Autor Tópico: Cam. Antigas 35mm - Sugestões  (Lida 5558 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 03 de Agosto de 2005, 19:24:20
Bom, com essa onda de nostalgia que correu o fórum tbm fiquei com vontade brincar com filmes, eventualmente, aprender um pouco mais. Gostaria de uma ajuda já que não conheço modelos antigos, sei q quem sabe disso é o Carlos, o Leo e o Ivan.

Minha idéia era uma rangefinder ou reflex, não mt grande, com uma qualidade óptica razoável, e tbm não cara aos extremos (máximo, R$350, talvez R$500 se fosse uma grande compra).

Sugestões de lojas especializadas em Porto Alegre tbm seriam úteis se alguém souber, ou mesmo confiáveis em outros Estados.

O ML e o Ebay tbm tem bastante coisa, mas às vezes ou com preço incompatível ou outras, simplesmente pessoas que herdaram o equipamento e querem se desfazer, sem saber precisar como está o fotômetro, alinhamento das lentes, estado geral, etc.

Sugestões?!
Palpites?!
EtcEtc?!

 
Nikon/Panasonic Gear


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2005, 19:32:30
Já viu a seção de usados da Angelfoto ou da BW.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2005, 19:37:08
Opa, Paulo. Vou olhar da BW que não conheço. A Angel um amigo havia me passado hj a tarde, mas cheguei a ficar mal com os preços, os caras são "fora". Thanks, vou dar uma olhada na BW.
 
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2005, 19:46:53
Olha, Gustavo. Em último caso, se desconfiar demais dos vendedores do ML, você consegue comprar por cerca de 50 dólares incluindo o enviouma Kiev IV no eBay, e creia, é excelente.

Se pensar em fazer isso, só deve ter alguns cuidados: vendedor ucraniano com excelente pontuação (acima de 400, por exemplo), com altíssimo índice de satisfação (não menos de 97%) e com cãmera descrita como mint ou excelent.

Se estiver assim e o vendedor for conceituado, então está boa mesmo.

Para saber o ano da cãmera basta ver os dois primeiros números da série, e os vendedores a citam. As lentes que a equipam são ótimas, tanto a Jupiter-8 quanto a Helios 503 (acho que é esse o nome).

No sentido da sua pergunta, as Canonet, as Yashica Electron, são ótimas câmeras e no Mercado Livre são encontradiças por pouco dinheiro. Dessas o Carlos entende mais que eu, pois estou tendo agora meus primeiros contatos com uma Canonet (botei filme, acho que o termino até o fim de semana). Tudo isso por não mais que 150 reais, é claro.

Reflex: Pentax Spotmatic, Prakticas ou Pentax K1000. Ou, por muito pouco, uma Zenit tosca mas de ótimos resultados. Minha preferência seria a Spotmatic devido á rosca m42. Mas há um monte de cãmeras reflex que podem ser compradas, Canons etc. O importante é o funcionamento e a lente.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2005, 19:47:39 por Ivan de Almeida »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2005, 19:50:05
Aqui no Rio uma Praktica MTL-3 em bom estado e com lente 50 sai por uuns 150 a 200 reais.
Olha outra loja daqui.
http://www.limex.fot.br/
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2005, 19:56:02
E a Praktica é M42 também. Deve ser evitada a com objetiva Domiplan que é muito fraca, mas as Pentacon são boas e as Tessar magníficas.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2005, 20:17:08
Olympus OM 1 ou 2. Excelente maquina, geralmente com lentes Zuiko da mais alta qualidade.
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2005, 20:36:40
"O ML e o Ebay tbm tem bastante coisa, mas às vezes ou com preço incompatível ou outras, simplesmente pessoas que herdaram o equipamento e querem se desfazer, sem saber precisar como está o fotômetro, alinhamento das lentes, estado geral, etc."

Gustavo, se vc nao tiver certeza  que esta funcionando sempre vai ter algum probleminha. O que vc tem que garantir e a qualidade da lente, sem fungo, risco, etc.
O fotometro vai ser mais dificil ter informacoes pelo fato da bateria de mercurtio nao ser fabricada mais e quem esta vendendo nao ter esse conhecimento. O restante seria limpeza e troca da espuma de vedacao da luz.

Eu tive que me adaptar para resolver esse problema, mas no seu caso que vc vai ter somente uma e verificar com o vendedor mesmo.

Eu acho vc deveria primeiro conseguir uma rangefinder e nao uma reflex, depois vc pega uma reflex.

As cameras russas sao excelentes com uma otima otica. Mas eu ainda ficarai no inicio com os sequintes modelos.

Olympus 35RD, Konica auto S2 ou S3, Yashica 35 GSN, Canonet QL17 GIII. Mas dessas eu prefiro a QL17 e Olympus 35RD pelo fato de serem menores, porque na qualidade final sao iguais.  Esses modelos sao o top de linha das rangefinder com lentes claras, mas tem outros modelos mais automaticos e com lentes nao tao claras
ex: Canonet 28, mesmo tamanho da QL17 GIII. Se optar por cameras russas eu conheco um cara muito gente boa "OLEG" da russia aque vendo so produtos de qualidade, alem de ser fera em manutencao.

[],s Carlos


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2005, 21:35:57
Só como exemplo, uma imagem da Kiev IV
escaneada em 8mp, reduzida para 1,5mp para poder ser postada no ImageShak

Nenhuma correção de espécie alguma nem antes nem depois da redução, nem sharp. Lente Jupiter-8 50mm f/2 em f/16, 1/25s, cãmera na mão. Clique na imagem depois de abrir no ImageShak para v~e-la no maior tamanho.

« Última modificação: 03 de Agosto de 2005, 21:44:30 por Ivan de Almeida »


majofe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2005, 03:21:23
Eu tenho uma Canonet 28 que vive na minnha pasta, uso para tirar fotos enquanto estou "andando" a trabalho e quando nao quero carregar máquinas mais pesadas! Prefiro uma Rangefinder a uma digital compacta (escolha pessoal). Mas fico sempre olhando as lojas de usados em busca de uma Canonet QL, muito dificil de achar por aqui. Carlos, você já está exportando QLs para Europa ?
   Ivan, depois de suas dicas eu estou louco para colocar a mão em uma Kiev, vamos ver o que arrumo por aqui, essa com certeza deve ter por aqui. Carlos, seu colega russo vende pelo Ebay ou você o contacta por e-mail ?
Alguem tem experiencia com uma FED-3 ?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2005, 04:47:06 por majofe »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2005, 08:32:42
majofe

Entre as russas rangefinders a Kiev é a melhor. O conjunto de lentes para ela é ótimo, a GA 35mm J-12 é maravilhosa, a J-8 50mm idem. O único problema em usar lentes não 50mm é que o visor é 50mm, e ou você consegue um visor externo (tenho um para a 85mm) ou enquadra no olho baseando-se na diagonal do visor p 50mm como largura para o 35mm.

Mas as FED/Zorky partilham do mesmo problema.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2005, 12:08:04
Fala Marcos bz? Nosso time ta melhorando.....VIVA ZEROOOOOOOOOOOOOOOOO.

Aqui esta a pagina do Oleg, http://www.okvintagecamera.com/about.html Ele so tem produtos de qualidade.

[],s Carlos


majofe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2005, 15:17:31
Isso ai Carlos, agora é ir para o topo da tabela !
Obrigado pelo endereço.


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2005, 16:49:05
Pessoal, só uma dúvida.

Qual a diferença de uma Rangefinder para uma SLR?

Pois confesso antes nunca ter ouvido falar em uma Rangefinder, se pudessem me dar mais detalhes sobre essa categoria.

Pois também tenho interesse em adquirir uma câmera de filme.
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2005, 17:18:55