Autor Tópico: CORPO E LENTES  (Lida 1861 vezes)

Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Setembro de 2008, 21:21:27
Olá a todos do Fórum !!!  :ok:
Meu nome é Giovani, sou de MG e este é meu primeiro post.
Ando lendo muito a opinião dos mestres  :worship: daqui, entretanto, confesso que fico cada vez mais confuso no que se refere à escolha do equipamento.
Dou muito valor à definição...detalhes, em uma foto. Meu desejo inicial é fazer fotografias macro, de natureza e retratos.
Como pretendo me aprofundar (começarei com os cursos tão logo eu compre o equipamento...), não descarto a possibilidade de vir a trabalhar no ramo... Quem sabe?  :ponder: :)
Tempos atrás tive uma Yashica e umas 2 lentes, que me deram muita satisfação, mas como o hobby estava ficando muito caro, por causa das revelações, principalmente, acabei vendendo tudo...Anos e anos se passaram e aqui estou novamente entusiasmado com a fotografia, porém com muito mais vontade que antes...
Andei pensando numa 40D e comparei com a D300...Depois pensei na possibilidade de uma 5D...E no meio dessa dúvida, vem a Photokina 2008 trazendo novidades ...rumores da 50D, e da sucessora da 5D... 
Pelo que pude observar, o Sistema Canon sairia mais em conta, mas a dúvida que ficou realmente é...: Uma 40D, ou esperar uma 50D? ( embora não tenha diferenças significativas, no meu leigo entendimento), ou ainda, gastar um pouco mais e comprar a 5D que representaria um ganho em qualidade?
Pretendo comprar boas lentes, de preferência da série L...Umas duas, para começar... e aí vem outra dúvida...: Quais? Uma 24-70mm, para o dia a dia? Uma macro 100mm? Uma 70-200mm? Tenho um dinheiro reservado para as aquisições (na BH, é claro... :cool2: ), mas sobrando não está...  :no:
Sei que esses questionamentos são os mesmos de sempre, mas acreditem... Li tudo o que pude...aprendi muito, como disse, mas tem coisas que só mesmo com uns conselhos de quem conhece para andarmos mais depressa.
Espero poder contar com a colaboração de quem possa.
Grande abraço.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:29:44
Ahh tendo $$ eu iria de 5D mesmo rs
Até porque você está mais acostumado com o filme, então o fator crop (1.6x na 40D/50D) pode fazer um pouco de diferença pra você.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:35:29
Especificamente considerando o custo X depreciação do esquipamento X custo financeiro.

para quem nunca usou uma DSLR, minha opinião é comprar a mais barata dentro do sistema que a pessoa deseja. Por exemplo, caso vá ficar com Canon, comprar uma 400 ou 450.

Por que? Pois bem, porque existe uma curva de aprendizado, e durante um certo tempo a pessoa terá de se adaptar à digital, aprendendo a tirar dela o que deseja.

Considerando que as c^maeras ainda mudam de geração com certa rapidez, quando esse aprendizado ocorre sobre uma plataforma cara ele "gastará" o equipamento em termos de seu desempenho compartivo antes do fotógrafo ter condição de extrarir a diferença de qualidade dele. Moral da história. Se comprasse um simples e um ano depois substituisse pelo bom de então, globalmente gastaria menos e obteria mais ao fim de um ano.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:37:51
Ah, sim. Se dinheiro não for questão, então é a 5D. Só que daqui a três meses se sentirá usando uma cãmera "obsoleta" (risos e risos com o conceito de obsolescência). Mas não tem problema, deixe passar mais seis meses e venda o corpo de 5d baratinho para mim... -risos.


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:08:07
Pedro,
Valeu pelo incentivo...! Só não decide de vêz por causa da diferença considerável de preço....Com a diferença eu poderia quase comprar uma 70-200mm f/2.8....rsrs


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:09:34
Ivan,
Muito senssata sua consideração.
Obrigado.


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:13:41
Ivan,

"Ah, sim. Se dinheiro não for questão, então é a 5D. Só que daqui a três meses se sentirá usando uma cãmera "obsoleta" (risos e risos com o conceito de obsolescência). Mas não tem problema, deixe passar mais seis meses e venda o corpo de 5d baratinho para mim... -risos."

Bom, como disse lá em cima: Tenho uma grana para isso, mas sobrando nunca está...rsrsrs
Talvez seja melhor ficar com uma 40D mesmo...explorar o máximo e então, futuramente, quem sabe, adquirir a sucessora da 5D (que embora seja tão aclamada, já está com 3 anos....)

Obrigado.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2008, 00:13:40
Olá, Giovani!

Primeiramente bem-vindo ao MF!

