Autor Tópico: Começando agora no ramo de foto  (Lida 5830 vezes)

Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2008, 18:25:02
Sinceramente, acho que o amigo ainda tem que ralar muito pra ser Fotógrafo com F maiúsculo, sou editor audiovisual e designer gráfico ha 13 anos, e ainda estou aprendendo, dei uma olhada no seu site e ainda tem muito que aprender, coisas como equilibrio, direção, balanço e tratamento de cor e principalmente noções de estética para que tenha uma melhor apresentação no mercado.
Encare como uma critica construtiva, a intenção de todos aqui é abrir os teus olhos e manter o nível do mercado visual.
tenho curso de câmera e tenho uma certa bagagem com tal tbm, na fotografia estou apenas começando e uma coisa é certa. Humildade é bom em todos os âmbitos.
Espero que siga os conselhos comentados por todos e não fique envergonhado pois se gosta mesmo do que se propõe a fazer estude e se qualifique da melhor maneira possível.
Abraços a todos.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2008, 18:50:19
thiagosantosvr,

Receba as colocações aqui como críticas construtivas!

O que o Guto colocou eu assino embaixo e concordo e discordo do amigo Thiagoget. Explico: Mercado há para todos sim, porém mesmo aquele casal que pagou baratinho para ter o seu albúm, dificilmente irá te perdoar se na hora da cerimônia, seu equipamento der um pau e eles ficarem sem as fotos - mesmo que amadoras! Estamos discutindo aqui a necessidade de equipamento adequado e postura profissional para assumir o registro de um evento de tamanha importância financeira - muitas vezes - e SENTIMENTAL sempre!


Boa sorte!
Abs
« Última modificação: 29 de Setembro de 2008, 18:50:59 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2008, 02:48:35
Meu caro Tiago Santos.
A fotografia de casamentos e uma especialidade dentro da profisao de fotografo.
Todas as colocaçoes dos colegas sao certissimas.
Vamos ao inicio
SE VOCE NAO SABE O QUE E "F", NEM O QUE E "MM",
PRIMEIRAMENTE DEVES FAZER UM CURSO BASICO DE AMADOR PARA COMEÇAR A APRENDER ALGUMA COISA.
Agora falando em equipamento, o mas pratico seria uma 18-200 da nikon, com isso tua pergunta esta respondida.
E um custo beneficio muito bom.
Pensa sempre ao comprar,o que voce quer

preço,qualidade o praticidade

As 3 coisas nao se juntam, o tem uma ou outra.
Se quiseres esclarescer alguma outra coisa,fica a vontade
tenho  varias centenas de casamentos realizados,de diversas religioes.
Se te interessa o assunto ,estuda,aprende,trabalha , trabalha,e trabalha,
e um nobre oficio.
Comprar uma maquina nao significa ser profissional da fotografia!!!
Sucessos
Angelo.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2008, 21:59:49
se você quer fotografar pra quem pode pagar $ e não $$$, acho excelente. É um nicho de mercado. Mas lembre-se: mesmo quem paga $ quer o serviço excelente. E muitos choram que não tem como pagar $$$ e contratam um fotógrafo $. Depois gastam $$$$$ em um álbum ( como o exemplo do nosso amigo que foi fotogragar por teste porque os pais não tinham como arcar com um fotógrafo, mas esses mesmos pais depois fizeram um álbum. Então tudo tem que estar claro e especificado. E mesmo assim, processos existem e mesmo quando acaba "tudo bem" você perde dinheiro, porque tem que passar o dia no fórum, contratar advogado, etc, etc..... Eu nunca passei por isso, mas conheço quem teve problemas.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2008, 09:58:27

comecei agora no ramo de fotografia e estao pintando alguns casamentos para agendar.

Nao entendo muito essas coisas de mm "f" num sei o que.

Ou vc é muito corajoso ou irresponsável. Com todo respeito que devo ter a vc, penso que o casamento de alguém não seja o local adequado para se fazer um curso básico de fotografia.

 :shock:
Rio do Sul - SC


Blog


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #20 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:55:08
SE VOCE NAO SABE O QUE E "F", NEM O QUE E "MM",
PRIMEIRAMENTE DEVES FAZER UM CURSO BASICO DE AMADOR PARA COMEÇAR A APRENDER ALGUMA COISA.

Na verdade ao meu ver vai além de fazer cursos.
Eu mesmo nunca fiz um curso de fotografia na minha vida. Não que me orgulhe disto, mas tenho um leve conhecimento que já me propiciou fazer alguns trabalhos profissionais e sempre que pinta estou garantindo um extra.

Praticamente 100% do meu conhecimento vem de testes práticos desde a época dos filmes e isso se intensificou a medida que fui participando de fóruns e comunidades de fotografia. Trocando idéias, batendo papos e principalmente fazendo um intercâmbio de experiências.

