Autor Tópico: Escolhendo o equipamento  (Lida 2246 vezes)

marcushd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 07 de Setembro de 2008, 20:15:33
Olá Pessoal,

Estou planejando a compra da minha 1a DSLR, e queria umas dicas do pessoal daqui.

Um amigo virá dos EUA ao Brasil mês que vem, e quero aproveitar a oportunidade para comprar a máquina e as 1as lentes. Tenho pesquisando bastante, lente reviews, comparando imagens no flickr (pesquisando por camera e lentes).

Meu plano é comprar corpo, flash e lentes básicas. Meu interesse primário é fotos de turismo (cidades historicas, praias, montanha, um pouco de macro), e eventos (festa infantil, aniversarios, casamentos). Eu não tenho "medo" de controles manuais e leio o manual inteiro de tudo que compro.  :)


Iniciando pelo básico, as cameras que estou considerando são:

* Canon XSI (kit)   - US$ 699,00
* Canon 30D (corpo) - US$ 650,00
* Nikon D80 (corpo) - US$ 569,00 (ela entrou na lista hoje, pois só agora vi esse preço)
* Penta K200d ( Descartada após ler os reviews aqui no forum) - US$ 620,00

Flash:
* Nikon Speedlight SB600 - US$ 174,00
* Canon 430ex            - US$ 237,00
* Metz 48 AF-1           - US$ 225,00

O custo da nikon até aqui está melhor. Não avaliei o benefício todo ainda.

Lentes de interesse:
- Sigma 10-20mm   US$ 507,00
- Tamron 18-250   US$ 459,00 (US$339,00 no keh.com semi nova)


A minhas dúvidas são a seguinte:

0) Qual o melhor corpo+flash pensando num futuro de 2/3 anos. Nikon D80, Canon 30d, Canon XSI? 
1) A Tamron 18-250 é uma opção melhor que a lente 18-135mm do kit da nikon?
2) Escolhendo as duas lentes acima, seria necessária mais alguma ?
3) Alguma recomenda de lente básica (must-have) ?

Obrigado por qualquer dica.

Marcus
Ubatuba/SP


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2008, 22:55:31
Bom dificil dizer... o melhor, mas os melhores ao meu ver são:

Corpo: 30D

Sistema de Flash dedicado (TTL): Nikon, SB-600

Lentes: ficaria com uma 10-20 da Sigma é ótima juntamente com uma 18-200 IS/VR (Canon/Nikon).

Abraços.

[ ]s


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2008, 09:38:53
Prezado marcushd, eu detesto postar comentários nesse tipo de tópico, não estava nem lendo mais. Porém, depois de ler exatamente a mesma o opinião que vc leu, tenho dado uma olhada só pra ver os efeitos dela. E, como pode ser visto na idéia que vc formou sobre a K200D, percebe-se aqui já funcionando o “esquema” de indução promovido pela tal “opinião”. Só não funcionou totalmente porque apenas um dos objetivos foi alcançado, haja vista não vc não ter cogitado nenhuma Sony. Já que está se guiando por conselhos, o meu é de que se informe mais. Após ler vários review’s, chegará à conclusão de que muita gente tida como “gênio” também escreve suas bobagens.

Também vale a pena ler esse tópico aqui, pois pode ajudar na melhoria quanto aos critérios de avaliação de opiniões:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25727.0

Pelo que eu li, a K200D não é a melhor câmera desta categoria, bem como não é a pior. Lendo atentamente os review’s sérios, você poderá formar uma opinião bem mais balizada e, deixando de lado o caminho recomendado por quem se baseia em paixões, escolherá sua câmera de acordo com os vários itens que certamente compõe a sua lista de necessidades.

http://www.popphoto.com/cameras/5429/dslr-shootout-five-top-cameras-compared-the-results-page4.html
http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk200d/

P.s. 1: a maior crítica negativa aos atuais sistemas Pentax é o "deficiente" sistema de auto-foco. A propósito disso, não vi ainda um review testando o AF com as lentes SDM. O bom é que elas existem, e certamente devem ter um desempenho bem superior ao das acionadas melo motor de foco do corpo; o ruim é que, pelo menos por enquanto, não é oferecida uma SDM como “lente do kit”.

P.s. 2: das câmeras que vc listou, eu optaria pela D80 ou 30D (nessa ordem), pois são câmeras acima das “de entrada” e, pelo preço, apresentam uma melhor relação custo-benefício. E, já que incluiu câmeras “defasadas”, dê uma olhada também na K10D (http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk10d/), reconhecidamente uma das melhores em sua categoria.

