Autor Tópico: Antimofo  (Lida 6038 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2008, 20:19:35
Boa Noite.

Nunca tive problemas com mofo nos meus equipamentos. Estou guardando os equipamentos numa dessas caixas plásticas transparentes, mas como tenho achado muito úmido aqui em casa, pretendo colocar dentro da caixa, junto com o equipamento um antimofo desses da marca "secar", que se encontra em supermercados. No meu armário de roupas uso três antimofos grandes e em dois meses eles ficam cheios de água.

Minha única dúvida é a seguinte: Como a caixa é um espaço pequeno queria saber se o uso do antimofo nesse espaço reduzido, pode, de alguma forma, ser prejudicial ao equipamento. Se o ar dentro da caixa pode ficar ressecado demais e estragar alguma coisa.

Talvez a pergunta seja meio boba, mas sei lá..."seguro morreu de velho".

Alguém sabe?

Abraços,
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 20:21:45 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2008, 00:35:40
depois me passa seu e-mail que eu tenho um projeto de armário anti-mofo em PDF, eu achei isso a muito tempo atrás na net e só agora to colocando o projeto em prática.  :ok:
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2008, 00:37:42
e outra coisa, eu li em algum lugar que vc não pode exagerar em equipamento anti-mofo, pq pouca humidade tb é prjudicial as lentes. O ideal é vc manter a humidade num certo nível que não lembro qual... mas tipo, nem húmido demais e nem húmido de menos.

acho q seria algo entre 10, 15% de humidade? não lembro bem



Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2008, 08:26:10
e outra coisa, eu li em algum lugar que vc não pode exagerar em equipamento anti-mofo, pq pouca humidade tb é prjudicial as lentes. O ideal é vc manter a humidade num certo nível que não lembro qual... mas tipo, nem húmido demais e nem húmido de menos.

acho q seria algo entre 10, 15% de humidade? não lembro bem

Isso, vai ressecar as borrachas e a lubrificação.

Não coloque o desumidificante secar dentro da caixa.
Eu instalei um desse antimofo no meu armário
http://www.albrasil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=26

O mofo se instala em ambientes escuros, úmidos e mal ventilados.

Abs

SBC - SP   FLICKR


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2008, 13:13:15
Ivan,

Meu email é almor67@uol.com.br Não tenho espaço no momento para um armário, mas é sempre bom ter um projeto desses guardado. Obrigado pela idéia. Me manda sim porque eu gostaria de tê-lo.

Wilsato,
Pois é...Ainda bem que eu perguntei, senão ia acabar fazendo essa besteira.
Achei esse antimofo Mofim o máximo...É só ligar na tomada e deixar? Não precisa trocar nada nele? Sai mais barato de que ficar comprando esses descartáveis. Fiquei curioso de saber como ele funciona.

De qualquer forma fiquei mais tranquilo, porque a caixa de plástico onde fica a câmera, está na minha estante (a caixa é transparente), então não é escuro nem mal ventilado, pelo contrário. Realmente aqui em casa só apareceu um pouco de mofo no armário, que é escuro e tem menos ventilação.

Obrigado,

Abraços,
« Última modificação: 18 de Setembro de 2008, 13:15:52 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2008, 16:10:55
Achilles, o anti-mofo fica ligado direto é nada mais que um esquentador de ambiente pequeno.
tem um tópico aqui, inclusive vc passou por lá.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18592.0

Abs
SBC - SP   FLICKR


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2008, 17:02:37
Wilsato,

Eu me lembrava desse tópico. Não tinha passado lá porque minha pergunta aqui era muito específica. Realmente tem um antimofo parecido com esse que você recomendou lá, disso eu não me lembrava...

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Jovani

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2008, 00:56:52
e outra coisa, eu li em algum lugar que vc não pode exagerar em equipamento anti-mofo, pq pouca humidade tb é prjudicial as lentes. O ideal é vc manter a humidade num certo nível que não lembro qual... mas tipo, nem húmido demais e nem húmido de menos.

acho q seria algo entre 10, 15% de humidade? não lembro bem

Isso, vai ressecar as borrachas e a lubrificação.

Não coloque o desumidificante secar dentro da caixa.
Eu instalei um desse antimofo no meu armário
http://www.albrasil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=26

O mofo se instala em ambientes escuros, úmidos e mal ventilados.

Abs


Po eu estava procurando um antimofo desses pequenos pra colocar numa caixa plástica e não encontrava, pois moro na praia e é muito úmido.

Valeu a dica!!!
Vendo teleconverter sigma 1.4x para sony/minolta, novo, praticamente lacrado.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2008, 09:05:23
O problema desses desumidificadores é que o cloreto de cálcio é altamente corrosivo.
Se virar aquela água dentro da caixa, pode atingir o equipo...
Acho que se vc puder retirar parte do ar de dentro dessa caixa (uma espécie de semi-vácuo), estaria ao mesmo tempo retirando parte da umidade, e não haveria propagação nem da umidade e nem dos fungos (que dependem do oxigênio).
Talvez uma caixa com tampa bem hermética e uma bomba de vácuo manual (dessas usadas na cozinha) resolveria o seu problema.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2008, 14:10:13
Arnaldo,
Obrigado por sua opinião.
É como eu disse, a caixa está na minha estante, no alto, em lugar claro e arejado (a caixa é transparente). O antimofo seria apenas um cuidado extra. Vou colocar um na estante próximo à caixa apenas por segurança mesmo.

Eu vi num tópico aqui alguém que mora no Japão e comprou uma caixa própria, transparente também, e pagou pouco lá. Uma dessas eu gostaria de comprar, mas vai tentar arrumar uma dessas aqui no Brasil? E se arrumar será caríssima.
Dá uma olhada, na página três.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18592.30

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime