Autor Tópico: Fotojornalismo em crise  (Lida 4019 vezes)

Marcelo2605

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Online: 04 de Setembro de 2008, 11:38:46
Artigo de Edgar Roskis publicado no Le Monde Diplomatique sobre a falência do fotojornalismo. Interessante.

http://diplo.uol.com.br/2003-01,a543

Uma sugestão aos moderadores deste site: CRIEM UMA SEÇÃO DE FOTOJORNALISMO. O QUE ACHAM?


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:43:39
Olá Marcelo, levaremos a sua sugestão para a equipe de moderação!
Desde já, obrigado pelo link do artigo.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2008, 14:38:40
Achei a idéia do Marcelo muito boa, apoiado!
E, valeu pelo link!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2008, 14:52:51
O Le Monde Diplomatique é um dos melhores jornais que existe! É uma visão critica das coisas, independente....
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2008, 14:57:06
Inicialmente, eu também achava interessante criar salas especiais.
No entanto, após observar a dinâmica dos fóruns, percebi que a criação de salas temáticas por ramo de atividade (por exemplo: macrofotografia, nu, palco, arquitetura, natureza, grafismo, viagens, fotojornalismo, etc.), diferente de uma sala de estudos temáticos, costuma fragmentar demais as participações e acabam restritas a poucas pessoas que participam. Além disso, é difícil encontrar alguém que se interesse apenas por um tipo de atividade, normalmente as pessoas preferem determinado tema, por exemplo natureza, mas não deixam de fotografar outras coisas, por exemplo pessoas.
Além disso, as pessoas de modo geral já têm dificuldades para entender as divisões do fórum, eu mesma já postei muita coisa em sala errada e agora tenho movido outras tantas. Enfim, penso que criar mais divisões ao invés de ajudar, vai mais é confundir.

Gosto da idéia do Luiz, de criar códigos, utilizar um sistema de símbolos por palavra-chave, por exemplo [ARTIGO] [DESAFIO] [liVRO] [EXPOSIÇÃO-SP] [PASSEIO-MG] [MACROFOGRAFIA] etc., antes de cada post, mas ainda assim é um tipo de classificação que só funciona para quem tem um raciocínio muito metódico como o meu, que já trabalhei em biblioteca/arquivo, que estou acostumada com classificações diversas, além do fato de ter que conhecer a dinâmica do fórum. Ou seja, a aplicação é meio inviável.

Enfim, é só uma opinião, mas é claro que a discussão das idéias e as sugestões de mudanças são sempre bem-vindas porque propiciam pensar a estrutura atual do fórum e melhorá-la sempre.

P.S.: Fugi do tópico completamente. Mas fiquei aqui pensando, talvez fosse interessante ter um tópico permanente onde os usuários pudessem sugerir mudanças e os demais foristas podessem opiniar sobre as idéias sugeridas. E até criar enquetes. Acho que hoje isso é feito em suporte.

EDIT: Só para deixar claro, não estou querendo "botar areia" na idéia do Marcelo, acho mesmo que as idéias devem ser discutidas/debatidas sempre em conjunto, afinal essa é a natureza de um fórum. Só dei minha opinião, baseada nas minhas observações e nas sugestões que eu já fiz, mas que hoje entendo porquê não foram adiante. Mas se houver um grande interesse, a idéia deve mesmo ser pensada com carinho. Então é isso, parafraseando Marx, como fez Marcelo logo abaixo: FOTOJORNALISTAS DO FÓRUM, UNI-VOS!
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 15:30:45 por Kika Salem »


Marcelo2605

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2008, 15:19:56
A minha idéia ao criar uma seção de fotojornalismo é justamente unir os membros do fórum que tem este ramo da fotografia como profissão. Troca de dicas, experiências em campo, postagem de trabalhos. Isso tudo é um material muito rico para quem trabalha com fotojornalismo e quer crescer no mercado. A seção "Arte fotográfica" é uma das melhores do fórum, mas poderíamos sim criar uma de fotojornalismo, não com a intenção de deixá-lo segregacionista, mas sim ampliá-lo ainda mais.

Quem estiver de acordo, se manifeste: FOTOJORNALISTAS DO FÓRUM, UNI-VOS 


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2008, 15:31:53
Marcelo, vá por mim.
+ Salas Específicas = + Barreiras

O que torna a Arte Fotográfica tão interessante é exatamente a diversidade dos temas abordados. É sempre uma caixinha de surpresas que acaba por nos mostrar alguma coisa nova, diferente e que de outro modo poderíamos até ter evitado.