Conheço pessoas que já fizeram cursos e mal sabem como pegar uma câmera de forma correta.
Então esses conhecimentos se baseiam em apenas uma coisa: INTERESSE, PERSEVERANÇA e TESTES.
Tem muito material bacana espalhado pela NET e que servem de base muito boa para aqueles que estão começando.
Tendo teorias, técnicas e dados em mãos, basta sair a campo para colocar isso tudo na prática e com seus erros vai equalizando os trabalhos até ter certeza que está dominando a coisa.

Agora sou obrigado a concordar com os amigos que não dá para arcar com uma responsabilidade profissional sem saber o que está fazendo. Por sinal, essa situação tem sido muito explorada por muitos que pegam suas primeiras dSLRs e compactas superzoom. Já acham que podem sair abraçando o mundo, intitulando-se fotógrafos, mas nem sabem o que se consegue realmente com o equipamento.

Cá pra nós... Encarar um desafio sem estar preparado é uma das situações mais horríveis que existe.
Por isso é de suma importância que se busque o conhecimento necessário para não deixar na mão aqueles que te contratam e que eventualmente podem fazer você sofrer com seus erros.

Ao Tiago Santos, só resta dizer que ele deve estudar bastante e conhecer o que está fazendo para poder entregar serviços profissionais. Mesmo que se pague pouco pelos serviços, se o o trabalho sair ruim, a responsabilidade é dele e deverá arcar com isso.

Abraços a todos.  :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:15:11
O cara postou uma mensagem aqui e sumiu...  :doh:

Lá no site dele está no currículo "Membro do fórum Mundo Fotográfico"  :hysterical:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #22 Online: 03 de Outubro de 2008, 15:08:18
Estive olhando agora o site dele.
Ele tem umas fotos boas, mas também tem outras com falta de técnica e baixa qualidade.
Acho que todo mundo pode melhorar, desde que a pessoa esteja ciênte e ápta a querer se dedicar.

Do site propriamente dito, não gostei dele abrindo em muitas janelas.
Acho que poderia ser mais suave e menos confuso nos menus e materiais, além de menos propaganda dele.
O site precisaria ser SOFT no meu entender. :)
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 03 de Outubro de 2008, 16:42:10
Bom...
Seja em qualquer profissão, para realizar um trabalho de qualidade tem que existir duas coisas principais: capacitação técnica e prática. A capacitação pode ser adquirida através de várias formas: cursos, palestras, WS, livros... enfim. Quando o indivíduo quer aprender, existe um leque de opções de estudos que ele pode se valer para agregar conhecimento e se capacitar. A prática vem com o tempo mas é igualmente importante para se realizar um trabalho com desenvoltura. Em algumas áreas há necessidade de capacitação formal para atuar no mercado. Na fotografia, essa capacitação pode ser conseguida apenas por autoditarismo através de leitura e prática ou então por cursos especializados (o ideal) e prática. Isso depende de cada pessoa mas já é outro assunto. De qualquer forma, ao ingressar no mercado de trabalho e permanecer é obrigatoriamente necessário que a capacitação seja vista de uma forma mais séria. Enquanto hobby, vc pode ser dá ao luxo de fazer experimentos e aprender fotografando. Num casamento isso não pode ocorrer de uma forma tão simples. Teoricamente, vc não pode errar e deve estar preparado para várias situação incômodas que pode surgir. Você estará recebendo por um trabalho e seu cliente deseja satisfação. Como já foi dito, a qualidade do trabalho não depende da quantia que a pessoa vai lhe pagar. Você deve ter em mente que seu trabalho se for bem realizado será alicerce para outros melhores que virão. Isso significa mais $$$$$. Então a qualidade do seu trabalho só irá contar pontos a seu favor. O contrário também é verdadeiro.
Não lhe conheço e não posso julgar a qualidade das suas fotos e seu grau de capacitação ou prática mas procure seguir os conselhos que lhe foram dados. Tudo na vida, para se começar tem que se dar o primeiro passo mas que ele seja com responsabilidade. Procure fazer trabalhos atuando como segundo fotógrafo em casamentos para você ganhar experiência e prática. Paralelamente, leia bastante artigos sobre fotografias de eventos e casamentos. Visite sites de fotógrafos consagrados nessa área. A partir daí vc terá mais segurança e poderá agregar idéias (valores) que irão contribuir muito para o seu sucesso.

PS- Muito bom o texto que o Rogério recomendou.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=14775.0

Também posso lhe indicar o livro: Fotografia de casamento do Marcos Andreoni. Será o próximo livro que irei ler sobre fotografias. Meu irmão leu e gostou muito.

Abraços e bons trabalhos para vc.  :ok:

« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 16:44:53 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 03 de Outubro de 2008, 16:55:32
Concordo com o Rogerio,

a gente fica se desgastando pra combater opiniões e o cara que criou o topico nem da as caras,

Looking for more....


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:11:35
Concordo com o Rogerio,

a gente fica se desgastando pra combater opiniões e o cara que criou o topico nem da as caras,


Thiago,
Pode parecer frustrante tecer comentários ou responder dúvidas e a pessoa que inicialmente abriu o tópico não se manifestar mas veja pelo outro lado. Qualquer pessoa que visitar o tópico poderá ler várias informações e pontos de vistas diferentes que são de interesse de outros também. Achei super interessante o texto que o Rogério indicou e também gostei de saber a opinião de todos à respeito do assunto e ainda deixei a minha. Se o cara não participou...tudo bem. Espero que, pelo menos, tenha entendido algo. O que eu quero dizer é que o tópico ficou interessante com as opiniões que foram dadas e qualquer pessoa interessada em começar a fotografar profissionalmente pode se valer dele para sanar algumas dúvidas.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 17:13:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2008, 12:00:05
SR ROSTEV
O estudo formal, nao e garantia de nada, e so um ponto de partida.
Eu sou PRO ha algum tempo, e tenho feito inumeros cursos,workshop,etc,etc
que deixam seu ensinamento.
Mas tambem concordo com voce, que a experiencia da vida vivida,
nao se aprende em escola nem faculdade nenhuma do planeta.
Tem mas meu amigo, nao existe escolinha de "como ter talento!"
Mas vamos combinar no caso deste "profisional!!!".
que pergunta o que e F, a coisa nao e tao sutil. :eek:
Sera F de foto, ou de feio???,  :hysterical:
Abraço
Sucessos
Angelo



cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2008, 23:54:48
Estive olhando agora o site dele.
Ele tem umas fotos boas, mas também tem outras com falta de técnica e baixa qualidade.

é que o modo AUTOMÁTICO da cÂmera por vezes acerta ou por vezes erra...rsrsrsrs

conheço gente que comprou uma Canon 30D na época q ela era nova (cara-pra uma pessoa que não tem noção nenhuma) e que só clicava no modo automático...pra quem tem grana sobrando..sem problemas...mas não vai garantir uma boa foto...
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #28 Online: 06 de Outubro de 2008, 12:25:25
Thiago,
Pode parecer frustrante tecer comentários ou responder dúvidas e a pessoa que inicialmente abriu o tópico não se manifestar mas veja pelo outro lado. Qualquer pessoa que visitar o tópico poderá ler várias informações e pontos de vistas diferentes que são de interesse de outros também. Achei super interessante o texto que o Rogério indicou e também gostei de saber a opinião de todos à respeito do assunto e ainda deixei a minha. Se o cara não participou...tudo bem. Espero que, pelo menos, tenha entendido algo. O que eu quero dizer é que o tópico ficou interessante com as opiniões que foram dadas e qualquer pessoa interessada em começar a fotografar profissionalmente pode se valer dele para sanar algumas dúvidas.

Definitivamente.
A pessoa que iniciou o tópico pode não se interessar mais pelo assunto (ou passar aqui só pra ver qual desdobramento tomou), mas os textos ficam e servem como base para muitas pessoas.
A gente nem imagina quantas pessoas terminam lendo o tópico e tomando uma base boa para o futuro.
Por isso acho bem interessante participarmos o máximo que pudermos.  :ok:


SR ROSTEV
O estudo formal, nao e garantia de nada, e so um ponto de partida.
Eu sou PRO ha algum tempo, e tenho feito inumeros cursos,workshop,etc,etc
que deixam seu ensinamento.
Mas tambem concordo com voce, que a experiencia da vida vivida,
nao se aprende em escola nem faculdade nenhuma do planeta.
Tem mas meu amigo, nao existe escolinha de "como ter talento!"
Mas vamos combinar no caso deste "profisional!!!".
que pergunta o que e F, a coisa nao e tao sutil. :eek:
Sera F de foto, ou de feio???,  :hysterical:
Abraço
Sucessos
Angelo

Com certeza Angelo.
Qualquer profissional ou amador que queira e possa fazer cursos e workshops, sempre estará ganhando, afinal conhecimento nunca é demais, não é mesmo?
Mas tem aqueles que ainda não podem fazer tal investimento e para essas pessoas iniciarem seu caminho na fotografia, encontrará muitos materiais bons (e ruins também - tem que saber o que pesquisar) pela internet, livros e revistas especializadas.
Então essas pessoas já podem dar seus passos iniciais. Como disse, basta querer e se empenhar para isso.

Sobre talento, essa é uma questão polêmica, porque acredito em pessoas que foram melhorando seus trabalhos a medida que foram colocando suas fotos à prova. Aguçando seu olhar, mudando o que não estava bom e criando neste processo um senso crítico sobre o direcionamento que estavam dando aos seus trabalhos.
Claro que talento pode ser algo nato...
Quem não conhece pessoas que mesmo usando a câmera em auto conseguem fotos lindas, com composições agradáveis e assuntos muito bem destacados? Pra essas pessoas o caminho pode ser mais fácil, mas mesmo assim demandará técnica e preparo para se transformar em um grande profissional ou um amador de qualidade.  ;)
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]