Autor Tópico: Dpreview: review Pentax K200D  (Lida 13186 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Setembro de 2008, 13:41:25
Estão fazendo turno extra no Dpreview, além dos samples da D90 e 50D acabaram de colocar o review completo da K200D:

http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk200d/



Legal saber que ela tem uma performance boa (pena que só em raw) e continua oferecendo muito por pouco.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2008, 09:32:07
Só confirma que não sou só eu que estou achando que a Pentax está em uma má fase.
Pelo que ela custa na verdade ela oferece bem menos do que as concorrentes diretas.
Nesta categoria de menor custo o espetáculo mesmo continua sendo a A200. O IS dela se mostrou muito superior ao da Pentax (na verdade existe um abismo de diferença), o tratamento continua sendo um problema dessa geração, com um alto contraste e um sharp forçado como padrão, que chega a formar artefatos diversos (neste quesito a Xs e a A200 são superiores, principalmente a XS que está com um belo tratamento de imagem), você observa que ele gera uma falsa impressão de nitidez, mas compromete seriamente a qualidade da imagem (isso fica bem claro no teste de resolução), o os sistemas como AF são muito sofríveis (esse é o grande mal da Pentax, os sistemas da Pentax são bem inferiores aos dos principais concorrentes, o AF da A200, por exemplo, é muito superior ao da K200), o único destaque que realmente achei interessante nela foi a DR, principalmente em RAW, que me pareceu mais legal que as concorrentes do mesmo nível, e o corpo. De resto é uma câmera bem inferior às principais concorrentes de mesmo preço, principalmente em relação a A200 e a XS. Só para constar, já usei a K200 e a A200 lado a lado. ;)
Ainda acho que essa geração da Pentax ficou muito abaixo da concorrência e não se manteve como a opção mais em conta do mercado. Para mim a Hoya está fazendo mal para o conceito da Pentax. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2008, 09:51:41
que demora para sair um Review da Pentax... putz
um fato que percebo que muitos usuários da pentax digital tem um histórico de uso pentax ou lentes antigas desta forma o review meio que é ignorado (mesmo pq é bem tardio) não conheço os modelos mais recentes da Canon e Sony, mas na pentax o que sinto falta mesmo é o AF silencioso e rápido, quanto a qualidade de imagem a K10D está muito boa para mim, isso que eu uso mais JPG que RAW, eu ainda não tive acesso as K200D e K20D mas o que tenho lido e visto (comentários de usuários) é que são câmeras plenamente satisfatórias para uso amador e profissional.
Marcelo - POA/RS



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2008, 10:00:20
Leo,

Muito estranho esse sharp nos JPGs da geração Hoya.....na Pentax K10 não foi usado esse padrão....Em algumas situações os artefatos saltaram muito forte....
http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk10d/page18.asp

Eu acredito que o padrão default deve ser mudado para o mais soft possível e o NR para o "NR Strong", com isso possivelmente as imagens dela fiquem bem melhores.

Eu não concordo muito que a diferença na velocidade de AF é o item mais importante numa escolha, na verdade pra muita gente um corpo melhor acabado, com estrutura mais resistente e ainda selado, pode ser um maior diferencial, inclusive até mais fácil de ser notado.

Valeu


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2008, 10:04:38
Oi Leandro não sei se o que escreveste foi diretamente relacionado ao comentário que fiz sobre o que sinto falta na Pentax em relação as demais cameras CANISO (gostei da junção :-D) é o AF sielncioso e rápido, mas como pode ver sinto falta mas mesmo assim acabei optando por Pentax, ou seja faz uma falta mas é totalmente viável o uso dela.
Marcelo - POA/RS



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2008, 10:53:29
Oi Leandro não sei se o que escreveste foi diretamente relacionado ao comentário que fiz sobre o que sinto falta na Pentax em relação as demais cameras CANISO (gostei da junção :-D) é o AF sielncioso e rápido, mas como pode ver sinto falta mas mesmo assim acabei optando por Pentax, ou seja faz uma falta mas é totalmente viável o uso dela.

Concordo!!!
-22.352971,-48.775582


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2008, 16:05:42
Achei o JPEG pobre mesmo, mas em RAW pra mim ela está muito bem.
Corpo selado + IS (que mesmo não sendo o top, pra mim até hoje ele fez MUITA diferença) + Flash wireless + viewfinder grande + LCD no topo (pena não ter luz, mas as vezes quebra um galho).

