Autor Tópico: Ajuda para montar exposição  (Lida 9488 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Online: 09 de Setembro de 2008, 22:56:44
Olá pessoal,

estou montando um projeto com fotografia que vai entrar em uma concorrência para receber patrocínio para projetos de funcionários da empresa onde trabalho.

Daí não tenho noção de como funciona um projeto em fotografia, sei que pode ser uma exposição, um catálogo, um livro, tem várias opções, certo?

Alguém pode me dar um help nisso? O orçamento é de até R$ 6.000,00. Queria saber por exemplo, em uma exposição, quantas fotos seriam bacanas ou qual o acabamento bom. Um catálogo tem regras tipo quantidade de fotos/páginas? Existe alguma modalidade onde eu posso aproveitar o resultado depois (tipo vender alguma coisa).

Na realidade não sei por onde começar :)

Se alguém já tiver feito algo do tipo e puder passar uma dica, fico agradecido. No projeto não pode entrar compra de equipamentos, infelizmente  :D

um abraço!
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2008, 14:45:53
Kergi,

Tudo blz?

Recentemente, fiz um curso de elaboração de projetos, mas na área ambiental, almejando recusos financeiros estaduais para recuperação e conservação de bácias hidrográficas.

Bom, não se entra no que vc quer, mas um roteiro simples que talvez possa ser útil, já que vc está pleiteando uma verba da sua empresa... Quanto a como montar uma exposição ou livro eu nao posso te dar dicas, mas um roteiro pode te ajudar. (Vc precisa mostrar para quem vai avaliar que seu projeto é válido, e que o recurso vai trazer benefícios a alguém por algum determinado tempo...

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

1. TÍTULO
2. INTRODUÇÃO
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS
5. PÚBLICO ALVO/ BENEFICIADOS
6. RESULTADOS ESPERADOS
7. METODOLOGIA
8. ÁREA DE ABRANGÊNCIA/LOCALIZAÇÃO
9. ENTIDADES ENVOLVIDAS
10. INÍCIO E TÉRMINO DO PROJETO
11. ORÇAMENTO DO PROJETO
12. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
13. PLANO DE APLICAÇÃO
14. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO


Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2008, 17:03:54
Kergi

Minha sugestão, já que você tem uma concorrência e um investimento de 6 mil, é procurar diretamente um produtor cultural. Para pequenas exposições pessoais ou coletivas até dá pra fazer as coisas ao nosso jeito, mas pra uma concorrência a coisa tem que ser bem, muito bem apresentada, formatada nos moldes padrões, tudo dentro do protocolo.
Uma empresa que vai liberar uma verba de 6 mil provavelmente está utilizando o recurso de isenção fical, logo, a concorrência poderá ser muito qualificada.
O roteiro que o Davi mandou abraça quase todas as possibilidades, e, como visto, não é algo fácil de resolver sozinho. Somente uma pessoa qualificada pro assunto vai poder te orientar qual a melhor forma de convencer que seu projeto merece esta verba.

Mas para esse post não passar em branco, respondendo algumas das suas questões:

- Daí não tenho noção de como funciona um projeto em fotografia, sei que pode ser uma exposição, um catálogo, um livro, tem várias opções, certo?

Fatalmente, todo projeto vai ter um lançamento. Mesmo se for um livro, é uma condição básica que se tenha uma exposição junto. Então não foge muito à idéia de exposição. Nela, você terá que pensar na mostra em si (trabalhos apresentados),material para apresentação dos trabalhos (molduras, suportes, ampliações, porojeções), material gráfico para divulgação (convite,catálogo,custo do designer que irá fazer o projeto) vernissage (comida e bebida pros convidados), local para exposição (vai ser na empresa, em lugar alugado?) etc etc etc etc

- Alguém pode me dar um help nisso? O orçamento é de até R$ 6.000,00.

Seis merrés é um orçamento relativamente baixo, mas dá pra fazer coisas maravilhosas com isso. Não será uma exposição glamourosa, mas será muito digna.

- Queria saber por exemplo, em uma exposição, quantas fotos seriam bacanas ou qual o acabamento bom. Um catálogo tem regras tipo quantidade de fotos/páginas? Existe alguma modalidade onde eu posso aproveitar o resultado depois (tipo vender alguma coisa).

Quantas fotos: depende do tamanho da ampliação, do espaço da galeria, do espaço util que a galeria tem para colocar os trabalhos. Você tem que ter necessariamente a planta baixa do espaço para viabilizar td isso.

O catálogo: Não tem regras, pode ser de um folder de 1 dobra até um livreto com acabamento de verniz. Aí vale do bom senso do designer que vai fazer o projeto e do dinheiro que vc tem.

Vendas: Isso tem que ir com muito cuidado, já que é patrocínio vc tem que saber as clausulas do contrato. As vezes a clausula preve participação nos lucros ou sequer permite a venda.

Na realidade não sei por onde começar

Pegue o edital leia com atenção e ligue pra um produtor cultural e veja se vale a pena. Ele não vai te cobrar pra dizer se ele pode te ajudar ou não.

Um abraço e boa sorte!



Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2008, 17:33:39
Davi e Rafael, valeu pelas dicas. Vou tentar procurar um produtor pra pegar algumas informações. O edital é "interno", só vi uma divulgação mais por cima, vou saber mais detalhes então para poder acompanhar.

Até o final da semana post alguma idéia que fiz  :ok:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos