Autor Tópico: Lente Macro para Canon  (Lida 4711 vezes)

cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Setembro de 2008, 07:45:42
Tenho uma Canon Rebel XTI.

Um dia desses eu brinquei com uns filtros close-ups e gostei muito, porem eles tem varias pioras em relação a uma lente macro (pelo menos foi o que me disseram).

Gostaria de saber quais que vcs acham que são as melhores lente macro pra Canon, levando em consideração o preço e a qualidade ou vcs acham que com os filtros close-up já está bom??

Vlw
Abraços
César


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2008, 08:29:21
A Canon 100mm 2.8, até mesmo porque é só uns poucos dólares mais cara que a Tamron 90mm macro. Excelente qualidade ótica, construção, e operação bem fácil (o motor USM é full-time manual, o que é útil pra mudar de autofoco instantaneamente pra foco manual nas horas de fazer macro). A frente dela também não se extende, o que é bem útil quando se está próximo do objeto.

Quanto ao filtro close-up x lente macro nem há comparação, com a lente você chega facilmente a 1:1 e com alguns acessórios pode até aumentar a ampliação. Caso se decida pela lente macro, pense em comprar uns tubos de extensão e um filtro close-up. Tenho os três, e parece que ampliação chega a algo em torno de 2:1 quando usados todos ao mesmo tempo.



Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2008, 08:42:19
Tirado do Fotografia Brasil, texto do Marcelo Estaky:


O que você pretende fotografar ? Como ?

Definir uma lente Macro parece coisa simples, mas não é, por exemplo, entre uma 60, uma 100 e uma 200, minha última escolha será sempre a 200, e a primeira a 60mm.

Eu explico:

50/60mm é uma lente de construçao mais simples e costumam ter o melhor recorte de todas por conta justamente dessa simplicidade, como segundo grande benefício, em função do comprimeito focal, você não vai precisar de aberturas tão pequenas para obter profundidade de campo, evitando a difração e no caso de uso na natureza ganhando velocidade.

No entanto, como nem tudo são maravilhas, para fotografia de insetos, a maior aproximação que esses comprimentos focais demandam, atrapalham por espantar os animais e o segundo problema é que dependendo do que esteja fotografando o curto espaço entre a lente e o assunto (18cm para 35mm) dificulta a iluminação criativa.

As 150/200, têm exatamente as qualidades e os problemas inversos às 50/60, construção mais complicada, maior peso para sustentar na mão, no entanto, lhe permitem ficar bem longe do assunto (cerca de 60/70cm para 1:1) evitando o risco de afugentar o animal, facilitando até mesmo a iluminação com flashes comuns. No entanto, em função do elevado comprimento focal e curta profundidade de campo, você é forçado a usar aberturas menores, o que lhe aproximará da faixa de difração da lente e consequente perda de nitidez e não obstante, a iluminação com Ring flash ou Macro flashes ficará mais difícil e até mesmo impossível dependendo da relação ISO/Abertura utilizada, e é claro, a diminuição da capacidade de aproveitamento da luz natural, quepara tal passará a exigir exposições mais longas colocando-o à mercê do vento, por exemplo.


Basicamente, o exposto acima explica a proliferação das 100/105mm como lente macro, pois ao invés de comprar 3 lentes, por essas serem um bom "meio termo", normalmente as pessoas acabam parando nesse comprimento focal, pois eles não têm as tão acentuadas qualidades das "pontas", mas também não tem os defeitos tão acentuados. :wink:

Pessoalmente, penso que o kit ideal para quem curte muito macrofotografia seja uma 50/50 e uma 100, eu tenho inúmeras macros de animais feitas com 100/105mm e a falta dos 150/200mm (apesar de já ter possuído 150 da Sigma que é espetacular) nunca me garantiu uma foto que eu não teria feito com a 100/105.

Abs.,
Marcelo.

Deutschland

Flickr


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2008, 08:52:32
Pegue a Canon 100mm f/2.8 Macro com certeza.

Como nosso colega citou, você consegue 1:1 com essa belezinha.

O efeito Bokeh que ela proporciona é muito bonito, suave e cremoso.

Vale a compra  :ok:
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 08:52:48 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2008, 09:35:13
Sim , provavelmente devo pegar a canon 100mm

1:1 é a magnification da lente, ou seja seu grau de aumento. Se tiver uma lente 1:3 a qualidade piora em relação a 1:1 ???

