Autor Tópico: Cam. Antigas 35mm - Sugestões  (Lida 5637 vezes)

Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 11:56:55
Alguem tem samples variados da QL-17??

Procurei mas encontro mesmo muito landscape, pouco retrato... Queria dar uma olhada no bokeh dela.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 12:14:19
O Ivan tem.
Como vc já sabe eu optaria por uma Canonet, 17 ou 19, de preferência QL GIII.
Mas tem umas outras opções para brincar, como Ricoh e umas Olympus.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2006, 12:15:02 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 12:23:33
Minha opinião:

Uma Kiev é sensivelmente melhor que uma Canonet QL

A Canonet QL tem a seu favor o tamanho e a praticidade, mas a Kiev tem a seu favor superioridade ótica, intercâmbio de lentes e um telêmetro preciso. A lente da Canonet é muito boa, mas estamos falando de outras muitíssimo boas. A lente da Kiev é fantástica, não apenas boa.

Uma FED ou Zorky russa com uma lente Industar 61 é uma escolha sensacional. Essa lente é uma coisa absurda de boa, e em minha opinião melhor mesmo que a lente da Kiev que já é ótima.


Se a opção for refflex, e sabendo que você está comprando uma D50, compraria uma Nikon usada cujas lentes fosse pelo menos acopláveis à D50.

Se for caro, as opções Zenit (tem a Helios 44m que é espetacular) ou Praktica com Pentacon também são ótimas. Ambas as lentes melhores que as Takumar muito faladas.

ARicoh rangefinder não vale a pena. Inusável em minha opinião.

Rberto: o Bokeh de uma f1,7 ou f1,9 vai ser sempre muito forte. Contudo uma lente 40mm não é a mais adequada para retratos.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2006, 12:36:27 por Ivan de Almeida »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 15:54:19
Eu gosto da Canonet pela praticidade, das fotos não posso falar muito embora tenha gostado das que vi (por sinais suas, Ivan). Gosto que ela oferece bom tamanho, boa qualidade, preço e é bonita. As Kiev são ótimas câmeras, mas sou mt ligado ao aspecto estético, não fazem meu estilo, assim como uma Hassel tbm não.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 16:12:52
Citar
Eu gosto da Canonet pela praticidade, das fotos não posso falar muito embora tenha gostado das que vi (por sinais suas, Ivan). Gosto que ela oferece bom tamanho, boa qualidade, preço e é bonita. As Kiev são ótimas câmeras, mas sou mt ligado ao aspecto estético, não fazem meu estilo, assim como uma Hassel tbm não.
A Kiev é linda! risos. É a câmera mais bonita que eu tenho. Aliás, essa família toda com o mesmo desenho, a Contax II e II, as Kiev IV e IVa, as Nikon RF (iguais à Kiev e à Contax sem fotômetro) são absolutamente lindas. Se você ver uma de perto fica louco. Cromados impecáveis, desenho rigoroso e acabamanto rigoroso. Telêmetro preciso. Tudo preciso. Basta pegar na câmera que se entende sua categoria. Você está pensando que por ser russa é tosca, mas não é. A Kev tem o aspecto de uma câmera refinada, assim como a Contax. Já vi uma Contax, já peguei nela, é idêntica.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 16:19:24
Pior que eu não falo da construção e acabamento, Ivan, eu falo do design mesmo, não me agrada. Acredito mesmo que uma Kiev tem construção melhor que a Canonet.
Nikon/Panasonic Gear


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 16:25:41
Acabei comprando uma Canon AE1 por ser o que primeiro apareceu pra mim, mas hoje não compraria uma câmera com mount Canon FD/FL.

Poucas câmeras modernas possuem adaptadores para este mount e quando tem comprometem a qualidade de imagem ou a luminosidade. Por outro lado (dizem) as câmeras FD são ótimas para se adaptar lentes de qualquer mount. Tem adaptador de praticamente qualquer mount manual para ser usado em câmeras FD. No passado, talvez esta fosse uma motivação para se usar Canon.

Outro ponto negativo é que são câmeras eletrônicas (a maioria das câmeras de mount FD) e o conserto às vezes é impossível ou mais caro que uma alternativa totalmente mecânica.

Ainda assim, acho que paguei barato, pois, por menos de R$1000,00 comprei a câmera, consertei, levei uma 50mm, uma 200mm, uma 28mm, um teleconversor e  flash. A qualidade das fotos (quando escaneada por uma loja decente) fica muito superior a qualquer digital não-DSLR ou mesmo uma DSLR com lentes de entrada.

Como o Ivan disse, acho que hoje eu escolheria um corpo para mount M42, que aceita uma infinidade de lentes antigas, baratas e de boa qualidade.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 17:07:32
Eu escolheria a Olympus OM-1. Pelo tamanho e qualidade das lentes Zuiko, acho uma câmera maravilhosa. Quem olha por aquele viewfinder não quer saber dos de DSLR nunca mais.
As lentes não são muito facil de ser achadas. No ebay tem muita oferta, mas por aqui é difícil.

Comprei uma Minolta 404si no ML por 350. Deve chegar semana que vem.
Vou poder usar uns philmes que estão aqui em casa já vencidos há uns 3 meses. Estou sem câmera de filme há mais de 1 ano.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 17:25:22
Francisco.

O interessante é que as lentes m42 continuam a ser fabricadas. As russas m42 você compra novinhas.

A Cosina está fazendo uma câmera m42 também, a Bessaflex, exatamente para substituir os corpos tradicionais. Hoje há pelo menos dois fabricantes, a Zenit que fabrica vários modelos m42, todos extremamente resistentes, e a Cosina.

Veja a Voigtlander Bessaflex:

Bessaflex

A Voigtlander também tem lentes novinhas para m42, só que as russas são muito melhores e mais baratas

Lentes m42


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 17:55:44
Citar
Eu escolheria a Olympus OM-1. Pelo tamanho e qualidade das lentes Zuiko, acho uma câmera maravilhosa. Quem olha por aquele viewfinder não quer saber dos de DSLR nunca mais.
 
O visor das OM são bem semelhantes em tamanho aos das Pentax ME, MESuper e MX. Realmente é um parabrisa de caminhão em tamanho. As Pentax têm a vantagem de serem relativamente comuns e usarem uma baioneta ainda em fabricação, permitindo usar lentes novas nos corpos antigos.


Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 18:05:53
Adorei esse tópico, tenho uma praktica bms com lente pentacon 50mm f/1,8. Meu xodó. O único problema dela é que já estava sem o botão check (dof) quando a adquiri e nunca achei uma loja que consertasse.
Falando nisso, alguém conhece algum lugar que conserte praktica? E que tenha peças?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 18:23:05
Voce mora aonde, Xico?
Em São Paulo e no Rio é fácil achar onde consertar.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2006, 18:27:16 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 18:26:14
É Danton as Pentax manuais são ótimas máquinas, muito resistentes, e com lentes baratas e com boa oferta.
Fiquei muito tempo namorando uma Pentax *irstDS para poder usar lentes M42 e Pentax antigas. É uma boa opção.
Eu vi lá no BRfoto, com a coleção de lentes que voce tem para Pentax as *irstD* são ótimas opções.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2006, 18:31:52 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 22:28:06
Moro em Curitiba, mas se tiver uma indicação em Sampa tah valendo.


ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 16:00:22
minha k-1000 por r$520 mais 2 lentes 1 50mm1.8 e 1 35-80mm3.5
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-