Kergi
Minha sugestão, já que você tem uma concorrência e um investimento de 6 mil, é procurar diretamente um produtor cultural. Para pequenas exposições pessoais ou coletivas até dá pra fazer as coisas ao nosso jeito, mas pra uma concorrência a coisa tem que ser bem, muito bem apresentada, formatada nos moldes padrões, tudo dentro do protocolo.
Uma empresa que vai liberar uma verba de 6 mil provavelmente está utilizando o recurso de isenção fical, logo, a concorrência poderá ser muito qualificada.
O roteiro que o Davi mandou abraça quase todas as possibilidades, e, como visto, não é algo fácil de resolver sozinho. Somente uma pessoa qualificada pro assunto vai poder te orientar qual a melhor forma de convencer que seu projeto merece esta verba.
Mas para esse post não passar em branco, respondendo algumas das suas questões:
- Daí não tenho noção de como funciona um projeto em fotografia, sei que pode ser uma exposição, um catálogo, um livro, tem várias opções, certo?
Fatalmente, todo projeto vai ter um lançamento. Mesmo se for um livro, é uma condição básica que se tenha uma exposição junto. Então não foge muito à idéia de exposição. Nela, você terá que pensar na mostra em si (trabalhos apresentados),material para apresentação dos trabalhos (molduras, suportes, ampliações, porojeções), material gráfico para divulgação (convite,catálogo,custo do designer que irá fazer o projeto) vernissage (comida e bebida pros convidados), local para exposição (vai ser na empresa, em lugar alugado?) etc etc etc etc
- Alguém pode me dar um help nisso? O orçamento é de até R$ 6.000,00.
Seis merrés é um orçamento relativamente baixo, mas dá pra fazer coisas maravilhosas com isso. Não será uma exposição glamourosa, mas será muito digna.
- Queria saber por exemplo, em uma exposição, quantas fotos seriam bacanas ou qual o acabamento bom. Um catálogo tem regras tipo quantidade de fotos/páginas? Existe alguma modalidade onde eu posso aproveitar o resultado depois (tipo vender alguma coisa).
Quantas fotos: depende do tamanho da ampliação, do espaço da galeria, do espaço util que a galeria tem para colocar os trabalhos. Você tem que ter necessariamente a planta baixa do espaço para viabilizar td isso.
O catálogo: Não tem regras, pode ser de um folder de 1 dobra até um livreto com acabamento de verniz. Aí vale do bom senso do designer que vai fazer o projeto e do dinheiro que vc tem.
Vendas: Isso tem que ir com muito cuidado, já que é patrocínio vc tem que saber as clausulas do contrato. As vezes a clausula preve participação nos lucros ou sequer permite a venda.
Na realidade não sei por onde começar
Pegue o edital leia com atenção e ligue pra um produtor cultural e veja se vale a pena. Ele não vai te cobrar pra dizer se ele pode te ajudar ou não.
Um abraço e boa sorte!