Bom, o Pedro e o Ivan já disseram praticamente tudo. Como o Pedro bem colocou, pela sua experiência (mesmo que hobbista) com o filme a 5D lhe trará uma melhor assimilação por ser FullFrame. No entanto, cabe levar em consideração - e muito - a dica do Ivan. Pois para quem vem do filme, o digital requer tempo de adaptação e causa grande necessidade de maiores recursos.
Não costumo defender marcas, pois cada uma tem seus prós e contras e não concordo que o sistema Canon seja mais em conta, justamente pelo fato que não devemos apenas considerar a questão financeira. No entanto, como usuário Canon há quase 8 anos, posso atestar a minha satisfação com o sistema e posso tecer minha opinião pela 40D que utilizo e gosto bastante pelos seus recursos e maior precisão do que as DSLR de entrada.
Se sua condição financeira permite o começo com um 40D e futuramente um upgrade para uma 5D por exemplo, acredito que será o melhor negócio à fazer. E recomendo esperar a Photokina sim, pois as novidades com certeza farão os preços cairem das atuais câmeras no mercado.
Apenas não esqueça que o mais importante investimento está em VOCÊ e em boas objetivas em primeiro lugar, seguido ai sim pelo investimento no corpo.

Boa sorte!

Abraços.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 00:14:20 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2008, 01:53:34
Chello,

Sim, você tem razão ... :worship:
Agradeço por sua resposta também.
Entendo que o melhor investimento, em termos de equipamento, são realmente as boas lentes, que ficam. Por outro lado, fica mais fácil trocar o corpo...e sempre surgem novas tecnologias...
Mesmo tendo uma noção disso e ainda ouvindo os conselhos recebidos, fica aquela "coceirinha"..rsrsr... :D É bom ler a opinião de vocês para não fazer loucuras...rsrs

Obrigado.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2008, 08:54:06
O grande problema é a tal coceirinha. Não houvesse, você poderia comprar uma 5d e ficar com ela por três anos, sem sentir nenhuma limitação. Mas com a tal coceirinha, que não é provocada pela limitação da cãmera mas pela propaganda, aí é difícil.


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:42:58
Ivan, certo....rs
Mas me refiro à "coceirinha inicial" rsrs... É querer o melhor, com o dinheiro disponível... Como disse antes, o dilema é: Comprar uma 5D e uma ou duas lentes, no máximo, ou comprar uma 40D/50D e ter a oportunidade de adquirir mais lentes... :aua:
Penso que você tenha bastante experiência e conheça várias câmeras, diversas lentes (Não é meu caso...apenas comparando fotos na internet...). Então, me diga: Em detrimento da menor possibilidade de lentes, você compraria uma 5D?

Abraço.

Obrigado a todos pela paciência com o novato.  :ok:


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:06:33
Chello,

"...e não concordo que o sistema Canon seja mais em conta, justamente pelo fato que não devemos apenas considerar a questão financeira."

Não entendi bem...Você disse que não concorda que eu pagaria menos por um Sistema Canon que por um Sistema Nikon?
?? Bom... pesquisei...fiz planilhas comparativas de preços...e dentro mais ou menos do que estou querendo, percebi que pagaria mais pelo Sistema Nikon...Será que me enganei?

Obrigado.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:07:11
Nunca usei uma 5D. Tenho uma 20D velhota comprada de segunda mão. Mas sim, compraria uma 5D porque não gosto dos sensores cropados, eles prejudicam muito as grande-angulares, e eu prefiro as GAs que as teles. Acho que uma 5D com poucas lentes bem escolhidas (entre as quais uma 50mm) seria o conjunto que mais me agradaria. Por outro lado, se você gosta de teles, a cropada vai melhor.

Em qualquer hipótese, você vai se divertir muito.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:11:15

Tempos atrás tive uma Yashica e umas 2 lentes, que me deram muita satisfação, mas como o hobby estava ficando muito caro, por causa das revelações, principalmente, acabei vendendo tudo...


Essa comparação de custo entre filme e digital não é discutível? Quanto tempo dura uma DSLR, seja por upgrade ou vida útil? Quanto e qual é o gasto adicional que o digital exige (software, PC, monitor, etc.)?

Tenho um amigo, por exemplo, fotografando com médio formato e usa uma câmera com mais de cinquenta anos de idade cujos resultados são maravilhosos. Esse brinquedinho vai para uma preventiva a cada dez anos (:eek:, foi ele quem disse, mas eu acredito).

Eu também sou leigo, portanto, a questão que dou ênfase agora é mesmo uma dúvida e não um confronto e/ou questionamento das opiniões aqui já escritas.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 12:12:34 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2008, 13:29:26
Braga,

Não sei...Não refleti sobre a questão...Pode ser que você esteja certo, mas na verdade não é exatamente a discussão. Apenas citei que já tive um equipamento no passado e não dei conta de bancar o hobby ...
Gosto das câmeras com filme também, mas meu real desejo é adquirir uma DSRL.

Abraço.