Autor Tópico: Dpreview: review Pentax K200D  (Lida 13188 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2008, 16:26:58
Matusalem,

É justamente isso que não entendo, a maioria do pessoal que gosta de fotografia repudia Sony, eu sempre tive a imagem que as TVs Sony eram as melhores, os computadores Vaio os melhores (excluindo Apple), Receiver, etc, etc....Ou eu estava totalmente ignorante em matéria de eletrônicos em geral ou a marca tem pisado na bola com bastante gente.

Até mesmo quando a Sony lançou a A100....eu pensei....Putz a Sony é foda, até nas Reflex eles estão entrando legal.

Sei lá, mas a imagem que a Sony me passa é de uma empresa muito bem definida, com objetivos voltados para qualidade, produtos de ponta....mas posso estar errado, não sei.

As minhas fotos dos casamentos e aniversários foram feitas com a Nikon D40, mas a noite eu senti muita falta de um flash externo, então acabei não gostando nada dos resultados, mas parece que os noivos gostaram...ufa...fiquei preocupado pacas com isso, inclusive no sábado vou fazer outro casamento e sem flash de novo...vai de ISO800 e ISO1600 mesmo.

Ps. No album particular tem imagens da Canon A720 também.

Abraço
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 16:30:12 por Leandro Federsoni »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2008, 09:24:01
Temos hoje, felizmente, um mercado de câmeras digitais extremamente farto, e o segmento de DSLR’s domina, como sempre, a maioria dos assuntos e discussões dos fóruns de fotografia. Por envolver mais do que funcionalidades e qualidades, este segmento é também o que desperta e cultiva as maiores paixões. À fria luz da razão, este sentimento só pode ser classificado como irracional. Quando muito, o apego por uma marca ou modelo pode ser compreendido quando se obtém satisfação com o que nos é proporcionado, ou seja, quando se tem prazer em utilizá-lo. O que passar disso é pura besteira, é atitude imatura.

Dito isso, há que se fazer um alerta aos inexperientes e incautos freqüentadores deste fórum sobre opiniões que são ditas aqui por pessoas que, até mesmo por demonstrarem ao longo de muito tempo um profundo conhecimento técnico, influenciam decisivamente na percepção que passam a ter dos produtos hoje disponíveis.

Mas, esse alerta serve também para que estas pessoas “experientes” tenham mais responsabilidade com o que escrevem, pois não podem se esquecer de que suas opiniões são como propaganda no horário nobre da TV, ou seja, se quem as lê não possui discernimento suficiente, acredita piamente em tudo. Tanto isso é verdade que já se viu aqui neste fórum pessoas abrindo tópicos com dúvidas dirigidas diretamente aos “mestres”, e esse “assédio” é confirmado por mensagens do tipo “NÃO RESPONDEREI DÚVIDAS VIA MENSAGEM PRIVATIVA”, colocados abaixo de suas assinaturas. Pode-se imaginar que quem envia estes questionamentos dirigidos, objetivando obter uma resposta definitiva para a velha pergunta “qual câmera devo comprar”, possui uma imensa preguiça para leitura. E, sendo assim, podemos concluir que não haverá câmera que lhe sirva, porque não lerá seu manual e não saberá usá-la; no final vai acabar achando que a câmera indicada é uma porcaria. Também por isso, se quem é considerado “dono da verdade” não toma cuidado com o efeito que suas opiniões podem causar, podem estar prestando um desserviço, e não uma ajuda ou algo aproveitável. Se essas opiniões forem verdadeiramente equivocadas, menos mal. Pior do que isso é quando notamos, às vezes sutilmente e às vezes escancaradamente, a intenção, a premeditação em provocar a reação desejada, ciente de sua influência.

Este tópico trata do review da Pentax K200D e, dentre as várias opiniões, temos uma que já começa decretando que usuários de Canon, Nikon e, mais recentemente, Sony são pessoas extremamente centradas, informadas, experientes, inteligentes e desprovidas de qualquer paixão por suas marcas, ao passo que os usuários de Pentax são pessoas desequilibradas, desinformadas, inexperientes, burras e apaixonadas o suficiente para não terem condições de avaliar diferenças entre produtos. É isso mesmo o que está escrito no início desta opinião e, dito por quem a escreveu, aqui neste espaço tem peso de lei. E, à continuação, temos a palavra final e irrefutável de que esta câmera não presta, opinião embasada por algum “pouco contato” que a pessoa teve com ela. Melhor seria que não tivesse tido nenhum e se orientasse por algum “review sério” (de acordo com sua recomendação) para emitir uma opinião menos maldosa e tendenciosa. Do jeito que fala, tenta fazer o julgamento dele parecer mais confiável do que o feito por pessoas imensamente mais gabaritadas. Nem é preciso dizer que eu não engulo essa, seria até piada, pois prefiro ler os “review’s sérios”, onde temos informação suficiente para saber os pontos fortes e fracos de cada equipamento. Falar que a K200D “não dá conta da A200 em nada” é opinião tendenciosa e irresponsável. Enfim, o certo é que só não cabe nesse tipo de análise a palavra NADA, no contexto em que foi utilizada. Dizer isso só nos leva a pensar que é uma opinião maldosa e preconceituosa.

E, para confirmar a eficácia da relação causa-efeito almejada, segue aqui um bom exemplo:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25955.0

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2008, 10:17:04
Heber vamos deixar algo claro. Primeiro que você pode se sentir livre para direcionar o comentário, não precisa fazer como se não o estivesse fazendo. Segundo que eu não disse em momento algum isso que você está dizendo, na verdade fui muito claro com minha colocação:

Citar
...quem elogia é quem praticamente só usa a marca, ou seja, não tem parâmetro de comparação algum, enquanto os que usam as demais marcas (principalmente Sony e Canon) são usuários que já passaram por vários sistemas e assim tem muito mais base de comparação para criticar ou elogiar.

Como você pode perceber eu disse CLARAMENTE que QUEM ELOGIA e não proprietários de Pentax, pentaqueiros ou qualquer outro tipo de colocação, mesmo porque EU SOU USUÁRIO DE PENTAX, tenho uma 645N até hoje, na verdade hoje só tenho PENTAX E CANON (apesar de que em breve devo adquirir uma Sony). Cito também que os usuários que rodaram por mais marcas normalmente são os proprietários de Canon e Sony, o que também é algo bem fácil de ser constatado, mesmo porque os usuários Canon são os usuários que normalmente possuem menos apego pela marca (não por ela ser boa ou ruim e sim pela Canon não ter sucesso em suas tentativas publicitárias de fazê-o) e a Sony é uma marca nova e obviamente existe uma probabilidade muito maior de o usuário ter passado pela mão de outras marcas, enquanto a Nikon faz, com muito sucesso, uma forma de campanha que visa gerar apego pela marca e a Pentax e a Olympus são uma marca que vem a muito tempo carregando um belo estígma deixado pelas câmeras com passado entre o pessoal mais velho, que é mais tradicionalista e tende a mudar menos de marca, além de ter forte influência na opinião dos mais novos.
Meus comentários são na verdade bastante claros e criticam posições que só tecem elogios, digo abertamente e sem medo algum que quem só faz elogios o faz por falta de conhecimento ou contato com outros equipamentos (ou pior, má fé), porque não existe equipamento perfeito, todos possuem problemas, alguns mais graves do que os outros, mas TODOS possuem defeitos. Então meu comentário não se refere em momento algum a usuários dessa ou daquela marca, se refere ao cuidado que tem que ser tomado com volumes de reviews extremamente positivos, que acontecem em qualquer marca (apesar de predominarem em alguns equipamentos que geram mais encantamento), e falo para levarem em consideração, principalmente, aqueles oriundos de comparações feitas de fato e que saibam reconhecer tanto os pontos positivos como os negativos, que são exatamente as pessoas que têm contato com muitos equipamentos e apresentam um conhecimento suficientemente bom para avaliar os prós e contras de cada um destes equipamentos.
Por fim o peso da opinião de cada um é construído pelos resultados que estas opiniões geram. Quem apresenta prós e contras com o devido cuidado não gera ilusões e ajuda a fazer boas escolhas, assim a opinião ganha peso em decorrência disso. Para conseguir ter uma opinião de peso é necessário experimentar e ter idéia do que se está experimentando. Eu não ganho nada por dizer que esta ou aquela marca está melhor que a outra em uma ou outra geração. Mas também sou bastante consistente e claro com minhas opiniões. Usei diversos sistemas em minha vida, sempre sabendo reconhecer os pontos fracos e os pontos fortes de cada sistema. Ainda estou para encontrar a câmera perfeita, mas por enquando o máximo que alguém pode dizer aqui é que essa ou aquela câmera é melhor nisso ou naquilo. Você não vai encontrar nada nestes meus posts que não sejam a mais pura verdade em relação aos equipamentos que citei, mesmo porque eu coloco até mesmo meu nível de contato com cada um deles.
Agora o seu exemplo de relação não vejo nada de errado. Se o usuário navogou, viu os prós e contras e listou as opções dele não vejo nenhum problema com relação a isso. Na verdade cumpriu-se o papel do fórum que é ajudar a minimizar os erros de escolha dos usuários.

