Autor Tópico: Primeira Câmera "Micro Four Thirds": Panasonic Lumix G1  (Lida 21560 vezes)

mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #30 Online: 13 de Setembro de 2008, 11:13:42

Tá, tudo lindo e maravilhoso, mas o grande diferencial das Panasonic - a Leica - já tá fora, né? :ponder:

Lente Lumix não engana ninguém... Fabricada lá no Japão mesmo, baratinha, baratinha, né? ;)

Se quiser original alemã só com adaptador...

Mauro
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #31 Online: 13 de Setembro de 2008, 11:51:59
Acho que a Panasonic errou na mão com o conservadorismo, ficou meio feinha e grande demais para a proposta. Parece que a Oly E420 é mais slim do que essa Pana, oras !   

 Já esse protótipo de Leica que estão circulando, uau !

Não vejo problema com relação à base instalada de 30.000, nem de 100.000 lentes de uma marca ou outra.  Eu só tenho duas que prestam e me incomodam mais de me desfazer, e por acaso são pesadas e grandes demais para determinadas situações.

Sobre o EVF, tem um site alemão afirmando que está comparável ao da Canon 5D, em temanho e brilho.

Resta  conferir a qualidade da imagem, posições da Leica e Olympus para dar o suporte, e o brecinho, é claro.









Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Setembro de 2008, 13:36:22
Muito bom este EVF, com 1.4Mp, 180fps e 1.4x magnificacao por 0.7x (FF equival.). Deve ser melhor que muitos OVF.

Pro sensor, fica muito prático a limpeza, ele fica próximo do mount e nada na frente, nem precisaria um sistema de limpeza.

Vou apenas ficar atento com os valores de AF e se a Oly lança uma que filma, se ficar dentro dos U$500,00 eu vou encomendar uma rapidamente, ainda esse ano, a princípio para substituir a compacta e quem sabe até a Reflex......Inclusive vou fazer meus casamentos com uma dessa..hehehe.....Os noivos não vão botar uma fé..rsrs

A Panasonic G1, pode até não ser a mais compacta possibilidade deste novo sistema, mas já se trata da melhor de todas alternativas para as DSLR, ou seja, ela já é melhor que a Fuji S100, do que a Canon S5is, Panasonic FZ-28, Canon G9, etc, etc.....Dependendo do preço, ela vai matar o mercado de UZ, onde consumidores buscam preço, qualidade de imagem e não esquentam muito com a portabilidade......quem sabe logo eles colocam um kit com uma lente bem flexível (14-200mm) e com preço até uns U$600,00 pra matar de vez com as UZ de sensor pequeno.

Provavelmente teremos daqui alguns meses vários design de câmeras utilizando o mesmo sistema (Compacta, UltaCompacta & DSLR-Like), eu não duvido logo termos até mesmo câmeras profissionais sem ser Reflex.....tudo dependendo da qualidade e aceitação desse EVF.

Valeu
« Última modificação: 13 de Setembro de 2008, 14:18:13 por Leandro Federsoni »


gugalandia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Guga
Resposta #33 Online: 13 de Setembro de 2008, 14:01:14
- O sensor fica exposto na troca de lentes. Se nas SLRs tem um espelho e obturador na frente do sensor, e a poeira ainda dá um jeito de entrar, imagina nesse  :o

Se a Panasonic usar o mesmo esquema da Olympus, poeira não vai ser problema.

Pictos, não só está usando como foi melhorado ainda mais. Antes vibrava em 35.000 ciclos por segundo. Agora conseguiram 50.000 ciclos por segundos.
--
Gustavo Melhado Petean


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2008, 15:54:56
Marcelo;
Eu já usei muito EVF. Depois que se acostuma, vai bem. Mas para ficar bom é preciso um EVF bom mesmo, como o que havia nas Minolta bridge.

Bacana Ivan, porém nao consigo imaginar um EVF melhor do que um viewfinder de uma DSLR hoje.
Fiquei muito curioso para testar.

Minolta bridge você diz a antiga A2? Já li também que tinha um EVF excelente.
Eu tive a sucessora dela, a A200, que por sinal teve um downgrade no viewfinder.

Fui conferir no dpreview:
Viewfinder A2: 0.44" Type TFT, 922,000 pixels (640 x 480)

Viewfinder A200: 0.44" electronic viewfinder, 235,000 pixels (320 x 240)

Essa nova G1 tem 1,440,000 pixels, sem dúvida ainda melhor, mas seria comparável a uma 5D por ex? :ponder:
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:56:40
Estava olhando algumas características da Panasonic FZ-28 e notei que ela faz 2,77s pra cada foto em RAW (cycle time) enquanto por exemplo a Nikon D40/D60 faz 0,33s para cada RAW. Será se a G1 vai ficar mais próximo a uma Reflex popular ou próximo de uma UZ?

Pra JPG fino a FZ-28 faz 2fps enquanto uma DSLR popular faz 3fps.

Pra reciclar o flash a FZ-28 precisa de 4,3s e uma DSLR 3s.

Vamos ver se a G1 encosta nas DSLR em todas velocidades....


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #36 Online: 13 de Setembro de 2008, 17:12:24
Um review prá quem entende de alemão  )eu apanho prá diabo no tradutor.   

http://www.digitalkamera.de/Meldung/Panasonic_enthuellt_mit_der_Lumix_G1_eine_neue_Kamerageneration/5144.aspx


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #37 Online: 14 de Setembro de 2008, 10:59:17
Essa questão da velocidade é relativa. Se eu medir quantas fotos fiz em seqüência no último anos não alcançarei uma dezena. É preciso lembrar que na câmera de filme convencional temos de avançar o filme com a alavanca, ou em uma TLR rodar o avanço do filme.

Quem DE FATO precisa desta velocidade? Em quantas fotos foi necessária?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:31:30
Ivan,

Realmente eu não utilizava tanto, mas com crianças e agora nos casamentos ter uma boa velocidade de reciclagem é muito bom, mesmo não tendo essa velocidade na época do filme, eu te digo que é algo novo que pode ser interessante.....dependendo da utilização é lógico.

Recentemente fiz alguns casamentos utilizando flash pop-up, com isso o ciclo vai para 3s....vou te dizer que perde algumas fotos importantes.

Até o momento não sinto a necessidade de velocidade acima de 0.33s para cada RAW ou JPG, com isso o meu parâmetro seria de 3fps tanto para JPG como RAW, AF em wide de pelo menos 0,25s, reciclagem do flash pop-up de 3s, ou seja, valores próximos de uma DSLR de entrada.

Uma dúvida...Por que uma reflex tem uma velocidade acima das UZ? O que a arquitetura do espelho contribui para uma maior velocidade da câmera em FPS com RAW?

Duas imagens da G1....
http://panasonic.net/pavc/lumix/systemcamera/gms/gallery/g1.html

Valeu
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 04:52:01 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:00:17
Estava olhando todas UZ e compactas que fazem RAW e é impressionante que nenhuma faz menos que 2s (0,5fps) para cada RAW...

Qual seria a ajuda que o sistema de espelho faz para que consigam uma diferença tão grande em FPS, principalmente em RAW? Pra mim isso é processador, ou seja, não teríamos problema algum uma G1 da vida fazer também 3FPS em RAW...Certo?

Outra dúvida, pra quem conhece qualidade óptica....

Olhando esta imagem feita com a G1 e a nova lente micro 4/3 (tele). O que vcs acharam da qualidade óptica? Eu posso estar enganado, mas esta imagem feita com minhas lentes eu acho que a AC seria bem maior....

http://img235.imageshack.us/img235/6360/1000050rc4.jpg

Crop



Valeu
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 11:02:24 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:21:43
Achei meio sem nitidez, agora se é culpa do sensor, da lente ou dos dois eu não sei.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 15 de Setembro de 2008, 14:39:47
Achei meio sem nitidez, agora se é culpa do sensor, da lente ou dos dois eu não sei.

Bucephalus,

O nível de nitidez pra mim está na medida certa, o que achei bom é a baixa aberração cromática na borda do rosto, eu acho que com esse fundo claro e se fosse com minhas lentes a AC seria maior.

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 17 de Setembro de 2008, 11:15:10


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #43 Online: 05 de Outubro de 2008, 10:58:39
Exemplos com a Pana G1
http://www.imaging-resource.com/PRODS/DMCG1/DMCG1A7.HTM

O dynamic range não agrada, olha o branco(camisa) estourado na primeira foto.
Se já estoura num dia nublado, com sol então...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 17 de Outubro de 2008, 14:32:38
Cacetada.....no meio dessa crise do tamanho de Saturno, eles anunciam a G1 por U$800,00????

Ela deveria ficar próxima das DSLR de entrada....uns U$400,00 (D40 ou A200).

E o foco é 50% mais lento que da Nikon D40.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/DMCG1/DMCG1A6.HTM