Autor Tópico: Deserto de sal e altitude: conselhos práticos?  (Lida 8066 vezes)

LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Online: 18 de Setembro de 2008, 22:51:57
Pois, eu viajo para Chile, Bolívia e Pérou. :wub:

Vou visitar a Deserto de Atacama, Salar de Uyuni (deserto de sal), Lago Titica e Macchu Pichu, tudo as 4.000 metros acima do nível do mar.

No deserto, a temperatura é de 20° de dia e de até -20 à noite :eek:, mas com paisagens lindos.

Já sei que vou ter de cuidar das baterias com o frio (embora eu não sei exatamente como vou fazer), mas eu queria saber se vocês tem algum conselho para cuidar do equipamento ? (frio, altitude, sal ...)

Vou com uma lente so : a 16-80 Zeiss, que finalmente, 1 extra bateria, o carregador e 3 cartões de memória 4Go (Tomo enquanto RAW).
Eu tenho um filtro Hoya transparente que recebi com uma lente usada, vou o colocar sobre a Zeiss para protegê-la no deserto sal...

Se você tiver qualquer conselho para cuidar do equipamento, estou ouvindo !
Não hesite também se tiver alguma dica para fotos do deserto de sal. :ponder:
« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 13:06:00 por Kika Salem »
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


ViTóRiO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2008, 05:20:59
Se puder troque o filtro Hoya por um da marca Rodenstok.
Proteger o equipamento da condensação, ao passar de ambientes frios para muito quentes, p.ex. colocando o equipamento dentro de um saco plástico e esperear até que fique à temperatura ambiente e depois então retirar do saco plástico ou da mochila.
boa viagem e boas fotos


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2008, 08:18:25
Pois, eu viajo para Chile, Bolívia e Pérou. :wub:

Vou visitar a Deserto de Atacama, Salar de Uyuni (deserto de sal), Lago Titica e Macchu Pichu, tudo as 4.000 metros acima do nível do mar.

Ai que inveja  :ok: {inveja "do bem"}

Na boa, não sei te dar nenhum conselho específico para clima e altitude. Mas realmente acho 12 Gb muito pouco. A não ser que esteja levando um notebook com um bom HD. Aliás, o "note" também é indispensável para ir descarregando as fotos com segurança.

No mais, te desejo excelente viagem e ótimas fotos (viagem do cassete essa!!!).
Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2008, 14:14:21
LGphoto,
Concordo com o Vitório, 12Gigas é pouco pra uma viagem dessa. Acho que a dica do marcelo é boa, mas se não tiver um notebook, no mínimo, vc deve levar um HD externo para descarregar as fotos. No mais, todo cuidado é pouco num lugar com sol e sal em abundância! Aliás, vc deve se proteger também, é indispensável óculos escuros , chapéu e bloqueador solar. Não se deixe enganar com a temperatura de 20ºC, porque, a essa altitude o sol queima sem perdão.
Espero ter ajudado e boa viagem!

Ps.: Não esquece de mostrar as fotos quando voltar?!

Vlw.
Alexandre Paradela


Deia Quintino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2008, 14:29:23
Oi LG, pena não poder lhe dar dicas, na verdade entrei para sondá-las também. Estou indo fazer também este roteiro, com exceção do PERU. Anota meu MSN ou e-mail para trocarmos dicas - se vc tiver algumas. Posso lhe passar as que tenho. MSN deiaquintino@hotmail.com - email: deiaquintino@uol.com.br. Se tiver dicas, me passa!
dquintino


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2008, 14:56:01
Obrigado por suas dicas. :ok:
Pela memoria, não tenho mais, mas tenho tambem um compacto para as fotos "de lembrança". Estou muito seletivo com as minhas fotos da SLR, então, acho que vai dar. Ja fiz viagens desse tipo e consegui...

Oi LG, pena não poder lhe dar dicas, na verdade entrei para sondá-las também. Estou indo fazer também este roteiro, com exceção do PERU. Anota meu MSN ou e-mail para trocarmos dicas - se vc tiver algumas. Posso lhe passar as que tenho. MSN deiaquintino@hotmail.com - email: deiaquintino@uol.com.br. Se tiver dicas, me passa!

Deia, estou indo amanhã cedo pela manhã, não vai dar tempo para trocar dicas. (estou pronto ja ;) )
Você vai quando ? Se quizer, posso te falar mais sobre a viagem quando voltar...
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2008, 21:04:03
af.... como é mesmo esse lance de inveja boa ???

 :(


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2008, 23:04:33
Tb nunca passei por nada parecido, mas pela sua descrição eu colocaria os cartões e as baterias num ziploc e dentro do seu bolso `a noite.
Essa viagem deve ser linda !
 :)

GuiGui



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2008, 08:57:58
af.... como é mesmo esse lance de inveja boa ???

 :(


Êita... brincadeira, né!!? Pô a galera não deixa passar nada!!!

Inveja do Bem (Def.): Sentimento de vontade de realizar a mesma atividade de outrem, frustrado por qualquer impedimento, seja ele, legal, moral, lógico ou financeiro, sem que isto represente desejo de que este outrem passe por igual ou pior frustração. Desejo reprimido diante da felicidade alheia que não resulta na transferência negativa, muito pelo contrário, transfere votos de que se tire o máximo de proveito de tal regojizo. Carência de igual oportunidade sem mal agouro relacionado.

Tá bom assim?
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2008, 09:47:51
Bem, só vi este tópico agora e o autor dele já deve estar viajando...espero que você tenha uma excelente viagem! Com certeza vai te render fotos lindas! :ok:
Eu nunca estive no Atacama, mas fiz a trilha Inca para Macchu Picchu há dois anos atrás e passei por situações de muita altitude e frio. Passei por pontos a mais de 4000 m de altitude e as noites eram geladas, dormíamos em barracas em altitudes superiores aos 3500 m e as temperaturas eram em torno dos -3°C. Fiz como disseram aqui, coloquei as minhas máquinas (duas compactas, uma digital e a outra analógica) em sacos zip-lock e dormia com elas dentro do saco de dormir, assim como os cartões,  baterias e filmes. Mesmo assim, houve uma manhã onde o visor de LCD da câmera digital ficou todo embaçado, levou um bom tempo para voltar ao normal. Mas tomando esses cuidados não tive maiores problemas com nenhuma das câmeras e tirei fotos lindas, de uma das melhores viagens que já fiz. :ok:

LGphoto, não esqueça de colocar as fotos dessa sua viagem aqui no forum. :)


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2008, 12:48:13
Olá,

Eu ja fiz essa viagem, fui para o Atacama e Salar do Uyuni. Realmente é maravilhoso.
Não sei qdo vc vai, mas é bem importante estar atento às temperaturas, pois eu fui em fevereiro e março, onde o clima é mais ameno e o salar "alaga", formando um espelho lindo, que reflete o céu. A bolívia é bem mais fria e alta do que o atacama, então concentre mais seus esforços lá, inclusive as dicas são para lá.

Provavelmente vc vai pegar um daqueles pacotes de agência em san pedro de atacama, de 4 dias. Pra entrar na Bolívia vc precisa estar vacinado contra febre amarela. Já entrando vc já sente um pouco a diferença de temperatura. O maior problema é o vento, diminuindo ainda mais a sensação térmica. Trocar de lentes, só no carro rs, é um risco tremendo expor o sensor e a objetiva no meio daquele vento, ainda por cima úmido. As noites são bem frias mesmo, o primeiro alojamento fica em laguna colorada, faz uns 20 graus negativos, além de ser um dos pontos mais altos da viagem, fazendo com q vc nem se atreva a sair pra fotografar... Minha dica é uma bolsa térmica [pra guardar a bolsa no carro, nos alojamentos], baterias de sobra pois tomadas vão ser sempre um problema [quando vc acha, a pinagem é diferente...], polarizador pra dar aquela saturada nas partes desérticas, uma teleobjetiva beem longa caso queira pegar closes de pássaros, animais... O vôô de flamingos no meio do salar eu choro até hje por não estar com a tele na máquina... Quanto ao salar, eu honestamente só deixava a câmera na pochete, eu acabei desencanando, só evitava ao máximo a troca de objetivas. Minha câmera está comigo até hje sem problema nenhum.

Só mais uma coisa: uma ótima viagem. É um dos lugares mais exóticos do mundo, irreal mesmo. Vale pro resto da vida.


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2008, 00:15:32
Bom,não sei se ainda dá tempo,mas ai vai a minha dica.
Muitas baterias extras,pois com o frio elas rendem menos fotos que em temperatura amena.
Se puder carregue a bateria no bolso interno e só coloque na cam quando for usar,durante a noite é valida adica do pessoal de dormir com as baterias.
Quanto ao sal e poeira tome todo cuidado possivel,mas não existe muita coisa que possa ser feita,no deserto a poeira não dá tregua,mesmo sem tirar as calças de dia á noite vc vai achar quase um kilo de areia na cueca,rs. :assobi:
No mais é voltar e mandar a cam pra uma limpesa geral(incluindo a interna).
Espero ter ajudado e não te desesperado :doh:


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2008, 22:50:31
inveja do bem pode ser chamada de invejinha saudável, tbm! hauha
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2008, 11:43:41
af.... como é mesmo esse lance de inveja boa ???

 :(


Êita... brincadeira, né!!? Pô a galera não deixa passar nada!!!

Inveja do Bem (Def.): Sentimento de vontade de realizar a mesma atividade de outrem, frustrado por qualquer impedimento, seja ele, legal, moral, lógico ou financeiro, sem que isto represente desejo de que este outrem passe por igual ou pior frustração. Desejo reprimido diante da felicidade alheia que não resulta na transferência negativa, muito pelo contrário, transfere votos de que se tire o máximo de proveito de tal regojizo. Carência de igual oportunidade sem mal agouro relacionado.

Tá bom assim?

hehehehehehehehehehe  :D :D :D
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:35:15
Obrigado por eus conselhos. Ainda estou no Peru e e o fim da viajem, que foi muito legal!
Tudo deu certo. Tomara que a fotos dejam tao bem no computador do que na tela da camera...

As colocarei no forum assim que estiverem tratadas...
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm