Autor Tópico: Para quem usa filme.  (Lida 18053 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:07:11
Sinval, o filme normal é para luz do dia. Se voce for usar em outra iluminação existem filmes especializados, muito difíceis de encontrar, como este aqui.
Os filtros para correção da luz mais usados são os FL, para filme luz do dia e luz fluorescente, os 80 para luz de tungstenio e os 81 para "esquentar" os tons, corrigindo o color cast azulado, comum nos dias nublados.
Ou seja, filme é um saco. Não sei nem por que a gente usa ainda  :assobi:
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:12:14
ohhhh..  :assobi:
Grande mestre Rostev. Tudo blz?  :ok:
Seja bem vindo o MF.   :ok: :ok:

[ ]'s

Ahhahhhahaa... Eu mestre?
Estou tanto para mestre como o Darth Vader está para o lado branco da luz.  :D

Obrigado pela acolhida André.
Bom ver os amigos por aqui.


Razinva, existem filtros específicos pra corrigir o White-Balance ao fotografar em luz incandescente ou fluorescente.

Quando usei o Fuji Supéria 400 o resultado me pareceu estranho também



E sobre a 10-20, ela é incrível pra tudo! Até pra Macro!  :assobi:

Eu gostei desses tons quentes Luiz.
Ainda mais usando uma ultra wide angle.
Você fica só fazendo inveja na gente né?  :D :worship:

O Pedrão do RJ pegou uma 10-20 e pude brincar na minha Nikon.
Fiquei totalmente apaixonado por essa lente. Um dia eu pego uma pra mim. :)
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2008, 18:52:11
Olá pessoal! Que bom que vejo bastante gente usando filme ainda!!!  :clap: :clap: :clap:
Bom, faz pouco mais de 2 meses eu comprei Fuji Superia 200, mas foi por opção mesmo, mas na loja tinha o 100 e o 400 ainda... Adoro a cor dos filmes Fuji, além de ser bastante versátil... Quanto ao P&B, uso o Kodak TRI-X 400, tem boa capacidade de conter as fortes luzes e ao mesmo tempo senssível nas baixas, muito bom!
Agora, será que na loja Fuji, os estoques de 100 eram antigos? A Fuji não está mais fazendo mesmo? Vou perguntar lá...

Abraço, Blasius.  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2008, 21:21:45
Blasius,

O que você descobrir sobre o fim da produção dos filmes Fuji Superia, por favor, poste aqui. Eu abri este tópico movido pelo susto que tomei quando vi a palavra "discocontinnued" no site da BHPhoto. De qualquer forma, raramente eu tenho comprado algum filme no Brasil, pois os preços estão muito caros. Normalmente, compro dezenas de Velvia, Reala e outros na BHPhoto, pois no final das contas acaba saido mais barato.  ;)


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2008, 23:16:28
só pra vocês chuparem o dedo um pouquinho
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=370092133947
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


JCMACIEL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 296
Resposta #20 Online: 04 de Outubro de 2008, 03:11:30
Razinva, existem filtros específicos pra corrigir o White-Balance ao fotografar em luz incandescente ou fluorescente.

Quando usei o Fuji Supéria 400 o resultado me pareceu estranho também



E sobre a 10-20, ela é incrível pra tudo! Até pra Macro!  :assobi:

Que vinheta é essa?


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #21 Online: 17 de Outubro de 2008, 08:33:39
[..]
 Normalmente, compro dezenas de Velvia, Reala e outros na BHPhoto, pois no final das contas acaba saido mais barato.  ;)


Bacamarte,
sabe-se que as compras na BH demoram e tal...essas coisas de Raio-X , oscilação de temperatura...


depois da viagem de meses que o filme faz, ele não apresenta nenhum dano perceptível não?

abraços!


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2008, 10:16:12
Bacamarte, eu já tinha conversado com gente da própria Fuji aqui no Brasil, e já esperava essa descontinuação desses filmes há um bom tempo...acho que até demorou...

Segundo me disseram, o mercado para esses filmes caiu bastante, tendo em conta que quem ainda usa filme agora tem um nível de conhecimento na fotografia bem maior, e acaba optando para o segmento profissional...e preferem os filmes como o Próvia, Vélvia, Reala e até o Próvalue...

Então o público que mais ultilizava os supéria 100 e 400, os "amadores", já não o fazem mais, dando preferência maciça ao uso da tecnologia digital...

eu achei um explicação bem coerente. :ok: :ok:


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #23 Online: 17 de Outubro de 2008, 13:05:53
Bacamarte, eu já tinha conversado com gente da própria Fuji aqui no Brasil, e já esperava essa descontinuação desses filmes há um bom tempo...acho que até demorou...

Segundo me disseram, o mercado para esses filmes caiu bastante, tendo em conta que quem ainda usa filme agora tem um nível de conhecimento na fotografia bem maior, e acaba optando para o segmento profissional...e preferem os filmes como o Próvia, Vélvia, Reala e até o Próvalue...

Então o público que mais ultilizava os supéria 100 e 400, os "amadores", já não o fazem mais, dando preferência maciça ao uso da tecnologia digital...

eu achei um explicação bem coerente. :ok: :ok:

Oi, Luiz, muito boa a foto, esse ângulo eu gosto muito.  Repito a pergunta do colega, e essa  vinheta? O efeito estranho que vc se refere, qual foi? desvio de cor?  :ponder:

Paulo Machado = Qto ao filme azulado, foi usado á luz do dia mesmo, a paisagem ficou meio azulada... pode ser do laboratório também , não sei... vou testar em outro lab pra ver se é do filme ou do lab.

Tenho um vizinho no Rio que trabalha na Fuji, vou perguntar a ele o que há com os filmes aqui no Brasil.
Hoje tenho para usar 1xpb Kodak Tri-x 400,  Fuji Superia Reala 100 e Superia Xtra 400. Nos 120, Fuji 160 NPS cor e uns vencidos em 11/1999 Kodak T-maxT400 CN .


abcs!!! :ok:
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2008, 13:13:37
Amigos,

Aqui na loja já paramos de receber da Fuji o Superia 100, tendo apenas o 400 em linha ainda.
A Fuji ainda está produzindo o ProValue 200 mas não sei tbem até qdo!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #25 Online: 17 de Outubro de 2008, 13:28:23
JCMACIEL, Razinva,

A Vinheta acontece porque a 10-20mm foi feita pra trabalhar com câmera com fator de corte, não pra Full Frame.
Para cobrir a área do sensor, ela projeta um cone de luz um pouco menor do que seria necessário pra cobrir um frame de filme. Daí acontece essa vinheta tão forte. :ok:

O que eu achei estranho no Superia são as cores sim. Achei muito magenta. Já o Kodak UltraMax se mostrou mais fiel.

Rostev

Agora você está infectado pela 10-20! Cara, é contagioso. Não tem jeito. :assobi:
O Pedrão tá gostando. Espero que vocês venham pra BH em breve pra gente fazer uma brincadeira com todas as 10-20 disponíveis.  :D
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #26 Online: 17 de Outubro de 2008, 13:58:57
JCMACIEL, Razinva,

A Vinheta acontece porque a 10-20mm foi feita pra trabalhar com câmera com fator de corte, não pra Full Frame.
Para cobrir a área do sensor, ela projeta um cone de luz um pouco menor do que seria necessário pra cobrir um frame de filme. Daí acontece essa vinheta tão forte. :ok:

O que eu achei estranho no Superia são as cores sim. Achei muito magenta. Já o Kodak UltraMax se mostrou mais fiel.

Rostev

Luiz, a 10-20 nema cãmera de filme só causou aquela vinhetinha pequena alí??   :ponder: :ponder:

vc usa ela a partir de quantos milímetros???

Agora você está infectado pela 10-20! Cara, é contagioso. Não tem jeito. :assobi:
O Pedrão tá gostando. Espero que vocês venham pra BH em breve pra gente fazer uma brincadeira com todas as 10-20 disponíveis.  :D


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #27 Online: 17 de Outubro de 2008, 18:00:13
Blasius,

O que você descobrir sobre o fim da produção dos filmes Fuji Superia, por favor, poste aqui. Eu abri este tópico movido pelo susto que tomei quando vi a palavra "discocontinnued" no site da BHPhoto. De qualquer forma, raramente eu tenho comprado algum filme no Brasil, pois os preços estão muito caros. Normalmente, compro dezenas de Velvia, Reala e outros na BHPhoto, pois no final das contas acaba saido mais barato.  ;)


Também já comprei um lote de uns 30 Tri-X 400 no Ebay e chegou sem problemas. Achei que ia chegar totalmente velado com o Raio-X, mas veio beleza. A fiscalização chegou a violar a caixa e abrir um dos filmes pra ver se era filme mesmo, mas achei legal eles tomarem esse cuidado de não ir direto para o raio-x.

Ah, foi negócio comprar desta forma. Não foi cobrado imposto (o valor do produto mais frete saiu por uns $80). Na época, eu fiz o cálculo de quanto havia me custado cada rolo e saiu torno de R$13 enquanto nas lojas brasileiras já está em torno de R$25.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #28 Online: 17 de Outubro de 2008, 18:01:26
[..]
 Normalmente, compro dezenas de Velvia, Reala e outros na BHPhoto, pois no final das contas acaba saido mais barato.  ;)


Bacamarte,
sabe-se que as compras na BH demoram e tal...essas coisas de Raio-X , oscilação de temperatura...


depois da viagem de meses que o filme faz, ele não apresenta nenhum dano perceptível não?

abraços!

Para mim demorou uns 2 meses... chegou tudo ok.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2008, 08:41:11
Mesmo com raios X, etc, chegou tudo ok, sempre. Nunca comprei nada mais elevado do que ASA 400. Acho que até este ponto, não há problemas. Apenas no rótulo do Reala há a informação de que não deve passar pelo raio X. Entretanto, mesmo neste caso, ficou normal.  :ok: