Autor Tópico: fotos de jóais  (Lida 2156 vezes)

thygo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 03 de Agosto de 2005, 20:06:54
se alguém puder me informar gostaria de saber o quanto cobrar de fotos de jóias.
essas fotos serão usadas para impressos e em catálago virtual.
se algum tiver como me informar...
thanks  ;)  


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2005, 11:15:13
No mínimo uns R$ 50,00 por foto!!!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2005, 05:17:18
Citar
se alguém puder me informar gostaria de saber o quanto cobrar de fotos de jóias.
essas fotos serão usadas para impressos e em catálago virtual.
se algum tiver como me informar...
thanks 

Olá!
Tudo jóia?
Bem, eu já acho que depende... tipo, qual tipo de equipamento que vc tem?
Qual a sua experiencia?
Vc tem estúdio?
Que tipo de site que será?
Quantas fotos, tempo de trabalho, quantas jóias vc irá fotografar?
Eu andei fazendo uma "pesquisa" sobre orçamentos, etc... e percebi que geralmente acaba acontecendo uma coisa muito interessante... e que dá certo para vc ter uma base! É incrível.
A teoria é o seguinte... cobre 10% do valor de seu equipamento (em média), variando um pouco para mais ou para menos, conforme o cliente! por trabalho.
Pode fazer deste jeito que dará certo.
E ofereça uns descontos (se a pessoa achar muito caro) e/ou brindes...por exemplo: existem 30 jóias a serem fotografadas... seu equipamento vamos supor que vc pagou ou vale a preço de mercado R$ 1500,00 - pela teoria dos 10%, vc irá cobrar R$ 150,00 pelo serviço e assim sairá R$ 5,00 por foto (apenas um exemplo). Porém vc irá ver se a loja for grande, vc pode arredondar para R$ 200,00... se for uma lojinha pequena, R$ 100,00 é o valor "ideal"... etc... e assim por diante...
Porém, não estou contando que vc irá manipular as fotos e que vc não fará em studio com luz profissional, etc...
E no mais, ofereça brindes, grave em CD, dê uma cópia a mais, faça alguns revelações, etc... use a criatividade.
E esses exemplos foram apenas explicativos mesmo... vai depender de outros fatores, como o principal é de quanto vc "quer ganhar" e de quanto vale o seu trabalho e de quanto a pessoa está disposta a gastar.
Muitos vão falar: ah, tá caro! Ou então... ah, tá barato demais... mas lembre-se que no mundo da arte, é praticamente tudo "relativo"... assim como existem quadros de arte que valem milhões e são "feiosos"/esquisitos e estranhos para a maioria do pessoal... muitos bonitinhos e tal valem muito pouco...

Bem, mas acho que é mais ou menos isto. Espero ter te ajudado.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2005, 12:56:20
Cara, tem duas discussões históricas no BrFoto sobre isso. Super completa e cheia de opiniões de todos os lados.

Se eu fosse você dava uma procurada lá. Já passei por essa dúvida e sanei ela nesses tópicos.

abraços


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2005, 13:11:38
Citar
Cara, tem duas discussões históricas no BrFoto sobre isso. Super completa e cheia de opiniões de todos os lados.

Se eu fosse você dava uma procurada lá. Já passei por essa dúvida e sanei ela nesses tópicos.

abraços
Opa!
E ae ?
blz?
Então, posta os links aí pra gente!
Eu entrei lá e não consegui achar..
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2005, 15:04:02


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2005, 00:44:02
neocosmo, tenho de discordar de vc nesse quesito dos 10%.

acho q vale mais a pena estabelecer um preço fixo por foto, éaté mais simples de se trabalhar... esse dos 10% é hiper relativo. mas concordo q o "tipo" decliente influencia no preço final, tem de saber avaliar isso. de repente um cliente pequeno paga menos mas paga constantemente...

tem de tentar valorizar de cara o preço do trabalho.

e como o Danilo falou aí do tópico do outro fórum... deu pano pra manga! e uma pude perceber naquela discussão, clicar jóias é complicado e trabalhoso.

 
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos