Autor Tópico: Pós em negativos escaneados  (Lida 3812 vezes)

Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Online: 24 de Setembro de 2008, 17:56:08
Pessoal,

Andei lendo os posts do fórum e percebi o seguinte: (me corrijam os experts se eu estiver falando bobagem...) Muita gente hoje, que trabalha com máquinas digitais, faz a fotometria da cena para as altas luzes de modo a não perder ou estourar o registro e recupera as sombras no pós tratamento. Principalmente utilizando RAW.

Muito bem. Como eu uso uma SLR, mando escanear meus negativos para poder editá-los. Aí vai a dúvida: o negativo tem latitude (novamente me corrijam, ok?) como o RAW, de modo que eu possa editar no pós ou são coisas completamente diferentes? O filme permite boa edição após ser escaneado?

Como ainda apanho um pouco da fotometria, depois de entrar para o MF e ver os trabalhos do pessoal aqui, tomei vergonha na cara e andei fazendo uns testes com diversas exposições da mesma cena, anotando tudo (tudo mesmo!) mas o filme ainda está na máquina.

Não tenho pretenção de ser profissional, fotografo por paixão com minha Elan 7E desde 2005 e aprendi tudo o que sei lendo e testando. E aqui tenho aprendido muito como melhorar minhas fotos!

Obrigado pela paciência de lerem este post.  :)  Acabou ficando longo  :D

Abraços a todos,
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2008, 18:26:14
Alessandro, o negativo tem latitude, o scanner é que não tem tanto assim.
Ainda mais com o contraste que os labs usam. Para aproveitar o melhor do negativo só se voce tiver um scanner.
Os JPGs do lab geralmente não toleram muita manipulação.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2008, 18:58:14
Paulo, Obrigado por responder! :ok:
Tenho um scaner antigo da HP mas ele não escaneia negativos (acho), existe adaptador para isso?
Quanto aos Labs, li uma vez em um post do Ivan de Ameida que ele chegou a mandar escanear em tiff mas ainda não testei.
Mais uma vez obrigado!
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2008, 19:05:16
Alessandro, mandei vários filmes para escanear mas cansei do trabalho dos labs.
Até filme PB veio estourado, não era para acontecer devido a latitude do filme. Então comprei um scanner para mim, o HP G4050, mas estou meio devagar neste negócio de filme. A digital faz a gente fica preguiçoso.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2008, 13:23:19
A alguns anos atrás eu consegui escanear com sucesso diversos negativos de fotos antigas de família, usando um scanner comum. Pra isso eu coloquei o negativo, em cima do negativo uma folha de papel vegetal pra tornar a luz difusa (já vc vaientender), e em cima disso uma luminária dessas de mesa, com mini-lampada fluorescente, a cerca de 25cm de altura, jogando a luz por trás do negativo e do papel vegetal. Faz alguns teste aí, eu consegui resultados muito bons assim.


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2008, 16:13:33
Regis,
Legal a dica! :ok:
Vou tentar sim, e se os resultados ficarem legais postarei aqui p/ vocês verem.  :)
Obrigado e um abraço,
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2008, 23:03:17
Alessandro, mandei vários filmes para escanear mas cansei do trabalho dos labs.
Até filme PB veio estourado, não era para acontecer devido a latitude do filme. Então comprei um scanner para mim, o HP G4050, mas estou meio devagar neste negócio de filme. A digital faz a gente fica preguiçoso.

Que mau lhe pergunte, quanto custou o scaner?
Tinha vontade de fazer isso em casa também...  :ok: :ok: :ok:

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2008, 23:06:04
A alguns anos atrás eu consegui escanear com sucesso diversos negativos de fotos antigas de família, usando um scanner comum. Pra isso eu coloquei o negativo, em cima do negativo uma folha de papel vegetal pra tornar a luz difusa (já vc vaientender), e em cima disso uma luminária dessas de mesa, com mini-lampada fluorescente, a cerca de 25cm de altura, jogando a luz por trás do negativo e do papel vegetal. Faz alguns teste aí, eu consegui resultados muito bons assim.

Nossa, legal rapaz! Agora, manda alguma foto para a gente ver escaneada assim... Qual resolução você usou, quantos dpi? Quantos MP gerou?

Abraço!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2008, 13:49:57
Pois é, mas esse esquema aí seria mais pra colocar a foto na web, ou seja, colocar a foto no orkut dos fotógrafos, o Flickr?! Mas pra passar a foto pro PC, editá-la e depois imprimir, qual seria a solução?! Estou querendo colocar minha analógica pra trabalhar, mas tenho medo de entrar numa furada!
Conto com ajuda dos amigos foristas.

Vlw.
Alexandre Paradela


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2008, 08:57:40
« Última modificação: 29 de Setembro de 2008, 08:59:24 por Blasius »
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2008, 09:20:45
Dá para imprimir um filme 35m em 30x20cm na boa.
Médio formato deve arrebentar mas eu não tenho câmera para testar.
Demora um pouco para pegar o melhor workflow mas usando o Vuescan é moleza.

When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2008, 17:48:20
Blasius,
Achei um link legal sobre este equipamento:
http://camaraobscura.fot.br/2007/06/20/hp-scanjet-g4050/

Realmente estou quase decidido a comprar um.  :D


Paulo, Valeu pelo link. Você também concorda que o tempo de escaneamento é lento?

Obrigado e abraços a todos,
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:57:00
Alessandro, se voce usar o soft da HP com o ICE ligado demora muito.
Com o Vuescan, que não suporta o ICE, o workflow é muito mais rápido.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2008, 11:54:27
No meu ponto de vista, esse scanner deixou muito a desejar! Para colocar fotos na internet a qualidade é boa, mas pra impressão... Não teria outra opção sem ser os de cilindro?!
Alexandre Paradela