Posso usar filtros close-up juntamente com a lente macro com pouca perda de qualidade?

Vlw a todos pela explicação

Abraços

César


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2008, 09:48:26
A magnificação não determina a qualidade, é só uma propriedade da lente. 1:1 não é garantia de ser melhor ou pior que 1:3.

A maior perda que eu percebo com o uso da lente closeup (a 250D no caso) é a aberração cromática (fringe), em algumas situações de alto contraste de luz, mas é muito pouco. Também tem uma leve redução de nitidez, também pouco perceptível.


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:42:25
A distancia que vai ficar a lente macro do objeto para tirar fotos macros e conseguir pegar o foco e sempre a mesma? ou tem como afastar para tras para diminuir o close do objeto??

Vlw pelas ajudas
César


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:22:04
1:1 é a magnification da lente, ou seja seu grau de aumento. Se tiver uma lente 1:3 a qualidade piora em relação a 1:1 ???

A magnificação não determina a qualidade, é só uma propriedade da lente. 1:1 não é garantia de ser melhor ou pior que 1:3.



Como dito qualidade não está diretamente relacionado.

1:1 é uma ampliação maior que 1:3, acho que foi isto que queria perguntar.  :ok:


Só de curiosidade, a Canon possui uma lente chamada MP-E 65mm que possui ampliação até 5:1.  :clap:
É uma lente dedicada para macro, tanto que é nem possui foco automático, apenas foco manual.

 []'s

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:23:37
A distancia que vai ficar a lente macro do objeto para tirar fotos macros e conseguir pegar o foco e sempre a mesma? ou tem como afastar para tras para diminuir o close do objeto??

Vlw pelas ajudas

Normalmente a ampliação máxima é obtida na distância mínima de foco.

Sim, vc pode fotografar a distância maiores do objeto, porem com um fator de ampliação menor.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:46:09
Então é melhor comprar um lente macro com magnification 1:5
César


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:50:47
A distancia que vai ficar a lente macro do objeto para tirar fotos macros e conseguir pegar o foco e sempre a mesma?

Não, lentes com menor distância focal (ex. 60mm macro) ficam mais próximas do objeto em 1:1, e vice-versa para lentes com maiores distâncias focais (ex. 180mm macro).

Citar
ou tem como afastar para tras para diminuir o close do objeto??
O André já respondeu. Mesmo sendo uma lente fixa, você pode ajustar a distância focal (não sei se é tecnicamente correto chamar de distância focal), e abrir mais a imagem, ao custo de diminuir a ampliação.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:58:05
Então é melhor comprar um lente macro com magnification 1:5
1:5 significa 5 vezes menor que o tamanho real, você deve estar falando da MP65 que é 5:1 (5 vezes maior que o tamanho real).

A MP65 é dedicada só pra macro, você não pode tirar fotos normais com ela. Ela também é muito difícil de se utilizar acima de 2:1. Dá pra se divertir bastante com somente 1:1, e se precisar de mais ampliação, use tubos de extensão/lentes invertidas/lentes closeup, etc. Pra mim a MP65 tem mais potencial do que o necessário, e mesmo com uma abertura ridícula de quase f/100 ela não consegue uma profundidade de campo boa em 5:1.


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2008, 13:02:33
Vlw a todos

Agora eu entendi tudo

Abraços
César


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:59:38
Só mais uma duvida. Hehehe

A magnification  1:1 é 1:1 tanto para fotos normais para macro?

Queria uma lente clara 2.8 que serve tanto para macro e para tirar fotos em, show e fotos de retratos

Essa daqui vocês acham boa Objetiva: Sigma 105mm f2.8 EX DG Macro??
E a mais barata das lentes macros de distancia focal próxima de 100mm, ele serve para o que eu preciso?

Vlw a todos
César


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2008, 12:08:34
A lente só fica em 1:1 quando está na distância mais próxima possível do objeto fotografado.

A maioria das lentes macro se comportam como lentes normais (a MP-E 65 é exceção), então você poderia usar uma Canon 100mm ou Sigma 105 tranquilamente como tele. Aliás tem muita gente que compra essas lentes não para macro, mas sim para retrato.

 :ok: