Autor Tópico: Experiência no exterior  (Lida 1404 vezes)

fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Online: 11 de Setembro de 2008, 00:55:24
Fala pessoal!

Estou pensando em passar uma temporada (provavelmente um ano) em outro País (ao que tudo indica este País será o Canadá).

Aproveitarei para aperfeiçoar o inglês, conhecer outra cultura e pensei em unir isso ao trabalho. E ao invés de fazer um curso de fotografia pensei em trabalhar como assistente de algum fotógrafo. Mas como chegar a este fotógrafo? Enviar um email com curriculo e intenções?

Em tempo, alguem conhece algum fotógrafo canadense que valha a pena trabalhar como assistente? Alguem já teve este tipo de experiência?

Obrigado
« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 11:10:37 por Kika Salem »
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:53:47
OI Fabio,
Moro e trabalho nos EUA há 12 anos, já alguns deles como fotógrafa e tb assistente.
Não sei sobre o Canadá, mas deve ser bem parecido com aqui...
O mercado é extremamente competitivo entre os assistentes, e vc vai achar trabalho mais facilmente em cidades grandes.
Vc precisa ser fluente em inglês, imagino que seja, né?
Procure em organizações fotográficas como ASMP , APA, EP, ( estas 3 nos EUA) eles tem listagens de fotógrafos e vc pode começar por aí.
Quase todas grandes orgs de fotografia tem um grupo no Yahoo, procure ver se encontra, cadastre-se, e comece a fazer perguntas. Estes grupos costumam ser frequentados por alguns bons nomes, e tb por outros como você, e vcs podem compartilhar info.
UMa vez que vc ache os fotogs e seus emails, escreva uma breve carta de apresentação, explique vc que vem do exterior, e se disponha a fazer TUDO, desde montar luzes a varrer o estudio e buscar café para o cliente. Conte a sua experiência ( formatos, iluminação, câmeras, PS, etc), seja bem específico, dê as datas quando vai estar disponível. Eles vão te oferecer algo entre U$ O,oo ( isso mesmo, ZERO) e U$ 250,00 por 10 hs de trabalho. Uns 95% só usam assistentes freelancers, portanto vc não deve trabalhar todos os dias. Vc tb vai precisar de um celular, e carteira de motorista válida no país.
Os bons fotógrafos recebem 5, 10 emails e telefonemas como este por dia, portanto vc deve arrumar uma maneira de se sobressair.
Chegando mais perto de vc ir, entre em contato de novo com os fotogs com quem vc gostaria de trabalhar, seja persistente, alguns gostam de ver que vc vai atrás do que quer. Uma vez que alguém responda, telefone e tenha uma conversa mais pessoal.
Bom, acho que aqui vc tem um começo !
Boa sorte,

()s

GuiGui  :)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 13:16:16 por guigui »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2008, 11:52:41
Canadá é um país legal.

Mas muita gente reclama que tem muitos brasileiros e chineses... ae o inglês fica difícil de aperfeiçoar.
Você deve tentar fugir destes grupos se quiser realmente aprender inglês.

Como assistente eu não sei, mas como garçom, atendente, etc... tem muito trabalho.

Grande problema é o tempo que você vai ficar parado até arrumar algum emprego, digo isso porque lá a vida é muito cara... vai ter que pagar tudo no dinheiro e adiantado.

O ideal seria você conseguir já um emprego aqui do brasil, para chegar lá garantido para você não torrar grana logo de cara.

A não ser que dinheiro não seja o seu problema.

Eu penso em ir para lá também trabalhar com IT (JAVA).
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