Para deixar claro que não tenho nada contra a Pentax (como alguns podem estar pensando):
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20555.msg201809#msg201809
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=13287.msg134492#msg134492
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20339.msg195811#msg195811
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=15857.msg156314#msg156314

Acho que deixa claro que já indiquei muita Pentax, se fizerem uma busca pro K100 vai vão ver que por muito tempo indiquei ela também (na verdade eu conheço pelo menos uns 4 ou 5 usuários que compraram a K100 por minha indicação, estes podem até se manifestarem se acharem pertinente), exatamente porque as diferenças em relação às concorrentes eram muito pequenas e o preço era bem mais em conta (falava isso na época também). Na verdade alguns dos que elogiam fortemente as Pentax que possuem, foram usuários que compraram as suas Pentax baseados também em recomendações minhas. Acredito que isso demonstre que minhas opiniões não são nem de perto tendenciosas e muito menos equivocadas e descuidadas como você está tentando passar, porque normalmente o que eu observo é que as pessoas ficam muito satisfeitas sabendo os defeitos e as qualidades que encontrarão no equipamento em relação aos principais concorrentes. ;)
Agora o que acho mais impressionante sobre isso, é que até eu fazer o primeiro elogio à Sony (depois de mais de 4 anos só de críticas rs) é que esse papinho, sem pé nem cabeça, de que minhas opiniões são descuidadas e etc, se fez aparecer. Na verdade estou começanco a chegar a conclusão que o problema todo é uma aversão irracional à Sony mesmo, como o Leandro bem levantou. Parece que o pessoal tem um preconceito danado da Sony, ou até mesmo algum tipo de ódio. Até parece que é um pecado capital, ou algo impossível a Sony fazer um bom equipamento, mesmo carregando o legado de uma das marcas mais consagradas da era do filme. Fico triste pela Pentax, mas hoje sou obrigado, pela ética e pela racionalidade, a dizer que HOJE, entre as 5 grandes, ela sem dúvida é a pior opção. Agora não garanto como estará o mercado amanhã. Podemos ter surpresas na Photokina e isso pode mudar tudo, porque o mercado é altamente volátil e minhas opiniões refletem sempre MOMENTOS e não uma verdade infinita sobre essa ou aquela marca..
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 10:27:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:09:04
A K10D gera imagens que considero excelentes, bem superiores aos samples da K20D que tenho visto pela net, assim como, sendo superior às imagens que a 40D gera. Ao que parece a relação entre a K100D e K200D, parece ser a mesma existente entre as irmãs maiores. Isto n poderia ser devido ao fato da geração anterior usar CCD e a atual CMOS?

Sempre se criticou muito os CCD`s sony que equipavam inúmeras câmeras. Mas ainda considero a qualidade de imagem (em ISO baixo e intermediário) do CCD da K10D, superior ao CMOS da 40D.
Rio do Sul - SC


Blog


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:20:30
Este tópico trata do review da Pentax K200D e, dentre as várias opiniões, temos uma que já começa decretando que usuários de Canon, Nikon e, mais recentemente, Sony são pessoas extremamente centradas, informadas, experientes, inteligentes e desprovidas de qualquer paixão por suas marcas, ao passo que os usuários de Pentax são pessoas desequilibradas, desinformadas, inexperientes, burras e apaixonadas o suficiente para não terem condições de avaliar diferenças entre produtos.

