Autor Tópico: ISO baixo, eu gostaria...  (Lida 8772 vezes)

Blasius

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Online: 26 de Setembro de 2008, 11:59:19
Olá Pessoal, alguém sabe me explicar porque a maioria das DSLR começam com ISO100, salvo algumas excessões que tem ISO50 ou ISO80 (Canon 1D e 5D série; Sony A100, exemplos, respectivamente)??? Ou o contrário também, começam com ISO200... Existe uma limitação na resolução que beira o ISO50, ou é possível uma máquina com ISO menor e uma maior qualidade de imagem? Já vi alguns testes em que a qualidade da imagem da Canon 1Ds mark II com ISO50 (por exemplo), foi menor do que com ISO100...

 :ponder: :ponder: :ponder: Alguém tem algum comentário?  :ok:
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Guigo_Mr

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Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:49:57
Blasius

Sou novato... por isso corrijam-me se necessário.

Mas como o ISO não é um fator que pode ser isolado na fotometria, ele simplesmente não vai definir a qualidade da foto certo ?

Se o Iso vai começar em 50,80,100 ou 200 isso não é o mais relevante, pois o range da abertura vai ser muito mais importante (penso eu) do que o ISO se pudéssemos isolar as variáveis, o que não podemos, mas como a abertura vai ajudar a definir a profundidade de campo além da luz, mais range aí vai ser melhor, pois dará maior condições de "acertar" na imagem.

Outra coisa a considerar é o somatório das variáveis ISO + velocidade + abertura. Considerar o ISO como fator determinante para a qualidade da foto seria um grande equívoco.

Outra coisa para comparar imagens teríamos que fazê-lo com a mesma imagem mesma fotometria ou equivalência entre as comparações, lembrando que lentes, AF e mais uma infinidade de coisas podem sempre interferir né ?

Há aplicação para tudo... para o ISO baixo, alto, e etc... porém mais do que as características de projetos, mercado, e etc. a boa foto depende de 2 pecinhas : olho e dedo do fotógrafo não ?

Espero ajudar e aprender, por isso me corrijam !


« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 12:52:18 por Guigo_Mr »


Ivan de Almeida

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Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:50:15
Bem, vamos lá... É útil? É preciso cuidado para não usar as analogias do filme na digital.

Cada sensor tem um ISO-base no qual sua resposta é a melhor. Geralmente o mínimo ISO do sensor. Se um sensor tem ISO base 100 e o outro 200, não significa que o 200 seja mais ruidoso ou que seja equivalente ao primeiro em ISO 200, só sognifica que o segundo foi projetado para isso (o que é uma vantagem).

Mas, se sua questão é ter a imagem mais limpa possível é fácil: superexponha 1 ponto em RAW e rebaixe no conversor para compensar. Aí sua captura será "para a direita", isso é, ela será feita na melhor relação sinal ruído e ficará limpíssima.

Já citei isso aqui, mas só para você ter idéia de como isso funciona...

Observe no crop em 100% no final do texto como o ISO 1600 ficou limpinho através da brutal superexposição.

http://ivandealmeida.multiply.com/journal/item/76


Pictus

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Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:25:55
 :ok:
Os melhores amigos são histograma e dynamic range :)


Blasius

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Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:42:03
Blasius

Sou novato... por isso corrijam-me se necessário.

Mas como o ISO não é um fator que pode ser isolado na fotometria, ele simplesmente não vai definir a qualidade da foto certo ?

Se o Iso vai começar em 50,80,100 ou 200 isso não é o mais relevante, pois o range da abertura vai ser muito mais importante (penso eu) do que o ISO se pudéssemos isolar as variáveis, o que não podemos, mas como a abertura vai ajudar a definir a profundidade de campo além da luz, mais range aí vai ser melhor, pois dará maior condições de "acertar" na imagem.

Outra coisa a considerar é o somatório das variáveis ISO + velocidade + abertura. Considerar o ISO como fator determinante para a qualidade da foto seria um grande equívoco.

Outra coisa para comparar imagens teríamos que fazê-lo com a mesma imagem mesma fotometria ou equivalência entre as comparações, lembrando que lentes, AF e mais uma infinidade de coisas podem sempre interferir né ?

Há aplicação para tudo... para o ISO baixo, alto, e etc... porém mais do que as características de projetos, mercado, e etc. a boa foto depende de 2 pecinhas : olho e dedo do fotógrafo não ?

Espero ajudar e aprender, por isso me corrijam !

Olá chará! Quando postei sobre o ISO baixo, perguntei em relação a "limpeza" (essa foi boa!!! hehehehe) da imagem! Suponhamos então que todos os outros fatores sejam o mais próximo do ideal possível (objetiva, etc...). Porque os fabricantes não criam máquinas com ISOs menores (teoricamente mais limpos de ruido)? Claro, Guigo, concordo 100% com você que é uma somatória de fatores que fazem a foto, mas vamos considerar só o ISO como única maneira de melhorá-la...

Abraço, Rodrigo.
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Blasius

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Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:44:35
Bem, vamos lá... É útil? É preciso cuidado para não usar as analogias do filme na digital.

Cada sensor tem um ISO-base no qual sua resposta é a melhor. Geralmente o mínimo ISO do sensor. Se um sensor tem ISO base 100 e o outro 200, não significa que o 200 seja mais ruidoso ou que seja equivalente ao primeiro em ISO 200, só sognifica que o segundo foi projetado para isso (o que é uma vantagem).

Mas, se sua questão é ter a imagem mais limpa possível é fácil: superexponha 1 ponto em RAW e rebaixe no conversor para compensar. Aí sua captura será "para a direita", isso é, ela será feita na melhor relação sinal ruído e ficará limpíssima.

Já citei isso aqui, mas só para você ter idéia de como isso funciona...

Observe no crop em 100% no final do texto como o ISO 1600 ficou limpinho através da brutal superexposição.

http://ivandealmeida.multiply.com/journal/item/76

Muito interessante, Ivan.

Quando a máquina tem ISO50 (por exemplo, no caso da Canon), o que a máquina faz é exatamente isso, compensa automaticamente em 1 ponto de xuperexposição?

Valeu!
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Ivan de Almeida

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Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:53:32
Bem, vamos lá... É útil? É preciso cuidado para não usar as analogias do filme na digital.

Cada sensor tem um ISO-base no qual sua resposta é a melhor. Geralmente o mínimo ISO do sensor. Se um sensor tem ISO base 100 e o outro 200, não significa que o 200 seja mais ruidoso ou que seja equivalente ao primeiro em ISO 200, só sognifica que o segundo foi projetado para isso (o que é uma vantagem).

Mas, se sua questão é ter a imagem mais limpa possível é fácil: superexponha 1 ponto em RAW e rebaixe no conversor para compensar. Aí sua captura será "para a direita", isso é, ela será feita na melhor relação sinal ruído e ficará limpíssima.

Já citei isso aqui, mas só para você ter idéia de como isso funciona...

Observe no crop em 100% no final do texto como o ISO 1600 ficou limpinho através da brutal superexposição.

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Muito interessante, Ivan.

Quando a máquina tem ISO50 (por exemplo, no caso da Canon), o que a máquina faz é exatamente isso, compensa automaticamente em 1 ponto de xuperexposição?

Valeu!

Não necessariamente.

Pode haver três alternativas.

1) O ISO base pode ser 50 ( a melhor alternativa)
2) O ISO base pode ser 100, e o sensor é desmultiplicado antes do módulo A/D (desmultiplicação por amplificação menor do sinal -nível do hardware)).
3) O ISO base é 100 é usada a superexposição como se fosse o ISO 50 (software, mas você mesmo pode fazer isso do jeito que falei)

Veja que no caso dos ISOs extendidos, é isso que é feito, isto é o ISO extendido é multiplicação por software do último ISO multiplicado por hardware (amplificação)

E no caso dos ISOs fracionários, nova moda das câmeras, até onde sei o ISO 130 é multipicado por software do iso 100 (portanto ruidoso comparado com o ISO 100), e o ISO 166 é desmultiplicado por software do ISO 200 (portanto é um ISO 200 em ótima captura.

Tive duas Fujis cujo ISO base para fotos em modo manual era 200, mas podia ser 160 em modo automático. Por que? Porque em modo automático o uso do ISO desmultiplicado era "cuidado" eplo software para não estourar, ele só era usado quando não iria estourar. Mas eu usava a câmera em modo manual expondo para a direita 1 ponto e obtinha imagens limpíssimas, como um ISO 100 desmultiplicado.


Randal.Junior

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Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:02:24
Ivan,

Mas isso só funciona se vc tiver certeza que não haverá estouro certo?
Como fazer isso então se por exemplo eu quero fotografar uma cachoeira num dia de sol? Se eu tirar com um ponto a mais vou perder informação.

A única solução mesmo seria um ISO50.
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Blasius

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Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:09:17
Ivan,

Mas isso só funciona se vc tiver certeza que não haverá estouro certo?
Como fazer isso então se por exemplo eu quero fotografar uma cachoeira num dia de sol? Se eu tirar com um ponto a mais vou perder informação.

A única solução mesmo seria um ISO50.

Boa pergunta Randal... também gostaria de saber.
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Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:15:01
Ou um filtro ND, não é? Normalmente usa-se um filtro ND ou mesmo um polarizador para diminuir a entrada de luz entre 2 e 4 pontos.

Mas quanto ao estouro, nas situações comuns para poder expor para a direita, isso é controlado da seguinte forma. Você tem de pegar sua câmera e verificar experimentalmente até aonde pode expor um tom alto sem ele estourar. Já expliquei aqui neste fórum várias vezes como fazer isso. E então limitará a exposição por esse parâmetro, medindo sempre a luz mais alta da cena.

Mas, Randal, uma coisa é querer ISO baixo para ter um arquivo limpo, outra querer para fazer "veu de noiva". Toda a minha resposta anterior foi no primeiro sentido.



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Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:16:15
E é preciso dizer que o JPEG embutido parecerá estourado, piscará como se estivesse, e o histograma mostrará estouros. Só no conversor de RAW que se obtém o histograma desejado.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 14:22:46 por Ivan de Almeida »


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Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:38:35


Guigo_Mr

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Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:38:53
Blasius,

Agora sim entendi sobre a "limpeza" da imagem... talvez tivesse faltado isso na primeira postagem.

Eu simplesmente associei "qualidade da imagem" com "qualidade da foto" lendo sua postagem. Tanto que quando li a mensagem do mestre Ivan eu não entendi o por que da resposta dele. Agora faz total sentido.

Desculpem minha ignorância.
 :assobi:


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Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:43:11
Ou um filtro ND, não é? Normalmente usa-se um filtro ND ou mesmo um polarizador para diminuir a entrada de luz entre 2 e 4 pontos.

Mas quanto ao estouro, nas situações comuns para poder expor para a direita, isso é controlado da seguinte forma. Você tem de pegar sua câmera e verificar experimentalmente até aonde pode expor um tom alto sem ele estourar. Já expliquei aqui neste fórum várias vezes como fazer isso. E então limitará a exposição por esse parâmetro, medindo sempre a luz mais alta da cena.

Mas, Randal, uma coisa é querer ISO baixo para ter um arquivo limpo, outra querer para fazer "veu de noiva". Toda a minha resposta anterior foi no primeiro sentido.

Na verdade a situação da cachoeira falei pela alto contraste, realmente p/ o veu eu uso o filtro ND mesmo, desculpe se expressei mal.

E é preciso dizer que o JPEG embutido parecerá estourado, piscará como se estivesse, e o histograma mostrará estouros. Só no conversor de RAW que se obtém o histograma desejado.

Mas isso que dizer que o histograma do RAW ou mesmo a zebra que eu vejo na maquina não quer dizer necessáriamente que aquela região está estourada?
Aí dificulta muito... hehehehe
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Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:43:18
Ivan, o menor ISO da máquina realmente é o 100, então, o Hi e Lo são apenas compensações exatamente iguais a aumentar um ponto ou diminuir por software?
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