Autor Tópico: Grandes fotógrafos!  (Lida 5749 vezes)

Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Online: 09 de Setembro de 2008, 17:13:35
Olá pessoal, vejam alguns do grandes nomes da fotografia mundial e suas fotos...
Procurem a foto do Sebastião Salgado, se essa foto caísse no Corredor Polonês o pessoal iria achar mil e um defeitos, inclusive o horizonte torto!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Agora, falando sério, vejam a foto do Kevin Carter, muito chocante. Se eu não me engano, ele entrou em depressão e se suicidou depois desse trabalho.

http://www.pdngallery.com/20years/photojournalism/03_kevin_carter.html

Esse outro site, é do Time.com - Sebastião Salgado, acho o trabalho dele SHOW!!!

http://www.time.com/time/daily/special/photo/salgado/index.html

Abraços a todos!  :ok: :ok: :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2008, 09:25:37
Esqueci de comentar, na foto do Kevin Carter, vê-se a criança tentando chegar ao acampamento de refugiados e o urubu poucos metros ao fundo, esperando o menino morrer para comê-lo...  :(
Muito triste saber que em algum lugar isso ainda deve estar acontecendo.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


druso

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2008, 13:21:18
Boa Tarde Pessoal,

Achei um texto bem interessante sobre a foto, vida e suicidio do fotógrafo Kevin Carter.

Aproveito tbm p levantar uma questão sobre onde termina o profissional de fotografia e começa o ser humano.

http://www.revistawave.com/blog/index.php/2008/02/20/kevin-carter-1960-1994/

Espero que o texto mexa com vcs como mexeu comigo.

Abraço,
Druso


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2008, 14:05:28
Esqueci de comentar, na foto do Kevin Carter, vê-se a criança tentando chegar ao acampamento de refugiados e o urubu poucos metros ao fundo, esperando o menino morrer para comê-lo...  :(
Muito triste saber que em algum lugar isso ainda deve estar acontecendo.

Mais triste é saber que não precisa ir muito longe pra ver cena parecida.  :no:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2008, 16:21:42
Vemos especiais da Discovery mostrando presas e predadores. E o locutor ainda diz "Essa é uma espécie ameaçada...".
Porém não fazem nada pra salvar o bicho do predador.

Isso é o "espírito documentarista". Não interferir nos acontecimentos para mostrar o que acontece com o máximo de imparcialidade.

Daí chegamos ao menino e o urubu. Em nome do profissionalismo o fotógrafo agiu, mas não soube lidar com isso depois.
Mas é o impacto dessa foto que nos faz pensar e refletir sobre os fatos hoje.

O trabalho dele não foi em vão.
Podemos dizer que foi "a foto da vida" dele.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2008, 13:31:12
O menino e o abutre é a imagem que supera um milhão de palavras...
O Kevin teria sido oportunista se ficasse esperando o abutre atacar o menino. Mas a foto nos faz torcer pelo menino, mesmo sabendo das poucas chances que ele tem de escapar... a foto não termina neste momento congelado.

Quanto a pacividade do autor... nós sabemos que nessas guerras tribais se vc. ajudar um inimigo, você se torna um inimigo!

abraços


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2008, 15:36:13
Vemos especiais da Discovery mostrando presas e predadores. E o locutor ainda diz "Essa é uma espécie ameaçada...".
Porém não fazem nada pra salvar o bicho do predador.

Isso é o "espírito documentarista". Não interferir nos acontecimentos para mostrar o que acontece com o máximo de imparcialidade.

Daí chegamos ao menino e o urubu. Em nome do profissionalismo o fotógrafo agiu, mas não soube lidar com isso depois.
Mas é o impacto dessa foto que nos faz pensar e refletir sobre os fatos hoje.

O trabalho dele não foi em vão.
Podemos dizer que foi "a foto da vida" dele.

Muito bem dito!  :ok: Concordo 100% Luiz.  :ok: :ok: :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2008, 15:39:15
Boa Tarde Pessoal,

Achei um texto bem interessante sobre a foto, vida e suicidio do fotógrafo Kevin Carter.

Aproveito tbm p levantar uma questão sobre onde termina o profissional de fotografia e começa o ser humano.

http://www.revistawave.com/blog/index.php/2008/02/20/kevin-carter-1960-1994/

Espero que o texto mexa com vcs como mexeu comigo.