Curioso, o penúltimo usuário banido do fórum era um ferrenho apaixonado por Pentax.  :assobi:


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:43:49
Paulo, por isso acho que as opiniões devem ser bem ponderadas, imagem melhor define a câmera como melhor ou pior? sabemos que não, eu acho que um comentário onde se estabelece uma camera melhor que a outra deveria se apontar em que aspectos, alguns pessoais outros que são técnicos, eu sempre tive curiosidade pelo sistema 4/3 derrepente até venha ter algum dia, gosto das cameras da Nikon e Canon tb, uma característica na canon é o tamanho e peso das lentes, não gosto disso, mas sempre que testo uma fico impressionado com o AF delas, já sistema de flash nunca tive opinião formada.... o que me levaria a confiar na opinião de usuários que apontam como o sistema da Nikon como um dos melhores.

Quanto a K200D, pelas características dela me leva a crer que se trata de uma boa atualização da K100D câmera esta que eu tive e sempre me agradou quanto ao resultado das imagens inclusive em ISO 800, se a K200D conseguiu juntar o melhor da K100D e K10D.... não deve ter ficado ruim não.
Marcelo - POA/RS



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:10:21
Por isso que eu acho e já coloquei algumas vezes que precisaríamos criar a cultura da matriz de prioridade, não necessariamente criar uma matriz fisicamente, apenas pontuar alto o que é mais importante e pontuar baixo o que não é importante.......o que é uma excelente câmera pra um pode não ser pro outro, um corpo selado pra um pode ser melhor que um AF mais rápido pro outro e vice versa.

Eu tenho a pior Reflex do mercado (sem motor de foco, muito pequena, barata, AF com 03 pontos, além de não ser o mais rápido, apenas 6Mp, etc, etc) e mesmo assim eu nunca tive dúvidas de que era uma das melhores pra mim e ainda por cima tenho orgulho de não ter pago um centavo a mais por ter features que nunca iria usar.

O problema de todos que colocam os comentários sobre o melhor equipamento pra comprar é que não sabemos as reais necessidades de quem está perguntando, aí resta apenas avaliarmos sistema/features contra preço....não tem jeito.

Valeu



Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:19:06
Paulo, por isso acho que as opiniões devem ser bem ponderadas, imagem melhor define a câmera como melhor ou pior?
Tendo em vista, que a função de uma câmera é gerar uma imagem, a resposta é sim.
 :ok:
Rio do Sul - SC


Blog


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2008, 13:04:31
Então pablo e Landro e Marcelo, é isso que venho dizendo a tempos. Existe uma questão importante nos pesos de prioridades para as escolhas. A relação é delicada e a escolha deve ser baseada nas prioridades e no conhecimento prévio de deficiências e benefícios.
Considero, assim como o pablo, que qualidade de imagem é algo que deve sempre ser levado em consideração, porque é a base da câmera (como bem lembrou o pablo). Agora pode ser que a qualidade das suas imagens finais dependam muito mais de outras características do que das especificadas (como por exemplo os sistemas). Pode ser que o financeiro seja o principal elemento levado em conta na sua escolha e assim vai.
Neste aspécto acho muito importante que se levante uma matriz de decisão consistente.
As Pentax possuem várias deficiências graves, mas também possuem alguns atributos interessantes, como o corpo selado (único na categoria). Se você é um usuário que pretende usar muito a câmera em condições adversar, pretende investir também em lentes seladas e não tem muito dinheiro para investir, então pode ser que nem as deficiências dela em relação às concorrentes sejam suficientes para modificar sua escolha.
No geral existem algumas funcionalidades que são muito mais usadas. AF é uma funcionalidade muito usada por praticamente todos os usuários, assim como sistemas de exposição. Assim, os sistemas são elementos chave nas avaliações, assim como a qualidade de imagem. Em termos de sistemas quem tem tido os melhores resultados são, sem dúvida, Nikon e Sony. Em termos de Qualidade de imagem acho que quem está na frente é a Canon. Cabe aos usuários pesarem tudo isso (dando mais valor ao que consideram mais importante) e associar isto ao peso do preço na decisão para chegar a uma boa escolha. Como eu disse antes, câmera perfeita não existe, existem umas melhores do que as outras em certos quesitos.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 13:08:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2008, 13:50:27
Paulo, por isso acho que as opiniões devem ser bem ponderadas, imagem melhor define a câmera como melhor ou pior?
Tendo em vista, que a função de uma câmera é gerar uma imagem, a resposta é sim.
 :ok:

Então Paulo, isso reforça que a tua escolha não foi pela "melhor" camera sendo que na tua opinião a K10D tem uma imagem "superior" a 40D..... é isso?

Leandro, eu tb gosto do teu modelo de escolha, na verdade minha escolha foi mais ou menos isso, claro que eu fiz isso mais mentalmente não tabulei direitinho como vc fez.... mas tb considero uma boa forma para ajudar na escolha mas isso serve apenas para alguns usuários pois quem está escolhendo sua primeira DSLR terá que em algum momento confiar em opinões de terceiros.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:04:16
Marcelo,você foi um dos quais eu conversei sobre a Pentax K100 na época não foi?
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:08:44
oi Léo, não tenho lembrança para afirmar, mas pode ser sim, tb tenho amigos aqui na cidade o que me deu oporunidade de conhecer na época uma Ist D e um DS, então sabia muito bem o que eu poderia esperar...
Marcelo - POA/RS



m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:13:37
só acho que já desvirtuamos muito este tópico... :-/
Marcelo - POA/RS



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:29:31
Paulo, por isso acho que as opiniões devem ser bem ponderadas, imagem melhor define a câmera como melhor ou pior?
Tendo em vista, que a função de uma câmera é gerar uma imagem, a resposta é sim.
 :ok:

Então Paulo, isso reforça que a tua escolha não foi pela "melhor" camera sendo que na tua opinião a K10D tem uma imagem "superior" a 40D..... é isso?

Leandro, eu tb gosto do teu modelo de escolha, na verdade minha escolha foi mais ou menos isso, claro que eu fiz isso mais mentalmente não tabulei direitinho como vc fez.... mas tb considero uma boa forma para ajudar na escolha mas isso serve apenas para alguns usuários pois quem está escolhendo sua primeira DSLR terá que em algum momento confiar em opinões de terceiros.

Marcelo,

Na verdade esta matriz não tem nada minha não :ok:....apenas é uma ferramenta muito utilizada nos projetos de Green Belt e engenharia em geral...

Inclusive o meu primeiro grupo de um projeto, a matriz tinha mais de cem linhas por cem colunas....

E se ao menos pedíssemos para os usuários preencher um formulário antes de perguntar qual câmera comprar? Com isso quem fosse indicar a câmera ao menos saberia o que o camarada quer da vida?

Valeu



Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 09 de Setembro de 2008, 23:04:17
Léo, vamos tentar colocar um ponto final nesta questão, ok? Então, vou tentar ser mais claro. O que eu coloquei na minha opinião (e que é de fácil entendimento) é que não concordo que usuários de Pentax não possuem discernimento suficiente para avaliar qualidades e defeitos de qualquer equipamento, e essa insinuação está clara no seu texto. Eu sou usuário Pentax e sei perfeitamente fazer isso. Tanto quanto os usuários de qualquer marca podem fazê-lo (ou não), pois as condições para isso todos têm. O volume de informações à disposição é enorme, e nos permite formar opiniões sobre cada equipamento, e isso supre em grande parte a falta da condição ideal, que seria pegar cada câmera por pelo menos uns três dias e testar cada uma.

