Autor Tópico: .: E compacta? Qual é uma boa opção hoje em dia? :.  (Lida 9488 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2008, 13:12:25
Bem, au não sei onde se diz que o sensor de uma compacta dura 10.000 cliks. Para mim isso é novo.

Mas minha opinião é que é melhor uma câmera boa que uma câmera nova.

Minimamente para mim a compacta tem de ter boa lente e RAW. E poucas tem.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Outubro de 2008, 13:21:00
Ivan,

  Mas quando se fotografa em RAW, não somos "OBRIGADOS" a fazer edição da foto antes de dar saída nela, seja via impressora ou em minilab, ou dá para fotografar em RAW sem ter que editar a foto depois ?
  É que eu raramente edito minhas fotos, mesmo sabendo que sempre há perdas pelo fato do formato JPEG ser um padrão de compressão com perdas.
  O máximo que faço de edição é retirar olhos vermelhos e clarear um pouco as fotos noturnas batidas com minha A710 IS.
  Desculpem se fugi do tema principal do tópico, mas não quis abrir outro tópico pq a resposta que eu queria para a pergunta acima é bem simples, tipo sim ou não.
  Obrigado pela atenção.
  []'s
  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Outubro de 2008, 13:45:09
Pra mim a melhor compacta do mercado, acredite-se-quiser-espero-que-esteja-sentado, é a Sigma DP1 (ou a DP2). Isso até a Olympus lançar a versão deles da Micro 4/3.

Agora, a DP1/DP2 é a melhor câmera para todos os usuários que procuram uma compacta? Com certeza não. Mas é a melhor pra mim... eu sonho (às vezes literalmente) em ter uma.

Já cogitei várias vezes a possibilidade de uma saboneteira de sensor pequeno, mas eu realmente nunca vou ter uma, me recuso. Minha esperança é o protótipo da Olympus Micro 4/3 sair logo, junto com uma ou duas lentes pancake bem claras.

Ou isso ou a Sigma reduzir drasticamente o preço da DP1 e DP2. Não vou nem considerar as outras falhas dela, tipo a lentidão de processamento, AF péssimo e ISO usável só entre 100 e 200. Esses defeitos chegam a ser irrelevantes quando vejo o que um bom fotógrafo é capaz de fazer com essa câmera em mãos.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2008, 13:55:31
Ivan,

  Mas quando se fotografa em RAW, não somos "OBRIGADOS" a fazer edição da foto antes de dar saída nela, seja via impressora ou em minilab, ou dá para fotografar em RAW sem ter que editar a foto depois ?
  É que eu raramente edito minhas fotos, mesmo sabendo que sempre há perdas pelo fato do formato JPEG ser um padrão de compressão com perdas.
  O máximo que faço de edição é retirar olhos vermelhos e clarear um pouco as fotos noturnas batidas com minha A710 IS.
  Desculpem se fugi do tema principal do tópico, mas não quis abrir outro tópico pq a resposta que eu queria para a pergunta acima é bem simples, tipo sim ou não.
  Obrigado pela atenção.
  []'s
  Max

Bem, há duas coisas aí contraditórias: querer qualidade e não querer editar. Escolha uma, sabendo que renunciará à outra -risos. Pode ser qualquer uma das duas a escolha, mas será definitiva na câmera escolhida.

Mesmo assim, mesmo em JPEG, uma câmera com uma ótica boa é outra coisa.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 14 de Outubro de 2008, 13:57:23
Pra mim a melhor compacta do mercado, acredite-se-quiser-espero-que-esteja-sentado, é a Sigma DP1 (ou a DP2). Isso até a Olympus lançar a versão deles da Micro 4/3.

Agora, a DP1/DP2 é a melhor câmera para todos os usuários que procuram uma compacta? Com certeza não. Mas é a melhor pra mim... eu sonho (às vezes literalmente) em ter uma.

Já cogitei várias vezes a possibilidade de uma saboneteira de sensor pequeno, mas eu realmente nunca vou ter uma, me recuso. Minha esperança é o protótipo da Olympus Micro 4/3 sair logo, junto com uma ou duas lentes pancake bem claras.

Ou isso ou a Sigma reduzir drasticamente o preço da DP1 e DP2. Não vou nem considerar as outras falhas dela, tipo a lentidão de processamento, AF péssimo e ISO usável só entre 100 e 200. Esses defeitos chegam a ser irrelevantes quando vejo o que um bom fotógrafo é capaz de fazer com essa câmera em mãos.

Bucephalus;

Em RAW, com ISO 80 ou 100, a Lumix LX1 é bárbara. As sucessoras melhores ainda. A lente da Lumix é um espetáculo, ainda mais considerando seu ângulo de cobertura.

Mas é evidente que a Olympus 4:3 pequenininha é a solução
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 13:58:05 por Ivan de Almeida »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #35 Online: 14 de Outubro de 2008, 14:36:05
Me metendo na conversa, vc tem a opção de só exportar as fotos para jpeg... Vai dar uma baita coceira de dar um tapa na foto, mas enfim.... No lightroom vc pode exportar o lote todo.

Ivan,

  Mas quando se fotografa em RAW, não somos "OBRIGADOS" a fazer edição da foto antes de dar saída nela, seja via impressora ou em minilab, ou dá para fotografar em RAW sem ter que editar a foto depois ?
  É que eu raramente edito minhas fotos, mesmo sabendo que sempre há perdas pelo fato do formato JPEG ser um padrão de compressão com perdas.
  O máximo que faço de edição é retirar olhos vermelhos e clarear um pouco as fotos noturnas batidas com minha A710 IS.
  Desculpem se fugi do tema principal do tópico, mas não quis abrir outro tópico pq a resposta que eu queria para a pergunta acima é bem simples, tipo sim ou não.
  Obrigado pela atenção.
  []'s
  Max


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:44:51
Tou doidinho para comprar uma G9 usada ou uma G10 nova para um tipo de fotografia que estou querendo meter a cara e que não é conveniente andar com uma penca de lentes e câmeras grandes.

Minha irmã pegou uma G9 recentemente e a maquininha é capaz de fazer miséria.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:48:57
Mas quando se fotografa em RAW, não somos "OBRIGADOS" a fazer edição da foto antes de dar saída nela, seja via impressora ou em minilab, ou dá para fotografar em RAW sem ter que editar a foto depois ?
  É que eu raramente edito minhas fotos, mesmo sabendo que sempre há perdas pelo fato do formato JPEG ser um padrão de compressão com perdas.

Geralmente nas câmeras que tem RAW vem um conversor junto e vc pode fazer a conversão do lote inteiro de arquivos de uma vez só exatamente com o mesmo algoritmo usado pela câmera. É bem prático tb.

Fazendo desse jeito vc pode ter quase a mesma praticidade de fotografar em JPEG e as fotos que vc achar que merece um tratamento mais elaborado dá pra usar o RAW deste arquivo específico.

No mais, o maior problema do JPEG não é a perda da conversão final, mas sim a falta de controle do processo.

[edit] conversão com "m" hehe
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 18:08:30 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:59:57
No mais, o maior problema do JPEG não é a perda da conversão final, mas sim a falta de controle do processo.

Principalmente na retenção de detalhes por causa da redução de ruído...

Eu estou curioso para ver um review da Canon SX10 IS x SX1 IS para ver as diferenças do CCD pro CMOS em sensores pequenos
http://www.dpreview.com/news/0809/08091703canon_sx1is_sx10is.asp

Engraçado que a com CMOS além de permitir filmagem HD, tem 4fps até encher o cartão (melhor que muita reflex de entrada) enquanto a que usa CCD tem apenas 1.4fps de burst
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 18:01:36 por pedro_raythz »


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 14 de Outubro de 2008, 23:10:41
Não vou fugir muito do tópico, é apenas um pequeno adendo.
Qual seria a melhor compacta com desempenho pelo menos "aceitável" em fotos noturnas atualmente ?
Obs.: Desempeno este não necessariamente ligado ao flash externo TTL, recurso este já disponível em algumas compactas atuais.
      Eu me refiro ao recursos já inerentes ao corpo da câmera e tudo que vem dentro dela((conjunto óptico, sensor,processador de imagem, "built-in" flash).

Enfim, seria uma comapcta que tivesse basicamente um bom autofoco, uma boa fotometria em pouca luz e um razoável alcande do flash embutido. Eu digo "aceitável" para o segmento de compacta e/ou compacta avançada.

Agradece,

Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #40 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:37:00
Não vou fugir muito do tópico, é apenas um pequeno adendo.
Qual seria a melhor compacta com desempenho pelo menos "aceitável" em fotos noturnas atualmente ?
Obs.: Desempeno este não necessariamente ligado ao flash externo TTL, recurso este já disponível em algumas compactas atuais.
      Eu me refiro ao recursos já inerentes ao corpo da câmera e tudo que vem dentro dela((conjunto óptico, sensor,processador de imagem, "built-in" flash).

Enfim, seria uma comapcta que tivesse basicamente um bom autofoco, uma boa fotometria em pouca luz e um razoável alcande do flash embutido. Eu digo "aceitável" para o segmento de compacta e/ou compacta avançada.

Agradece,

Max

Canon G10 :ok:
Deutschland

Flickr


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:41:09
Tem meu apoio, a indicação do Xará é certeira.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:14:10
tenho uma panasonic tz5, excelente.

28mm - 280mm (10x de zoom, começando em WIDE)
lente leica
filma em alta definição (hd)


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #43 Online: 15 de Outubro de 2008, 15:42:05
Panasonic LX3.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Outubro de 2008, 11:34:11
Saiu dois review da Panasonic LX3 interessantes.

http://www.imaging-resource.com/PRODS/LX3/LX3A.HTM
http://www.dcresource.com/reviews/panasonic/dmc_lx3-review/index.shtml

A Panasonic mandou muito bem com essa CAM, mesma resolução, mas melhorando bastante o desempenho do sensor, além de manter as características imbatíveis dessa linha (features, lente, acabamento)....Hoje é a compacta avançada (de bolso) com melhor desempenho em ISO alto e baixo.

Compare foto dela em ISO400 com a Canon G9 e a Fuji F100fd.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/LX3/FULLRES/LX3INBI0400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9INBI0400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/F100FD/FULLRES/F100FDINBI00400.HTM

Uma dúvida...Se eu colocar um flash Nikon SB-600 numa LX3, vai funcionar no modo manual? Falo isso pois estou achando importante ter uma compacta de bolso com RAW e sapata de flash para usar o flash da DSLR.

Para as UZ eu estou achando bem interessante a nova Canon Powershot SX1 IS, mas faltou o RAW.

Valeu