Autor Tópico: Panasonic shows HD Micro Four Thirds Prototype - No "DPReview"  (Lida 1882 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Online: 21 de Setembro de 2008, 16:47:19
"Pre-Photokina 2008: Panasonic has shown a prototype of an HD video micro Four Thirds camera. The camera, which will be part of what Panasonic is calling its Micro G sytem, was show alongside prototypes of the lenses set out in its Micro Four Thirds lens roadmap. It features a stereo microphone and dedicated movie record button but is of similar dimensions to the already announced G1."

Um sistema 4/3 com recurso de vídeo HD. Me surpreendeu não terem lançado isso logo na G1! Uma vez que até "full frame" 135mm já possui o recurso....

Estou muito curioso com o desenvolvimento do Micro Four-Thirds. Poderia ser, no futuro, a alternativa para um sistema de câmera compacto, capaz de entregar imagens de excelente qualidade! Acompanharei o desenvolvimento desse sistema nos próximos anos com muito interesse...

Porém o que realmente despertou a minha atenção foram as novas lentes apresentadas. Especialmente a 7-14mm f/4 (equivalente a uma 14-28mm f/4, em 135mm)!!!!. Creio que f/4 é uma abertura ótima para "zooms", pois alia um design compacto a uma boa luminosidade e a um preço acessível, se comparadas as "zooms" com abertura de f/2.8...

"Link": http://www.dpreview.com/news/0809/08092102panasonicHD.asp

Boa Leitura!!!!!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 17:02:28 por F.Kruschewsky »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2008, 18:00:31
F.Kruschewsky,

Demais reunir tudo isso num único equipamento. :wub: :wub: :wub:

Qualidade de imagem com possibilidade de controle DOF, mudança de lente conforme as necessidades do momento, HD (1080p) com gravação estéreo e tudo isso com velocidade razoável e uma corpo bem compacto.

Esse está sendo pra mim o grande lançamento de 2008, essa notícia somada aos 10% da Ibovespa de sexta-feira, eu vou começar a semana muito bem. :ok: :ok:


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2008, 18:17:04
F.Kruschewsky,

Demais reunir tudo isso num único equipamento. :wub: :wub: :wub:

Qualidade de imagem com possibilidade de controle DOF, mudança de lente conforme as necessidades do momento, HD (1080p) com gravação estéreo e tudo isso com velocidade razoável e uma corpo bem compacto.

Esse está sendo pra mim o grande lançamento de 2008, essa notícia somada aos 10% da Ibovespa de sexta-feira, eu vou começar a semana muito bem. :ok: :ok:

Boa Tarde, Leandro!

Realmente, também sou de opinião que será o lançamento mais interessante da Photokina 2008, principalmente pelo potencial de desenvolvimento que este sistema Micro Four Thirds possui.

Penso que não faz muito sentido agora prosseguir com o "Four Thirds" tradicional. É melhor abandonar de vez o uso de espelhos. Os sistemas 4/3 que usam espelhos não conseguiram ser muito menores, nem mais eficientes que os sistemas "APS" equivalentes e as lentes de qualidade profissional para esse sistema são tão ou mais caras que as equivalentes para 135mm e "APS". Com o Micro 4/3, isto poderá mudar agora, e muito!!!

Gostaria de ter um segundo sistema, menor, mas com qualidade de imagem suficientemente boa para servir de complemento ao meu sistema atual. Não espero mais nada das compactas atuais e seus sensores pequenos abarrotados de megapixels!

Nem me fale na desvalorização das bolsas ao longo deste 2008!!!!! Foi, definitivamente, o pior ano para investimentos em ações. Espero que 2009 seja melhor, apesar de eu desconfiar que não....

Boas Fotos!!!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 18:26:01 por F.Kruschewsky »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2008, 20:19:21
F.Kruschewsky,

Cansei de perder o sono com esta crise, mas dessa vez parece que as coisas vão melhorar, e de forma mais consistente. :ponder:

Este final de semana eu fiz um casamento e o câmera perguntou "Caramba vc vai fotografar com essa câmera?" comentando que minha CAM era muito pequena...hehehehe....Imagina quando eu fazer um casamento com uma dessa? e um flash bem pequenino montado numa G1...

Eu acredito que uma G1, mas com HD, um AF e FPS compatível com uma DSLR, flash externo forte e bem exposto, seja tudo que eu preciso para manter somente um sistema, e ainda não ter mais a compacta.

Valeu

 



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2008, 20:39:06
Flash bem pequenino?
Quem diminuiu foram as lentes/corpo.

Fazer casamento com uma G1 é bom que ela tenha dynamic range para fotografar
decentemente a noiva de branco e o noivo de terno preto, lente luminosa tb seria o caso.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2008, 21:02:21

Fazer casamento com uma G1 é bom que ela tenha dynamic range para fotografar
decentemente a noiva de branco e o noivo de terno preto, lente luminosa tb seria o caso.


Quanto a lentes luminosas, a Panasonic já anunciou uma 20mm f/1.7 muito interessante!
É razoável supor que eles lançarão, com o tempo, outras lentes "prime". Tomara que sim!!!!!

Em relação ao "Dynamic Range", teremos que esperar para ver como o novo sensor se comporta. O site espanhol www.quesabesde.com já está preparando uma "toma de contato" com a G1...

Quanto a um sistema para uso mais intenso, profissional, não sabemos se essa é a intenção da Panasonic. Penso que para casamento, seria também interessante um bom desempenho em ISO alto (6400 p/ cima) para reduzir ou eliminar a dependência do flash! Não sei como é aquí no Brasil mas nos EUA, em algumas igrejas e catedrais, o uso de flash é proibido. A Nikon e a Canon sabem disso, tanto que lançaram as D3, D700 e 5D MkII com capacidade para ISO alto.  Mas ai voltamos ao problema do tamanho do sensor. Até agora, só sensores de 36 x 24mm tem conseguido entregar resultados bons em alto ISO.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2008, 22:28:52
Flash bem pequenino?
Quem diminuiu foram as lentes/corpo.

Pictus,

Imagino um novo flash com uma bateria exclusiva e bem leve e compacto.....mas tem que ter a cabeça bem flexível, tipo o flash da Sony.

A Olympus tem um flash compacto, mas acredito que daria pra fazer um menor.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/527572-REG/Olympus_260115_FL_36R_Shoe_Mount_Flash.html

Quanto ao DR eu também acho um problema nesses sensores da Pana/Oly, mas os benefícios deste novo formato estão fazendo eu esquecer esse issue.....tomara que eles melhorem isso. :ponder:

Valeu

 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2008, 22:32:36
F.Kruschewsky,

Não sabia desse problema nos US, mas por aqui com ISO até 800 e um bom flash fica excelente e resolve tudo.

Mas olha com esta geração de FF com 25Mp.....eu to achando que APS e FF vai ficar com os mesmos resultados em ISO alto.

Valeu


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2008, 23:17:25
F.Kruschewsky,

Não sabia desse problema nos US, mas por aqui com ISO até 800 e um bom flash fica excelente e resolve tudo.

Mas olha com esta geração de FF com 25Mp.....eu to achando que APS e FF vai ficar com os mesmos resultados em ISO alto.

Valeu

Oi Leandro;

Vale esclarecer que não são todas as igrejas que proíbem o uso de flash, mas isso está acontecendo por lá e a tendência é de que seja comum em breve. Um conhecido meu é fotógrafo profissional e trabalha fotografando casmentos. Ele vive em New York e tem uma comunidade no Orkut, da qual participo.
Ele contou isso, em um dos "posts" na comunidade e, é um dos motivos pelos quais ele utiliza uma Nikon D3 com objetivas de abertura f/2.8 e f/1.4. Faz sentido essa proibição uma vez que em muitos museus na Europa e nos EUA o uso do flash também é proibido. Na Espanha, por exemplo, alguns museus que visitei, como o Prado (Madrid) o uso de câmeras é permitido desde que não se use flash! Em outros, como o de "Reina Sophia", também em Madrid, o uso de câmeras é simplesmente proibido. Sempre pelo mesmo motivo; a luz dos flashs ataca as pinturas e afrescos, estes últimos também muito comuns em igrejas e catedrais.

Ao contrário do Brasil, os casamentos nos Estados Unidos (e no Canadá tb.) são realizados durante o dia. Mesmo assim, as igrejas são, normalmente, ambientes muito escuros o que exige bom desempenho das câmeras em alto ISO, além do uso de lentes "luminosas". Outro motivo é o fato de nos casamentos realizados lá, raramente são feitas fotos "posadas", "estáticas" como ainda é comum aquí. O estilo das fotos de casamentos na América do Norte têm muito de fotojornalismo, onde são captados "flagrantes" de situações espontâneas. Os fotógrafos de casamento acabam tendo que usar equipamento semelhante ao dos jornalistas para poder fazer seu trabalho. É muito comum o uso de objetivas "zoom" tais como as 16-35mm (Canon) ou 17-35mm (Nikon) f/2.8, ou o uso das "primes" 28mm, 50mm e 85mm f/1.4. Assim como o das "zoom" 70-200mm f/2.8.

Com o lançamento da 5D MkII, a turma que utiliza Canon para fazer casamentos pode respirar aliviada agora!!!!! É um mercado que movimenta milhõe$$$$$$ na América do Norte e na Europa. Por isso, recebe especial atenção dos grandes fabricantes de equipamentos.

Boas Fotos!!!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 23:27:57 por F.Kruschewsky »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2008, 02:01:00
Quanto a lentes luminosas, a Panasonic já anunciou uma 20mm f/1.7 muito interessante!
É razoável supor que eles lançarão, com o tempo, outras lentes "prime". Tomara que sim!!!!!

Com o maior DOF do sistema, deve dar para usar a 20mm em f/1.7 sem comprometer
a composição, mantendo por exemplo as faces do 2 noivos em foco... :ponder:
O que perde em ISO ganha em poder usar a lente aberta.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2008, 07:31:56
Quanto a lentes luminosas, a Panasonic já anunciou uma 20mm f/1.7 muito interessante!
É razoável supor que eles lançarão, com o tempo, outras lentes "prime". Tomara que sim!!!!!

Com o maior DOF do sistema, deve dar para usar a 20mm em f/1.7 sem comprometer
a composição, mantendo por exemplo as faces do 2 noivos em foco... :ponder:
O que perde em ISO ganha em poder usar a lente aberta.

Eh verdade Pictus, muitas vezes um DOF um pouco maior faz falta também.. :ok:

Tenho perdido algumas fotos importantes por não focalizar bem um dos noivos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2008, 07:41:27
Oi Leandro;

Vale esclarecer que não são todas as igrejas que proíbem o uso de flash, mas isso está acontecendo por lá e a tendência é de que seja comum em breve. Um conhecido meu é fotógrafo profissional e trabalha fotografando casmentos. Ele vive em New York e tem uma comunidade no Orkut, da qual participo.
Ele contou isso, em um dos "posts" na comunidade e, é um dos motivos pelos quais ele utiliza uma Nikon D3 com objetivas de abertura f/2.8 e f/1.4. Faz sentido essa proibição uma vez que em muitos museus na Europa e nos EUA o uso do flash também é proibido. Na Espanha, por exemplo, alguns museus que visitei, como o Prado (Madrid) o uso de câmeras é permitido desde que não se use flash! Em outros, como o de "Reina Sophia", também em Madrid, o uso de câmeras é simplesmente proibido. Sempre pelo mesmo motivo; a luz dos flashs ataca as pinturas e afrescos, estes últimos também muito comuns em igrejas e catedrais.

Ao contrário do Brasil, os casamentos nos Estados Unidos (e no Canadá tb.) são realizados durante o dia. Mesmo assim, as igrejas são, normalmente, ambientes muito escuros o que exige bom desempenho das câmeras em alto ISO, além do uso de lentes "luminosas". Outro motivo é o fato de nos casamentos realizados lá, raramente são feitas fotos "posadas", "estáticas" como ainda é comum aquí. O estilo das fotos de casamentos na América do Norte têm muito de fotojornalismo, onde são captados "flagrantes" de situações espontâneas. Os fotógrafos de casamento acabam tendo que usar equipamento semelhante ao dos jornalistas para poder fazer seu trabalho. É muito comum o uso de objetivas "zoom" tais como as 16-35mm (Canon) ou 17-35mm (Nikon) f/2.8, ou o uso das "primes" 28mm, 50mm e 85mm f/1.4. Assim como o das "zoom" 70-200mm f/2.8.

Com o lançamento da 5D MkII, a turma que utiliza Canon para fazer casamentos pode respirar aliviada agora!!!!! É um mercado que movimenta milhõe$$$$$$ na América do Norte e na Europa. Por isso, recebe especial atenção dos grandes fabricantes de equipamentos.

Boas Fotos!!!

Interessante isso Kruschewsky...Eu inclusive tenho procurado diminuir as fotos posadas, além de ficar muito artificial, os noivos acabam perdendo a festa e ficando de saco cheio...

O problema é que pode ser um risco depender somente das espontâneas, principalmente se os noivos não ficarem muito tempo juntos na festa ou quando a festa tem muita gente e aí fica difícil isolar o casal da galera.

Eu tenho acompanhado as fotos feitas com a Olympus E-3 e vou te falar que a qualidade do tratamaneto da Olympus é tão bom que ficarei até mais tranquilo de não precisar usar o RAW nesses eventos......Esse último casamento fiz tudo em RAW e estou quase ficando doido pra ficar convertendo...já tomei umas três neosaldinas.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2008, 08:27:55
Oi Leandro;

Vale esclarecer que não são todas as igrejas que proíbem o uso de flash, mas isso está acontecendo por lá e a tendência é de que seja comum em breve. Um conhecido meu é fotógrafo profissional e trabalha fotografando casmentos. Ele vive em New York e tem uma comunidade no Orkut, da qual participo.
Ele contou isso, em um dos "posts" na comunidade e, é um dos motivos pelos quais ele utiliza uma Nikon D3 com objetivas de abertura f/2.8 e f/1.4. Faz sentido essa proibição uma vez que em muitos museus na Europa e nos EUA o uso do flash também é proibido. Na Espanha, por exemplo, alguns museus que visitei, como o Prado (Madrid) o uso de câmeras é permitido desde que não se use flash! Em outros, como o de "Reina Sophia", também em Madrid, o uso de câmeras é simplesmente proibido. Sempre pelo mesmo motivo; a luz dos flashs ataca as pinturas e afrescos, estes últimos também muito comuns em igrejas e catedrais.

Ao contrário do Brasil, os casamentos nos Estados Unidos (e no Canadá tb.) são realizados durante o dia. Mesmo assim, as igrejas são, normalmente, ambientes muito escuros o que exige bom desempenho das câmeras em alto ISO, além do uso de lentes "luminosas". Outro motivo é o fato de nos casamentos realizados lá, raramente são feitas fotos "posadas", "estáticas" como ainda é comum aquí. O estilo das fotos de casamentos na América do Norte têm muito de fotojornalismo, onde são captados "flagrantes" de situações espontâneas. Os fotógrafos de casamento acabam tendo que usar equipamento semelhante ao dos jornalistas para poder fazer seu trabalho. É muito comum o uso de objetivas "zoom" tais como as 16-35mm (Canon) ou 17-35mm (Nikon) f/2.8, ou o uso das "primes" 28mm, 50mm e 85mm f/1.4. Assim como o das "zoom" 70-200mm f/2.8.

Com o lançamento da 5D MkII, a turma que utiliza Canon para fazer casamentos pode respirar aliviada agora!!!!! É um mercado que movimenta milhõe$$$$$$ na América do Norte e na Europa. Por isso, recebe especial atenção dos grandes fabricantes de equipamentos.

Boas Fotos!!!

Interessante isso Kruschewsky...Eu inclusive tenho procurado diminuir as fotos posadas, além de ficar muito artificial, os noivos acabam perdendo a festa e ficando de saco cheio...

O problema é que pode ser um risco depender somente das espontâneas, principalmente se os noivos não ficarem muito tempo juntos na festa ou quando a festa tem muita gente e aí fica difícil isolar o casal da galera.

Eu tenho acompanhado as fotos feitas com a Olympus E-3 e vou te falar que a qualidade do tratamaneto da Olympus é tão bom que ficarei até mais tranquilo de não precisar usar o RAW nesses eventos......Esse último casamento fiz tudo em RAW e estou quase ficando doido pra ficar convertendo...já tomei umas três neosaldinas.
[/b]

Bom Dia, Leandro!

Em relação ao primeiro problema (fotos dos noivos), basta fazer as fotos alguns dias antes do casamento, como é comum no Exterior. No Japão, as fotos posadas do casal (vestido a caráter) são feitas, se não me engano, com algumas semanas de antecedência. 

Em relação ao RAW, pessoalmente não uso. Fotografia para mim é (e continuará a ser) apenas hobby e na época do filme, eu procurava fazer todos os ajustes na câmera, para não ter que me preocupar com detalhes de revelação. Funcionava!!!  Prefiro ter outra profissão, para ganhar dinheiro e pagar minha faculdade e as outras contas (trabalho com manutenção aeronáutica) e deixar a fotografia apenas para as (poucas) horas de folga que tenho. Sendo assim, eu uso meu escasso tempo livre para sair e fotografar ao invés de perdê-lo na frente de um computador (ou em um laboratório escuro e cheiro de produtos químicos malcheirosos e cancerígenos). Até agora, minhas fotos estão me deixando satisfeito!!! Prefiro investir meu $$$ em boas lentes, que são para toda a vida, a jogar $$$ fora com atualizações constantes de programas proprietários e computadores "estado da arte" para conversão de RAW (Não uso, em hipótese nenhuma, programas "pirateados").

Se, por algum motivo, não saio para fotografar, uso o tempo livre para ler um bom livro ou para ir ao cinema, ao teatro ou ainda para algum encontro com amigos.

Pergunte a algum fotojornalista se ele perde tempo em processar arquivos RAW. Graças ao fotojornalismo, os fabricantes de câmeras estão se esforçando bastante para que seus equipamentos entreguem bons arquivos JPEG que necessitem de apenas pequenos ajustes (como o "crop") e correções.

Voltando ao assunto original do tópico, a Olympus anunciou o desenvolvimento de equipamentos "Micro Four Thirds":

http://www.dpreview.com/news/0809/08092208olympus_micro_four_thirds.asp

Gostei muito do protótipo apresentado na foto, é o mais próximo que chegou, até agora, do "meu ideal" de uma câmera pequena!!!

Tempos muito interessantes estes...

Boas Fotos!!!