Mas, este não é o ponto principal das minhas observações. O âmago da questão é que, na sua visão, a K200D só tem pontos negativos, enquanto que na daqueles “oriundos de comparações feitas de fato e que saibam reconhecer tanto os pontos positivos como os negativos” vemos justamente a sua avaliação sendo desmentida. Por isso eu disse que prefiro ler review’s sérios (conf. vc mesmo recomenda) do que me fiar na sua opinião, pois essa é uma questão que não oferece muito espaço para radicalismos.

Veja este exemplo de um review tido como sério. No quadro abaixo, para quem não sabe, os itens assinalados em verde são “vantagens”, e os em vermelho são “desvantagens”:



É surpreendente que uma câmera tão deficiente de sistemas ainda tenha suas qualidades, mas o fato é que tem. Se elas são suficientes para influir decisivamente em uma escolha, vai das prioridades de cada um.

Se o ponto negativo for a qualidade de imagem, supõe-se que a pessoa só vá utilizar o JPEG da câmera que comprar, sem nem ajustar a saída para melhorar o “péssimo” tratamento default. Isso leva a várias conjecturas, começando pela de que uma pessoa que faz isso poderia economizar alguns trocados comprando uma compacta. Com o mínimo de conhecimento do que se tem em mãos, em uma câmera que não dá saída a boas imagens no dafault pode-se mudar radicalmente esta qualidade, seja alterando os parâmetros de ajuste (e nisso a K200D permite várias regulagens), ou, como os entendidos aqui determinam como lei, fotografando em RAW. Pois em RAW a K200D é tão boa quanto todas as outras, e até melhor que algumas.

Se o ponto negativo for o auto-foco, deve-se considerar que a K200D é compatível com as lentes SDM, que possuem motor de foco. Como nos testes da câmera a lente usada não possui esse “avanço”, seria de se esperar realmente que o desempenho fosse inferior, pois a Pentax só foi campeã nesse quesito com a ME-F, claro, pois foi a primeira câmera auto-foco da história. No meu entendimento, o julgamento de um sistema de foco no que tange à sua eficiência vai muito da utilização que se pretende dar ao equipamento. Minha experiência com a K20D e sua lente “do kit” me satisfaz tanto em precisão quanto em tempo de focagem, além do baixo ruído. Mas são nas situações críticas que um sistema tem que funcionar melhor, e nisso parece que o sistema das Sony (herança das Minolta) fazem um bom trabalho (apesar do barulho), mesmo com o motor de foco no corpo. A propósito disso, gostaria de contar com sua balizada ajuda, pois ainda não achei (talvez por não ter pesquisado direito) um teste de câmeras Pentax utilizando lentes SDM. O único que vi foi na revista Fotografe Melhor (veja só...), da K20D com a 16-50 f2.8. Mas, é uma lástima que essa revista ainda se meta a “testar” câmeras, pois sequer analisou essa característica desta lente. Pior, parece que o tal do Mário Bock nem sabia que se tratava de uma lente SDM, o que se percebe quando diz “Nas duas, o autofoco é comandado por micromotor instalado na câmera...”.

Fora isso, temos outros itens, alguns dos quais vc até cita como boas qualidades no post da A900, como corpo selado e estabilização de imagem. Se são destaques da A900, não seriam também da K200D?  Quanto à estabilização de imagem, não concordo com o “abismo” de diferença citado por você. Afinal não é tão grande assim a diferença existente entre 2.5~3 pontos numa câmera e 3~3.5 na outra. E temos que ressaltar ainda a variação na firmeza que cada um possui na hora de fotografar. Uma pessoa que já consegue segurar na mão uma 300mm com 1/60 faria miséria com qualquer uma dessas câmeras. Um outro ponto muito importante, ao meu ver, é a K200D possui o melhor visor da categoria.

Reafirmo minha opinião: a K200D não é a melhor câmera de sua categoria, bem como também não é a pior.

Infelizmente, a maioria dos “novatos” não perderão tempo lendo textos como este. Por isso que digo que sempre é bom dar uma revisada no que se escreve, pois as observações feitas por "expert's" como você acenderão como um farol no meio de tantas letrinhas, quer você queira ou não.

E, quanto à Photokina, acho que difícil (muuuuuiiiito difícil mesmo) é a Pentax lançar algo novo. Porém, nunca se sabe.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde