Autor Tópico: Duas Sucessoras para a Canon S5is - Canon SX1 IS and SX10 IS  (Lida 4302 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2008, 04:44:20
Pessoal,

A Canon lançou a primera UZ com sensor CMOS, mas o engraçado é que ela lançou simultaneamente a SX1 com CMOS e a SX10 com CCD, provavelmente a SX1 será mais cara pois além de ser mais rápida, tem LCD maior e o mais interessante....Grava em FHD 1080p.

Eu acho que ela continua sendo a mais completa câmera no modo de filmagem....FHD 1080p, gravando em stéreo, zoom óptico na filmagem e range 28-560mm (Eq.35mm). :clap: :clap:

Infelizmente não foi dessa vez que a Canon introduziu RAW nessa linha.

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 06:46:05 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2008, 08:54:18
Engraçado que eles tem raw na família G9, mas na família S, que é bem mais SLR-like, eles não oferecem essa opção.

Por falar nisso lançaram também a G10.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:15:20
Quero ver os níveis de ruído...
Na época que eu ia comprar a Fz5 ... eu desanimava pelo ruído.
Da última vez que dei uma geral nas novas UZ... fiquei espantado... o ruído está mais visível, pelo menos eu senti isso...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:57:33
Sinceramente, a SX1 IS tem a tendencia de ter menos ruido que a SX10 IS por ter um sensor CMOS, por falar nisso acho que foi uma grande evolução por parte da canon lançar um sensor CMOS em uma UZ.
Looking for more....


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2008, 10:10:05
Engraçado que eles tem raw na família G9, mas na família S, que é bem mais SLR-like, eles não oferecem essa opção.

Por falar nisso lançaram também a G10.

Pois é, concordo... não faz muito sentido.  :ponder: :ponder: :ponder:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2008, 11:01:08
Engraçado que eles tem raw na família G9, mas na família S, que é bem mais SLR-like, eles não oferecem essa opção.

Por falar nisso lançaram também a G10.

Eu acho que eles tem medo que a UZ canibalize as vendas das Reflex de entrada.

Mas eles tem que ficar espertos que existem outras que tem RAW, como as Panasonic, as Olympus e agora a Casio (U$400,00).

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2008, 11:06:23
Sinceramente, a SX1 IS tem a tendencia de ter menos ruido que a SX10 IS por ter um sensor CMOS, por falar nisso acho que foi uma grande evolução por parte da canon lançar um sensor CMOS em uma UZ.

Thiago,

Eu não aposto muito nisso, mas também não afirmo nada.

Eu acho que a maior vantagem do CMOS nessa UZ é o modo FHD 1080p.

Ps. Pode até ser que o ISO alto fique mais limpo, mas tenho dúvida se a textura vai junto também. Vai ser uma comparação legal entre a tecnologia CCD e CMOS, pois o resto da camera é igual (processador, lente, tratamento, resolução e tamanho do sensor)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2008, 16:05:06
Vai ser uma comparação legal entre a tecnologia CCD e CMOS, pois o resto da camera é igual (processador, lente, tratamento, resolução e tamanho do sensor)

 :ok:

O que achei engraçado é que parece que uma tem a luz que auxilia foco em ambientes esuros e a outra parece não ter, olha:
http://a.img-dpreview.com/news/0809/canon/compacts/canon_sx1is_sx1is.jpg
E achei em tele muito escura. Em reflex a maioria das teles baratas é 5.6 ou 6.3, mas dá pra compensar no ISO... Já em uma ultrazoom fica complicado :\


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2008, 16:35:02
Engraçado que eles tem raw na família G9, mas na família S, que é bem mais SLR-like, eles não oferecem essa opção.

Por falar nisso lançaram também a G10.
Pois é...bola fora para Canon nesse quesito. A S5is já merecia um RAW e eu estava quase certo que a sucessora viesse. Pois bem, lançaram 2 sucessoras ao mesmo tempo e deixaram esse detalhe importantíssimo pra trás.  :no: :no: :no:
O range maior me agrada muito mas como o pedro citou, com uma lente escura a coisa complica.
Quanto a G10 parece que ficou bacana !!! Que venham as fotos agora.  :)  :snack:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:44:42


Na época que eu ia comprar a Fz5 ... eu desanimava pelo ruído.
Da última vez que dei uma geral nas novas UZ... fiquei espantado... o ruído está mais visível, pelo menos eu senti isso...

Eu tive uma S3 IS é o ruído era de desesperar, mesmo em ISO baixo.  :eek:
Eu comparava com a imagem da A610 que eu tinha e não entendia como uma máquina mais cara tinha um resultado tão ruim em relação a uma mais barata. :ponder:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2008, 16:31:36


Na época que eu ia comprar a Fz5 ... eu desanimava pelo ruído.
Da última vez que dei uma geral nas novas UZ... fiquei espantado... o ruído está mais visível, pelo menos eu senti isso...

Eu tive uma S3 IS é o ruído era de desesperar, mesmo em ISO baixo.  :eek:
Eu comparava com a imagem da A610 que eu tinha e não entendia como uma máquina mais cara tinha um resultado tão ruim em relação a uma mais barata. :ponder:

Simples, a A610 tinha um sensor maior :)


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2008, 16:46:18
Acho que eles não colocam RAW nessas compactas pra os usuários não verem a fábrica de ruído que elas são.
Em JPEG dá pra filtrar, levando astexturas junto, antes de entregar.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2008, 14:41:26
Pessoal,

Esse abaixo é um comparativo entre câmeras interessante (SX1 vs SX10), pois elas são exatamente a mesma câmera, mesma resolução e sensor de mesmo tamanho, porém uma utiliza CMOS e outra CCD.

Está certo que o teste não é muito bem feito, mas...

Qual vocês apostam que entrega melhor imagem? CCD ou CMOS...
http://www.quesabesde.com/noticias/comparativa-canon-powershot-sx1-sx10-is,1_4746

Dando uma olhada rápida notei que:
1- Com CCD tem menos aberração cromática. Por que será?
2- Com CCD a imagem é melhor em ISO baixo e alto também, porém com diferenças mínimas.

Valeu
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2008, 08:19:22 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 06:37:48
Turma,

A Canon anunciou que a SX1 estará logo disponível pro mercado americano e consequentemente chegará logo ao Brasil.

Outro detalhe interessante é que estará disponível pra março/2009 um firmware liberando RAW pra essa câmera.
http://web.canon.jp/imaging/BeBit-e.html

Com essa nova característica da UZ da Canon, eu acho ela o melhor custo benefício da categoria.
1- Lente 28-560mm (20x), com IS - F2.8-F5.7
2- RAW para sensor CMOS de 10Mp.
3- Modo vídeo campeão em FHD 1920x1080l@30fps, stéreo e zoom óptico na filmagem.
4- Sapata pra flash externo Canon.

Mais um comparativo entre CCD da SX10 e o CMOS da SX1.
http://www.cameralabs.com/reviews/Canon_PowerShot_SX1_IS/noise.shtml
http://www.cameralabs.com/reviews/Canon_PowerShot_SX1_IS/outdoor_results.shtml

Valeu
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 06:47:38 por Leandro Federsoni »


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 05:45:14
O modo video dela em SD achei bacana, já em FULL HD não é lá essas coisas mas quebra um galhão ainda mais com este range.

Abrindo os video direto no QT os quadros são exibidos com drop ou duplicados para manter a exibição em tempo real, para assistir de forma correta é necessário fazer uma conversão.

Achei mais fácil e rápido editar os vídeos dela via iMovie, já em FCP o workflow com essa compressão não é muito interessante, em Premiere ainda não testei.

A alimentação por pilhas não segura muito, seria preferivel que incluise sistema de baterias. Por outro lado é uma boa camera, bem fácil de manusear , silenciosa e com nível de ruído nos vídeos muito bom.

Para fotos não cheguei a testar muito, mais os controles manuais são bem simples de de acessar.

Abcs.