Autor Tópico: sobre filtros  (Lida 1778 vezes)

ximenes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://www.flickr.com/photos/jeanximenes/
Online: 03 de Agosto de 2005, 14:00:21
PessoAll,
existe diferença considerável no resultado de uma fotografia feita com um filtro SK para um Tiffen ou Hoya?
Alguém já passou por uma experiência destas?
Estou na dúvida em comprar um PL Circular, e gostaria de sugestões.
abraços a todos,
Jean
----------------------------------------------
Jean Ximenes de Mesquita
Panasonic FZ10 & Cannon 7NE-Sigma 28-70mm
admin@jeanximenes.com / jeanximenes@yahoo.com
----------------------------------------------
São Gonçalo, RJ - Brasil
----------------------------------------------
JeanXimenes.com
Flickr
Olhares


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2005, 16:17:14
nao sei entre as marcas, mais os filtros da propria hoya do mesmo tipo, tem uns bem mais caros e bem melhores q os outros! os q tem tratamento sao bem melhores, eles reduzem o surgimento de flare


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2005, 14:04:36
Quais filtros e, principalmente lentes, seria bom utilizar em uma Panasonic FZ5 p/ bater fotos de shows e fotos a noite.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2005, 14:05:17 por pabloce »


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2005, 23:10:12
Isso é uma discussão antiga.

Em fotografia não existe mágica. Quando você ganha de um lado, pode ter certesa, que está perdendo de outro.

Com um filtro na ponta da lente você ganha efeitos interesantes (ou proteção) mas sempre perde qualidade...

Fravin


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2005, 23:37:55
Concordo com o Fravin, mas acrescento um pensamento, embora exista uma diferença enorme de preço entre até mesmo filtros da mesma marca, como mencionou o Jean, eu fiquei cético quanto a isso, acho que o ganho é mt pouco e o valor varia mt, então os últimos que comprei, desde que de marcas conhecidas, quanto mais barato, melhor.

A maioria desses tratamentos (multi-coated) não fazem a menor diferença, o filtro irá provocar "flare", o que faz diferença é usar um hood. Então pq pagar U$150-300 num filtro quando isso é o preço de uma lente? Sinceramente, teto de filtro é U$50, e passou disso, esqueço.

Não existe milagre, é mais um elemento ar+vidro frente a lente, isso sempre trará alguma perda de qualidade, eu dúvido sinceramente, que U$250 façam mt diferença a não ser falta na conta bancária, mas quem pode falar melhor de óptica é o Leonardo e o Ivan.
Nikon/Panasonic Gear


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2005, 23:42:20
Citar
Concordo com o Fravin, mas acrescento um pensamento, embora exista uma diferença enorme de preço entre até mesmo filtros da mesma marca, como mencionou o Jean, eu fiquei cético quanto a isso, acho que o ganho é mt pouco e o valor varia mt, então os últimos que comprei, desde que de marcas conhecidas, quanto mais barato, melhor.

A maioria desses tratamentos (multi-coated) não fazem a menor diferença, o filtro irá provocar "flare", o que faz diferença é usar um hood. Então pq pagar U$150-300 num filtro quando isso é o preço de uma lente? Sinceramente, teto de filtro é U$50, e passou disso, esqueço.

Não existe milagre, é mais um elemento ar+vidro frente a lente, isso sempre trará alguma perda de qualidade, eu dúvido sinceramente, que U$250 façam mt diferença a não ser falta na conta bancária, mas quem pode falar melhor de óptica é o Leonardo e o Ivan.
 :thmbup:

concordo, tenho usado um PL C meia boca em minha S7000, não tenho do q reclamar. acho q a marca é WF e made in china, uns 30 irreais.

200 / 300 irreais em um filtro tá longe de minhas po$$ibilidades!
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


ximenes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://www.flickr.com/photos/jeanximenes/
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:17:24
Concordo com vc Guss,
acho difícil existir uma diferença grande entre a qualidade de um com outro, proporcionalmente ao valor. Por isso acho q vou optar pelo S&K.
Mas existe uma outra questão neste meio, q é ou o PL Circular ou o Linear. Me parece q a grande diferença de uso destes seria que o Circular deve ser utilizado em câmeras que utilizem espelho semi-transparente para a leitura do foco - o q acho q não e o meu caso (FZ10) -, e o que acontece mais com as SLRs.
Logo veio outra pergunta: no meu caso serviria o PL Linear não é mesmo?
[]s
 
----------------------------------------------
Jean Ximenes de Mesquita
Panasonic FZ10 & Cannon 7NE-Sigma 28-70mm
admin@jeanximenes.com / jeanximenes@yahoo.com
----------------------------------------------
São Gonçalo, RJ - Brasil
----------------------------------------------
JeanXimenes.com
Flickr
Olhares


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:48:00
Eu comprei circular (p minha antiga FZ10 tbm) pq um amigo profissional à epóca havia me dito que o linear não era indicado para câmeras auto-focus, mas já vi que isso é meio mito, tanto o Ivan quanto o Leonardo já comentaram algo aqui sobre que o circular seria adequado somente para um DSLR se não me engano, acho que uma das Minolta. Não lembro. Mas penso que para a FZ10 pode ser linear tranquilo.
Nikon/Panasonic Gear