Autor Tópico: Começando agora no ramo de foto  (Lida 5802 vezes)

thiagosantosvr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 29 de Setembro de 2008, 04:04:57
Prezados,

comecei agora no ramo de fotografia e estao pintando alguns casamentos para agendar.

So que eu tenho uma Nikon D40 (18-55mm), eu ja trabalhei com fotografia, mas coisas simples.
Nao entendo muito essas coisas de mm "f" num sei o que.

E tipo gostaria de uma orientaçao para uma lente que fosse custo x beneficio para eu nao PASSAR aperto ao fazer as fotos nos diversos ambientes que sao comportados no dia do casamento.

Sei que o ideal sao cameras melhores, equipamentos de ultima geraçao e talz... mas no momento foi o que pude comprar.

Agradeço e aproveito para divulgar meu site: www.criartividade.ppg.br/thiagosantos, vejam algumas fotos minhas la.


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2008, 08:29:37
Bom como você tem uma camera sem motor de foco é primordial que você tenha lentes AF-S da Nikon ou Tokina, Tamron ou Sigma mas com motor de foco na lente, caso contrario você só poderá focar no manual, duas boas opções de lentes são a Nikkor 18-200mm ou a Sigma 17-70mm todas as duas tem motor de foco mas possivelmente mais caras que sua D40.

Só algumas dicas, para casamento é altamente recomendavel um flash, no seu caso um SB-600 ja ajudaria muito e de preferencia uma camera reserva, vai que a  sua resolve dar algum pau no meu do casamento, a noiva não entrar de novo para você fotografar entende?... Caso não tenha condição de levar uma outra camera leve almenos baterias extras.

Acho que isso pode te ajudar um pouco.
Looking for more....


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2008, 10:07:57
Discordo do Thiado.
Casamento é algo de IMENSA responsabilidade !!!! JAMAIS fotografe com apenas uma câmera !!! Existem diversos casos de procesos em cima de fotógrafos de casamento que por motivos diversos não conseguiram fotografar/entregar as fotos. Então casmento não é um ramo para "começar" ou se "aventurar". Se está a fim de fotografar casamentos, excelente. Mas aja com profissionalismo, e tenha pelo menos um kit completo com absolutamente tudo de backup: câmera, lente, flash, etc. Cartões e bateria eu sempre levo muito mais do que vou precisar. Para se ter uma idéia eu deixo na olsa 3 cartões de 4gb e mais 4 baterias ( deixo na bolsa, fora o que está na máquina ).
Pense pelo seguinte: a noiva sonhou com esse dia a vida inteira. E de repente na hora H seu equipamento trava... o que vc faz ? Não é porque é novo que está longe de dar problema. Se você não tem grana para investir no segundo kit, pense em trabalhar como segundo fotógrafo, pois a sua participação não é tão crucial e você pode fazer portifólio.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


anonimodf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
    • http://www.valdimarmoura.com
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2008, 10:23:02
Eu concordo com o que o Guto falou ai em cima, mas no casamento do meu irmão o cara fez o casamento todo com uma 18-55mm , um flash 580-exII e uma canon XTI, mas claro que era um profissional de muito tempo na estrada eu conversei com ele um pouco no fim do casamento e ele me disse que haviam roubado todo o equipamento dele no inicio do ano e ele ainda estava se levantando deste tombo, e estava levantando recursos para adquirir novos equipamentos. Mas eu acho que como segundo fotografo vc aprenderá muito e tambem poderar combinar para fazer o seu portifolio melhor, alem de que te aconselho a comprar uma 17-70mm da nikon uma boa lente, e que atende melhor que a 18-55mm e ter mais uma lente para longa distancia algo como 200mm ou 300mm, e um flash profissional no caso da nikon o SB800 ou SB900, com isso acho que da para fazer um casamento bem, fora os cartões de memoria que tem que ter pelo menos uns 8 a 10 gb de cartão para ficar tranquilo. e pilhas para o flash...

Em tempo: quanto ao seu site, achei que ele esta com muitas janelas se abrindo tenta fazer alguma coisa mais só numa pagina sem abrir novas janelas fora...entendeu qualquer coisa da uma olhada no meu. www.valdimarmoura.com, tem um album de fotos la muito legal...da uma olhada
« Última modificação: 29 de Setembro de 2008, 10:34:20 por anonimodf »

Camera: Nikon D70s + 2 CF2Gb e 1CF 512mb + Tripé + Bolsa  + Sigma 70-300mm Macro + Nikor 18-55mm + Nikor 28-80mm + SB800.

www.valdimarmoura.com


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:39:13
Em tempo: quanto ao seu site, achei que ele esta com muitas janelas se abrindo tenta fazer alguma coisa mais só numa pagina sem abrir novas janelas fora...

Concordo. Já tinha olhado o site ontem à noite.
Tive que clicar um monte de vezes até conseguir ver algo. Tá bastante confuso.

Sobre casamentos ou que já foi dito é certíssimo. Sinceramente acho até irresponsabilidade oferecer esse serviço sem ter experiência e sem o equipamento adequado.

Mais sobre casamentos num texto excelente e com uma visão muito profissional aqui mesmo do fórum:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=14775.0

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


anonimodf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
    • http://www.valdimarmoura.com
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2008, 11:50:30
Citar
Sobre casamentos ou que já foi dito é certíssimo. Sinceramente acho até irresponsabilidade oferecer esse serviço sem ter experiência e sem o equipamento adequado.

Abraços!

Eu esta semana recebi uma ligação de um colega que tem empresa de eventos querendo saber se eu poderia fazer um casamento para ele no sabado, pois ele só tem uma fotografa e tal, eu falei que preferiria recusar por não ter experiencia suficiente para fazer um casamento sozinho, e que me colocava a disposiçao dele para poder ir de segundo fotografo pelo menos duas vezes junto com a fotografa dele, para aprender mais e ai sim poder assumir um casorio sozinho.


Camera: Nikon D70s + 2 CF2Gb e 1CF 512mb + Tripé + Bolsa  + Sigma 70-300mm Macro + Nikor 18-55mm + Nikor 28-80mm + SB800.

www.valdimarmoura.com


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2008, 12:28:04
Guto,

Sei que você é um cara muito experiente e tem muito mais condição de opinar sobre o assunto do que eu, que nem fotografo casamento sou, mas trabalho com o comercio de equipamentos e conheço muita gente no ramo e sei que da mesma forma que existem pessoas que devido a sua condição social não teriam seguer condição de arcar com um album simples com um fotografo de seu nivel, que direito nos temos de então negar a elas a realização de seu sonho, talvez um fotografo com pouco equipamento e iniciando um serviço possa preencher esta lacuna, concordo que tudo tem que ser muito bem explicado e esclarecido com a pessoa mas tambem acho que a espaço para todos no mercado pelo simples fato de ter cliente com todo tipo de perfil.

Se uma pessoa não pode pagar $$$$ mas pode pagar $$$, você acha que ela prefere ficar sem album ou ter um album de menor qualidade. Conheço pessoas que tornam minha opinião verdadeira, elas simplesmente não encontraram um profissional para fotografar o casamento delas pelo preço que elas poderiam pagar e isso as levou a nem ter foto do proprio casamento, não acho justo.

Concordo que o ideal é seguir sua opinião ao pé da letra, mas no pais em que vivemos temos demanda para um serviço mais amador e se tem demanda a oferta se cria, é lei de mercado, inerente ao tipo de serviço.

Sugeri algumas soluções baratas pois imaginei que se grana não fosse problema ele teria adiquirido uma camera melhor que a D40.

A questão do processo é relativa, qualquer um pode te processar independente se esta correto ou não, acho que isso deve ser bem resguardado em contrato para evitar maiores danos.

Mas só pra deixar claro concordo com tudo que você disse, mas tambem penso no mercado como um todo.

Grande abraço.
Looking for more....


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2008, 13:41:17

Mas só pra deixar claro concordo com tudo que você disse, mas tambem penso no mercado como um todo.
Grande abraço.

Pensando por esse lado há uma certa lógica mas e preciso ter cuidado.

Mas nem é questão só de preço de equipamento pois se a cerimônia for simples dá pra cobrir com uma K1000 de filme, alguns rolos de Pro Value 200 e um bom flash manual e ainda assim ter imagens belíssimas.

É mais uma questão de postura.

Vai um exemplo:

Logo depois que comprei a D30 teve o aniversário da filha de uma amigo. Ele fez a festa mas não tinha grana pro fotógrafo e não contratou ninguém. Eu levei a cam e o 550EX sem avisá-lo e acabei fazendo as vezes de fotógrafo mesmo apanhando um monte da câmera.

Coloquei a cam numa configuração mais segura possível para evitar tremidas e erro de foco, tive o cuidado de garantir que todos os convidados fossem fotografados com a aniversariante, ficava chamando todo mundo, reunindo, organizando, fotografei o bolo, fiz retratos em close da crianças etc.
No final, eu não gostei tanto do resultado mas ficou mehor que compacta.
Já eles gostaram muito e fizeram a impressão num álbum grande e luxoso (depois de impresso ficou até melhor rsrs).

Desse ponto de vista, mesmo se eu tivesse feito com uma compacta o resultado seria bom pra eles pois se eu não tivesse lá com certeza o álbum não seria tão completo.

O que quero dizer é que preciso saber a dimensão da coisa e o que pode oferecer. Ao oferecer-se como fotógrafo ninguém vai dizer no anúncio:

"Ofereço serviço de fotógrafo inexperimente a baixo custo. É melhor que nada."

ou então

"Fotógrafo de casamentos. Não deixe esse trabalho pra sua sogra..."

Esse último ficou até bom :D
Quem quiser usar coloca uma gorjeta em minha conta.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2008, 13:45:26
"Fotógrafo de casamentos. Não deixe esse trabalho pra sua sogra..."

uhAHUAuhaUHauhA Ficou muito bom mesmo :D


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2008, 14:03:05
Nem vou falar nada sobre vc fotografar casamentos...., mas uma coisa é certa: Seu site preecisa ser todo desmontado e refeito. Que bagunça! Meu Deus! Quem fez uma coisa tão ruim assim?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2008, 14:24:24
Cara que isso ?

"BRASILEIRO, nato seguramente entre 1900 e 2000, de origem materna e paterna (não podemos vir de outro lugar não é mesmo?), "   :ponder: :eek: :ponder: :eek:

Desculpe, mas isso é o início do CV ?  :shock:  :doh:

Concordo com a opção de começar como 2º fotografo em alguns eventos, para depois tentar assumir a posição principal.

Com relação ao equipamento o importante é que ele seja adequado para a situação, independente de ser ou não de última geração e custar os olhos da cara.

E ter é claro o mínimo de noção de como ajustar uma camera e entender sobre os seus parametros.

Abs,
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2008, 14:41:45
Meu caro Rogerio,

você pegou o espirito da coisa, minha linha de raciocinio é nesse sentido mesmo.

Alias, belo slogan da sogra, vai pegar hein!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Looking for more....


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2008, 16:25:43
Quem sou eu pra falar mal, mas olhei no seu portfolio as fotos de casamento.... Acho que é um absurdo você se intitular fotógrafo de casamentos se não sabe o que é F ou mm. Um curso da National Geographic em DVD responde essas questões. Tratar uma profissão (sim, ser fotógrafo é uma profissão) com falta de conhecimento é no mínimo imprudente; É muito mais seguro então fazer fotos por hobby, como as suas da Europa, que você coloca como portfolio.
Em resumo, não entenda como ataques pessoais, mas crie juízo para, além de aprender algo fascinante, não acabar estragando um momento que é único, como já foi dito....

Thiagoget:
Quando você diz que uma pessoa mais pobre não pode pagar os serviços de um bom fotógrafo, e se coloca como fotógrafo mesmo sem o ser, você está enganando esta pessoa. Acha mesmo que por não ter dinheiro a pessoa tem que se contentar com "qualquer coisa"?

Edit: Tinha misturado os Thiagos
« Última modificação: 29 de Setembro de 2008, 16:36:26 por lucash_br »


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2008, 16:40:38
Lucas,

Tu ficou muito estressado por quase nada, primeiro que citou a questão dos menos favorecido terem acesso ao serviço fotografico foi eu e não o autor do tópico, segundo usar a palavra "enganar" é um pouco forte você não acha?

Bom, acho que a gente não pode perder muito mais o foco desse assunto, ninguem mais sugeriu nenhuma lente pro rapaz.

Abraços...
Looking for more....


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2008, 17:08:30
Oi Thiago, antes de ler sua msg tinha percebido a confusão e me corrigi. E acho que usar um eufemismo pra enganar não altera o que está acontecendo... Penso que o desrespeito com as profissões é geral, mas no mínimo não devemos incentivar...

Lucas,

Tu ficou muito estressado por quase nada, primeiro que citou a questão dos menos favorecido terem acesso ao serviço fotografico foi eu e não o autor do tópico, segundo usar a palavra "enganar" é um pouco forte você não acha?

Bom, acho que a gente não pode perder muito mais o foco desse assunto, ninguem mais sugeriu nenhuma lente pro rapaz.

Abraços...