Autor Tópico: Primeira Câmera "Micro Four Thirds": Panasonic Lumix G1  (Lida 21563 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Online: 12 de Setembro de 2008, 07:40:56
A Panasonic lançou a primeira câmera que utiliza o novo formato "Micro Four Thirds" a Lumix G1

 "the world's first electronic viewfinder interchangeable lens camera"

O DPReview já publicou o "preview" da câmera: http://www.dpreview.com/Previews/PanasonicG1/

Duas características que gostei:

1) High resolution (460,000 pixel) wide viewing angle articulated LCD screen.
2) Large, bright electronic viewfinder (1.4x magnification, 0.7x FF equiv). The viewfinder uses a field sequential system that mixes red, green and blue images shown sequentially at 60fps, giving an effective viewfinder resolution of 1.4 million dots at 180 fps.


Uma característica que não gostei:

1) New 12.1 (effective) megapixel Four Thirds format CMOS sensor


As lentes são realmente pequenas, o que é muito interessante (diâmetro da rosca p/ filtro de 52mm). Mas são "escuras"!  Espero que a Panasonic disponibilize no futuro lentes mais "luminosas", no mínimo f/2.8 ou mesmo f/2.

Boa Leitura!
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 07:50:48 por F.Kruschewsky »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 08:32:49
Kruschewsky,

Fantastico, isso é uma divisão de aguas, uma pequena revolução da fotografia. :clap: :clap: :clap:

Ontem eu estava em casa brincando com minha compacta, tentando tirar foto do meu muleke com um amiguinho dele....eles estavam pulando em cima da cama e eu tentando focar e pegar eles no alto, nossa como é complicado fazer isso em compacta, parece que existe um "gap" muito grande entre apertar o botão e capturar a imagem, depois de umas quatro tentativas desisti e peguei a DSLR que ficou muito mais fácil......Na verdade isso é minha maior curiosidade com relação ao micro 4/3. Será se esse "Gap" será como de uma compacta ou igual uma reflex?

Relato na Dpreview
"The good news is that - even in the prototypes we've tried - Panasonic's engineers have kept true to their word; the focus is not only astonishingly fast for a contrast detect system; it's easily as fast as any conventional SLR in this class. And unlike even most mid-range SLRs you get 23 area auto AF and the ability to place a single AF point almost anywhere in the frame - and that's before you throw in Panasonic's remarkable subject tracking AF and Face Detection. I'm not convinced it's quite as good in continuous focus as it is in single shot, but until we've got a final production model I'll just say that Panasonic seems to have overcome the main problem currently associated with using live view on an SLR; focus speed"

Parece que não vai ter zoom eletrônico como eu suspeitava, pelo maior número de contatos elétricos.

Decepção fica por conta dela não filmar. :doh:




Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 08:54:41
Eu espera que ela fosse muito mais micro do que isso  >:(

Principalmente, esperava que ela fosse mais fina, já que não tem um espelho. A Olympus E420, que é uma SLR, tem 53mm, contra 66mm dessa G1. Grande decpção nesse quesito, que era o principal pra mim... vou esperar as Micro 4/3 da Olympus, que tradicionalmente são capazes de criar uns equipamentos muito compactos.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:00:30
Kruschewsky,

Fantastico, isso é uma divisão de aguas, uma pequena revolução da fotografia. :clap: :clap: :clap:


Leandro,

Concordo contigo em relação ao "divisor de águas". E esse é apenas o primeiro passo da Panasonic.

Para mim, será o lançamento mais interessante da Photokina!

Embora esperasse algo do tipo por parte da Sony (uma sucessora da R1).

Tenho acompanhado a Panasonic desde que lançaram a primeira "Lumix" há alguns anos e verifiquei que eles tem procurado sempre "acertar" a cada novo lançamento. O grande problema dessa marca tem sido os sensores, infelizmente. Esse novo da G1, de 12.1MP, me deixou com "um pé atrás". Fiquei decepcionado com os resultados da Olympus E3 em ISO moderado e alto. Esperava mais daquela câmera; estava disposto a comprá-la e voltar a ser usuário da Olympus, uma marca da qual sempre gostei. Mas a qualidade final da imagem não me entusiasmou nem um pouco, ainda mais se comparada a qualidade das imagens geradas pela Nikon D300, com 12MP!  Com o lançamento da Nikon D700, me convencí de que o 135mm é o caminho que o mercado decidiu escolher. Além do fato de ter achado os resultados da D700 em alto ISO sensacionais!!!