Abraços.
 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2008, 10:34:53
Incrível não é Heber, o que você informa como principal crítica em relação à Pentax são exatamente os sistemas, que é o que a opinião dos "tidos como gênios" também indicam como principal ponto fraco, seguido pela associação sensor x tratamento.
Bom como SEMPRE eu não vou indicar nada fora de sua lista ou do que foi falado no tópico.
NA sua lista eu acho que em termos de corpo eu iria de 30D.
Em termos de imagem de XSi.
Mas é importante lembrar que tanto a 30D como a D80 já são de outra geração. Obviamente são inferiores às atuais gerações, mas possuem custo muito baixo.
A K10D, indicada pelo Heber, é uma câmera da mesma geração da D80 e da 30D. Normalmente a K10D costumava ter um preço bem competitivo em relação às concorrentes, indiquei ela por muito tempo por conta desta ótima relação. Se você achar uma delas nova, por um preço bem melhor que da D80 e da 30D compre sem medo, porque vale a pena. Agora se todas estiverem saindo por volta do mesmo preço (com no máximo uns US$ 100,00 de diferença) a 30D é disparada a opção mais equilibrada em termos de corpo, sistemas e Qualidade de imagem entre estas antigas. Se sua prioridade for com qualidade de imagem então vá de XSi.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 10:46:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ruben

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:36:14
Bom, eu considerei que poderia iniciar com a Sony, mas o problema delas em relação as lentes Sigma sem HSM (não encontrei nenhuma Sigma HSM p/ Sony), diminui muito a opção de lentes em um sistema que parece já não ter muitas opções. Falo de opções de preço razoável.
Quanto a Canon XSI é uma das que tenho considerado. Principalmente pelo que citou o Leo, modernidade, e isto é um apelo que sempre me pega.
Uma das coisas que gostei nela é o LCD grande ...., mas ao mesmo tempo não gostei da posição dele, muito à esquerda. Das funcionalidades,  compensação da exposição limitada a +2 e -2EV... e um certo "diz que" Canon funciona bem mesmo é com lentes Canon,mas ainda está nos meus planos.
Nikon D80 está forte no páreo, mas de qqer maneira, decidi esperar até outubro e a chegada da D90 e quem sabe gastar um pouco mais no corpo, justamente pelas inovações.

Sobre as lentes, eu como quero aprender sobre fotografia, decidi necessariamente incluir uma lente fixa, clássica como a 50mm e se eu for de Nikon, provavelmente vou comprar a 50mm f/1.8, que tá baratíssima ou até mesmo a 1.4, que sai uns $100 a mais.
As outras lentes que estou considerando é a 70-200 f/2.8, Sigma ou Tamron e a Tamron 17-35 f/2.8-4. Mais tarde, no Natal tlvz...hehe, comprar uma nikon micro, tipo a 105mm e um flashring.
Flash, se eu for de Nikon, SB600.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:47:15
Ruben com relação às Sony elas costumam ter motores de foco muito rápidos (na verdade é um dos principais apelos delas), então elas acabam andando melhor sem HSM do que muitas câmeras com HSM (mesmo a Nikon com o AF-S é mais lenta do que as Sony no geral sem SSM). Com HSM elas vão ainda melhor, mas infelizmente quantidade de lentes SSM e HSM para sony ainda é restrita. Então em termos de velocidade e precisão você não perde nada em não ter HSM, muito pelo contrário, nos testes que tenho feito as Sony sem SSM superam as Nikon similares com AF-S. O problema ai é barulho, as lentes sem esse tipo de motor são um pouco mais barulhentas do que as lentes com esse tipo de motor.
A Sigma tem poucas opções com motores do tipo para Sony. A tamrom não tem nenhuma opção para nenhuma câmera. No caso das lentes que você falou, todas elas iriam bem com o AF da Sony (na verdade a Sony e as Nikon com motor no corpo são as câmeras onde as Tamron vão melhor). No caso o sistema de lentes da Pentax é ainda mais restrito e crítico que o da Sony, tem menos opções e é o mais lento entre todos os sistemas de AF. Então se o seu negócio é escolher a marca com maior volume de opções de lentes (não a maior qualidade das lentes), a melhor opção é a Canon, a Canon tem lentes para todos os gostos. :)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 15:51:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ruben

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2008, 11:14:35
Leo, eu estava me referindo a este problema...

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23584.msg228344#msg228344

com certeza o motor de foco no corpo e o sistema "anti-shake" são o diferencial que pesa a favor das Sony. O fato de nenhuma cam ter tudo é que faz esta decisão sofrida. Para mim decidir do que abdicar é o mais difícil.
Por isso mesmo estou lendo bastante, principalmente o forum, tentando filtrar as coisas, praticando com minha f828, que afinal de contas tem quase todas as possibilidades manuais e automáticas que as slr, só não tem sensor. Neste meio tempo espero a chegada da D90 e talvez da A900, considerando que a A700 já está um preço razoável...decisões, mais corpo, lentes depois....mais lentes e menos corpo....
Uma pergunta....qdo vcs falam em auto foco lento, se comparado com o autofoco da F828, é lento deste jeito?
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 11:17:02 por Ruben »