Abraço,
Druso

Também achei! Obrigado pela contribuição...  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2008, 15:41:19
O menino e o abutre é a imagem que supera um milhão de palavras...
O Kevin teria sido oportunista se ficasse esperando o abutre atacar o menino. Mas a foto nos faz torcer pelo menino, mesmo sabendo das poucas chances que ele tem de escapar... a foto não termina neste momento congelado.

Quanto a pacividade do autor... nós sabemos que nessas guerras tribais se vc. ajudar um inimigo, você se torna um inimigo!

abraços

Pois é, Renato, sem palavras meeeeeeesmo!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


lorrayne

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2008, 11:27:44
Magnifíco trabalho :clap:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2008, 12:41:58
Eu tinha lido, não sei se num documentário ou num tópico por aqui, um trecho da carta de despedida de Kevin Carter. Como se vê, ser um fotógrafo reconhecido por seu trabalho não é sinônimo de uma vida repleta de glamour.

Aqui comentou-se como a foto de um fotógrafo tinha influenciado na morte de um soldado.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24754.0
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080720/not_imp208896,0.php

Já ouvi também que Sebastião Salgado passou uma séria depressão depois do trabalho na África. Também, como manter-se imune diante de tanta miséria? A sensação de impotência, nessas circunstâncias, deve ser horrível e deve ter um impacto muito forte na vida das pessoas que estão em contato direto com essa realidade.

Pois bem, mudando um pouco de assunto, mas dentro da proposta do tópico, estou fazendo um curso no qual estamos fazendo um percurso pelo trabalho de vários fotógrafos (nacionais ou não). O material disponível para isso é bem rico: fotos, livros, textos, vídeos, documentários, filmes etc.
Vou deixar alguns nomes aqui para quem se interessar pesquisar. Alguns eu já conhecia, outros bem menos. São eles:
* André Kertész
* Bill Brandt
* Duane Michals
* Helmut Newton
* Henri Cartier-Bresson
* Jan Saudek
* Josef Koudelka

* Evandro Teixeira
* Marcos Sá Corrêa
* Percival Tirapeli
* Rosa Guaditano
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 12:53:08 por Kika Salem »


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2008, 13:30:10
Jan Saudek eu faço questão de enfatizar. Realmente uma perfeita junção da fotografia com a pintura.  Vale muito a pena, pra quem não conhece, der uma conferida no portfolio dele

http://www.saudek.com/


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:32:17
Jan Saudek eu faço questão de enfatizar. Realmente uma perfeita junção da fotografia com a pintura.  Vale muito a pena, pra quem não conhece, der uma conferida no portfolio dele

http://www.saudek.com/

Muito boa dica! Gostei muito, ainda mais que junto minhas preferências, foto P&B e bem contrastadas!  :D :D :D

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:36:25
Eu tinha lido, não sei se num documentário ou num tópico por aqui, um trecho da carta de despedida de Kevin Carter. Como se vê, ser um fotógrafo reconhecido por seu trabalho não é sinônimo de uma vida repleta de glamour.

Aqui comentou-se como a foto de um fotógrafo tinha influenciado na morte de um soldado.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24754.0
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080720/not_imp208896,0.php

Já ouvi também que Sebastião Salgado passou uma séria depressão depois do trabalho na África. Também, como manter-se imune diante de tanta miséria? A sensação de impotência, nessas circunstâncias, deve ser horrível e deve ter um impacto muito forte na vida das pessoas que estão em contato direto com essa realidade.

Pois bem, mudando um pouco de assunto, mas dentro da proposta do tópico, estou fazendo um curso no qual estamos fazendo um percurso pelo trabalho de vários fotógrafos (nacionais ou não). O material disponível para isso é bem rico: fotos, livros, textos, vídeos, documentários, filmes etc.
Vou deixar alguns nomes aqui para quem se interessar pesquisar. Alguns eu já conhecia, outros bem menos. São eles:
* André Kertész
* Bill Brandt
* Duane Michals
* Helmut Newton
* Henri Cartier-Bresson
* Jan Saudek
* Josef Koudelka

* Evandro Teixeira
* Marcos Sá Corrêa
* Percival Tirapeli
* Rosa Guaditano


Boa dica para pesquisas! E bastante interessantes as suas colocações...  :ok: :ok: :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!