Deve ter tido uma melhoria no AF também... pelo menos não vi em nenhum ponto ele falando mal. Muito pelo contrário, ele citou como uma vantagem: "11-point AF, Accurate and fast auto-focus"


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2008, 16:34:31
Pedro eu usei a K200 e a K20 recentemente, achei as duas muito fracas em termos de sistemas, principalmente se comparadas as 3 grandes (Canon/Nikon e Sony). Acho que a Pentax perdeu muito do brilho que tinha conquistado na K10D, com o ótimo tratamento que tinha para a época e sistemas piores, mas não tão piores em relação às principais concorrentes.
Achei até estranho não compararem ela com as principais concorrentes (A200 e XS).
Agora espero que a Pentax se recupere na próxima geração, pelo menos para se tornar mais competitiva (como era anteriormente), porque essa geração eu achei que se baseou praticamente no corpo selado, porque de resto ficou bem inferior às principais concorrentes. O AS dela, para vc ter uma idéia, é o pior entre todas as concorrentes, a efetividade é menor do que as primeiras gerações de AF no corpo propostas pela Minolta. De fato eu não sei o que a Hoya está arrumando com a Pentax, acho uma judiação eles lançarem uma geração tão pior que as concorrentes depois de terem tido uma geração tão boa como a K10 e a K100. Quem perde com isso somos nós. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2008, 23:18:17
Gosto de ler opiniões de usuários do Dpreview. Ali, vê-se que o índice de aprovação das câmeras Pentax, especialmente da K20, é estupendo. Dá de goleada na Sony e bate até produtos das duas grandes, Canon e Nikon. É isso o que vale: usuários satisfeitos. 





Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2008, 00:19:10
Titus usuários satisfeitos podem ser ser obtidos de várias formas, o que vejo hoje é que quem testa várias dificilmente coloca uma Pentax na lista, quem elogia é quem praticamente só usa a marca, ou seja, não tem parâmetro de comparação algum, enquanto os que usam as demais marcas (principalmente Sony e Canon) são usuários que já passaram por vários sistemas e assim tem muito mais base de comparação para criticar ou elogiar. Eu usei Pentax por muito tempo na minha vida, tive a K20D aqui comigo por 3 meses e me desculpe, mas a K20 não chega aos pés do trio D300/A700/40D em nada. A K200 pelo pouco contato que tive também não dá conta da A200 em nada.
Opinião de usuários muito positivas normalmente são baseadas em satisfação oriunda de falta de contato com outros equipamentos e falta de conhecimento sobre o que está sendo analisado. Se você tem usuários realmente críticos estes irão encontrar problemas em qualquer equipamento, porque nunca estarão satisfeitos, eu levo muito mais a sério um review crítico, que reconhece problemas e reconhece pontos fortes (que são raros de serem observados) do que em um review muito positivo. Sendo assim as opiniões de usuários só são válidas quando têm origem em usuários que realmente experimentam diversidade e entendem o que estão analisando, porque caso contrário não passam de opiniões de aplicações pessoais, que podem não indicar problemas referentes às necessidades de outros usuários. Por exemplo, um usuário que aceita passivamente e sem críticas um sistema de AF e exposição com performance similar à que era oferecida pelos concorrentes a 4 ou 5 anos atrás (isso é um FATO confirmado por qualquer teste sério), claramente tem um nível de exigência baixo demais para conseguir expor parâmetros que possam ser usados por um usuário com um nível de exigência maior. O que já não ocorre quando se observa um comentário mais crítico e que leve a uma avaliação comparativa melhor estabelecida. Isso porque no geral a maioria das opiniões são fundamentadas em experiências extremamente limitadas com a marca favorita.
Eu costumo ser bem imparcial em minhas avaliações, já passei por TODAS as marcas e hoje é a primeira vez que não estou com pelo menos 3 marcas diferentes ao mesmo tempo (hoje estou só com uma Canon, apesar de estar com uma coceirinha para pegar uma Sony novamente, mas vou esperar para brincar com a D700 antes de me decidir). E mesmo uma galera que defendia uma ou outra câmera acabou descobrindo que eu não falo por paixão, que o que descrevo são fatos. O Leandro Federsoni mesmo sempre discutiu comigo sobre a relação do AF da A200 x D40 (que eu sempre afirmei que o da A200 era superior). Ele só mudou de idéia depois de testar. Acredito que você deva começar a fazer o mesmo. Testar criticamente, analisando não com o coração e sim com a cabeça e expor o porque de suas matrizes de decisão, porque não existe câmera perfeita, o que existem são câmeras com coisas que te chamam mais a atenção. Se você me disser que a única coisa que te importa é corpo selado por preço baixo, que qualidade de imagem e sistemas não te interessam, então neste caso eu posso te dizer que não existe escolha melhor que a Pentax, mas como estas características são pouco úteis para a maioria dos usuários então não é sequer justo você vender uma imagem de câmera perfeita para uma câmera que para a maioria das aplicações é bem mais limitada que as concorrentes diretas. :) Um julgamento bem interessante em termos de mercado é avaliar a própria posição da marca, que está perdendo o que havia conquistado em sua geração anterior.

Quanto a Pentax posso dizer o que observo hoje.
A Pentax foi uma grande marca, mas hoje é nítida a deficiência da mesma, muitos dos grandes legados dela foram perdidos, inclusive o compromisso da relação qualidade x preço (você sempre comprava câmeras não muito abaixo da concorrência por ótimos preços) e a ótima ótica que eles produziam. Mas a Pentax (que demorou para se achar no digital) se achou com a excelente série da K10D e da K100D, mas se perdeu feio nessa nova geração. Apesar de essa nova geração ter sistemas melhores que a anterior, a evolução ficou muito abaixo da concorrência e a marca, que sempre teve um tratamento bem interessante (principalmente na K10D), também decaiu muito na qualidade de imagem.
Sinto até desgosto de alguns usuários Pentax elogiarem uma posição como esta, pois essa aceitação da qualidade inferior da marca acaba subsidiando as más decisões dos fabricantes e degradando ainda mais o que é apresentado. O sucesso nesse tipo de coisa vem com as críticas dos usuários, se os usuários não criticam a marca não evolui e aceita o que lhe é passado. Você como um bom usuário deveria elogiar o que a marca realmente faz de bom (como os corpos selados, e o viewfinder, muito bom pela categoria) e criticar quando ela fica abaixo dos concorrentes, para ai sim ter sua marca favorita se desenvolvendo a partir da parcepção de suas falhas (que são sempre muitas, sempre há o que melhorar, eu tenho um post no Dpreview onde lancei várias sugestões de melhoria para a A700, que considero uma das melhores câmeras que já usei).
Eu gostaria muito de ter a velha Pentax de volta, queria muito que os planos do médio formato continuassem (achei um absurdo acabarem com o plano do médio formato, eu seria o primeiro da fila para comprar um back para 645 da Pentax). Na verdade o que se observa hoje é que o legado da Pentax está morrendo, as lentes não são mais Pentax, os sistemas estão sendo modificados, o espírito da marca está sendo modificado. Hoje observa-se claramente o formato comercial da Samsung, com o mesmo tipo de tratamento tosco e sensores de má qualidade que sempre foram o carro chefe nas compactas samsung. Por outro lado a maravilhosa ótica Pentax já não existe mais, toda a equipe ótica da Pentax foi dissolvida, hoje as lentes Pentax são lentes Tokina com a marca Pentax estampada, que você pode comprar com a mesma ótica para Canon e Nikon, ou seja, a ótica não é mais exclusiva e não têm mais o mesmo compromisso de qualidade do passado. Os sistemas são pobres (não há nada onde ela não seja muito pior que as concorrentes neste quesito). Resta apenas o bom corpo das gerações anteriores e deus queira que eles leiam isso e criem vergonha na cara para não matar o belo legado que foi deixado pela Pentax (acho um pecado matar uma marca que fez uma câmera como a K1000 e a 645N).
Por incrível que pareça, a Sony (que não usa mais o nome Minolta) está mantendo muito melhor o o legado da Minolta (com a manutenção de toda a equipe original da minolta e o acréscimo da habilidade comercial da marca e da Zeiss no time), Enquanto na Pentax, a Hoya manteve o nome, mas mandou embora a maioria do staf da Pentax e está simplesmente acabando com todo o legado deixado pela marca.
Se eu gosto disso? ODEIO isso, na verdade acho lastimável que uma marca tradicional e com um histórico como a Pentax esteja sendo substituída pela visão de escala e qualidade disruptiva da Samsung. Infelizmente essa não era a linha da Pentax e nem a que eu, como um usuário clássico da marca, esperava encontrar nela.
Mas a culpa não é da Pentax, porque a Pentax não existe mais, infelizmente o que existe hoje é a Hoya associada à Samsung, que não têm compromisso algum com o legado Pentax, tanto que demitou a maior parte da equipe, descontinuou belas lentes (como a ótima 70-200 f/2.8 que a Pentax tinha) e tudo para vender as Tokina com a marca Pentax estampada. :(
A compra da Pentax foi completamente diferente da compra da Minolta. NA da Pentax tivemos uma compra onde uma marca com produtos de qualidade mais baixa (Hoya), precisava de uma marca para valorizar seus produtos e entrar em um mercado competitivo, para isso comprou a Pentax com o simples objetivo de usar a marca estampada em seus produtos. Foi o fim dos produtos Pentax. Hoje a marca é um simples acessório para colocar os produtos hoya no mercado com uma marca forte.
De outro lado houve a compra da Minolta, mas não para fortalecer a marca Sony (porque ela sempre foi muito forte, na verdade por muitos anos foi muito mais forte do que merecia de fato). A compra da divisão de fotografia da Minolta objetivou a transferência de know-how e base de usuários, isso estabeleceu um compromisso muito maior com o legado da marca, o que foi positivo para os usuários, porque a Sony melhorou o que já existia da Minolta para tornar a plataforma ainda melhor (apesar de ainda ter que arrumar várias coisas, algumas delas eu espero que sejam solucionadas na Photokina). Eu particularmente achei que a postura da Sony foi muito mais acertada do que a da Pentax (apesar de eu ainda achar que o nome Minolta me chamaria mais atenção rs. Adminito que pensar em comprar uma câmera com a marca Sony ainda me doi um pouco no coração, tenho que usar muito a cabeça para isso, porque ainda sinto o peso de certos tradicionalismos, principalmente da Nikon, que é uma marca que admiro muito nesta era digital).
Agora cabe a nós usuários cobrar para que o bom e velho espírito da Pentax seja recuperado, porque lamento informar, qualquer um com o mínimo de senso crítico percebe que ela está ficando muito atrás, tanto do trio Canon/Nikon/Sony, como também da Olympus, sendo que o legado dela é tão bom quanto o de qualquer uma das 4. Agora se os usuários não reconhecerem e não cobrarem acho que o destino dela tende a ser negro. :(
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2008, 06:49:09
Realmente a Sony A200 é bem legal pra focar, não que seja muuuito melhor que a Nikon D40, mas é melhor sim. Eu sempre procuro testar o foco no claro e no escuro e fazendo com que o range de foco percorra todo comprimento várias vezes....ou seja, quando o foco precisa rodar todo range fica bem mais claro a diferença na velocidade do AF entre as duas.

Eu gostaria de saber por que tanta gente do meio de fotografia repudia a marca Sony? Até então a marca Sony sempre foi sinonimo de qualidade pra mim...Eu nunca ouvi dizer em produtos Sony vagabundos, com baixa durabilidade e inferiores a concorrencia, o que sempre achei deles ruim era o preço, não tendo o melhor custo benefício.

Curiosidade.....Alguém já ouviu algo sobre produtos Sony de baixa qualidade?

Quanto a Pentax, pode até ser que a geração K20 & K200 seja apenas um produto de transição, em desenvolvimento.....Mas eu não sabia que a Hoya tinha demitido o time da Pentax, provavelmente por isso que o padrão de tratamento mudou da K10 para K20....parece que não é a mesma empresa.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2008, 10:45:41
Então LEandro, a Sony teve uma fase muito ruim na fotografia, principalmente para o pessoal mais exigente. Ou seja, criou uma imagem muito ruim para a marca. Eu adimito que demorei um pouco para aceitar a Sony e achei que ela destruiria rapidamente o legado da Minolta. Mas o que ocorreu foi exatamente o contrário, eles conseguiram aprimorar o que a Minolta deixou. Mas muitos dos problemas de mercado que a Sony tem são fruto de sua geração passada. Eles terão que trabalhar muito para quebrar essa imagem, porque a maioria dos usuários é muito tendenciosa e tende a se acomodar em determinadas marcas, formando imagens duradouras, baseadas em experiência momentâneas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2008, 12:26:26
Na verdade Leo, o que tenho visto é muita gente dizendo "Reflex Sony...é lixo" mesmo a maioria nunca ter tido sequer uma compacta Sony, ou seja, existe um certo preconceito da marca e não somente do seguimento de câmeras, mas deve ser de outros produtos Sony.

O engraçado é que sempre tive uma imagem inversa da Sony, uma marca diferenciada, excelente qualidade, porém bem mais cara, assim muitas vezes acabei optando por outras marcas como TV e DVD Samsung, Notebook HP, etc.

Ps. Mesmo no seguimento de câmeras a Sony sempre teve produtos excelentes como as antigas F505V e a R1.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2008, 12:39:28
Eu sempre gostei de TV sony, mas admito que depois das MAVICA fiquei um tanto quanto frustrado com as câmeras. Meu medo de câmeras Sony começou a ser rompido com a A700. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2008, 14:04:11
Eu gostaria de saber por que tanta gente do meio de fotografia repudia a marca Sony? Até então a marca Sony sempre foi sinonimo de qualidade pra mim...Eu nunca ouvi dizer em produtos Sony vagabundos, com baixa durabilidade e inferiores a concorrencia, o que sempre achei deles ruim era o preço, não tendo o melhor custo benefício.

Eu só não compro geladeira, fogão e móveis da Sony pois não estão a venda :hysterical:

Eu acho que existe um preconceito que Sony fabrica pra um público de pouco conhecimento e que é levado no impulso do design, fama, e etc.

No mais só acho que a Sony está incomodando demais a Nikon, a Canon, e seus usuários, por isso o grande repúdio ;)

PS: Leandro Federsoni, dei uma olhada nos seus trabalhos e gostaria de lhe dar os meus parabéns, muito bom mesmo :ok:
(aquilo tudo foi feito com uma D40 ?!  :shock: )


abraços.
[Cameraless !]