Autor Tópico: Dpreview: review Pentax K200D  (Lida 13274 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Setembro de 2008, 23:13:27
Este tópico trata do review da Pentax K200D e, dentre as várias opiniões, temos uma que já começa decretando que usuários de Canon, Nikon e, mais recentemente, Sony são pessoas extremamente centradas, informadas, experientes, inteligentes e desprovidas de qualquer paixão por suas marcas, ao passo que os usuários de Pentax são pessoas desequilibradas, desinformadas, inexperientes, burras e apaixonadas o suficiente para não terem condições de avaliar diferenças entre produtos.

Curioso, o penúltimo usuário banido do fórum era um ferrenho apaixonado por Pentax.  :assobi:


Pictus, seu comentário me leva a acreditar que você é realmente “um alienígena disfarçado”, que vem “pesquisando a fauna e a flora” do nosso planeta. Se já terminou essa parte, pesquise agora sobre os conceitos de convivência da raça humana, principalmente os relacionados à ética e aos bons costumes. Você descobrirá que, em uma sociedade civilizada, não há lugar para tentativas de intimidação e, muito menos, de ameaças, veladas ou não.

A propósito, aproveite que você é “moderador”: modere-se.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 10 de Setembro de 2008, 00:09:57
Heber eu não insinuei nada sobre usuários Pentax, lamento quanto a isso, releia minha postagem que você verá que me referi a quem escreve REVIEWS APENAS COM ELEOGIOS, mais claro que aquilo não tem como ser escrito. Mesmo porque seria estúpido da minha parte afirmar o que você está dizendo, uma vez que também sou usuário pentax :doh: , minha médio formato é uma Pentax 645N que não troco por nenhuma outra (nem pelas alemãs).

Segundo minha visão da K200D não é de que ela só tenha pontos negativos, muito pelo contrário, citei o maior ponto forte dela neste mesmos tópico mais de uma vez, infelizmente ela tem mais pontos fracos em relação à concorrência do que fortes, mas não deixei de citar o ponto forte dela em relação às principais concorrentes.
A imagem que você está indicando não aparece, mas de qualquer forma a maior parte dos comparativos de reviews são com base em especificações.

Citar
mas o fato é que tem. Se elas são suficientes para influir decisivamente em uma escolha, vai das prioridades de cada um.

Foi exatamente o que eu falei acima!!!! Exatamente.

Quanto ao AF já fiz testes com a K20D (tive uma nas mãos por 3 meses), que é um modelo superior à K200D que tratamos neste tópico, mas é o equipamento que você quer a referência. Usei a 16-50 f/2.8, uma lente SDM, baseada em ótica tokina com a vantagem de ser selada. O AF era mais lento do que os das de entrada que testei, já testei a A200 e o da D60 (infelizmente não testei a XSi ainda). O sistema é bem deficiente, principalmente quando falta luz, quando falta luz os modelos básicos da concorrência chegam a ser 3x mais rápidos.

O sistema de establização de imagem das PEntax é o menos eficiente dos sistemas no corpo, é uma vantagem estar no corpo, mas neste caso a vantagem é bem maior nas Olympus e principalmente na Sony, que compensam bem melhor (no teste do dpreview fica bem claro isso e na prática também pode ser bem constatado). O da Sony é o único sistema no corpo que tem desempenho similar aos incorporados na lente. Mesmo sendo de um ponto (conforme você afirmou), já é uma diferença que a coloca atrás das concorrentes e diferente do que você disse, na média a diferença é de 2 pontos, o que é muita coisa, é a diferença entre fotografar com razoável nitidez em 1/15s e 1/4s, é a mesma diferença entre uma lente f/5.6 e uma lente f/2.8. Tem gente que só trabalha em alta velocidade, neste caso não faz diferença, mas IS é algo que normalmente está atrelado a uma necessidade de uso em pouca luz, ou seja, a diferença é pertinente para quem realmente usa o IS.

O corpo selado foi a característica que citei acima, citei até mesmo as aplicações onde este atributo poderia ter um peso mais alto do que outras condições, que normalmente são necessárias a todos os usuários (como sistemas):
Citar
As Pentax possuem várias deficiências graves, mas também possuem alguns atributos interessantes, como o corpo selado (único na categoria). Se você é um usuário que pretende usar muito a câmera em condições adversar, pretende investir também em lentes seladas e não tem muito dinheiro para investir, então pode ser que nem as deficiências dela em relação às concorrentes sejam suficientes para modificar sua escolha.
Acho que o pessoal precisa ficar mais atento, porque muita gente tem lido apenas a parte que quer das postagens, não digo que seja por mal, mas acho que o fato da Sony estar subindo no conceito de muita gente séria, está ofuscando a leitura das postagens. Não há demérito nenhum em ser pior que uma Sony hoje, porque o trabalho que eles estão fazendo está excelente (apesar de eu considerar que houve demérito da Pentax, porque perderam atributos que eram muito interessantes na geração anterior, sem trazer nada de especial para a atual).

Agora uma coisa importante que todos devem ficar atentos, eu sempre faço análises comparativas, assim como outros usuários sérios do fórum (mesmo porque até as compactas são bem usáveis hoje). Então não é uma questão de uma câmera ser perfeita e outra não, de a câmera atender ou não a uma ou outra necessidade, ou qualquer uma coisa. É uma questão de comparar e apontar quem está na frente em um determinado momento, devido a um dado conjunto de atributos mais importantes. Quem vai comprar vai querer o melhor que puder comprar, para a maioria não importa se o equipamento só atende ou é satisfatório, para isso que servem os comparativos, mas comparativos não são atestados de inutilidade, apenas apontam quem é o melhor em um dado momento do tempo.
 
Felizmente, depois de praticamente 7 anos de domínio da dupla Nikon e Canon, temos hoje a Sony saltando como uma concorrente de alto nível (também com seus defeitos, como temos discutido no post da A900), mas entrando de vez como uma das importantes marcas do mercado. Isso não devia ser tido como algo negativo, muito pelo contrário, eu quero mais é que o circo pegue fogo, porque assim teremos um mercado que irá oferecer sempre o que há de melhor e por preços competitivos (como vem acontecendo, você verá que a A900 vai forçar muitos preços para baixo). Infelizmente a Oly tem feitos bom equipamentos, mas não tem acertado na estratégia de vendas e a Pentax simplesmente não está conseguindo acompanhar o mercado (pode até ser pela condição financeira difícil, mas ainda acho que é um tanto culpa da linha estratégica da Hoya). Fiquei triste quando soube que a Fuji não deve mais atuar no mercado de SLR e mais ainda quando a Kodak (que só fazia porcarias de câmeras) saiu do mercado. Quanto mais concorrentes a altura melhor. Por mim pode vir até a Samsung chutando o pau da barraca que eu vou é fazer festa rs. :D

Só para esclarecer, o usuário banido foi banido porque faltou com respeito com outros usuários mais de uma vez.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2008, 09:42:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #32 Online: 10 de Setembro de 2008, 02:10:25
Pictus, seu comentário me leva a acreditar que você é realmente “um alienígena disfarçado”, que vem “pesquisando a fauna e a flora” do nosso planeta. Se já terminou essa parte, pesquise agora sobre os conceitos de convivência da raça humana, principalmente os relacionados à ética e aos bons costumes. Você descobrirá que, em uma sociedade civilizada, não há lugar para tentativas de intimidação e, muito menos, de ameaças, veladas ou não.

A propósito, aproveite que você é “moderador”: modere-se.

Lamento ter parecido ser uma ameça velada, não é isto.
Eu deveria ter colocado em negrito, "ao passo que os usuários de Pentax são pessoas desequilibradas,
desinformadas, inexperientes, burras e apaixonadas o suficiente para não terem condições de avaliar
diferenças entre produtos."