Há quem não goste de Fotojornalismo, deprecie quem trabalha na área, mas como deixar de ver o trabalho do Urbano (RJ) aqui no Fórum e dizer que não é o máximo?

Eu gostaria mesmo é de ver os Fotojornalistas comentarem os equipamentos que mais ajudam na profissão lá na sala de Equipamentos.
Mostrar seus trabalhos na Galeria.
Falar da profissão, das técnicas empregadas, das agrudas e vitórias aqui na Arte Fotográfica. :ok:

O alcance dos debates e comentários será muito maior do que estando numa sala específica.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2008, 16:05:12


P.S.: Fugi do tópico completamente. Mas fiquei aqui pensando, talvez fosse interessante ter um tópico permanente onde os usuários pudessem sugerir mudanças e os demais foristas podessem opiniar sobre as idéias sugeridas. E até criar enquetes. Acho que hoje isso é feito em suporte.



Exatamente. O espaço atual para isto é a sala de suporte.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2008, 16:11:20
Marcelo, vá por mim.
+ Salas Específicas = + Barreiras

O alcance dos debates e comentários será muito maior do que estando numa sala específica.

Concordo com o Luiz e a Kika.

Marcelo, muito bacana o link e interessante a sua sugestão. Nada impede de criar um tópico chamado Fotojornalistmo e buscar nele desenvolver sua idéia conforme citado no referido post.

A minha idéia ao criar uma seção de fotojornalismo é justamente unir os membros do fórum que tem este ramo da fotografia como profissão. Troca de dicas, experiências em campo, postagem de trabalhos. Isso tudo é um material muito rico para quem trabalha com fotojornalismo e quer crescer no mercado. A seção "Arte fotográfica" é uma das melhores do fórum, mas poderíamos sim criar uma de fotojornalismo, não com a intenção de deixá-lo segregacionista, mas sim ampliá-lo ainda mais.

Quem estiver de acordo, se manifeste: FOTOJORNALISTAS DO FÓRUM, UNI-VOS 

Algo similar como é feito atualmente para a turma que usa MAC e a turma da PENTAX.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=19457.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=10778.0


E com o tempo dependendo do interesse e das discussões envolvidas poderemos analisar alguma idéia para melhor acomodar o assunto no fórum.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Marcelo2605

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2008, 17:31:21
OK, então criemos um tópico sobre fotojornalismo. Podemos, por exemplo abrir espaço para que os fotojornalistas aqui presentes contem histórias que viveram durante o trabalho. O que acham?


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2008, 19:27:42
Acho ótimo, Marcelo.
Com o tempo o tópico pode ser colocado como "Tópico Fixo".
Já percebeu que os assuntos importantes estão fixados no início das Salas?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2008, 19:52:28
Acho ótimo, Marcelo.
Com o tempo o tópico pode ser colocado como "Tópico Fixo".
Já percebeu que os assuntos importantes estão fixados no início das Salas?
:ok: :ok: :ok:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:36:59
Pegando carona na opinião da Kika, o que seria viável é colocar os códigos - eles já estariam definidos e o forista apenas selecionava o que se adequase ao post, e teríamos um filtro no topo de cada seção. Se o cara que está em "Arte Fotográfica" quizesse ver só os tópicos de natureza, é só clicar no filtro "natureza" por exemplo.

Não acho complicado, só tem que fazer umas programaçõeszinhas no site.


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2008, 09:56:37
Concordo com Wellington, não sei como são feitos esses ajustes, mas se for o caso posso tentar ajudar ...  :ok:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:33:12
Pegando carona na opinião da Kika, o que seria viável é colocar os códigos - eles já estariam definidos e o forista apenas selecionava o que se adequase ao post, e teríamos um filtro no topo de cada seção. Se o cara que está em "Arte Fotográfica" quizesse ver só os tópicos de natureza, é só clicar no filtro "natureza" por exemplo.

Não acho complicado, só tem que fazer umas programaçõeszinhas no site.

É Wellington, do jeito que você colocou fica bem mais fácil mesmo e muito mais interessante. Na minha cabeça eu pensava que a pessoa teria que escolher sem nenhuma tabela pré-estabelecida, aí já previa uma confusão geral. Mas pensando desse jeito, a pessoa, ao criar o tópico, escolheria uma palavra-chave, dentro de uma classificação oferecida pelo fórum. Ótima idéia.
É um caso para ser estudado com muita atenção.

***

A propósito, a idéia do Marcelo é ótima, já dá para colocá-la em prática.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:34:05 por Kika Salem »