Pensando na D700, comprei algumas lentes Nikkor:

AF-S Nikkor 17-35mm f/2.8 ED-IF
AF DC-Nikkor 105mm f/2
AF Nikkor 50mm f/1.4

E, encomendei uma AF Nikkor 180mm f/2.8D ED-IF

Tenho também uma AF-S VR Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF, que uso com a minha D70s

O interessante é que, na perpectiva de usar novamente o formato 135mm, estou considerando também a possibilidade de voltar a utilizar filme, o que não faço há cerca de 15 anos! E, hoje, é fácil encontrar câmeras 135mm em bom estado e a preços bem interessantes... Confesso que estou ficando cansado dessa "corrida dos megapixels" que parece não terminar nunca!

Boas Fotos!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:08:12
Eu espera que ela fosse muito mais micro do que isso  >:(

Principalmente, esperava que ela fosse mais fina, já que não tem um espelho. A Olympus E420, que é uma SLR, tem 53mm, contra 66mm dessa G1. Grande decpção nesse quesito, que era o principal pra mim... vou esperar as Micro 4/3 da Olympus, que tradicionalmente são capazes de criar uns equipamentos muito compactos.

 :ok: :ok: Concordo...

A idéia que tinha era de poder substituir a minha compacta em pelo menos três características principais.
1- Qualidade de imagem superior.
2- Filmar pelo menos com mesma qualidade que a Canon A720is.
3- Corpo compacto igual ou menor.

Comparando ela com a A720. Mas falta o tamanho da lente que piora bastante.
A720 =97 x 67 x 42 mm
G1=  124 x 84 x 45 mm
D40= 126 x 94 x 64 mm

Eu também vou esperar a Oly, mas até acho um melhor negócio ter Panasonic no Brasil.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:19:52
Kruschewsky,

Eles estão dizendo que melhoraram o desempenho desse sensor, apesar dos 12Mp....acho difícil, mas o editor do Imaging-Resource comentou que ficou surpreso com o ISO1600 da G1.

A E-3 eu não achei ruim não, inclusive fiz alguns testes em RAW dela com da D300 e 40D e a diferença é pequena.

Quanto a Sony, não sei, não ouvi nada sobre uma nova R1.

Ps. Como será o sistema de flash TTL dessa G1? Será se eles fazem um trabalho legal de exposição?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/459678-REG/Panasonic_DMW_FL360_DMW_FL360_Shoe_Mount_Flash.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/459677-REG/Panasonic_DMW_FL500_DMW_FL500_Shoe_Mount_Flash.html

Quanto a D700, excelente escolha, na verdade é a melhor opção..Quando vai encomendar a sua? pelo menos de lente vc está tranquilo....

Valeu



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:37:46
Algumas coisas legais:

- As lentes são realmente pequenas!
- A Panasonic diz que o dynamic range está melhor!
- Para quem não gosta de liveview, o viewfinder eletrônico parece ser muito bom! (The pre production units we've played with are not fitted with 'final' versions of the viewfinder, but even so we've been very impressed with what we've seen so far.) E comparado com o viewfinder das 4/3 (que são muito pequenos e a maior fonte de críticas), a do Micro 4/3 são enormes, ampliação de 1.4x, mais que uma full frame!

Outras coisas não tão legais:

- O sensor fica exposto na troca de lentes. Se nas SLRs tem um espelho e obturador na frente do sensor, e a poeira ainda dá um jeito de entrar, imagina nesse  :o


Se eles realmente melhorarem a qualidade da imagem, eu fico imaginando a Olympus lançando uma câmera bem pequena e quadradinha, tipo uma Trip 35 que dê pra levar no bolso, mais uma lente 50mm equiv. pancake  :wub:


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:45:36
O mount é realmente uma evolução. Mas o lancamente em si deu uns passos para trás.

Continua a corrida de MP e estou notando outra coisa...

Agora, junto com o MP já está tendo uma corrida para a aparência "profissional".
O que era pra ser uma boa câmera compacta, veio com cara de DLSR.

Lamentável.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


gugalandia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Guga
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:52:11
muito legal a "maquineta"  :) bonita, realmente compacta (poder ser ainda menor) e com certeza o desempenho do sensor deve ter sido melhorado (não fazer seria burrice). para um primeiro lançamento está muito bem! é questão de tempo para aperfeiçoar e ampliar o range de lentes. quanto algumas características ausentes neste primeiro modelo pode ser um jogo de "amigos" entre a Olympus e a Panasonic. tipo, minhas cameras vão com modo filme e a sua será lançada primeiro. as minhas terão lentes mais luminosas enquanto as suas neste momento não.
--
Gustavo Melhado Petean


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:55:42
Até que enfim os fabricantes começaram a dissociar a qualidade do maldito espelho. Aliás, a explicação do dpreview sobre a manutenção do espelho é exatamente aquilo que venho dizendo há bastante tempo aqui mesmo no MF. Mera concessão à tradição, mero modo de fazer a transição entre a arquitetura de filme e a digital sem "chocar" os fotógrafos. Câmera digital de verdade não deve ter espelho.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:56:58
Em tempo:

Nada impede que o mais agradável formato APS-C seja também colocado em máquinas assim, e, aliás, nada impede uma FF assim.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2008, 10:17:25
Ontem eu estava em casa brincando com minha compacta, tentando tirar foto do meu muleke com um amiguinho dele....eles estavam pulando em cima da cama e eu tentando focar e pegar eles no alto, nossa como é complicado fazer isso em compacta, parece que existe um "gap" muito grande entre apertar o botão e capturar a imagem, depois de umas quatro tentativas desisti e peguei a DSLR que ficou muito mais fácil......Na verdade isso é minha maior curiosidade com relação ao micro 4/3. Será se esse "Gap" será como de uma compacta ou igual uma reflex?

Leandro,

Tentou usar o foco manual?
Ou travar (pressionando o botão até o meio) antes de clicar?

Funciona melhor. Com o grande DOF das compactas acertar o foco é relativamente fácil.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2008, 10:39:36
Sim Rogério, normalmente eu faço o pré-foco, inclusive eu faço o pré-foco no primeiro pulo e finalizo no segundo pulo, mas mesmo assim existe um atraso....aparentemente ela executa a foto no exato momento que vc aperta o botao, mas quando vc vai ver a foto percebe que ocorreu um pequeno atraso.

Tenta fazer este teste.....



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2008, 10:44:44
Em tempo:

Nada impede que o mais agradável formato APS-C seja também colocado em máquinas assim, e, aliás, nada impede uma FF assim.

Concordo....a diferença de tamanho pode ser mínima, eu já tive câmeras bem pequenas de filme.

A eliminação da parte mecânica também vai melhorar muito a durabilidades dos equipamentos.



F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2008, 12:51:33
Kruschewsky,

Eles estão dizendo que melhoraram o desempenho desse sensor, apesar dos 12Mp....acho difícil, mas o editor do Imaging-Resource comentou que ficou surpreso com o ISO1600 da G1.

A E-3 eu não achei ruim não, inclusive fiz alguns testes em RAW dela com da D300 e 40D e a diferença é pequena.

Quanto a Sony, não sei, não ouvi nada sobre uma nova R1.

Ps. Como será o sistema de flash TTL dessa G1? Será se eles fazem um trabalho legal de exposição?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/459678-REG/Panasonic_DMW_FL360_DMW_FL360_Shoe_Mount_Flash.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/459677-REG/Panasonic_DMW_FL500_DMW_FL500_Shoe_Mount_Flash.html

Quanto a D700, excelente escolha, na verdade é a melhor opção..Quando vai encomendar a sua? pelo menos de lente vc está tranquilo....

Valeu



Leandro,

Pretendo encomendar a D700 somente no próximo ano, se tudo correr bem! Acabei invertendo a "ordem de prioridades" e decidí comprar as lentes primeiro!  Agora, estou juntando $$$$$ para a D700, pois usei o $$$$$ que tinha nas novas lentes. :ok:

Como vc. disse, estou realmente tranqüilo em termos de lentes! Tenho agora, praticamente todas que preciso. :D Nota: Sempre preferi usar lentes "prime", especialmente as teles!!! Mas a "grande-angular" 17-35mm f/2.8 foi uma das primeiras "zoom" que apresentou qualidade e desempenho comparáveis (e, até superior em alguns casos) aos das lentes de distância focal fixa na faixa equivalente. A 17-35mm tornou-se uma lente clássica e foi essa a principal razão para comprá-la!

A 105mm DC é que foi uma compra inesperada!  Comprei-a de "segunda mão". O antigo proprietário adquiriu equipamento Canon e estava se desfazendo dela!  As demais lentes são novas, "zero-bala"!

Essas lentes, exceto a 70-300mm VR e a 18-70mm DX (que veio c/ a D70s), são todas "D" Series (que possuem o anel de abertura). A razão é que, caso venha a comprar um corpo Nikon de filme (uma FM-2 ou F3, por exemplo), poderei usar essas lentes, sem problemas de compatibilidade, em todas as câmeras que vier a possuir. Não pretendo vender minha D70s, que será minha digital para "back-up" e as novas lentes funcionam muito bem nela!

Em relação ao sistema de flash para a Lumix G1, teremos mesmo que esperar os primeiros testes, mas acredito que a engenharia da Panasonic tenha trabalhado bastante nesse particular.

Possuo uma Lumix, bem básica, que é minha "câmera p/ levar no bolso" ;). Mas as compactas nunca foram minha prioridade. Até que tirei umas fotos bem legais com ela, mas compactas, definitivamente, não são a "minha praia", hehehe

Boas Fotos!!!
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 12:52:39 por F.Kruschewsky »