Autor Tópico: dica, como bater uma foto assim  (Lida 5904 vezes)

lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #15 Online: 02 de Março de 2009, 22:19:39
Boa aula essa!! Eu particularmente nunca precisei de mais do q 1/1000, poucas vezes fui a 1/2000. Mas claro q tem quem precise!

Abraços

Lucas

Fala Blasius!

Não fiz teste não mas esse negócio de 1/1000 com certeza é furada.
Fiz uma contas aqui rapidinho lembrando meus conhecimentos de física dos primeiros semestres e uma gota que "pula" cerca de 20cm sai da superfície com velocidade de 2m/s.  :D

Fazendo mais umas continhas dá pra ver que pra congelar o movimento de uma gota de 5mm de diâmetro à velocidade de 2m/s com um percentual de erro de 10% (considerei que a gota viajando percorreria 1/10 do seu diâmetro durante o registro da foto) é preciso velocidades de 1/4000.

Ou seja, pra dar impressão de congelamento duma cena inteira com gotas, 1/1000 pode ser suficiente. Mas se quiser ter a textura da gota de um splash sem borrar com certeza as velocidades são mais altas.
Não é atoa que na maioria dos splashs se usa flash.  ;)

Cabe colocar a teoria em prática agora...
Quem se dispôe a tirar fotos de Splash com uma lente 50mm macro?  :hysterical:

Abraço!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #16 Online: 03 de Março de 2009, 16:13:21
Fala Blasius!

Não fiz teste não mas esse negócio de 1/1000 com certeza é furada.
Fiz uma contas aqui rapidinho lembrando meus conhecimentos de física dos primeiros semestres e uma gota que "pula" cerca de 20cm sai da superfície com velocidade de 2m/s.  :D

Fazendo mais umas continhas dá pra ver que pra congelar o movimento de uma gota de 5mm de diâmetro à velocidade de 2m/s com um percentual de erro de 10% (considerei que a gota viajando percorreria 1/10 do seu diâmetro durante o registro da foto) é preciso velocidades de 1/4000.

Ou seja, pra dar impressão de congelamento duma cena inteira com gotas, 1/1000 pode ser suficiente. Mas se quiser ter a textura da gota de um splash sem borrar com certeza as velocidades são mais altas.
Não é atoa que na maioria dos splashs se usa flash.  ;)

Cabe colocar a teoria em prática agora...
Quem se dispôe a tirar fotos de Splash com uma lente 50mm macro?  :hysterical:

Abraço!

Pois é Rogério, tem que testar para ver se a teoria se aplica à prática, vê na página da Hasselblad, estava até enganado, a velocidade de disparo mais rápida dela é de 1/800!!!

http://www.hasselbladusa.com/products/h-system/h3dii-39.aspx

Vê os dados técnicos:

http://www.hasselbladusa.com/media/1342803/uk_h3dii39_datasheet_v2.pdf

Abraço!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!