quando acredito que estão errados e alguém que chegou recentemente está certo, e nem por isso deixo de respeitar meus amigos (que são muitos, conheço vários inclusive pessoalmente) e eles de me respeitarem, acho que esse é o grande diferencial desse fórum, junto com o compromisso de formar conteúdo. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2005, 13:25:35
Citar
Tbm não gosto de panelinhas, qq um que entre aqui nesse fórum será tratado com o mesmo respeito que os usuários que o acompanham desde o início como o Ivan por exemplo, somos a favor da discução séria, embasada e acima de tudo com respeito entre as partes. :)
Acho que a pior coisa que pode acontecer em um local de convívio social é a formação de panelas, onde um simples comentário de alguém de fora da panela que contradiga alguém da panela pode provocar uma reação infundada e agressiva por parte dos "aliados", esse é um dos defeitos que vejo em alguns fóruns, mas tem gente que gosta disso e aceita bem, no caso eu prefiro não ter panelas, sou amigos de muitos aqui, e nem por isso os apoio quando acredito que estão errados e alguém que chegou recentemente está certo, e nem por isso deixo de respeitar meus amigos (que são muitos, conheço vários inclusive pessoalmente) e eles de me respeitarem, acho que esse é o grande diferencial desse fórum, junto com o compromisso de formar conteúdo. :)
Infelizmente panelinha tem todo lugar desde a época da escola.....
Frequento outros fóruns mas gosto bastante deste, onde fiz amigos como o Leo Terra, Fernando, Melão, Alberto, Alex....

com certeza o mundo fotográfico só tende a crescer e muitas histórias serão contadas.
Abs
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2005, 13:47:22
Bruno,

Muito interessante sua pergunta...

Realmente o fórum veio da interação com o Orkut.... Felizmente conseguimos trazer muitos dos usuários para esse espaço, o que fez com que aqui fosse pela maioria, mais acessado que o Orkut.... Isso deu agilidade às discussões, segurança de não perder a base de informações que temos aqui (quem garante que alguem no Orkut não possa roubar a comunidade?), e mais, permitiu que pudessemos oferecer melhorias, de acordo com as necessidades dos foristas, já que não estamos atrelados a uma estrutura engessada e grande.

Formei aqui muitos amigos, que temos saído juntos, construído amizade, e mais ainda, aprendendo mais dessa arte tão interessante que é a fotografia!

É isso! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2005, 02:44:04
Como o pessoal já disse tudo, queria falar mais sobre o sucesso do grupo fora do fórum. Pra mim não há sinal mais poderoso de sucesso de uma iniciativa como esta do que a formação de boas relações fora da internet. O pessoal de São Paulo dispensa comentários/elogios, estão sempre comparecendo a eventos, fazendo workshops, saídas, etc. Aqui no sul ficamos mais nas saídas fotográficas, sendo que aqui em Florianópolis já foram realizadas várias. Pena que elas não tenham uma frequência certa, mas o Bruno por exemplo já participou das últimas, e assim como eu acredito ter tido uma impressão boa do grupo que se formou. No fim deste mês estaremos fazendo uma saída mais longa, uma viagem pros canyons no sul de SC e norte do RS, vamos ver se fazemos a conexão com o pessoal lá de POA :) No mais espero que o fórum continue nessa direção, estreitando laços e diminuindo distâncias entre os participantes, pois tem MUITA gente boa por aqui :)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2005, 02:45:12 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2005, 22:32:51
Georges, claro que a impressão que tenho do grupo de Floripa é a melhor possível!
A mesma coisa ocorre me relação a esse fórum, e foi por isso mesmo que me interessei em conhecer sua história.
A propósito, saiu aquele passeio que você estava combinando por aqui?
Podíamos fazer um antes da viagem p/ o RS, né?

Um abraço!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2005, 00:20:32
Podemos sim, com certeza! O último não teve muitos interessados, e pra esse fim de semana eu tinha visto que o tempo ia estar fechado no domingo, aí acabei deixando pra lá... Mas vamos combinar algo sim, já vamos pensando em alguma coisa e assim que o fim de semana for se aproximando, conferimos o tempo e marcamos um lugar :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil