Autor Tópico: Problemas com longa exposição  (Lida 3765 vezes)

Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Setembro de 2008, 15:16:13
Amigos foristas, estou tendo dificuldades para obter boas fotos em longas exposições com a Canon 30D, gostaria da ajuda de vocês para sanar esse problema?! Tenho feito exposições com média de 20 minutos mais ou menos e com iso 100. Minhas fotos estão tomadas de pontos coloridos, como resolver esse problema ou pelo menos diminuir?!
Aqui tem um exemplo: http://www.flickr.com/photos/superapg/2841547887/sizes/o/

Desde já agradeço.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 13:05:02 por Kika Salem »
Alexandre Paradela


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2008, 15:42:01
Isso se chama hotpixels, é um problema comum em maquinas digitais, a minha d80 tb possui esse problema e é difícil ouvir falar de algum equipamento que esteja totalmente livre disso.
Teoricamente se vc mandar a câmera p/ a assistência eles recalibram o censor e diminue o problema, mas ai ao invés de hotpixels vc obtem deadpixels ou pontos pretos e fotos claras.
Um com um pouco de paciência e healing brush vc pode resolver esse problema e provavelmente vai ter de conviver com isso.

[]'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2008, 17:30:14
Nesse caso, esses pixels mais "acesos" não podem ser chamados de hot pixels.
hot pixels e quando o pixel fica 'aceso' mesmo em condições corretas de fotometria, com bastante luz. Mas eles podem ficar mais evidentes em condições de baixa luz (na fotometria correta).

No caso de loga exposição, o culpado pelo aparecimento desses pixels mais claros e o ruido térmico.
Uma forma de diminuir esse efeito, e manter a camera o mais frio possivel, em algumas aplicações, como em astrografia, o sensor chega a ser resfriado a temperaturas baixíssimas, da ordem de alguns dezenas de Kelvins.

Como, resfriar a camera não e possivel, pode, antes e depois das sessões, fazer fotos com a objetiva tampada (com o mesmo tempo de exposição), para criar o dark frame, depois usa eles para subtrair os pontos de ruido das fotos de longa exposição.
Um dos sistemas de redução de ruídos e justamente isso, fotografa a cena, depois faz uma nova foto com o mesmo tempo mas com a cortina totalmente, e faz uma subtração das duas. Assim, cada foto de 20min levaria pelo menos 40min.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 17:31:10 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2008, 18:10:51
Nesse caso, esses pixels mais "acesos" não podem ser chamados de hot pixels.
hot pixels e quando o pixel fica 'aceso' mesmo em condições corretas de fotometria, com bastante luz. Mas eles podem ficar mais evidentes em condições de baixa luz (na fotometria correta).

No caso de loga exposição, o culpado pelo aparecimento desses pixels mais claros e o ruido térmico.
Uma forma de diminuir esse efeito, e manter a camera o mais frio possivel, em algumas aplicações, como em astrografia, o sensor chega a ser resfriado a temperaturas baixíssimas, da ordem de alguns dezenas de Kelvins.

Como, resfriar a camera não e possivel, pode, antes e depois das sessões, fazer fotos com a objetiva tampada (com o mesmo tempo de exposição), para criar o dark frame, depois usa eles para subtrair os pontos de ruido das fotos de longa exposição.
Um dos sistemas de redução de ruídos e justamente isso, fotografa a cena, depois faz uma nova foto com o mesmo tempo mas com a cortina totalmente, e faz uma subtração das duas. Assim, cada foto de 20min levaria pelo menos 40min.



Muito bem dito!  :ok: :ok: :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2008, 18:18:17
Tem gente que mete um cooler na cãmera.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2008, 12:07:14
Randal.Junior, Pictus, Pksato, Blasius e Paulo Machado, muito obrigado pela atenção de vocês! Toda ajuda é bem vinda, mas a aula técnica do Pksato foi show de bola, ainda não tinha lido nada sobre isso e gostei muito da técnica, valeu mesmo. Vou fazer alguns testes aqui e depois comento o que achei. Mas já vou adintando que estou pensando em colocar minha analógica para trabalhar! Ela é o meu xodó e está parada aqui, se isso acontecer, terei que correr para conseguir um scanner, alguma indicação?!

Valeu pessoal,

até a próixima.
Alexandre Paradela


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:46:29
É, realmente p/ longa exposição "Film rules" hehehe....
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2008, 12:30:24
Pois é, alguma indicação de scanner?!
Alexandre Paradela


Pedro Harrison

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2008, 21:10:34
Gostaria de aproveitar o tópico, pois essa semana me deparei com o mesmo problema.

Após analisar uma foto que tirei no fim de semana com esposição de 30 segundos, reparei pixels defeituosos também!!!  :(

Depois dessa constatação, peguei outras fotos mais antigas, dos primeiros mêses que estava com a câmera e também aparecem pixels defeituosos, em algumas fotos mais intensos em outras menos, e em outras não são perceptiveis...

A câmera -uma 40D- ainda está na garantia. Gostaria de saber até que ponto são aceitáveis. Se devo correr atrás da garantia. Na verdade já estou, mas está dificil pois foi comprada em outro estado e não é a importadora que a assistência aqui de SP cobre...

Como devo proceder? é um problema aceitável?

Abs


Pedro Harrison

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2008, 21:47:11
para exemplificar:


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2008, 13:44:49
Pedro,
Não vi nenhum problema na sua foto. Porém, o fato de você ter usado ISO 400 contribuiu para aumentar o ruido, ainda mais numa foto noturna, mas acho aceitável esse nível de ruido na foto. Seria legal os experts do fórum colocarem suas opiniões, mas acho que sua cãmera está normal e que vc não precisa correr atrás da assistência técnica. Nesse caso, acho que só iria arranjar sarna pra se coçar!
Alexandre Paradela


Pedro Harrison

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2008, 18:55:34
Paradela.

Depois que ela abrir no imageshack, clique sobre ela para ver o tamanho original. Contei uns 18 hot pixels, ou pixels mortos. Não sei distinguir muito bem...
Mas, no canto esquerdo inferior tem o que é mais chamativo e que usei como referência para achar em outras fotos. Depois de uma olhada e me diga o que acha.

Espero a opnião dos mais experientes, de como devo proceder e se isso é realmente normal.

Acho que só atrapalhará em impressões grande e em trabalhos. Mas agora que foram detectados são fáceis de serem retirados no PS.  :ponder: Porém gostaria de ter o meu equipamento o melhor possível e se for defeito tentarei correr atrás da assistência...

Abs


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2008, 20:39:39
20 minutos?
eh tempo heim!?
« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 20:40:10 por pumba »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2008, 19:53:02
Desencana, é assim mesmo...