Relembrando do “pentaqueiro roxo” que foi banido e o que tenho visto, chego a imaginar que isto pode até ser uma verdade...   :o
Ainda bem que é só uma minoria afetada, o que descarta completamente a frase em negrito.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 11 de Setembro de 2008, 07:37:41
Pictus, seu comentário me leva a acreditar que você é realmente “um alienígena disfarçado”, que vem “pesquisando a fauna e a flora” do nosso planeta. Se já terminou essa parte, pesquise agora sobre os conceitos de convivência da raça humana, principalmente os relacionados à ética e aos bons costumes. Você descobrirá que, em uma sociedade civilizada, não há lugar para tentativas de intimidação e, muito menos, de ameaças, veladas ou não.

A propósito, aproveite que você é “moderador”: modere-se.

Lamento ter parecido ser uma ameça velada, não é isto.
Eu deveria ter colocado em negrito, "ao passo que os usuários de Pentax são pessoas desequilibradas,
desinformadas, inexperientes, burras e apaixonadas o suficiente para não terem condições de avaliar
diferenças entre produtos."


Relembrando do “pentaqueiro roxo” que foi banido e o que tenho visto, chego a imaginar que isto pode até ser uma verdade...   :o
Ainda bem que é só uma minoria afetada, o que descarta completamente a frase em negrito.


Continua errando feio...
Além de não ter lamentado nada, faz agora uma mea culpa no começo para depois expressar a mesma idéia preconceituosa.  :no:

Por que será que "alguns" usuários Sony têm bloqueio para admitir seus equívocos?
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 11 de Setembro de 2008, 07:46:02
Léo, a figura que não abriu está nesta página aqui:

http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk200d/page20.asp

Tinha esquecido outra boa função da K200D, que é o controle de flash wireless.
Porém, não importa quantos itens sejam listados, na sua opinião ela continuará não tendo NADA melhor que a concorrência.

P.s.: já que mencionou o comentário infeliz do Pictus, deveria ter incluído a necessária crítica à falta de ética dele, entre outras coisas. Esclarecendo apenas o motivo do banimento do tal usuário, ficamos com uma fortíssima impressão de corporativismo, ainda mais quando o histórico recente já sugeria tal postura.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 11 de Setembro de 2008, 09:12:28
Heber novamente. Eu eu citei o corpo, que é o único item que é um destaque em relação às concorrentes, pelo menos nesta geração. Os verdinhos que você citou são funcionalidades, onde o destaque para algumas delas não faz nem muito sentido. Por exemplo, de que adianta ter 11 pontos de foco sedos pontos de AF. Do que adinta ter 4 modos de tratamento de ruído se o JPG da câmera é ruim?
Especificar é fácil, tornar a especificação uma vantagem é que são elas. Pela especificação a nova A900 parece a câmera perfeita, mas se você visitar o tópico dela lá nós já achamos vários problemas, inclusive aplicações (como fotografia social, que é uma das que mais vendem câmeras pró) onde ela não se daria tão bem como as concorrentes (no caso a D700).
O sistema Wireless para flash todas elas oferecem. Algumas com controle a partir da câmera, outras a partir de um flash master, mas é algo que é oferecido por todas elas (em esquemas diferentes), ter flash wireless não é diferencial, se formos ser muito críticos (e debulhar profundamente o sistema wireless) também não é o melhor sistema wireless da categoria dela, o melhor sistema wireless é o da Nikon, sem a menor sombra de dúvida.

Heber não pretendo entrar em discussões pessoais de terceiros, eu já estou no limite com os ataques sem motivo que sofro, não pretendo arrebanhar novos.

« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 09:26:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 12 de Setembro de 2008, 07:32:17
...não pretendo entrar em discussões pessoais de terceiros...

Então, Léo, que pena que vc já o fez...
Nesse caso, ainda há tempo. Consertar uma opinião é uma virtude, não deprecia a imagem de ninguém. :ok:
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 12 de Setembro de 2008, 13:57:04
Heber não fiz nenhuma intromissão, apenas esclareci, deixando clara que a posição indicada era pessoal, diferente da adotada pelo fórum. Na verdade eu simplesmente indiquei que a posição citada não era a posição que o fórum como um todo usou para aquele banimento, não fiz nenhuma referência aos comentários pessoais, mesmo porque não estou moderando o fórum atualmente.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 14:03:57 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #38 Online: 12 de Setembro de 2008, 14:14:53
vamos tentar acertar o tópico postanto informaçõs sobre a K200D, sejam elas positivas ou negativas, isso para que esta troca de opiniões tenha alguma importância para quem tem curiosidade neste modelo da pentax.
Marcelo - POA/RS



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #39 Online: 12 de Setembro de 2008, 14:25:40
vamos tentar acertar o tópico postanto informaçõs sobre a K200D, sejam elas positivas ou negativas, isso para que esta troca de opiniões tenha alguma importância para quem tem curiosidade neste modelo da pentax.


:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #40 Online: 12 de Setembro de 2008, 18:41:57
Continua errando feio...
Além de não ter lamentado nada, faz agora uma mea culpa no começo para depois expressar a mesma idéia preconceituosa.  :no:

P.s.: já que mencionou o comentário infeliz do Pictus, deveria ter incluído a necessária crítica à falta de ética dele, entre outras coisas. Esclarecendo apenas o motivo do banimento do tal usuário, ficamos com uma fortíssima impressão de corporativismo, ainda mais quando o histórico recente já sugeria tal postura.

O banimento de tal usuário se deu justamente por um ou mais adjetivos do texto que vc escreveu e eu coloquei em negrito!

Foi um caso real e o cara era usuário fanático por Pentax.
Preconceito? Com certeza não, eu mesmo tenho uma K1000 aqui e temos
excelentes usuários de Pentax(e outras marcas tb).

Em vista do fanático da Pentax que chegou até ser banido e a ladainha que você tem escrito,
boa impressão não é o que fica.
De minha parte encerro por aqui.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 13 de Setembro de 2008, 01:49:54
vamos tentar acertar o tópico postanto informaçõs sobre a K200D, sejam elas positivas ou negativas, isso para que esta troca de opiniões tenha alguma importância para quem tem curiosidade neste modelo da pentax.

Marcelo, bom seria se ainda houvesse algo a dizer sobre essa câmera, mas não há. Já foi decretado que ela é a pior opção de sua categoria, isso foi dito inúmeras vezes pelo Léo que, como todos sabem, tem profundo conhecimento de equipamentos. Ele vem demonstrando isso há muito tempo, o que torna inviável qualquer tipo de contestação. Tivesse sido dito por outra pessoa qualquer, ainda haveria margem para discussão sobre uma ou outra característica da mesma, o que eu até tentei fazer, porém, sem sucesso.

O desvirtuamento do tópico ocorreu quando fui intimidado e ameaçado pelo Pictus; quando eu o fiz ver o que tinha feito, ele teatralizou  uma desculpa para, logo em seguida, repetir a mesma atitude. Por último, ele tentou colocar uma parte do meu texto como sendo de ofensas minhas dirigidas a alguém, o que não faz o menor sentido, basta ler o contexto para entender o que eu quis dizer. O que o Pictus está tentando fazer é distorcer minha opinião.

Pra finalizar, ele me insultou e, mesmo assim, ninguém tentou acalmá-lo. Se ninguém fizer algo, não ficará certamente uma boa impressão, como ele mesmo disse.

Então, eu pergunto aos Senhores Moderadores: será que aqui ainda não cabe ao menos uma intervenção?

P.s.: não sou fanático por Pentax; aliás, não sou fanático por nenhuma marca, como eu já disse, esse tipo de atitude é burrice. Sou USUÁRIO Pentax, há muito tempo. Tenho muitos acessórios e lentes Pentax, então é lógico que, ao comprar uma nova câmera, ela seja uma Pentax. Apenas isso, e MUITO diferente do que vejo com relação aos usuários de outras marcas.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2008, 01:52:13 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


yasu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 03 de Março de 2009, 04:42:04
Uau, só agora que parei para ler esse post.

Realmente comparando com as outras o JPG da pentax é realmente de qualidade inferior.

Vendo as fotos do review até sinto um certo arrependimento de não ter comprado a D60 já que era o mesmo preço da Pentax na época. De qualquer maneira estou satisfeito com a câmera de modo geral.
Pentax K200D