Autor Tópico: Os 12 pecados capitais do fotógrafo amador  (Lida 2424 vezes)

Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Online: 01 de Setembro de 2008, 11:55:03
A minha nova atividade editorial, que se reflete neste blog, é escrever artigos sobre fotografia para revistas que não são sobre fotografia, o que me direciona naturalmente a falar de foto amadora para fotógrafos casuais. As pessoas adoram ler artigos com dicas de fotografia. Mas como é que você fica sabendo depois se a sua técnica evoluiu?...

Muito divertido!

http://marioav.blogspot.com/2008/08/os-12-pecados-capitais-do-fotgrafo.html
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2008, 14:32:25
Gostei, principalmente pela corajosa menção à assinatura  :hysterical:

Mas o assunto levantado sobre as galerias on line é muito pertinente. Não dá mesmo para levar em consideração os comentários e de fato eles podem causar uma falsa sensação de êxito pela camaradagem de praxe. Eu mesmo tenho fotos no Flickr, Olhares e Photoforum, mas o objetivo sempre foi poder ter um link com meus trabalhos (uma vez que sempre é difícil para mim atualizar o site).
Não comento foto de ninguém lá, justamente porque falar bem é "chover no molhado" e criticar é visto com equivocada antipatia. O Photoforum não era assim, mas chegou ao cúmulo de usuários pedirem votos para suas fotos se classificarem como foto do dia, da semana, do mês..
Havia uma galeria legal, portuguesa, chamada Fotografia Na Net, onde você havia um limite severo de up loads e o pessoal falava técnicamente do trabalho, criticando ou elogiando, tudo com fundamento. Mas não era gratuita, e, acho que por isso, extinguiu-se.
Enviei uma vez para o Fotolog de O Globo, mas nunca achei minha foto lá... Não sei se fiquei meio perdido nele, ou não observei bem as regras de funcionamento.

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2008, 17:18:53
opinião em fotografia é uma coisa que vai além do certo e o errado...eu costumo ler tudo e depois a cabeça se encarrega de dividir oque é aproveitável e oque vai para o lixo. Já devoi ter jogado muita coisa boa no lixo...

fazer elogios e críticas é um negócio complicado, até porque o ego do fotógrafo é uma coisa de louco...alguns então elevam isso a máxima potência...mas não podemos negar que pleo próprio ego, receber um bom elogio sobre uma obra sua até que não é de todo ruim.